EUA: Boeing obtém contrato para construir escudo antimísseis

O grupo Boeing obteve um contrato US$ 3,48 bilhões do Pentágono para participar na implementação do sistema de defesa antimísseis intercontinentais dos Estados Unidos, anunciou na sexta-feira a empresa.

Com sete anos de duração, o contrato permitiria a Boeing conservar a posição dominante que ostenta desde 2001, ano de lançamento do projeto de escudo antimísseis, como fornecedor do Pentágono no empreendimento. O grupo fará testes, além de conceber e produzir os equipamentos necessários para a aplicação do projeto.

A Boeing se associou ao Northrop Grumman para disputar o contrato com a Lockheed. A Northrop Grumman supervisionará os dispositivos em terra e outros aspectos do projeto.

Também na sexta-feira, o grupo Lockheed Martin anunciou que obteve um contrato de US$ 1,96 bilhão do Pentágono para oferecer aos Emirados Árabes Unidos um sistema antimísseis. A Lockheed abastecerá o país árabe com dois sistemas “Thaad”, que incluem radares, interceptores e lançadores.

O contrato é parte do projeto do presidente Barack Obama de instalar no Oriente Médio um dispositivo de defesa capaz de neutralizar os mísseis iranianos.

Fonte: Terra

7 Comentários

  1. Essa é área mais importante e que estamos mais limitados e atrasados, poderíamos não termos tanques, caças, mas com misseis armados com ogivas nucleares bem posicionados ninguém ia ousar nos atacar. Essa é uma área que precisamos começar a pesquisar urgentemente sobre pena de sermos alijados do núcleo de poder mundial de uma vez por todas. Uma parceria com a Russia viria muito bem, e com o conhecimento recebido desenvolver sistemas anti-misseis balisticos que seriam para nossa auto defesa. O problema dos misseis vai estar resolvido com o 14x, que quando concluído vai ser só criar as ogivas e começar a criar sítios de lançamento secretos pelos país e produzir pelo menos 2000 14x com cada um carregando uma boa quantidade de ogivas, no minimo 3. A tacada de gênio do 14x é que não existe tratados que o limitem e ele não é um míssil, é uma arma totalmente nova, só nenhum político entreguista covarde não inventar de criar um tratado que o limite.

  2. “gênio do 14x é que não existe tratados que o limitem e ele não é um míssil, é uma arma totalmente nova, só nenhum político entreguista covarde não inventar de criar um tratado que o limite.”

    Se os traidores da patria Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso nao tivessem feito o que o seu patrao(os EUA) os ordenaram fazer quando estes dois vermes governaram o Brasil,nosso pais hoje estaria livre desses tratados e mais:com o embargo tecnologico que teriamos sofrido(ainda pior do que esse que sofremos a algumas decadas) o Brasil se veria obrigado a desenvolver suas proprias tecnologias.

    ainda bem que o lula entrou e descongelou os nossos programas espacial e nuclear,alias o programa espacial ta lerdo mas pelo menos voltou a andar e o programa nuclear esta mais ou menos no ritmo planejado.

  3. Heber,
    Quem manda na política externa brasileira é o atual governo.
    Do mesmo modo que o FHC tinha poder e autonomia para fazer o Brasil aderir a qualquer acordo ou tratado internacional, o Lula tinha e a Dilma tem poder para se retirar do mesmo.
    Se não o fazem, a culpa não é do FHC. Se deixamos de ser colônia de Portugal há quase 200 anos, muito mais fácil é nos desligarmos de qualquer tratado que o atual governo julgue impróprio aos interesses nacionais.
    Tivesse o Lula achado por bem se desligar do tratado de não proliferação nuclear e de não proliferação de mísseis, as consequências não teriam sido nem melhores e nem piores do que se o FHC tivesse se recusado a incluir o Brasil.
    Não há como atacar qualquer ex-presidente brasileiro em relação a esse assunto e ato contínuo polpar o Pres. Lula.
    A Dilma como ainda está no começo de seu governo ainda pode ser polpada, mas não o Lula, que após 8 anos não se desligou do tratado, mesmo tendo a aprovação de 80% do povo brasileiro e reconhecimento internacional por parte de seus pares. o que mais que legitimaria sua atitude.
    Mudando de pato pra ganso, e independente do que reza o tratado de não proliferação de mísseis (MTCR), o programa 14-X é apenas e tão somente um “programa” e não um “protótipo” ou um “demonstrador de tecnologia” de um míssil.
    Desse programa vários produtos poderão ser desenvolvidos, entre eles estão “mísseis hipersônicos”, aeronaves hipersônicas (tripuladas, não tripuladas, de passageiro, bombardeiros, caças, etc), transportadores orbitais reutilizáveis de estágio único, etc.
    Se for um míssil (engenho propulsado destinado a atingir um alvo e dotado de um sistema de orientação), ele provavelmente será um míssil de cruzeiro (irá voar, mesmo que a mais de 30.000 metros de altitude) hipersônico (acima de Mach 5).
    Como o Brasil é signatário do MTCR, provavelmente o programa 14-X é destinado a fins eminentimente científicos com vistas a seu potencial uso comercial.
    Para que seja voltado a uso militar tendo em vista o MTCR, do qual aderimos, e tendo em vista que não iremos nos retirar do mesmo, só se for desenvolvendo um bombardeiro hipersônico tripulado, já que provavelmente o tratado (não me lembro) prevê mísseis de qualquer natureza (balísticos, semi-balísticos, de cruzeiro, subsônicos, supersônicos, hipersônicos, antinavios, contra alvos no solo, convencionais, nucleares, etc) e inclusive, UAVs.

  4. O mundo deveria se preocupar mais com a natureza,os desmandos conra o mar a terra as aguas,a poluição esta sendo e brevemente sera o inimigo da humanidade,provocado pelos homens,e contra as forças da da natureza não a defesa,vejam o que aconteceu recente mente no haiti,japãp chile,quem lutara contra este inimigo alguem esta abilitado a vencelo com miceis,bombas atomicas porta aviões submarinos,há humanidade precisa rever seus atos emquanto é tempo só pensar em manter riquesas e poder não é a solução é aqui que vivemos moramos criamos nossos filhos e portanto devemos cuidar melhor do nosso planeta,ao inves de ficar procurando piolho na cabeça de alfinete,este negocio de escudo antimiceis é só para manter as grandes companias de defesa norte americanas no auge por isso vão sempre inventar um inimigo precisam de um inimigo,tropa de safados se realmente o irã for um inimigo preocupante vai la e resolve,mas a realidade que estes safados presisam do irã da coreia tem que ter inimigos para manter a maquina funcionando,o que eles ganham com a paz,paz vai dar algum lucro,pensem bem amigos.

  5. Os EUA chamara um projeto identidq de bomba avançada hipersônica, e bombas não são limitadas por esse tratado, e eu apesar de não concordar com o Brasil ter entrado nesses tratados e achar uma atitude covarde, entendo os motivos que levou o FHC a faze-lo. E não é simplesmente uma questão de sair quando quiser do tratado, uma vez dentro é praticamente impossível sair, a pressão seria enorme. E além do que uma parte considerável se não a maioria da população iria criticar pois não tem a menor ideia do que esses tratados falam e nem a realidade, iam ser facilmente manipulados a crer que esses tratados mantem a “paz mundial”. Sua única função é nos impedir de termos meios efetivos defesa e os que têm continuarem a fazer o que querem.

  6. E eu não disse que o 14x seria um protótipo, porque até onde eu saiba ele não foi efetivamente construído ainda, é um projeto em desenvolvimento e que estamos sendo pioneiros, com trabalho duro e investimentos massivos poderemos registrar muitas patentes e dominarmos um setor não aproveitado porém com muito potencial e gerar tecnologia de ponta no estado-de-arte para o Brasil. Alias se o país fizer secretamente pode facilmente desenvolver misseis e sistemas que furem os tratados que os limitam e só revelar quando tiver pronto. Não ha muito a se fazer, o MTCR não é propriamente um tratado, mas um grupo que visa impedir a propagação de misseis e UAVs pelo mundo, sua função são fazer sanções e criar barreiras ao desenvolvimento dessa tecnologia, porém uma vez que ela exista, não há nada que possam fazer.
    =======================
    The Missile Technology Control Regime (MTCR) is an informal and voluntary partnership between 34 countries to prevent the proliferation of missile and unmanned aerial vehicle technology capable of carrying a 500 kg payload at least 300 km.
    by Wikipedia

Comentários não permitidos.