O Irã pode realmente fechar e Estreito de Ormuz?

Fechamento do Estreito de Ormuz pode levar EUA àreação militar

O  Irã até teria condições de cumprir com suas ameaças de fechar indefinidamente ou interromper o transporte de petróleo através do estratégico Estreito de Ormuz, mas com isso desencadearia uma devastadora reação militar dos Estados Unidos e deixaria Teerã completamente isolado no cenário mundial, segundo especialistas.

Apesar de o Irã ter advertido que estuda este fechamento como represália as eventuais sanções a suas exportações de petróleo, vários analistas concordam que as autoridades iranianas estão mais inclinadas para ações de menor escala, antes de minar o canal.

Com 2.000 minas em seu arsenal (estimativa ocidental), o Irã poderia espalhar centenas delas no estreito, o que provocaria o seu fechamento e interromperia o tráfego marítimo tempo suficiente para causar estragos no mercado mundial de petróleo.

No entanto, colocar minas no estreito seria um claro ato de guerra, e o Irã enfrentaria uma resposta militar maciça por parte dos Estados Unidos, além de criar desafetos em todo o mundo, opinou Anthony Cordesman, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais. Em tal cenário, “todos no Golfo iriam apoiar uma intervenção estrangeira”, disse Cordesman à AFP.

O Irã colocaria em risco grande parte de seu poderio militar e de sua economia ao mergulhar em um confronto direto, afirmou. “Este é um país que não possui uma força aérea moderna e nem uma marinha moderna”.

Algumas avaliações prevêem que o estreito seria fechado apenas por alguns dias, mas outros especialistas são mais pessimistas. Um estudo de 2008 concluiu que “a experiência passada em campanhas de guerra com minas sugere que levaria várias semanas, até meses, até que o fluxo total de comércio fosse restaurado, e ainda mais tempo para convencer os mercados do petróleo que a estabilidade voltou”, escreveu o estudioso Caitlin Talmadge em uma revista da Universidade de Harvard.

O Irã confia no estreito como suporte econômico para suas exportações de petróleo, por isso, analistas e autoridades apostam que Teerã poderia optar por ações menores para apenas causar um aumento nos preços do petróleo. “Há uma ampla gama de opções assimétrica”, sem que seja preciso fechar o estreito, disse Cordesman.

Uma possibilidade é assediar, parar embarcações comerciais e realizar inspeções, explicou Alireza Nader, especialista iraniano no Grupo de Estudos Estratégicos Rand Corporation< p> Em 2007, o Irã interceptou uma frota britânica, alegando que os barcos tinham entrado em águas iranianas. A última vez que a república islâmica confrontou navios de guerra americanos no Golfo, durante a guerra Irã-Iraque na década de 1980, foi derrotado facilmente.

Desde então, o Irã tem procurado reforçar o seu poder naval e as defesas costeiras, adquirindo minas mais poderosas, mísseis anti-navios, submarinos e uma frota de barcos menores.

Um oficial militar dos Estados Unidos rejeitou na quarta-feira as ameaças do Irã sobre o estreito, dizendo que essas declarações são “em grande parte retórica” e que é improvável que o país esteja pronto a dar um passo tão ousado. “Nossa prioridade é a liberdade de navegação. Nós faremos o que for necessário para garantir a área continue livre”, disse um funcionário, que falou sob condição de anonimato.

O Irã ameaça fechar o Estreito de Ormuz, como parte de um jogo provocativo. Com isso, espera ter apoio internacional para deter as duras sanções por seu programa nuclear, afirmou Nader.

Há um perigo crescente de que uma provocação pequena do Irã, como a apreensão de um navio pertencente a um estado do Golfo Pérsico, possa causar uma reação em cadeia, mesmo que Washington e Teerã não queiram, acrescentou.

“A questão é que as tensões estão tão altas, mesmo se tratando de um blefe, há muito espaço para um erro de cálculo de ambas as partes. O Irã está usando isso como um elemento de dissuasão, mas se for longe demais, poderá ter uma guerra em suas mãos”, concluiu.

Fonte: Terra

Estreito de Ormuz: analistas acreditam que Irã está blefando

Carolina Bonadeo, de Nova York

Nesta quinta-feira, os iranianos responderam que nenhum país decidirá o que se pode ou não fazer na sua região, continuando as hostilidades verbais entre as duas nações.

A simples tentativa do Irã de fechar o Estreito de Ormuz, mesmo que n ão fosse bem sucedida, seria encarada pelo resto do mundo como uma declaração de guerra.

O Estreito de Ormuz é uma passagem vital para o setor energético do mundo. Um terço de todo o petróleo transportado por via marítima passa pelas suas águas. Além disso, o Estreito divide dois países, o Irã e Omã, e é considerado território internacional. Por causa disso, o bloqueio dele por qualquer país é considerado um ato de guerra, conforme explica Jonathan Rue, analista-chefe do instituto Study of War.

Este ato hostil possivelmente desagradaria até mesmo os maiores aliados do Irã, a Rússia e a China, e poderia fazer com que Israel e os Estados Unidos decidissem bombardear o país.

Mas o principal motivo pelo qual os analistas acreditam que o Irã esteja simplesmente blefando é o fato de ser fisicamente muito difícil fechar o Estreito, que tem cerca de 50 metros na sua parte menos larga. A frota naval do Irã levaria dias para conseguir espalhar minas marítimas em toda a região. Até lá, um ataque militar poderia colocar fim ao bloqueio.

Mesmo assim, com todas essas improbabilidades, a crescente tensão e instabilidade na região estão provocando um forte aumento nos preços do petróleo. Na quinta-feira se viu o terceiro grande aumento dos preços somente este ano.

Fonte: portugues.rfi

12 Comentários

  1. O Irã está doido pra fazer besteira,e os americanos loucos por essa oportunidade pra invadi-los.Mas seria muita loucura do Irã declarar guerra pro mundo.

  2. se for cinquanta metros não cabe um navio,mas creio que então sejam cinquenta quilometros o que não é muito tambem,mas creio que seja um blef maluco,pois se for verdadeiro,é o fim do irã.

  3. Não duvido que eles consigam fexa-lo, mas manter o bloqueio é outra historia, a arrogancia Iraniana vai acabar destruindo eles. Russia e China jamais vão aceitar um bloqueio ao petroleo iraniano, fexar o estreito vai ser um tiro no pé.

  4. Sem dúvidas q seria uma declaração de guerra ao mundo…um tiro no pé, + um excelente lugar p causar sérias avarias em um ou dois NAEs ianks, afundar e quase impossível, + poderia dificultar a passagem…Espero q tal coisa nunca ocorra. Feliz 2012 p todos no PB. Sds.

  5. Dissuasão essa é a palavra magica que o Irã esta tentando fazer valer. Voce não precisa ganhar a guerra, apenas (tentar se puder) deixa-la estupidamente cara. Mas eu to achando que o que ta segurando essa guerra é a China/Russia e a falta de dinheiro do tio sam, não necessariamente nessa ordem.

  6. Este mapa não está atualizado nem leva em consideração o tipo de presença, quando existe, dos americanos. Por exemplo, não há mais presença americana no Paquistão e, se não me engano, a existente no Uzbesquistão e Turcomequistão é apenas logística, ou seja, não envolve tropas e de onde não há possibilidade de ataque. Logo, é um posicionamento tendencioso e muito pouco informativo. Quero mais que os aiatolados se danem, mas odeio propaganda americana. []´s

  7. O Irã me lembra aquele baixinho chato e briguento, que nunca conseguiu chegar nem a faixa marrom na academia, mas que se acha o super homem numa briga. O peteleco que o baixinho vai levar caso faça uma “agada” dessas de fechar o estreito, vai ser doído….

  8. Gente do céu… vamo para de repetir essa mesma ladainha sempre….

    O IRA FALOU QUEM VAI FECHAR O CANAL EM CASO DE ATAQUE. PONTO….
    .
    fim da história.. vira a página e espere a que a coragem norteamericana-israelita seja justificável, pois até agora só tao fazendo guerrinha midiática e joguinho de informação..
    quanta repetição tendenciosa, a forma como as agencias de noticias coloca e repete esse fato me da nojo…

  9. Eu não ficaria adimirado, se souber que a Russia esta instigando o barbudinho presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad, a lançar bravatas contra o ocidente, dizer que fecha o estreito de Ormuz. Com a promessa de apoio militar Russo.
    O fechamento do estreito de Ormuz provocaria uma reação belica dos EUA e Europa, bem como de paises árabes da região que dependem do estreito para escoar a produção de petróleo, sua principal fonte de renda.
    Sergei Lavrov e Putin devem dizer para o Irã, vai lá barbudinho que eu te garanto.
    EUA, Europa e países árabes se preparam para atacar o Irã.
    Mahmoud Ahmadinejad corre para a Russia e diz: AMERICANE CHARMUTA, esta me atacando russo não vai me ajudar ?.
    A Russia responde: Bem para te ajudar, vc vai ter que deixar que meu exercito entre e ocupe o Irã, dira na ONU, que vc permitiu e pediu isso. Além do mais barbudinho, vc será minha marionete, vai fazer tudo que eu mandar e todo o petróleo do Irã,é da Russia.
    Russia fecha um acordo com EUA e Europa, garantindo que o estreito ficara aberto, o petróleo do Irã, será vendido para o mundo, que as usinas atômicas do Irã foram fechadas, e suas bombinhas desativadas. E que o exercito russo ficara estacionado no Irã para garantir a paz.
    Todos ficam felizes.

Comentários não permitidos.