Fechamento do Estreito de Ormuz pode levar EUA à reação militar

Submarinos iranianos fiscalizam o Mar de Omã
Foto: AP

O Irã até teria condições de cumprir com suas ameaças de fechar indefinidamente ou interromper o transporte de petróleo através do estratégico Estreito de Ormuz, mas com isso desencadearia uma devastadora reação militar dos Estados Unidos e deixaria Teerã completamente isolado no cenário mundial, segundo especialistas.

Apesar de o Irã ter advertido que estuda este fechamento como represália as eventuais sanções a suas exportações de petróleo, vários analistas concordam que as autoridades iranianas estão mais inclinadas para ações de menor escala, antes de minar o canal.

Com 2.000 minas em seu arsenal (estimativa ocidental), o Irã poderia espalhar centenas delas no estreito, o que provocaria o seu fechamento e interromperia o tráfego marítimo tempo suficiente para causar estragos no mercado mundial de petróleo.

No entanto, colocar minas no estreito seria um claro ato de guerra, e o Irã enfrentaria uma resposta militar maciça por parte dos Estados Unidos, além de criar desafetos em todo o mundo, opinou Anthony Cordesman, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais. Em tal cenário, “todos no Golfo iriam apoiar uma intervenção estrangeira”, disse Cordesman à AFP.

O Irã colocaria em risco grande parte de seu poderio militar e de sua economia ao mergulhar em um confronto direto, afirmou. “Este é um país que não possui uma força aérea moderna e nem uma marinha moderna”.

Algumas avaliações prevêem que o estreito seria fechado apenas por alguns dias, mas outros especialistas são mais pessimistas. Um estudo de 2008 concluiu que “a experiência passada em campanhas de guerra com minas sugere que levaria várias semanas, até meses, até que o fluxo total de comércio fosse restaurado, e ainda mais tempo para convencer os mercados do petróleo que a estabilidade voltou”, escreveu o estudioso Caitlin Talmadge em uma revista da Universidade de Harvard.

O Irã confia no estreito como suporte econômico para suas exportações de petróleo, por isso, analistas e autoridades apostam que Teerã poderia optar por ações menores para apenas causar um aumento nos preços do petróleo. “Há uma ampla gama de opções assimétrica”, sem que seja preciso fechar o estreito, disse Cordesman.

Uma possibilidade é assediar, parar embarcações comerciais e realizar inspeções, explicou Alireza Nader, especialista iraniano no Grupo de Estudos Estratégicos Rand Corporation< p> Em 2007, o Irã interceptou uma frota britânica, alegando que os barcos tinham entrado em águas iranianas. A última vez que a república islâmica confrontou navios de guerra americanos no Golfo, durante a guerra Irã-Iraque na década de 1980, foi derrotado facilmente.

Desde então, o Irã tem procurado reforçar o seu poder naval e as defesas costeiras, adquirindo minas mais poderosas, mísseis anti-navios, submarinos e uma frota de barcos menores.

Um oficial militar dos Estados Unidos rejeitou na quarta-feira as ameaças do Irã sobre o estreito, dizendo que essas declarações são “em grande parte retórica” e que é improvável que o país esteja pronto a dar um passo tão ousado. “Nossa prioridade é a liberdade de navegação. Nós faremos o que for necessário para garantir a área continue livre”, disse um funcionário, que falou sob condição de anonimato.

O Irã ameaça fechar o Estreito de Ormuz, como parte de um jogo provocativo. Com isso, espera ter apoio internacional para deter as duras sanções por seu programa nuclear, afirmou Nader.

Há um perigo crescente de que uma provocação pequena do Irã, como a apreensão de um navio pertencente a um estado do Golfo Pérsico, possa causar uma reação em cadeia, mesmo que Washington e Teerã não queiram, acrescentou.

“A questão é que as tensões estão tão altas, mesmo se tratando de um blefe, há muito espaço para um erro de cálculo de ambas as partes. O Irã está usando isso como um elemento de dissuasão, mas se for longe demais, poderá ter uma guerra em suas mãos”, concluiu.

Fonte: Terra

11 Comentários

  1. É uma KAOZADA pois o que esta em jogo não é a garantia do fornecimento do fluxo de petroleo e sim a posição estrategissima do estreito de Ormuz.Os Iranianos estão na area de influencia deles e os Americanos la vão para demonstrar força.São como dois Cães que rosnam e babam a distancia e serve para os EUA alimentarem seus egos achando que o mundo se impressiona.Estão la por obrigação e para manterem um Status que ate eles mesmos nem sabem mais se o teem.Vai que um louco fundamentalista Persa dispare um missel contra uma belonave dos EUA e a merda esta feita.Ai Washington sentira a obrigação de dar uma resposta a seu proprio povo em um momento delicado e não favoravel…EU QUERO É MAIS É QUE SE PEGUEM E QUE RUSSOS E CHINESES TAMBEM SE METAM PRA FESTINHA SER DE ARROMBA.

  2. ”Fechamento do Estreito de Ormuz pode levar EUA à reação militar”
    O Irã apenas adverte o inimigo,diante de uma provocação real, que se arrasta por anos, que fechara o Estreito de Ormuz, caso venha sofre ataques!
    Pois da a entender que o Irã tomara tal atitude do nada,por pura pirraça !

  3. Caramba, qto mini subs eles tem, eles podem até tentar avariar um NAE ianks..só isso q vai ocorrer, e quase impossivel afundar um porta aviões deste tamanho e tão bem equipados.Estão se colocando contra td os países do mundo. Estão dando razões aos ianks/judeus(SSem os 2 eSSeSS maiSScúloSS , são proibidos )p serem atakados . Q Deus nos ajude . Sds.

  4. É isso ai maluquinho, tbem quero ver o circo por la pegar fogo, e é claro esperando que Russia e China tambem entrem na brincadeira, só assim será bom.

  5. Caro Cesar Pereira, o estreito de Ormuz é parte das águas territoriais do Irã, vc acha certo os EUA e Europa bloquearem as compras de petróleo iraniano e ainda utilizarem suas águas para comprar petróleo dos vizinhos? Então não é pirraça , é retaliação.

  6. Caro Sr.ALEXANDRE ,o Estreito de Ormuz não pertence totalmente ao Irã,mas também aos Emirados árabes.
    Sim, eu acho errado os EUA e Europa impedirem o comércio não só do Irã mas de qualquer país!
    Na verdade você não entendeu meu 1ºcomentário,eu não disse que o Irã esta fazendo pirraça,mas sim que a mídia quer nos fazer entender dessa maneira!

  7. AS noticias aparecem sempre naquele tom de que o irã vem ameaçando o ocidente, de todas a formas possiveis….
    Igual disse alexandre são meras retaliações a uma guerra que vem sendo provocada, única e exclusivamente por ISRAEL e os Petrodólares

  8. GUSTAVO G acostume-se isso chamasse GDA uma unica fonte que repassa aos PIGs que as retocam com seus sensacionalismos e enfases.Ainda pensam que iludem a todos.

  9. Eu não ficaria adimirado, se souber que a Russia esta instigando o barbudinho presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad, a lançar bravatas contra o ocidente, dizer que fecha o estreito de Ormuz. Com a promessa de apoio militar Russo.
    O fechamento do estreito de Ormuz provocaria uma reação belica dos EUA e Europa, bem como de paises árabes da região que dependem do estreito para escoar a produção de petróleo, sua principal fonte de renda.
    Sergei Lavrov e Putin devem dizer para o Irã, vai lá barbudinho que eu te garanto.
    EUA, Europa e países árabes se preparam para atacar o Irã.
    Mahmoud Ahmadinejad corre para a Russia e diz: AMERICANE CHARMUTA, esta me atacando russo não vai me ajudar ?.
    A Russia responde: Bem para te ajudar, vc vai ter que deixar que meu exercito entre e ocupe o Irã, dira na ONU, que vc permitiu e pediu isso. Além do mais barbudinho, vc será minha marionete, vai fazer tudo que eu mandar e todo o petróleo do Irã,é da Russia.
    Russia fecha um acordo com EUA e Europa, garantindo que o estreito ficara aberto, o petróleo do Irã, será vendido para o mundo, que as usinas atômicas do Irã foram fechadas, e suas bombinhas desativadas. E que o exercito russo ficara estacionado no Irã para garantir a paz.
    Todos ficam felizes.

  10. Se o Irã despejar centenas de minas no estreito de Ormuz, isso irá no minimo impedir a navegação segura por meses.
    No Brasil teremos aumento da gasolina, aumento nos preços em geral e do custo de vida, aumento da imflação. Uma Europa em crise, com falta e aumento no preço do petróleo deflagaria uma crise bem maior em suas econômias. No Brasil isso causaria déficit no PIB.

Comentários não permitidos.