Especialistas russos prevêem cancelamento da licitação indiana MMRCA

Está em causa o concurso visando à aquisição de caças pela Índia

Foi novamente cancelada a divulgação do nome de vencedor da licitação indiana MMRCA prevendo a compra pelo país de 126 caças polivalentes, esperando-se que o concurso tenha prosseguimento apenas em janeiro de 2012. Segundo peritos da empresa de armamentos Rosoboronexport, o Ministério indiano da Defesa poderá cancelar a licitação, uma vez que nenhum de aviões qualificados para a fase final não se enquadra no orçamento previsto.

Vote na nossa enquente

[polldaddy poll=5594640]

Os finalistas foram anunciados ainda nos finais de abril de 2011 – são o consórcio europeu Eurofighter e a companhia francesa Dassault.

Fonte: Voz da Rússia

28 Comentários

  1. A compra de um dos aviões pela India é de extrema importancia, visto que o país necessita de um novo vetor para substituir seus velhos Migs e Jaguar. A declaração do senhor na matéria nada mais é que choro de perdedor.

  2. Eles vão acabar conseguindo uma compra com mais vantagens,126 caças é um grande negócio,como é grande a vontade da Dassault de ganhar essa licitação.

  3. fiquei sabendo que rafale não pode transferir toda tecnologia que o Brasil quer , pq tbm tem tec-americana neste caça. Pode isso arnaldo ?

  4. Se o Rafale sair de mao abanando nesta competicao ele pode ate ser declarado morto. Nao sera os iniciais de 36 do Brasil que manteria a linha de producao aberta por muito tempo. A Franca precisaria de muitas ordens para ja ir pensando no substituto dele e ai o Brasil teria que entrar com os bilhoes, senao vai ficar mais para tras ainda.
    Como o que ocorreu na Inglaterra com seus avioes comerciais a industria inglesa nao implacou e ja no final dos anos 70 e metade dos 80 ja era Boeing e Airbus. Pelo mesmo caminho degue a aviacao militar francesa. Eventualmente isso vai pertencer a Airbus, de decidirem um dia fabricar cacas.
    A Russia pode ate estar querendo comer pelas beradas, mas a India nao estaria disposta a ter mais avioes Russos por uns tempos.

  5. Rsrs rsrs Os Russos preveram o cancelamento do FX2 e ele ocorreu.Agora dizem que o MMRCA vai travar e quem duvida disso heim rsrs rsrs Ainda tem gente que não saiu do mundo de Alice.Quem disse que os Indianos precisam dessas velhas tecnologias 4.5 rsrs rsrs CONCERTESA VOCES DESCONHECEM O SU50MKI,procurem conhece-lo.Quem tem sociedade no T-50 e desenvolve na India o SU50MKI ´porque vai jogar dinheiro fora comprando tecnologia ultrapassada rsrs rsrs SO OS OTARIOS BRASILEIROS QUE ALEM DE OTARIOS SÃO BORRA-BOTAS FAZEM TUDO O QUE WASHINGTON DETERMINA rsrs rsrs ADEUS ANO VELHO FELIZ SUBJUGAÇÃO NOVA rsrs rsrs…A muito tempo eu digo que a licitação daqui e a da India estão interligadas e não passam de UM BLEFE.

  6. Viagem em suas fantasias e suposições ja estava decretado a dois anos rsrs rsrs rsrs rsrs “””NÓS CONVERSAREMOS TAMBEM COM OS INDIANOS””” Essa foi a frazezinha que apimentou o que ja vinha por fora sendo tratado deixando a grande maioria dos entendidinhos e dos informadinhos mais por fora do que umbigo de Vedete da Vila Mimosa rsrs rsrs E aqueles que acham que por pilotos da FAB terem voado F16 que isso significa alguma coisa SAIBAM QUE ATE O COMANDO ESTA POR FORA DA ESCOLHA DOS VETORES PORQUE SÃO TENDENCIOSOS E JA SE VENDERAM AOS YANKEES rsrs rsrs Sim teremos nossos Caças mas não serão Americanos e nem nenhum que contenha sensiveis Americanos passiveis de embargos e condicionamentos futuros.Acordem por traz do FX tem muito mais coisas e detalhes do que somente SONHOS DE AFICCIONADOS rsrs rsrs A COSSACAZINHA NUNCA ME ENGANOU rsrs rsrs ELA SEMPRE ME FALOU TUDINHO QUE ACONTECERIA COM ANTECEDENCIA rsrs rsrs VOCES TERÃO UMA SURPRESA ESTONTEANTE EM 2012 AQUI NO BRASIL E LA NA INDIA.

  7. A união européia tem o seu caça né? o typhoon… porque o BRICS não pode ter uma base única, semelhante? PAK-FA pra todos? eeeba…. o/
    .
    Ops, me empolguei, esqueci 50% de nossos militares tem o rabo preso com os americanos… ainda mais agora que vendemos os super tucanos a eles….
    Olha o loby da embraer entrando em ação.

  8. Assim eu espero 1maluquinho, cancelar essa porcaria de de FX-2, compra o Su-35 como Hi e talvez o Gripen ou um Su-30 como low, e ai só partir pra um de 5ª geração, esse sim o nosso verdadeiro vetor, mas temos que alcançar pelo menos uns 600 a 700 caças de combate para realmente protegermos nossos céus. O negócio vai ser mudar a estrutura da FAB e sua doutrina porque comprar um caça Russo não é somente comprar um vetor como alguns pensam, é uma mudança radical que exige troca de fornecedores, armazéns, peças e engenharia totalmente diferentes, além de tradução do Russo para o Português. Falar inglês é fácil, achar alguém que fala Russo é bem mais difícil. Uma vez com a tecnologia e conhecimento ganho principalmente com o thrust vectoring do Su-35 estaríamos bem próximos de nosso caça nacional 5ª geração. Só ia faltar uma versão naval pro Su-35, já que a marinha disse pegar o mesmo modelo da FAB, isso geraria mais conhecimento pra nós na área de aviação naval, que exige que os equipamentos sejam muito mais fortes.

  9. RORSCHACH Meu nobre o mais inteligente a fazermos seria pegarmos SU35 e SU34 Consecionados sem direito comercial.Sairia muito mais barato num vetor muito melhor,mais eficiente as nossas necessidades e partirmos para uma sociedade de um 5.0.Os Russos nos ofereceram isso como eles fazem com os Indianos no SU50MKI mas nos ofereceram ainda de forma mais vantajosa ou seja com eles projetarmos,desenvolvermos,fabricarmos um 5.0 totalmente nacional.Sera muita tolice perdermos mais esta oportunidade das muitas que perdemos ex:Glonass e PAK-FA ambas foi oferecido ao Brasil SOCIEDADE.Embora subservientes de Yankees alardeiem inverdades se os Russos fossem como os Ocidentais principalmente os EUA que condicionam,chantagiam e impõem A INDIA E A CHINA NÃO SERIAM O QUE HOJE SÃO NA AREA ATOMICA,AEROESPACIAL E AERONAUTICA DE CAÇA.Ate quando seremos cãezinhos amestrados de Yankees proibidos de nos desenvolvermos e de nos emanciparmos?Para uma minoria aristocrata elitizada de Brigadeiros e Almirantes seus aficcionamentos e suas servidões AO IRMÃO CAIM DO NORTE são mais importantes que o proprio Brasil.So o fato de termos os Sukhois consecionados alem de nos armarmos bem estaremos aprendendo e nos aperfeiçoando.Podemos ter a tecnologia Russa que quisermos ter ate mesmo o que eles nunca venderam e nunca repassaram para ninguem bastando apenas que paguemos pelas mesmas.Me mostrem uma melhor parceria Aeroespacial que uma parceria Brasil-Russia!Precisamos pensarmos no desenvolvimento e na autosuficiencia da nossa nação e não em antigos fantasmas e vivermos entricheirados numa idiotice que so existe aqui.Ate MIL MI26 são operados em empresas privadas nos EUA.Aqui seria o fim do mundo seria o mesmo que declarar o BRASIL COMUNISTA e vendermos nossas almas ao Diabo.Quando que essa minoria xenofobica ja nos fez perdermos,jogarmos dinheiro fora e o pior ainda obrigando a nação a ser eterna medieval extratora de materias para enriquecimento de Lobos.Aqueles que habitam neste universo saibam vocres que não passam todos de uns mediocres e pior ainda TRAIDORES VENDIDOS QUE ENTREGAM O PROPRIO PAIS E O PROPRIO POVO DE GRAÇA AOS DEVORADORES.Por mim do jeito que vai a FAB deveria ser extinta e absorvida pelo EB e pela MB.Assim estariamos bem melhores.

  10. Tenham a certesa que o cancelamento aqui e na India não são mera coincidencia e que tem coisas muito mais profundas e muito mais importantes por traz disso.Assim como voces VENDIDOS se derreteram em prantos quando vossos Deus JOBIM ESPIÃO YANKEE E TRAIRA CAIU voces todos vão cometar um COLETIVO HARAKIRI BAIANO INTRODUZINHO OS DEDOS NOS TONHOS E RASGANDOSSEM AO VEREM O QUE VEM POR AI EM 2012.

  11. 1maulquinho, espero que tenhamos boas surpresas em 2012! nossa pátria mãe precisa se armar até os dentes!feliz ano novo a todos !

  12. OK BRUNO Feliz ano novo a ti e familia irmão….GUSTAVO meu nobre quando se tem boa vontade se aprende mesmo que esteja escrito em Russo,Chines ou outro idioma qualquer e estrutura e doutrina tambem se adequa ainda mais no meio militar DESDE QUE AJA BOA VONTADE.

  13. QUEREM QUE EU LHES CONTE MENTIRAS E LHES FAÇA FELIZES OU QUE EU LHES CONTE A VERDADE O LHES DEIXE CHORANDO rsrs rsrs

  14. 2 comentários:
    1 – Nosso FX-“N” pretendia adquirir 36 caças, ao preço de US$ 10 bi.
    2 – O MMRCA pretendia adquirir 126 caças, ao preço de US$ 10 bi. Agora, “segundo peritos da empresa de armamentos Rosoboronexport, o Ministério indiano da Defesa poderá cancelar a licitação, uma vez que nenhum de aviões qualificados para a fase final não se enquadra no orçamento previsto”.
    *****
    Bom, manchete de jornal é manchete de jornal.
    *****
    In my oppinion, o Brasil deveria fazer com o caça pretendido o que está fazendo com o cargueiro.
    Financia um projeto escolhido pela Embraer, e em 4 ou 5 anos teremos nosso caça 4,5g, a um custo bem mais palatável, com melhor financiamento.
    E esse desenvolvimento pode até ser o do Gripen.

  15. Assim como o brasil, é um programa já ultrapassado. A melhor opção é tapar o buraco com leasing ou aviões mais baratos e entrar de cabeça em projetos de quinta geração. Qualquer compra agora é receber aviõs no futuro já obsoletos e ultrapassados.

  16. Maluquinho seu cabeça de panela espero realmente que vc tenha razão.
    Aposto nas suas fontes, vc tem se mostrado um dos mais confiáveis comentaristas deste blog, sem de maneira alguma menosprezar os demais que sempre nos enriquecem com suas opiniões.
    O nosso mediador e editor E. M. Pinto, tem se comportado exemplarmente e tb com seus pitacos apimenta os assuntos levantados.
    Desejo a todos os editores, comentaristas e leitores deste blog um ano novo cheio de paz e prosperidade. Aprendi muito com os senhores e que Deus ilumine a presidenta para que nos traga uns bons caças russos para a moribunda FAB e tb para a empreendedora Marinha do Brasil, muitos e novos helis pro EB, forte abraço amigos e que 2012 venha com muitas novidades.

  17. Sempre desejei o Su-34 para o Brasil porém não o citei por não se tratar de um “fighter” e sim de um avião de guerra eletrônica e bombardeio. Ele serve de interceptador, mas não seria capaz de vencer uma dogfight contra um “fighter” . Além do que temos que ter em mente o orçamento da FAB e a quantidade de vetores. Sou muito mais 300 Su-30 do que 36 Rafale. Por isso um misto de consideráveis caças HI e varias centenas de um caça LOW.

  18. AJ não são 36 ao preço de 10 bi.Nós estariamos comprando a tecnologia e a India so a necessaria e nosso prognostico seriam ate bem mais unidades futuras que os Indianos.Muita gente se confunde e isso ja foi mais que debatido e mesmo assim misturam tudo de novo………….Rorschach meu nobre não entendo NADICA DE NADA DE ARMAMENTOS mas como Brasileiro eu queria o SU35BM na FAB num hi-mid-low com F18 e Gripen NG e na MB um hi-low de SU34 e Gripen NG.O Gripen na versão Sea Gripen para o NAe São Paulo e o SU34 para bases costeiras que com plataformas de defesas no litoral seriam uma boa defesa ao pré-sal.O SU34 tambem é um caçador eficaz de submarinos.Sinceramente não me enche os olhos NAes e sim mais submarinos,destroyers,fragatas e barcos menores mais rapidos e bem armados e sofisticados.Ja se foi o tempo que a letalidade e eficacia de uma marinha era conduzida por grandes belonaves.Em todas as simulações nossos subs convencionais e ultrapassados detonaram o NAe São Paulo e suas escoltas.Para um pais que não dispõe de numerosas e modernas embarcações devido a nossas necessidades e tamanho ter um NAe que não dispõe nem de auto-defesa propria e que um palito de fosforo acrescentado diminui na mesma proporção espaço operativo a outros itens usa-lo é comprometer boa parcela da esquadra somente para protege-lo.NAe é um luxo e quem quer ter esse luxo que tenha um NAe de verdade e não um adestrador de artilheiros submarinistas.O Brasil carece de fesa antiaerea e antimisseis e não é Astros 2020 que vai resolver isso e precisamos tambem de caças de superioridade e capacidade antisubmarinos no litoral.O que vejo é esquematizarem estrategias encima de modelos externos e aficcionismos.Onde esta nescrito que devemos seguirmos padrão A ou padrão B?E porque não criamos um padrão condizente com nossas necessidades e empregos.Um exemplo é o Irã.A pequena e rapida marinha deles deixa potencias de orelha em pé.

  19. AJ o que voce sugeriu foi a primeira coisa que quem conhece sugeriu e ja te citei isso.Osires Silva o fundador da EMBRAR sugeriu que a incumbencia do FX fosse dada a FAB e a EMBRAER que juntas licitariam consorcio para ser fabricado do zero nosso caça aqui no Brasil.Embora ele tivesse razão e embora FHC depois se mostrasse um covarde induzido pelos EUA a encerar o FX1 so para o SU30MKI não ganhar ja que era o desejado do Comando da epoca e dos pilotos ou seja havia uma unanimidade sobre o vetor.Apesar dos politicos serem corruptos,a iniciativa privada prostituida e o Comandante da FAB um vendido aos EUA e notem que o Jobim que mamava da Dessault junto com o Saito no final influenciavam o governo aliciados pela Boeing e governo Americano tentando persuadirem a Dilma a comprar o F18.Agora estamos com a faca e o queijo na mão pois não teremos mais o SU30MKI,o Rafale é uma aposta furada devido as manipulaçoes em todas as licitações que ele perdeu e vai perder pois os Americanos são na verdade quem mais sabotam a Dessault.Poderemos ter o SU35BM/S que a Russia jamais repassou nem mesmo a India sendo feito aqui consecionado ou ate mesmo repassado.Temos duas opções de adiquirirmos ele.E ainda temos a opção de pagarmos o assessoramento Russo para projeto,desenvolvimento e fabricação de um 5.0 nacional.Aquilo que todos reclamavam e que muitos choravam na verdade foi uma jogada estrategica.Penso que sera adiquirido de pronto vetores para substituirem os M2000 e F5 e nem me arrisco a chutar e as possibilidades temos varias.Mas o fechamento com o fornecedor da tecnologia nos moldes que nós determinamos e que não abriremos mão penso que so sai la para 2014 pois temos muitos acordos,parcerias e serviços sendo tratados em defesa,segurança,infraestrutura e serviços que uma escolha fora daquilo que o falecido FX2 induz poderia acarretar uma serie e desconfortos diante de tudo o que estmos acertando.Tem muito mais coisas do que somente os vetores e as tecnologias envolvidas por traz do FX e compreendam não é condicionamento e nem tampouco imposição externa mas realidade.Eu falava a mais de 2 anos que o MMRCA não sairia e que o FX2 não sairia.Não sou adivinho e nem profeta basta observar que em 2010 os Russos disseram esperar o cancelamento do FX2 e ele aconteceu e agora eles dizem que o MMRCA sera cancelado e alguem tem alguma duvida?Não estejão atrelados a Geografia pois hoje interesses não conhecem geografia.Nós fechamos com quem fechar com a gente e não importa a ideologia ou posição geografica e sim o que obteremos.Para nós os Brasileiros o tempo da escravidão acabou a muito tempo e as chantagens e ameaças ja não nos assustam mais………Brasil acima de tudo.Liberdade.

  20. A questão da necessidade ou não de NAe varia conforme a política e diplomacia do país. Nós nos preocupamos somente com nossa defesa e missões de paz da ONU, portanto, nosso primeiro foco deveriam ser submarinos, pois são rápidos, furtivos e letais. Diesel-elétrico para defesa, nuclear para retaliação e ações fora da nossas águas territoriais. Fragatas, corvetas e lanchas para defesa, combate anti-submarino, anti-aéreo e anti-navio, cruzadores e contra-torpedeiros para essas missões mais proteção anti-misseis, e porta-helicópteros(NAeL como o Mina Gerais) para combate anti-submarino e combate aéreo). Porém focar principalmente em velocidade, furtividade e altíssimo poder de fogo. NAe só são necessários em grandes quantidades para os EUA e sua política possessiva e intervencionista, pois são fundamentais para uma invasão, porém na defesa sua utilidade é seriamente limitada, sendo os porta-aviões de porte pequeno e médio mais uteis por serem ligeiros, SNAe como os da classe Ninitz seriam inúteis para nós.

  21. Rorschach perfeito meu caro mas explique isso aos Aristocratas Almirantes da MB que sentem-se suditos Britanicos.

  22. AJ meu caro de la pra ca não as pessoas mudaram como as coisas tambem mudaram.Na epoca da sugestão do FX incubido a FAB e a EMBRAER a mentalidade na EMBRAER era outra e no Comando da FAB tambem.Se for dada agora a incumbencia do FX a FAB e a EMBRAER o que veremos é a licitação de um consorcio com cartas marcadas e tendenciosa porque ambas a EMBRAER e o Comando da FAB ja se venderam aos Americanos e para o Brasil em termos de autosuficiencia e independncia tecnologica seria prejudicial…………….RORSCHASH meu caro que sempre defendi é justamente o que descreveste em teu comentario.Nós nos preocupamos com nossas defesas e soberania e sendo assim um NAe não é a prioridade e sim sumarinos e barcos menores mais modernos,mais rapidos,mais sofisticados e com poder de fogo avantajado.É essencial tambem Caças especializados em combate naval e principalmente Anti-Submarinos com avantajada autonomia.Tambem centros costeiros de sistemas de defesa antiaerea e antimisseis e antinavios.Temos duas fronteiras gigantescas a zalarmos uma seca e outra oceanica.Na fronteira alem de expressivo aumento de efetivo,plataformas de sistemas de defesas antimisseis,antiaereas,helicopteros multifuncionais,de ataque e de transporte pesado.Um Hi-Mi-Low em aviação de caça com SU35BM de hi,Gripen NG de low e um intermediario a ser escolhido dentro de um leque diversificado de possibilidades.Para a MB SU34 e Gripen NG.Acontece que politicos são leigos e aliciaveis e as fontes que decidem na area militar boa parcela é Xenofobica-Ideologica e pensam mais em suas afeições do que no Brasil.

Comentários não permitidos.