Uma autoridade sênior norte-americana disse ter recebido nesta sexta-feira garantias de que o governo do Egito vai parar de intimidar entidades de direitos humanos e promoção da democracia e que devolverá bens apreendidos durante operações policiais nesta semana, as quais motivaram críticas duras de Washington.
A embaixadora dos Estados Unidos no Cairo, Anne Patterson, voltou a conversar com a cúpula militar egípcia nesta sexta-feira para pressionar as autoridades locais a permitirem a normalização das atividades das ONGs, segundo uma fonte que falou à Reuters. “A embaixadora buscou e recebeu garantias da liderança egípcia de que as ações policiais irão cessar e que os bens serão devolvidos imediatamente”, disse o funcionário, pedindo anonimato.
A polícia egípcia invadiu na quinta-feira as sedes de 17 ONGs, algumas das quais patrocinadas pelos EUA, por causa de uma suposta investigação sobre o financiamento estrangeiro às entidades. Os EUA reagiram ameaçando veladamente retirar a ajuda militar anual de 1,3 bilhão de dólares ao Cairo.
As ONGs de direitos humanos e defesa da democracia foram importantes no movimento popular que derrubou o presidente Hosni Mubarak, em fevereiro, dando lugar à formação de uma junta militar. Elas também fazem frequentes críticas à forma como as forças de segurança do país reprimem manifestações pela aceleração da transição para um governo civil.
Entre as entidades invadidas na quinta-feira estão o Instituto Internacional Republicano e o Instituto Nacional Democrata, informalmente ligados aos dois grandes partidos políticos norte-americanos, e que recebem verbas do governo dos EUA para programas de promoção da democracia no Egito e em outros países. A fonte que falou à Reuters disse que Patterson concordou em participar de um diálogo com as autoridades egípcias “para resolver questões subjacentes relacionadas à operação de ONGs patrocinadas pelos EUA, de forma transparente e aberta”.
“Essas ONGs devem ser autorizadas a operar livremente, como fazem em países do mundo todo, em apoio à democracia e a eleições livres”, disse a fonte. A junta militar egípcia promete transferir o poder a um presidente civil em meados de 2012, mas muitos ativistas dizem que as Forças Armadas querem preservar seus privilégios e seus interesses empresariais.
OLHA as famosas ongs ai gente,este bicho ainda vai dar muita dor de cabeça.
Tem ONGs agindo nos EUA?????????….
Existem ONGs e Picaretas. ONGs como a Transparencia Brasil são organizações sérias e fundamentais a democracia, porém ONGs que recebem dinheiro estrangeiro não valem nada, alias o Brasil devia fazer igual o Egito e botar eles pra correr.
Esse militares estão enrolando a população…melhor p os judeus/ianks.Sds.
ONGS -BRAÇO DOS 5a COLUNAS AMERICANOS ,O GOVERNO BRASILEIRO DEVE INFORMAR O POVO COMO ELAS AGEM .
FORA OS MAUS BRASILEIROS QUE SE VENDEM A ELAS E NO MEIO POLITICO ,ESTA CHEIO DELES . SARNEYZINHO ,DONA OSMARINA SILVA (MARINA),CARLOS MINC ESTE CHEGA A SER RISÍCULO ,OUTRO JOSÉ GOLDEMBERG,
A SCAF é cachorrinha dos EUA, foram eles que mantiveram o Mubarak (EUA) no poder por tanto tempo, a revolução no Egito ainda não acabou!
Cade as ongs nos EUA?
Inteligencia se combate com contrainteligencia, temos que ter nossas ongs a serviço do povo brasileiro, aqui e fora do país.
Se os U.S. pressionam abertamente o governo egipcio, quem garante que não faz o mesmo, veladamente aqui no Brasil? Somente vejo essa explicação para o governo não se importar com quantidade incrivel de ONGs estrangeiras operando na Amazonia, inclusive algumas atentando abertamente contra a nossa soberania.
O Brasil tem que expulsar todas as ONGs estrangeiras do solo pátrio. Os jornalistas estrangeiros poderão e devem ficar.
Estamos correndo sério perigo de desnacionalização.
Quanta cara de pau!
.
Afonso, tua pergunta é perfeita…. eu nunca soube de ong agindo por lá…
Inclusive vc nao ve o green peace atacando embarcação americana de pesca industrial do caranguejo no estreito de behrings
Nesse ponto estou com a esquerdalha… ninguem viu as ongs atacando o governo americano ou as instalações da empresa de petroleo que derramou milhões de barris de petroleo no golfo do mexico… sepultaram o assunto… ninguem toca no caso na grande midia… porque será?…
Blue Eyes, How dare you question the integrity of our Midia, our Government and our Oil Corporations? I register my protest. I am very angry indeed!