Rapidinhas: Ormuz

Quinta Frota dos EUA diz que não permitirá bloqueio em Ormuz

Por  Humeyra Pamuk e Andrew Hammond

A Quinta Frota dos Estados Unidos afirmou nesta quarta-feira que não permitirá nenhuma interrupção do tráfego no estreito de Ormuz, depois que o Irã ameaçou impedir os navios de passarem pela estratégica rota de escoamento de petróleo.

“O livre fluxo de mercadorias e serviços pelo estreito é vital para a prosperidade regional e global”, disse um porta-voz da frota, baseada no Barein, em resposta por escrito perguntas da Reuters sobre a possibilidade de o Irã fechar a passagem.

“Quem quer que ameace prejudicar a liberdade de navegação em um estreito internacional está claramente fora da comunidade de nações. Nenhuma interrupção será tolerada”, disse o porta-voz.

Indagado sobre se estava adotando alguma medida específica em resposta à ameaça de fechamento do estreito, o assessor respondeu que a frota “mantém uma presença robusta na região para deter ou conter atividades desestabilizadoras”, e não deu mais detalhes.

A declaração do porta-voz da frota é uma resposta a declarações recentes de autoridades iranianas. Nesta quarta-feira, o mais alto comandante naval do Irã afirmou que bloquear o estreito de Ormuz, no Golfo, a petroleiros seria “mais fácil que beber um copo de água” para o Irã, se o país considerar a ação necessária, aumentando assim os temores sobre a mais importante rota de passagem do produto no mundo.

“Fechar o estreito de Ormuz é realmente muito fácil para as Forças Armadas do Irã… ou, como os iranianos dizem, será mais fácil que beber um copo de água”, disse Habibollah Sayyari à emissora iraniana de língua inglesa Press TV.

“Mas, neste momento, não precisamos fechá-lo, já que temos o Mar de Omã sob controle, e podemos controlar o trânsito”, disse Sayyari, que está no comando de dez dias de manobras militares iranianas em Ormuz.

Fonte: Reuters Brasil

Teerã ameaça o Ocidente

Teerã ameaçou novamente barrar a navegação no estreito de Ormuz caso os países ocidentais decretem um embargo à exportação do seu petróleo. Nestes dias o Irã promove grandes manobras militares neste estreito.

Em resultado disso, na terça-feira o preço de petróleo subiu novamente, já pela sexta vez. Este foi o período mais longo de aumento nos últimos treze meses. Os EUA, por sua vez, fizeram declarações ameaçadoras contra o Irã. O chefe do Pentágono Leon Panetta chegou a declarar que a América não se deterá ante o uso de quaisquer meios, incluindo os militares, a fim de impedir o Irã de criar as suas próprias armas nucleares. O ministro ameaçou que, se for necessário, será infligido um golpe preventivo contra alvos nucleares do Irã. Os EUA anunciaram também que pretendem liquidar a ameaça gerada pelo Irã juntamente com Israel. Isto elevou imediatamente o risco de surgimento de uma guerra nesta região. É possível que a declaração de Teerã sobre a barragem do estreito de Ormuz seja uma reação direta à posição dos EUA. Aliás, mesmo os aliados mais próximos dos EUA não aprovam muito esta posição de Washington. É sabido que, para a União Européia, a importação de petróleo do Oriente Médio é uma necessidade vital. A União Européia consome 18% do petróleo exportado pelo Irã e cerca de 40% do petróleo exportado por todos os países do Próximo Oriente. É pouco provável que Bruxelas se atreva a aprofundar a confrontação com o Irã para satisfazer Washington. Aliás, os EUA também não revelam muita vontade de se empenhar em uma guerra contra o Irã, – afirma a perita do Instituto de Estudos Orientais da Academia de Ciências da Rússia Irina Fedorova.

Certamente, os EUA compreendem que o início de uma operação militar contra o Irã com a participação de Israel vai abrir a caixa de Pandora. As conseqüências deste ato serão totalmente imprevisíveis. Mesmo Zbigniew Brzeziński, um falcão americano, advertiu reiteradas vezes que não se pode encarar esta operação militar como algo fácil. Seria excepcionalmente estúpido pensar que vamos lançar umas bombas e iremos embora, diz ele. Não creio que os EUA iniciem operações militares contra o Irã, pelo menos, num futuro próximo.

A perita constata também que, no caso de uma crise militar, os países do golfo Pérsico não se limitarão ao papel de meros observadores.

Se for iniciada uma operação militar dos EUA contra o Irã, os países muçulmanos irão condenar o uso da força. Mas se o Irã barrar o estreito de Ormuz, a reação dos países da região será totalmente diferente, pois neste caso serão afetados os seus interesses petrolíferos e financeiros. No domingo, os chefes dos serviços diplomáticos do Conselho de Cooperação dos Estados Árabes do Golfo Pérsico já discutiram em Abu Dhabi as possíveis alternativas em caso do bloqueio do estreito de Ormuz por Teerã. A sua reação será muito dura.

Não é pela primeira vez que Teerã ameaça bloquear o estreito de Ormuz em caso de agressão ou imposição do embargo petrolífero. Quanto a suas conseqüências econômicas, este embargo será praticamente equivalente a uma intervenção militar. Note-se que Teerã dispõe de forças suficientes no plano técnico para impedir o movimento de petroleiros por esta hidrovia importante. Mas o bloqueio do estreito vai acarretar sérias perdas também para o Irã. É que o Irã controla apenas a parte norte do estreito de Ormuz, enquanto que a parte sul está sob o controle dos Emirados Árabes Unidos e de Omã. No entanto, os petroleiros e os navios que transportam gás liquefeito passam através da parte sul do estreito, controlada por Omã. Portanto, qualquer tentativa de barrar o estreito será equivalente a uma declaração de guerra aos países vizinhos. Além disso, Teerã não esqueceu a experiência triste da chamada guerra de petroleiros da década de 80 do século passado. Naquela altura, os americanos reagiram à tentativa de minar o estreito de Ormuz eliminando em poucas horas cerca de metade da Marinha de Guerra do Irão.

Fonte: Voz da Rússia

União Europeia mantém sanções ao Irã e planeja novas medidas

A União Europeia reafirmou nesta quarta-feira (28), por meio de um porta-voz, a imposição de sanções ao Irã. Segundo agências internacionais, o anúncio foi feito depois de Teerã ameaçar fechar o importante Estreito de Hormuz, única saída de petróleo do golfo Pérsico, em resposta às medidas impostas pelo Velho Continente contra o programa nuclear do Irã.”A União Europeia está avaliando um outro conjunto de sanções contra o Irã e nós continuaremos a fazer isso”, afirmou Michael Mann, porta-voz de Negócios Estrangeiros da União Europeia.

Mann ainda completou: “Esperamos que a decisão seja tomada a tempo para o Conselho dos Negócios Estrangeiros em 30 de janeiro”, disse ele, referindo-se à próxima reunião de chanceleres da comunidade em Bruxelas.

Motivação
Por sua vez, o vice-presidente iraniano Mohammad Reza Rahimi, alertou na véspera que “nem uma gota de óleo passará pelo Estreito de Hormuz” se o Ocidente ampliar as sanções contra o Irã sobre seu programa nuclear.

Mais de um terço dos navios petroleiros do mundo passa por este estreito que liga os Estados produtores do Golfo Pérsico – Bahrein, Kuwait, Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos – ao oceano Índico.

Os Estados Unidos mantêm uma presença naval no Golfo, em grande parte para garantir que a passagem do petróleo permaneça livre.

Divididos
Segundo a imprensa estrangeira, EUA e União Europeia estão considerando novas sanções destinadas a atingir os setores financeiros e de petróleo do Irã. Porém, ainda não há consenso entre os Governos sobre a possibilidade de impor um embargo sobre o petróleo iraniano.

Vale lembrar que, em 2010, o petróleo do Irã foi o responsável por 5,8% do total das importações da commoditie da UE, fazendo com que Teerã se tornasse o quinto maior fornecedor do bloco, atrás de Rússia, Noruega, Líbia e Arábia Saudita.

Fonte: Infomoney

40 Comentários

  1. ““Fechar o estreito de Ormuz é realmente muito fácil para as Forças Armadas do Irã”..que dureza viver na pura fantasia.O Ira simplesmente deveria tentar e ver ate onde eles chegariam.

  2. Ja to até vendo o Iran bloquear e só deixar passar OIL pra Russo e Chines!

    Estou com o presentimento que os EUA vão perder um porta-aviões…

  3. Quer dizer que eles podem aplicação dezenas de sanções econômica contra o Irã e o Irão pode revidar?
    As sanções criminosas que EUA e a Europa aplicam sobre o Irão é um bloqueio grave para a população Iraniano.

  4. Isto mesmo Bobsap. Sanções é o que? Bloquear meios de subsistencia e progresso de uma sociedade. Bloquear Ormuz é bloquear o que eles tem ao alcance. Que é o petróleo daquela região, que consequentemente afetará os EUA.
    Mas é muito engraçado as frases das autoridades iranianas! Heueheh “mais fácil que beber um copo de água”
    Se bem que 2 submarinos brasileiros tupi em 97 num exercicio de guerra com os eua afundaram toda a frota americana né. Quer dizer.. também não é certeza de nada! o desfecho.

  5. Não há ameaças por parte do Irã,apenas um revide as ameaças reais por parte dos EUA e seus aliados!
    Devemos lembrar que o Irã,já cooperou bastante,até aceitando um acordo redigido por seus inimigos,porém os EUA e seus aliados querem que Teerã entregue sua soberania a eles!

  6. É isso que os americanos queriam, ou seja, provar que o Irã é uma país belicoso, perigoso e abusado.É que nem a Venezuela – os americanos certamente irão atacá-la. Estão calados, ouvindo as ofensas de Hugo Chávez, colocando a opinião pública mundial do lado deles. Na primeira oportunidade, irão fazê-lo. Os americanos devem estar fabricando armas, munições e fortalecendo a logística em geral. Estão estudando com calma a estratégia de ataque, levantando os pontos sensíveis, etc. Sugiro que os americanos ataquem de submarinos,e que seus navios os abasteçam. Mísseis Cruzeiros destruiriam os alvos logísticos do inimigo. Sem logística, a guerra acaba. Não precisa sacrificar a população.

  7. Não existe negociação possível com os países islâmicos, pois as teocracias oriundas da Sec VI dC, não são mais admissíveis no mundo moderno, assim como os reinados, ditaduras messiânicas, regimes populistas Sul-americanos e plutocracias capitalistas. O mundo precisa ser passado a limpo.
    O Brasil vai fazer o que no OM ? Nada x nada. Acho que a III GM é necessária, lamentavelmente. Irão perecer 1/3 da humanidade, mas guerras fazem parte da história. O ser humano é um animal, ora racional, ora irracional. A mente dos fanáticos religiosos foi destruida pela lavagem cerebral. Não é apenas o fanatismo islâmico, mas de todas as outras crenças: judaica, cristã, espírita, hinduista, budista, etc. Não é essa a Mente de Deus. Deus nunca autorizou fanáticos religiosos a matarem em seu nome. A crença é individual,e não coletiva.
    Deus deseja essa guerra, pois precisa dar uma lição para os fanáticos religiosos.

  8. A situação é complexa demais nessa região, mesmo que muitos apontam Irã sendo arrasado em um eventual guerra(mais provável ) , talvez talvez repito ele consiga infligir alguma perde digamos “seria” ao seu atacante, entretando minha preocupação reside , em qual será a posição não em teoria mas de ação dos Chineses e dos Russos. Infelizmente tudo é especulação e ponto de vista, mas, de uma coisa eu certa, USA e seus lacaios somente atacarão um pais se esse, demandar um produto final lucro e simultaneamente estiver mal das pernas a não ser que seja necessário uma mega guerra ( ww3 ), para torna os EUA novamente potencia…. mesmo, assim é complexo, porem deve existir um motivo para isso para que a opinião publica interna não “caia matando”. Quem sabe um novo ataque surpresa ao estilo Pearl Harbor … ou então um ataque terrorista ao moldes do 11/09… Mas, qualquer coisas dita e mera especulação, não duvidaria nada se acontecesse um revestres e Irã em 10 anos fosse amiguinho de USA, sabe pq tudo tudo tudo tudo tudo é $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ e poder naquela região.

  9. O Irã está mordendo a isca dos chupa-cabras.Tudos que estes malditos precisavam era de um pretexto para a guerra e com o fechamento de Omus eles terão tudo aquilo que eles necessitam que é o apoio da opinião pública mundial.
    O japão foi igualmente forçado a atacar os EUA na II Guerra e todos sabemos o final da história,lembrando que a marinha japonesa estava pesadamente armada,mas mesmo com tudo isto não deu nem pro começo.Se o Irã realmente morder a isca e os Chupa-cabras partirem com tudo Teerã será pulverizada.
    Antes a guerra contra o Irã não tinha unanimidade mas agora a situação fica diferente e nem China e nem Rússia poderão ajuda-los.

  10. Dandolo a cultura de cada povo deve ser respeitada da mesma forma que você acha que a teocracia não são mais admissiveis eles também acham que a nossa democracia não é admissivel, os paises que vivem sob o regime da Teocratico no Oriente medio estão em condições muitos melhores do os Paises em que implantamos a Democracia Iraque e Afeganistão que estão a beira da Guerra civil enquanto em paises com Irão as populações estão em certa tranquilidade.

  11. A IMORAL FORÇA ARMADA AMERICANA,o sinal da decadência nas forças americanas
    .
    .
    .
    **********

    EUA usaram aterro secreto para enterrar soldados
    .
    .
    No início do mês de dezembro revelou-se na mídia americana que a força aérea dos Estados Unidos utilizou secretamente um aterro para dispor dos restos incinerados de centenas de soldados mortos em ação durante a “guerra contra o terrorismo”.
    .
    (*)Por:Guy Adams, no The Independent
    .
    .
    .
    (…)Números publicados no início do mês mostram que os restos parciais de 274 homens e mulheres foram enviados para um local no condado King George, Virgínia, entre 2004 e 2008. As famílias, que tinham dado permissão para que os restos fossem dispostos de uma forma “digna”, nunca foram informadas dessa prática.

    A escala do escândalo é muito maior do que se pensava previamente. Além de 976 fragmentos de corpos identificados, os registros do Pentágono mostram que 1762 restos adicionais não identificados do campo de batalha, demasiado danificados para serem submetidos a análise de ADN, também terminaram no aterro.
    .
    .
    Que o escândalo não tenha chegado ao conhecimento público mais cedo talvez seja um subproduto natural dos esforços de sucessivos presidentes para manter a base aérea de Dover afastada do escrutínio público. Durante a primeira guerra do Golfo, George H. W. Bush baniu a cobertura noticiosa do regresso dos caixões com os soldados mortos ali. A proibição foi continuada pelo seu filho durante a segunda guerra do Golfo, e levantada pelo governo Obama em 2009(…)
    .

    ***************
    .
    (*)Fonte:Informação Alternativa
    .
    .
    http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=9&id_noticia=172184
    .
    .
    .
    Uma gritante falta de respeito para com aqueles que deram a sua vida em nome de uma aristocracia conservadora decadente americana.
    .
    Com isso demostra o que essa aristocracia pensa do povo americano,pisando naquilo que é mais sagrado para o povo americano,os seus heróis!….provavelmente os cemitérios estão repletos e abarrotados de americanos que foram imolados para saciar a gula por sangue do deus pagão dos coca-colas!-(rsrsr…)

  12. Irán detecta un portaviones estadounidense que entra a su zona de maniobra
    .
    “Un portaaviones de EE.UU. ha sido visto en la zona de maniobra por un avión de la patrulla y reconocimiento”, declaró Musavi, agregando que el avión iraní tomó videos y fotos del buque estadounidense, según IRNA.
    .
    Asimismo, el portaviones estadounidense pertenecería al modelo del USS John C. Stennis (CVN-74) ,el séptimo portaaviones de propulsión nuclear de la clase Nimitz de la Marina de los Estados Unidos.

    .
    Os gringos já foram lá dar uma xeretada pessoalmente, será que os iranis terão peito para gritar “gringos go home!”?

  13. a maria de guerra hoje do IRA e mais forte do que na decade de 80, out e os misseis de longo alcance que eles adquiren e copiaram na costa vao dar um bom perigo pra qualquer navio

  14. A 5ª Frota Americana, sediada no Bahrein, é provavelmente a mais poderosa força naval em todo o mundo, com poder de destruição equivalente ao de vários países.

    Equipada com porta-aviões classe Nimitz, destroeires, fragatas, centenas de aviões, mais de 20.000 homens, submarinos, equipada com armamentos de ultima geração, inclusive ogivas nucleares.

    Essa força garante a navegabilidade de Ormuz.

    Se o Irã ousasse atacar essa força, teria selado seu próprio fim como nação.

    Alem do que, no caso de uma guerra aberta, os EUA poderiam oferecer aos russos uma administração compartilhada” do espólio iraniano.

    Então, novamente, o Irã fechar Ormuz, irá iniciar uma sequencia de fatos que culminará no fim do pais tal qual o conhecemos hoje.

  15. Estou conformado, sei que a raça humana (na terra) será extinta, mais cedo ou mais tarde. Mas faço um parenteses, se temos mesmo que morrer um dia, e se estamos condenados pelas festas nucleares, torço para que todos o paises que gostam do artefato recebam em seus quintais algumas detonações. Sei que de nada adintará para nós termos aderito ao tratado de não proliferação. Sofreremos a consequencias através da propagação da radioatividade pela natureza. Mas já aprendi que nossa espécie age feito o escorpião como no celebre conto. É da natureza humana a destruição, inclusive da propria humanidade.

  16. Para mim isso tudo é jogo de interesse,não tem inocentes a não ser a população civil,os americanos são lobos na pele de cordeiro e o Irãn,apesar de tudo não tiro a razões deles,mesmo se eles tivessem uma bomba atômica,por que os americanos,russos,indianos etc,podem ter e o irãn não,é igual ao brasil se falacemos que iramos sair do tratado de não proliferação de armas nucleares e construise as nossas seriamos o proximo alvos,ninguém mexe com o brasil pois não temos equipamentos decentes nem para cuidar doque é nosso,sucateados é o que sobra das nossas forças armadas,a unica coisa que os americanos tem de respaldo são suas armas nucleares pois se não, mesmo com tanta tecnologia,alguém já tinha peitado eles a muito tempo,pois na verdade,russos e americanos forão uns bundões na guerra fria se não,esse planeta já erá,como a russia faliu eles expandirão seu império e as coisa só tendem a piorar se cuida brasil,Pré -sal,água,amazônia,um prato cheio para qualquer olho grande,pois até águas dos rios nossos está vão roubando!!!

  17. “Teerã ameaça o Ocidente
    Teerã ameaçou novamente barrar a navegação no estreito de Ormuz caso os países ocidentais decretem um embargo à exportação do seu petróleo. Nestes dias o Irã promove grandes manobras militares neste estreito”.

    Quem defende o ocidente? O Chapolim Colorado ou os Estados Unidos? Então pau no irão..



  18. aposto que em 30 dias os EUA .. pulverizam o exercito do Irã.

    alguem dúvida ??? …

    ps. que demora ..vou mandar e-mail para a embaixada de Israel pedindo explicações porq. não atacou ainda…rsrsrsrs

  19. Julio Brasileiro, permita-me discordar desta afirmação: “É da natureza humana a destruição, inclusive da propria humanidade.”
    Pretendem impor na mente humana que a razão sem linhas de ética e discernimento sobre certo ou errado aliado à impulsos selvagens é algo normal de acontecer no dia-dia. Basta ligar a TV, ou entrar em sites da grande mídia, ou ouvir as rádios. Considero que seja um condicionamento nas sociedades. Vibrações de ondas artificiais perturbam, incomodam, assim como dogmas e preconceitos que ao decorrer dos anos sempre foram impostos. É uma ferramenta de controle e ao mesmo tempo enfraquecimento das mentes. Quanto ao corpo também acontece isto. Não existiam niveis alarmantes de câncer como hoje, nem de doenças que antes fracas agora debilitam por demais os doentes. Venenos são aceitos pelos orgaos reguladores, vacinas são fabricadas sem qualquer comprovação científica. Virus mais fortes são criados. Cada vez mais substancias tem capacidade de mudar a genetica de nossas células. Enfim… Eu considero uma conspiração, se juntar tudo num só pote.

  20. Diarum, a voce.
    Certamente existe um condicionamento, mas o que me faz esperar o pior e a percepção de que o aceitamos docilmente.

  21. Trata-se de uma afirmação particularmente imbecil, além de ter o condão de colocar os EUA em riste, tem ainda a proeza de irritar todos os seus vizinhos árabes – exportadores de petróleo.
    Boa Amadinehjad estás cada vez mais perto de levares com uma Bunker Buster na tola.

    PS – Em Ormuz há uma Fortaleza Portuguesa construída no Séc. XVI. O domínio deste ponto chave (de um total de quatro) permitiu o domínio português no Oceano Índico durante 100 anos. Para quem gosta de História.

  22. FalE-se em guerra e nós estamos aindA disCutindo o FX2!Vejam a grandeza estratégica dos nossos governantes!Os americanos estão igual a argentina qdo invadiu as malvinas, precisando de uma outra guerra pra legitimar as leis arbitrarias que pretendem introduzir internamente e de quebra dar um novo estimulo ao sentimento de fracasso generalizado reinando hoje na sociedade americana!E vamos a guerra!

  23. mais dez anos de guerra teremos tempo de nos reaparelharmos ,com esses politicos e de se pensar.tenho que falar a verdade esta melhor que antes mas muito moroso ainda

  24. Entendido Julio Brasileiro, é muito perigoso isto!.. Tomara que mude.
    O povo da bolívia já depos 2 presidentes da república!.. o brasileiro nenhum! Acha que tirou o collor mas quem tirou foi o congresso! Se depender da massa ‘alienada’ o país tá frito, assim como o mundo também. TODOS TEM DE ACREDITAR EM SUAS POSSIBILIDADES. O condicionamento também age pra impedir que as pessoas sintam-se capazes de mudar.

  25. EU ADORARIA VER O PAU PEGA LO NO GOLFO QUE PENA QUE VAI MORRER MUITO GENTE E PRINCIPALMENTE INOCENTE,
    QUERIA VER O IRA DA UM BONS SOCOS NA BOCO DO EUA SUPER POWER, QUE ALIAS PARA LEMBRAR OS AMIGOS DO BLOG PRO IANK
    O IRASINHO DE NADA RAQUIO E CAPTURO UM SUPER ULTRA SECRETISSIMO SEM FALA NA CAPACIDADE STHELT DO AVIAO DOS EUA QUE POUSOU NA BASE INIMIGA DE GRAÇA COMO PRESENTE DE PAPAU NOEL E O MESMO IRASINHO DE NADA FALO PRO TIA SAM QUE NAO IA DEVOLVER E O TIO SAM NO FOI BUSCAR O BRINQUEDINHO DE VOLTA RSRRRSRSRSRS

  26. adoraria que eles fechacem o estreito.logo os paises arabes prejuicados pediriam o que pediram anos atraz quando sadan russein anexo kwait.America help !!!por favor ajude nos mais uma vez -o fundamentalismo ta nos impedindo de ganhar dinheiro ,venham nos ajudar mais uma vez. o inimigo aqui atualmente é outro.

    obs: ninguém pode ser inocente para achar que a liga arabe quer um ira poderoso e nuclear.mas ja que nao podem fazer o serviço por causa da irmandande mulçumana paguem para os estadunidenses e israelenses fazerem o trampo…

  27. silva, agora dá para entender o porquê do material iraniano de defesa marítima e costeira. Parece que todos foram feitos para controlar o estreito de ormuz!! as lanchas lança-mísseis, os mísseis de costa anti-navio, os mini-submarinos.

  28. Os EUA só vão ficar na ameaça mesmo, e o Irã só irá fechar Ormuz se for atacado. Caso o ataque aconteça, o Irá invariavelmente será derrotado e Israel incontestavelmente deixará de existir…O resto é “novela das oito”!

Comentários não permitidos.