Mantega afirma que Brasil será quinta economia mundial antes de 2015

…E a Defesa ó….( Imagem e comentário Plano Brasil)

São Paulo, 27 dez (EFE).- O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que nos próximos quatro anos o Brasil, que acaba de tornar-se a sexta maior economia mundial, terá desbancado a França da quinta posição, antes do que prevê o Fundo Monetário Internacional (FMI).

“O FMI prevê que o Brasil será a quinta economia em 2015, mas eu acredito que isso ocorrerá antes”, declarou Mantega durante uma entrevista coletiva em São Paulo.

O ministro considerou que a velocidade de crescimento do país supera a de nações europeias e por isso é “é inexorável que nós passemos a França e no futuro, quem sabe, a Alemanha, se ela não tiver um desempenho melhor”.

Mantega lembrou que o crescimento econômico do Brasil entre 2003 e 2010 atingiu uma média de 4,5%, nível que será alcançado novamente em 2012, com previsões entre 4% e 5 %.

O ministro apontou que a geração de emprego e uma inflação sob controle são os principais suportes para que o Brasil se mantenha na “vanguarda do crescimento”.

“O importante é que estaremos crescendo mais em 2012 do que em 2011. O câmbio estará melhor e o crédito estará mais barato”, ressaltou.

Na segunda-feira, o Governo profetizou que o país vai se consolidar nos próximos anos como uma das principais potências mundiais, ao referir-se a um estudo que coloca o Brasil como sexta maior economia do mundo, após superar o Reino Unido.

“Os países que crescerão mais são os emergentes como Brasil, China, Índia e Rússia. Desta maneira, essa posição vai ser consolidada e a tendência é que o Brasil se mantenha entre as maiores economias do mundo nos próximos anos”, disse Mantega em comunicado.

O estudo do Centro de Pesquisas para Economia e Negócios (CEBR), com sede em Londres, publicado hoje pelo jornal “The Guardian”, aponta que o Brasil se encontra agora atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França na lista de maiores economias do mundo.

A economia brasileira cresceu 3,2% entre janeiro e setembro deste ano, mas nos últimos meses sofreu uma estagnação devido à crise internacional.

O Banco Central informou nesta segunda-feira que os economistas das entidades bancárias do país reduziram sua previsão de crescimento para este ano para 2,90%. EFE

Fonte: Yahoo

42 Comentários

  1. E a Sáude ” O “.
    E a educação ” O “.
    E a segurança pública ” O “.
    E a corrupção, ” O ” nada, é o que não falta neste pais.
    SDS

  2. O nosso crescimento é duvidoso, pois a nossa indústria é muito fraca. A nossa indústria são as multinacionais estrangeiras. Estamos crescendo por parceria.
    Obrigado aos americanos, europeus e orientais.

  3. Ótima notícia. Em breve estaremos na 5ª posição, mas antes, teremos muito trabalho pela frente. Algumas projeções apontam o Brasil em 2020 como a 6ª economia, passando França e Alemanha, mas sendo ultrapassado por India e Russia.
    Sinceramente, a Russia não passa o Brasil de jeito nenhum e a India, bom, a India tem alguma chance se continuar crescendo (e é bom que cresça, afinal um país com mais de um bilhão de pessoas, com PIB menor que o Brasil… imagino a tristeza e a miséria na qual vivem as famílias de lá). Acredito que quando o Brasil atingir a 5ª colocação, de lá não caia mais, existindo uma possibilidade pequena de ficar na 4ª e uma remota, de, a partir de 2020, chegar a 3ª (mas pra isso precisariamos comer muito arroz com feijão e passar o Japão). Nada é impossível.

    Obs: As projeções do FMI são simplesmente terríveis…



  4. ta me lembrando a copa do mundo… começa a ganhar 01 jogo… já falam em título…

    estamos falando de países aonde saude, educação, nivel de renda são … extratosfericos perto do nosso…

    ser Patriota mais com os dois pés no chão… e não um ministro de um partido populista vislumbrando as eleições em 2012

  5. Para o Brasil se consolidar nestas posições terá que investir muito na educação, saúde e segurança – não só interna, assim como da soberania do país, principalmente em regiões abandonadas da Amazônia. Não podemos ficar preocupados só com o petróleo do pré-sal, temos que cuidar dos minérios da Amazônia. Aí sim, seremos a nação do futuro… ninguém mais vai segurar a gente!!!

  6. xtreme disse:
    28/12/2011 às 00:15


    ta me lembrando a copa do mundo… começa a ganhar 01 jogo… já falam em título…

    estamos falando de países aonde saude, educação, nivel de renda são … extratosfericos perto do nosso…

    ser Patriota mais com os dois pés no chão… e não um ministro de um partido populista vislumbrando as eleições em 2012.
    ==
    ==
    Concordo em parte.
    A saúde nos EUA é uma das piores de sua história. O desemprego também. A renda, felizmente é bem mais alta.
    Na Europa está havendo várias mobilizações populares devido a insustentabilidade dos padrões europeus, que embora tenham um IDH melhor, também mostram diferença principalmente nos padrões de renda. Um detalhe importante: a maiorias dos países como França, Alemanha, Inglaterra e até Portugal têm em serviços considerados essenciais (energia, telefone, transporte, saúde), não só o dedo, mas a mão inteira do estado. Coisa que nós, metidos a sabidos, nos vangloriamos das privatizações que venderam todo o patrimônio do estado.

  7. AVISO AOS BRASILEIROS DE RORAIMA E DE RONDÔNIA
    .
    .
    .
    Já que o Brasil para os brasileiros existem uma celeuma maligna que é a corrupção,mando-lhes uma informação para que os cidadãos brasileiros se interagem entre nós e que passemos fazer o bom combate e não fiquemos só em uma retórica pregando no deserto.
    .
    A informação sobre os nossos “representante” no congresso é de suma importância e em especial para os brasileiros que moram na fronteira do Brasil a combater o bom combate,que é a corupção.
    .
    .
    ********(trechos do original)
    .
    .

    Deputados ‘anônimos’ conseguem jogar lei anticorruptor para 2012
    .
    .
    Comissão especial da Câmara planejava votar em dezembro projeto que pune empresa que suborna agente público, mas tentativas de mudar texto forçam relator a negociar. Deputados do PMDB de Roraima e Rondônia tentam descaraterizar lei. Lobbies gostam de usar parlamentares de estados distantes, cujos eleitores são menos influenciados pela mídia do centro-sul.
    .
    .
    (*)Por:André Barrocal/cartamaior
    .
    .
    .
    .
    .
    Ao contrário do que planejara uma comissão especial, a Câmara dos Deputados entrou em recesso nesta sexta-feira (23) sem votar projeto que muda a legislação para tentar efetivamente punir, e com mais rigor, empresas corruptoras. Os planos do relator, Carlos Zarattini (PT-SP), foram atropelados por uma enxurrada de tentativas de mudar a proposta, entre as quais se destacam as de dois deputados do PMDB, eleitos em estados longínquos, que lutam para aliviar para quem suborna.
    .
    Juntos, Édio Lopes, de Roraima, e Natan Donadon, de Rondônia, apresentaram quase a metade de todas as 35 propostas de mudanças – conhecidas na linguagem do Congresso como “emendas” – recebidas por Zarattini. Algumas das 16 sugestões dos dois até se repetem, com conteúdo igual.
    .
    No Congresso, é comum ver lobbies privados atuando junto a parlamentares de estados distantes do centro do país para tentar influenciar votações que, se discutidas de forma aberta e ampla pela sociedade, talvez tivessem desfecho diferente.
    .
    Qual a penetração que os grandes jornais ou os blogs de política, por exemplo, têm perante os eleitores de Édio Lopes, em Roraima, e Natan Donadon, em Rondônia?

    **************
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19244
    .
    .
    Aos brasileiros que morem em Roraima e em Rondônia,guardem e divulguem bem o que esses dois estão aprontando no congresso brasileiro,fogo forte sobre eles camaradas!
    .
    os nome são; Édio Lopes, de Roraima, e Natan Donadon, de Rondônia;,não esqueçam desse nomes….. Édio Lopes, de Roraima, e Natan Donadon, de Rondônia!
    .
    .
    Não deixemos que o congresso brasileiro se transforme em um mercado,balcão de “indulgências” de empreiteiros, banqueiros,multinacionais,ONGS estrangeiras,…etc.
    .
    Não deixemos que se transforme em um congresso nos moldes do americano,onde lá a corrupção virou uma instituição legalizada,lá os que nós chamamos de corrupto,eles os chamam de lobistas,um eufemismo para ladrão do povo e da nação é o que penso dos corruptos!
    .
    NÃO ESQUEÇAM!…… Édio Lopes, de Roraima, e Natan Donadon, de Rondônia!
    .
    .
    Vamos colocar no congresso pessoas que estejam comprometidos com o bem está dos brasileiros,com a educação de boa qualidade para todos!
    .
    vamos colocar o nosso país lá no alto para brilhar para o mundo!….VIVA O BRASIL E OS BRASILEIROS,EM ESPECIAL DOS QUE MORAM NAS FRONTEIRAS DESSE MEU BRASIL MARAVILHOSO!

  8. Algumas gerações nossas estão literalmente perdidas por falta de investimento na educação.
    Moro em cidade litorânea, época de férias, aumento da população, etc, aí você vê que a forma do povo se comportar, falar, etc, é deplorável,nem o básico que são sinais de trânsito são respeitados como faixas de pedestres, não raro sobem nas calçadas com veículos, não respeitam mais velhos, não respeitam a autoridade do Guarda – Vidas (incrível), Som de residencial e de veículo com certeza acima dos decibéis aceitáveis e fora de horário,nada é respeitado.
    E nem me diga que a falta de educação começa em casa- porque também esta está perdida e não sabe o que ensinar.
    Triste.
    Uma susgestão de investimento : Educação-Educação-Educação.
    Outra sugestão seria ter como matéria Direito(e deveres)- temos milhares de moços e moças formados e já são advogados que não tem emprego, poderiam abrir concurso para professores.
    Ensinariam Código de trânsito, Código Ambiental, Código Penal, Código Civil, etc com todas as implicações cabíveis a cada caso específico.
    Abs.

  9. Não teremos um crescimento real enquanto nossa economia se basear em matéria prima,muito menos sem investimentos em educação,saúde,tecnologia,indústria verdadeiramente nacional e participação popular!
    Esse é o momento do brasileiro se fazer cidadão e deixar as banalidades de lado para participar realmente da vida desse país !

  10. O PREÇO POR ESTÁ POR CIMA
    .
    .
    **********(Trechos do texto principal)
    .

    Brasil avança e perde lugar em pacotes de ajuda
    .
    Ascensão ao posto de 6ª maior economia do mundo tira o País de programas especiais de organizações internacionais e governo
    .
    .
    (…)Os europeus ainda acabaram com as isenções de tarifas de importação a produtos brasileiros, mecanismo criado nos anos 80 para ajudar as vendas nacionais e, assim, contribuir para o desenvolvimento do País.
    .
    E os EUA cancelaram tarifas preferenciais que davam ao Brasil, mesma medida adotada pelo Japão.(…)

    .
    ************
    .
    (*)Por:Jamil Chade, correspondente de O Estado de S. Paulo
    .
    .
    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,brasil-avanca-e-perde-lugar-em-pacotes-de-ajuda,97511,0.htm
    .
    .
    O Brasil tem condições de andar com as próprias pernas,já os europeus e os americanos estão atrás de quem os ajude na situação em que se encontram.
    .
    Com esses dois mercados,o Brasil tem condições de barganhar no mesmo nível interesses brasileiro sem desvantagem,como era antes.

  11. O fato do Brasil ser hoje a 6 economia do planeta já é motivo de comemorarmos pois apesar de tudo (com a corrupção, divida pública interna e sem a segurança, saude,tecnologia de ponta)o povo brasileiro sobrevive e mostra o seu potencial para ser lider no mundo, não oprimindo como as demais potências, mas firmar parcerias para negocios e desenvolvimento de países que querem seguir os passos do Brasil.

  12. Enquanto esse país for assolado por corruptos de todo tipo, e não digo só políticos,más tbm empresarios,policiais de todo tipo,juizes,militares,enquanto o povo não lutar para que se reduza e combata realmente os corruptos e os puna de verdade esse país não terá um crescimento que atinja as pessoas e qualidade de vida delas,ou isso muda nos proximos anos baixando essa corrupção para criar nas pessoas um sentimento de coletividade ao invés de querer levar vantagens encima dos outros ou seremos esse eterno paíseco das ilusões!

  13. Quase a maioria aqui cita corropção como o maior esntrave da nossa economia,pois be concordo pelnamente,A CORRUPÇÃO É UM ENTRAVE,leis mal feitas conta a sociedade e a familia é outro entrave,falta de curso de proficionalização com qualidade,ENEM TEM SE MOSTRADO CORRUPTO,é um escandalo atras do outro,O IMPORTANTE 0O QUE PODEMOS FASER,só denunciar não basta,TEMOS QUE FASER ALGO O QUE?.

  14. Vamos ser a 5ª economia do mundo, ok. Muito bom. Mas… e a Defesa? E a Educação? E a Saúde? Vão continuar de 3º mundo???

    []’s

  15. Há crescimento de PIB mas o per capta deveria crescer com mais velocidade o que não ocorre.
    Crescimento economico sem crescer a segurança e defesa é só encher mais o barril de pólvora, e por um pavil já aceso.

  16. O própio ministro Mantega afirmou recentemente, que apesar do avanço de nossa economia levaremos 20 anos para chegar ao mesmo padrão de vida europeu.

  17. O que se espera desse atual governo é que uma vez consolidada a estabilidade e econômica do país e mantida a inflação em níveis suportáveis, pois sabemos que não está efetivamente controlada ainda, que comecem a investir nas reformas necessárias ao desenvolvimento sustentável e com melhor distribuição da renda per capta.

    Mesmo sendo atualmente a sexta economia do planeta as desigualdades sociais, regionais,econômicas, salariais e o investimento em infraestrutura só é comparável ao países de economia estagnada, portanto temos que cobrar do governo uma mudança política nesse sentido, pois uma vez conquistadas as reformas necessárias todos os demais segmentos serão beneficiados.

  18. “ser Patriota mais com os dois pés no chão… e não um ministro de um partido populista vislumbrando as eleições em 2012″… ISSO QUE É LUCIDEZ… parabéns xtremoso… rsrsrsr…
    Ricardo Pereira disse: 28/12/2011 às 11:27
    “O Brasil é a sexta economia do mundo. Mas antes de comemorar é preciso batalhar pela sexta educação, sexta segurança e sexta saúde…” perfeito Ricardo…
    Aos puxa de plantão fica a realidade dura e vitrea da separação classista da sociedade brasileira… nasceu pobre, grande chance de morrer na ignorancia… FATO…

  19. ‘StadeuR disse:’,

    StadeuR, na minha época de ‘ensino básico’ existiam matérias como ‘EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA’. Eu me pergunto até hoje porque este tipo de matéria, tão importante para o crescimento do cidadão, foi retirada da grade. Detalhe: estudei em escola pública.

  20. Willian eu também sou dessa época, além de Educação Moral e Cívica tinha também OSPB – Organização Social e Política do Brasil, e ao invés de inglês ensinavam francês em escola pública.
    Isso na época da ditadura, que foram 20 anos, hoje que outro tipo de gente está no poder, após 25 anos, vê-se a baderna educacional, social, política, da segurança , da educação, da saúde, da justiça …

  21. Bom… Já de guarda-pedras aberto, vamos comentar. O Mantega acha que esta estórinha de 5a economia impressiona a quem? E daí que ultrapassamos os ingleses… A hora que quiserem entram aqui e tomam o que lhes interessar porque, mesmo de muletas, ainda tem muito mais que nós em termos militares. Diga-se de passagem muito graças a ele, Mantega, que barra qualquer verba de programa para as Forças Armadas. Ele, no MF e a turma do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) que geram superavits sensacionais para as dívidas adquiridas pelos políticos. Aí vem uma coisinha que tá atravessada na garganta feito espinha de peixe… NENHUM país de primeiro mundo foi louco de se meter, em sequencia, a patrocinar uma Copa do Mundo e Olimpíadas, mas o Lula teve um ataque de megalomania e NINGUÉM o deteve. E toma sacrificar todo um povo por pelo menos 6 anos para por a economia do país a serviço destes eventos e fazer a alegria de centenas de empresas estrangeiras, e propina para os políticos e administradores dos eventos. A educação, saúde, segurança e defesa vão para a vala, mas os eventos, já com pinta de sair uma vergonha e na base do meia-sola e render mais escândalos que o PAN-Rio, recebe todo apoio financeiro possível e imaginário. Cara… Lula fez muita coisa, mas cavou o túmulo do Brasil com esta mancada de ter enfilerado estes dois eventos. Vão acontecer… Só DEUS sabe como, mas vão acontecer. O que vai sobrar do Brasil depois é que vai ser triste. O Juscelino Kubitschek arrebentou o Brasil com a construção de Brasília… Lula, com a Copa do Mundo e a Olimpíada. A diferença é que Juscelino deixou uma cidade, Lula só a dívida. Quanto ao Mantega e a 5a economia… A educação não permite que eu diga para onde ele vá e os moderadores provavelmente não deixariam passar. []´s

  22. devereiam parar desde ja com essa conversa fiada de sexta, quinta e o diabo a quatro. No Brasil ainda tem carroca sendo puxado por burros e estradas cheia de buracos. esgotos a ceu aberto, sem agua potavel, barracos em todas as cidades. Pode ser a Primeira economia, ver China, mas se a populacao esta fora do crescimento e nao participa da riqueza e “O” fu..d”O”.

  23. “…e que em 20 anos o Brasil tera o padrao Europeu.”
    .
    Gosto do Mantega e de seu trabalho mas esse cara so pode estar de sacanagem desta vez…e so pelo fato de ele falar uma asneira dessas mostra o qto ele nos considera cultos e com conhecimento sobre o mundo, no caso Europa.
    .
    Pelo o que entendo esse padrao que se busca esta relativo a comparacoes com paises como Alemanha, Noruega, Suecia, Suica, Holanda ou ate a Franca. E nesses casos estamos a no minimo umas 2 geracoes pra alcanca-los e considerando tudo dando certo no Brasil nesse periodo(economia, emprego, educacao, seguranca, justica, saude e politica). É pos isso que digo que ele esta de sacanagem com essa declaracao. Quem teve a oportunidade de viver ou ate mesmo conhecer um pouco a Europa e os paises de ponta sabe do que estou falando.
    .
    Vou apenas citar 1 argumento como exemplo e junto com a pergunta pra refletir: Qtos anos vcs acham que levaria pra que o Brasil tenha um sistema de transporte no qual os ONIBUS tem o horario determinado pra passar no ponto, onde TODOS os onibus sao adaptados para deficientes e com sistema de ar-condicionado e agora talvez o que seja o mais dificil de implantar… os onibus circulam SEM cobrador e catraca, o INDIVIDUO compra seu ticket e ele mesmo carimba sozinho, podendo entrar por qqer porta do veiculo, andar o DIA INTEIRO sem ninguem checar se ele carimbou o ticket. Quanto tempo levariamos para implantar este PADRAO EUROPEU no Brasil inteiro?????? Sera que seria possivel em 100 anos????? Sds.

  24. boa noticia parabens ao governo antigamente essa noticia nunca iria existir vamos agora investir um pouco mais no reaparelhamento das forças armadas uu

  25. Esses Malandros que jamais esboçaram intenção de baixar a taxa de juros descobriram que alem dos altos impostos que pagamos e que corresponde a 47% do nosso PIB o consumo interno é a outra porcentagem mais forte em arrecadação e que impulsiona o mercado interno e economico.Mas toda essa maravilha pode ruir instantaneamente por apenas UM BUCHICHO.Basta alardearem a possibilidade de resseção em nossa economia para uma retração no consumo,uma corrida a liquidação de estoques e o mercado financeiro infarta so de medo de uma bancarrota.Então Senhores os melhores economistas desta nação somos nós os Brasileiros que a projetamos economicamente com nossos impostos e consumo.O que exportamos de commodities e produtos acabados não segura a onda se houver retração no mercado interno.Esta verdadeira metamorfose ainda não foi assimilada pelos nossos experts economicos e financeiros,eles ainda teimam em suas teorias catedraticas e suas soluções graficas rsrs rsrs EU AVISEI QUE A EUROPA IA QUEBRAR E AFIRMO QUE OS EUA AGONIZAM E SUCUMBIRÃO.E o que que os estrategistas economicos vão fazerem?Vão entoarem canticos de guerra com seus Lunaticos governantes rsrs rsrs VÃO É TOMAR UMA CHAPOLETADA UNICA E VENDERÃO SUAS FILHAS AOS SENHORES DA GRANA rsrs rsrs Essa musiquinha do Rogério Skylab traduz na integra o que esta por vir http://www.youtube.com/watch?v=ifrPgD97ALo Escondam-se a Turba de Ratos invadira vossos Castelos,roera vossos queijos,bebera vossos vinhos,usara vossas filhas e saqueara os vossos cofres rsrs rsrs

  26. Profético colega 1maluquinho.
    .
    .
    Para corroborar com a sua previsão,completo com esse artigo.
    .
    ************
    .

    Metade da dívida de 5 europeus vence até abril; Brasil se preocupa.
    .

    Enrolados com ‘mercado’, Itália, Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha têm de pagar de janeiro a abril 283 bi de euros, dos 613 bi a vencer em 2012.
    .
    Segundo BC brasileiro, concentração ‘deve ser acompanhada com cuidado’;o Brasil também precisa liquidar em quatro meses 43% do que vence em 2012, mas está ‘descolado’ da crise e fechará 2011 com dívida pesando menos.

    .
    (*)Por:André Barrocal
    .
    .
    (…)Os cinco países europeus atolados numa crise de suas dívidas que arrastou o continente e sacudiu o mundo em 2011 terão um início de 2012 complicado é complicado e, para autoridades brasileiras, preocupante.
    .
    Quase metade das dívidas que Itália, Grécia, Portugal, Irlanda e Espanha terão de liquidar no ano novo vencerá entre janeiro e abril. Serão 283 bilhões de euros, de um total de 613 bilhões a pagar em 2012.
    (…)

    ***********
    .
    fonte:Cartamaior.
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19296
    .
    .
    abraços.

  27. Todo o mundo sabe o que falta melhorar, mas chamar uma notícia dessas de “Vergonha”????

    Brasil 6ª economia é notícia ruim?

    Pra quem?

  28. Esses caras tem certeza que enganam eleitores por isso o ufanismo idiota! Esse pais sempre foi rico, desde qdo sempre foi a setima economia do mundo com crise do petroleo tudo! O povo é que sempre foi pobre e esquecido! Qdo eles começarem a investir no que interessa vamos dar um salto e a china ficará pequena, no povo é claro, é o povo japones que torna o japão a quarta economica, o povo alemão que torna a alemanha a terceira e por ai vai!

  29. O padrao de vida do brasileiro nao vai subir ao nivel do padrao europeu, mas o deste vai descer, esta descendo ao nivel do padrao brasileiro. E capitalismo minha gente. O alto padrao de vida alcancado pelo europeu apos a segunda guerra mundial, foi uma execessao na historia e nao a regra.As condicoes que permitiram aquele desenvolvimento, a expansao economica do pos guerra, ja se esgotaram ha muito tempo, no final da decada de 1960 e na decada 1970. Aquela expansao foi resultado de um grande investimento de dolares norte americano que devido a queda da taxa de lucro nos Estados Unidos, viram na Europa destruida pela guerra, classe operaria que derrotada pelo fascismo e nazismo e ideologicamente presa ao sistema capitalista pelos partidos comunistas e socialistas, aceitava inicialmente trabalhar, por um salario bem inferior ao salario pago ao operariado norte americano, uma oportunidade para investimentos com chances de lucros. O Estado Bem Social,- Educacao nao so gratis, mas estudante pago salario superior ao salario minimo para estudar, sistema medicos gratuitos, aposentadoria, sem perder o padrao de vida – foi concedido porque a classe capitalista europeia e mesmo norte americana, estavam apreensiva da possibilidade de revolucao socialista no continente. Tanto na Franca como na Italia o partido comunista saiu da guerra com uma forte base popular e faziam parte do governo nacional nos anos imediatos apos o fim da guerra. Tal foi o medo dos partidos comunistas tomarem o poder que os partidos socialistas que haviam sido destruidos pelo fascismo e nazismo foram reconstituido sob a orientacao direta da CIA. Andenauer, o primeiro lider da Alemanha apos a guerra, foi praticamente financiado pela CIA para reorganizar o Partido Social Democrata que havia sido desmantelado por Hitler. A CIA investiu muito tambem em cultivar jovens ingleses com talentos para politica, para que esses assumisse o comando politico do Partido Trabalhista Ingles. Toda essa situacao que permitiram os Estados Unidos financiarem a recuperacao economica de Europa totalmente falida e destruida, repito terminou no comeco da decada de 1970. O decreto do presidente Nixon, acabando com o Tratado de Bretton Wood em Agosto de 1971, assinalou o fim de uma apoca. Dai para ca, a chamada politica de consensus, “todos somos Keynesianos hoje em dia”, foi substituida pela politica economica chamada monetarista, escola Chicago etc, Friedman substitue Keynes, e consensus e susbstituido por confrontacao. Vivi na Inglaterra nessa epoca e presenciei essa mudanca de cenario. Observei de perto as grandes greves dos mineiros, que terminou na prolongada de greve de 1985/86, quando os mineiros foram derrotados. Dai para frente, na Inglaterra em particular, podemos dizer que o movimento operario, acabou. Os capitalistas mudaram as fabricas para China, que produzia para exportar para essa mesma europa consumir. Com o alto nivel de desemprego na europa, salarios estagnados e aumento sempre inferior ao crescimento da inflacao, a classes medias e operarias so podiam consumir atraves de credito. E essa expansao do credito tanto publico como privado, foi a causa dessa crise economica que comecou em 2007. E hoje essa crise nao tem solucao capitalista a nao ser pela aplicacao rigorosa do politica economica desenvolvida pela chamada escola Austriaca de Economia Politica, que envolve reduzir as despesas do estado com excessao dos gastos com a policia e as forcas armadas. Reduzir as despesas publicas, reduzir a quantia de impostos pagos pelos capitalistas e financistas, reduzir salarios, acabar com subsidios que beneficiam as classes populares, anular os chamados direitos de greves dos trabalhadores, terminar com salarios pagos a aposentados etc. E reduzir o padrao de vida dos trabalhadores europeus ao nivel daquele dos trabalhadores da China e Bangladeshe. E dado que tanto Europa como os Estados Unidos estao reduzindo os gastos com importacao, China esta nocomeco de uma crise financeira, que forcara ela tambem reduzir gastos com importacao. E o Brasil vai exportar para quem? Essa conversa que Brasil vai ser quintas, quarta ou primeira potencia economica e papo eleitoral, nao tem fundamento em qualquer sentido que se analisa. O Brasil continua sendo um pais onde o contraste entre os ricos e pobres e dos mais altos. E a tendencia vai ser aumentar a concentracao de renda na maos de minoria ricanao diminui-la. Essa pequena expansao de consumo por parte da populacao nos ultimos anos vai chegar ao fim, e o que restara sera uma populacao endividadae sem condicao de pagar. O que passa hoje na Europa e o cenario do que espera o futuro do Brasil. Tem mais, a tendencia na europa e privatizacao. e sssapolitica nao comecou agora. Essa onda comecou na Inglaterra durante a administracao da primeiro ministro Thatcher. Quase todos os bens publicos naquele pais foram privatizados. Estao ate privatisando cadeia.

  30. OK LUCENA….O problema que o nosso governo e sistema como ja falei muitas vezes é como um alforriado que não sabe o que fazer com sua liberdade e perambula de um lado para o outro nas proximidades da casa grande com saudades da senzala.Tataranetos,bisnetos,netos e filhos de escravos que apenas aprenderam a serem serviçais e dependentes.O Brasil não precisa se atrelar a nada.Hoje podemos caminharmos por nossas proprias pernas.Tudo o que temos o mundo necessita então eles precisam mais de nós do que nós deles.Fora nossos recursos e potenciais hoje a nossa moeda é a terceira moeda mais comercializada no mundo e nosso mercado interno o mercado mais atrativo e seguro.Muitos paises tem muito mais investimentos e aplicações aqui do que em seus paises e em seus continentes.A propria Espanha tem mais aplicações e investimentos no Brasil do que na Espanha e Europa.Se o Brasil quebrar os bancos Europeus e mercados economicos quebram e os bancos e mercado finaceiro Americano agonizam.Não interessa ao mundo ocidental nem a falencia do Brasil e nem tampouco uma guerra ou mesmo revolta popular em nossa nação.O que eu não entendo é a visão CACHORRINHA que o nosso governo tem de ficar paparicando e tentando remediarem eles.Quando nós pedimos a Portugal para ser a porta de netrada de nossos produtos na Zona do Euro simplesmente nos deram as costas e atrelar nossos produtos a produtos Latinos tambem não nos traz nenhum beneficio.Tudo o que se colocam são filosofias de doutrina ideologica para justificarem arregimentamentos com intuito de perpetuação coesa regional rsrs rsrs O VISIONARIO CINTURÃO INTRANSPONIVEL LATINO ANTI-IMPERIALISMO rsrs rsrs Uma crise global generalizada nossos commodities mesmo que caiam a niveis internacionais poderemos suprir com eles nosso mercado interno.O que a China é hoje so foi possivel quando se fecharam e priorizaram o mercado interno e cresceram tanto que não couberam em suas fronteiras então não se alarmem pois tudo o que temos é essencial a todos e se não comprarem consumiremos nós enquanto eles comerão uns aos outros.Mas estejamos preparados pois os avarentos famintos virão nos cobiçarem.Sou a favor da desmilitarização e sim do profissionalismo de nossas forças armadas.O que mais nossos militares iriam gostar pois seriam melhores remunerados e teriam mais direitos trabalhistas.Uma Forças Armadas com um efetivo mais do que necessario profissionalizado e permanente e um efetivo temporario como ja temos com o serviço obrigatorio.Profissionalizariamos e ao mesmo tempo adestrariamos nosso povo.Falta ao Brasileiro um contato mais intimo com as necessidades e os interesses da Patria.Estariamos assim tambem criando um vinculo de união e coesão…….2012 A PROFECIA DO COMEÇO DO FIM,DEEM AOS BRASILEIROS O QUE É DOS BRASILEIROS E DEMOS AS RATAZANAS CHUMBINHO….E o salario oh…

  31. Maluquinho fazendo jus ao proprio nome? “O que a China e hoje so foi possivel quando se fecharam e priorizaram o mercado interno.” O que isso Maluquinho. Esta invertendo o processo historico. Quando China se fechou, isto e de 1949 ate a volta de Den Shao ping no poder apos a morte de Mao, Milhoes de chines morreram de fome, principalmente durante o periodo da chamada Guarda Vermelha, jovens manipulados por Mao para combater remanescente burgues no pais e seus inimigos dentro do partido comunista chines. Foi, quando Deng resolveu abrir as portas da China ao comercio internacional, criando diversas zonas francas, onde corporacoes capitalistas podiam estabelecer fabricas, pagando minimo de imposto, minimo de salario, produzindo para exportar para Europa e EUA en troca de dolares e euros que China se deslocou economicamente. Outro fator que contribiu para isso,foi o fato de que essas mesmas corporacoes, multinacionais nao queriam investir seus capitais na Europa e nos Estados Unidos,por causa do alto salario, alta taxa de imposto e muito regulamentos, leis trabalhistas, e agitacoes sidicais. O mundo ocidental pode nao querer que o Brasil ou China se quebre, ou eles mesmo se quebrem. Mas eles estao se quebrando. Certas leis do capitalismo operam independente da vontade dos homens.

  32. OK JOJO E morreram muitos por epidemias e seca braba né e não porque o governo ou algem lhes impedissem que comecem.Alias ate hoje o ponto fraco da China é o abastecimento de alimentos a saude publica e o saneamento.Me referi que eles se fecharam não na forma de não sair ou entrar nada mas de priorizar o mercado interno e não confunda com o implemento industrial externo atraido por baixos salarios e baixos impostos.Hoje para se estabelecer la tem de seguir as regras deles e mesmo assim ainda é vantajoso e ate tem empresas Brasileiras la e na area textil fabricando la e exportando pra ca prejudicando as nossas empresas e tirando empregos de Brasileiros.Eu particularmente não gosto da China e para mim são pessimos parceiros pois so visam ganharem.Quando não dominam algo abrem e quando passam a dominar desfazem e passam a concorrerem sem falarmos das praticas de comercio não so a baixo preço mas de forma desleal de contrabando possivelmente ate mesmo com a conivencia do Estado.Para mim eles são gafanhotos e embreve serão hospedeiros.Apodrecem a propria terra aonde nasceram.Todos os dias milhares de Chineses transportam cestos de junco cheios de fezes,urina e detritos se são atirados em decantadores aceu aberto.ISSO NÃO MOSTRAM NAS MIDIAS.

Comentários não permitidos.