Indígenas resistem a obras de infraestrutura na América do Sul


Grupos indígenas da América do Sul vêm apresentando resistência a obras de infraestrutura e exploração de minérios, gás e petróleo, conforme mostra reportagem de Claudia Antunes e Flávia Marreiro publicada na edição desta terça-feira da Folha.

Com isso, pode ser prejudicado um memorando entre a Petroperu e a Braskem para a implantação de um complexo petroquímico no sul do Peru, que pode colocar empresas brasileiras à frente do maior empreendimento no país andino.

O Observatório Latino-Americano de Conflitos Ambientais relata 122 focos de protesto só no setor de mineração. As empresas argumentam que dão contrapartidas sociais e respeitam as leis nacionais. Parte dos ativistas, porém, vê nos programas de “responsabilidade social” tentativas de “comprar” comunidades.

Editoria de Arte/Folhapress

Fonte: Folha de S.Paulo

26 Comentários

  1. As ONGs estrangeiras devem estar influenciando na decisão dos indígenas.Vamos expulsá-las do nosso solo pátrio,enquanto há tempo.

  2. Essas minorias, sem atrasando o progresso.
    Por causa de meia duzia de “caciques” e desdcendentes de descendentes de descendentes de não sei de que tribo, milhões pagam.

  3. Investigando-se e analisando-se acuradamente comprova-se facilmente que existe um movimento político orquestrado junto as comunidades indígenas da América do Sul, com a participação de agentes dos países desenvolvidos que estão ou logo estarão com seus parques industriais em crise pela falta de insumos básicos e mais precisamente da necessidade de aquisição de commodities estratégicas, as quais existem em abundância por aqui.

    Esses movimentos e paralisações orquestradas em nada ajudam os países sul-americanos cuja as situações econômicas carecem de fortalecimento integração, desenvolvimento, consolidação das instituições governamentais e de geração de empregos e renda.

    Essa conduta vem contribuindo para a manutenção e perpetuação do atraso, congelando as oportunidades de desenvolvimento que afloram no continente, face aos novos desafios tecnológicos que a globalização nos impõe a todos.

    Eis aí mais um capítulo dramático para ser digerido pelo Mercosul e pela Unasul. Se observarmos atentamente os maiores alvos são de fato as empresas brasileiras e o nosso país como um todo. Tentam barrar a todo custo o avanço e a natural liderança que o Brasil exerce e continuará a exercer, de forma moderada, na América Latina.

  4. Dandolo, vc esta certo o Gen. Heleno já dizia, eu quero me asociar a essas ONGS Picaretas, so 100 mil são registras foram mais de 200 mil, alguém sabe porque nossos militares não fazem nada, so porque a ABIN desmantelou uma organização secreta, mais 6 grandes países investe nessas ong’s inclusive o principe Wilian da Inglaterra tem uma empressa no nosso pais a Moly Corp, em Minas Gerais estrai Nióbio a “curta é direita” vontade imperialista é colonizadora do nosso País é dita as regras para os politicos fazerem a risca sem pestenejar nada.

  5. “Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos. Mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas, usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade; ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação; ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe.” Discurso de Cícero, tribuno romano 42 A.C.)

  6. Enquanto essas ONG’s estrangeiras estiverem agindo dentro da AL , vai ocorrer esses protestos, pois eles são jogados contra as autoridades p essas empresas entrarem e destruirem td a sua volta sem nenhuma responsabilidade social. Ações tipicas de corsários…Fora essas ONG’s cadeias c seus representantes no país. Vide Belo Monte,sds.

  7. Já passou da hora do Estado Brasileiro,resgatar os índios,assim como os demais brasileiros,cade as leis desse país?
    Os índios estão sendo usados por essas ONGS porque há uma negligencia do Estado !

  8. Pra mim, tem que fazer custe o que custar, um estado não pode parar por causa de meia duzia, a maioria é soberana sobre os poucos, e se eles não gostam, a fronteira é serventia da nação, vão la pra europa e EUA que devem ser bem vindos lá.

  9. Isto e uma pouca vergonha o interesse da maioria sujeito a uma minoria que consertesa esta sendo influenciada por agentes externo!!OS governos não deveriam recuar de forma alguma e sim trabalhar pelo bem comum de todo o país e não só do índios.

  10. As ONGs são os Travestis dos chupa-cabras,apesar da imagem imaculada e politicamente correta , escondem uma trolha para ser usada no momento apropriado.Há locais na amazônia onde brasileiro só entra se pedir a benção desses travecos.

  11. FALANDO EM MINORIA:
    Sentindo sermos parte de uma minoria, segregada no Brasil, menos de 4% da população, nós descendentes de alemães, reivindicamos uma atitude do governo federal para sermos igualados aos negros no status dos direitos de cidadãos.

    CARTA ABERTA DOS DESCENDENTES DE ALEMÃES

    01 – Estabelecer a cota de 2% para descendentes de Alemães nas universidades públicas do Brasil.
    02 – Proibir chamar descendentes de Alemão de: russo, alemão, polaco e ou barata branca.
    03 – Proibir chamar um indivíduo de “alemão”, pois o termo é pejorativo e denigre a imagem deste como ser humano, pois é público e notório o fato da raça humana ser uma só.
    04 – Estabelecer que os descendentes de alemãs devem ser chamados de “cidadãos de descendência alemã ou alemão-descendente”.
    05 – Considerar como crime, chamar um cidadão de descendência alemã, de “russo” ou “alemão”
    06 – A mesma proibição é extendida às variações “alemãozão”, “alemãozinho”, “alemoa”, “alemoazinha”, etc.
    07 – Proibir o uso de expressões de cunho pejorativo associadas aos descendentes de alemães. Ex: “Coisa de alemão!”, “Alemão porco….”, “Só podia ser alemão”, “teimoso como alemão”, “cabeçudo como alemão”, etc.
    08 – Estabelecer o dia 25 de julho como o “dia nacional da consciência alemã”.
    09 – Estabelecer o dia 25 de julho como o “dia nacional do orgulho alemão”.
    10 – Criar a Sub-secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Alemã, subordinada à Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, mesmo que seja público e notório o fato da raça humana ser uma só.
    11 – Estabelecer prazo de dois anos para a Sub-secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Alemã virar Ministério dos Alemães, juntando-se aos outros 40 ministérios brasileiros.
    12 – Proibir qualquer atitude de segregação aos descendentes de Alemães, as quais os caracterizem como inferiores a outros seres humanos.
    13 – Considerar crime de “germanofobia” qualquer agressão deliberada contra um descendente de alemão.
    14 – Considerar pratica de bullyng, o ato de uma criança usar a expressão “alemão batata come queijo com barata” devendo a mesma ser encaminhada ao conselho tutelar e para tratamento psicológico.
    15 – Em caso de um afro-descendente chamar um alemão-descendente de “alemão”, este adquire o direito de chamar o afro-descendente de “negrão” sem aplicação das sanções previstas em lei, pois a lei não protege os atos ilícitos.
    16 – Fica obrigatória na grade curricular das escolas públicas o ensino da cultura germânica.
    17 – Ficam estabelecidos como Centros Nacionais da Cultura Alemã: o bairro Buraco do Raio em Ivoti/RS e a zona central de Blumenau/SC.
    Brasília, 01de dezembro de 2011.

  12. Parcimônia meu povo. ONG larápia não é novidade. Mas não é prudente qualquer posicionamento leviano sem prévia análise das áreas (ecossistemas) potencialmente afetadas, mormente das populações lá habitantes.
    Eu não lá fui ou li a respeito (matéria confiável), ainda. E vocês?

  13. O que você plantar vai colher! Os indigenas nunca foram considerados etnias estratégicas para o pais, e foram abandonados a própria sorte, agora adotados pelas agencias estrangeiras de inteligencia através de ongs de fachada, são a ponta de lança para uma campanha pelos recursos naturais abundantes na A.L.

  14. hilário o comentário sobre a minoria alemã. concordo que principalmente os negros devem ser resgatados da situação histórica de preconceito, mas o Brasil apesar de suas mazelas é uma nação multipla, racialmente integrada e nada que possa agravar esta situação deve serestimulada. Quanto as ONGs é preciso realmente muita atenção. Elas deveriam ser melhor acompanhadas e fiscalizadas.

  15. VaiQueDá foi perfeito!! Tem até Ministério aí de ‘igualdade racial’ quando vai ver! O discurso é todo pendendo pra só um lado. Não é assim não! Tem minorias.. de alemães.. italianos.. japoneses.. O BRASIL É UM PAÍS DE RAÇA MIXTA. Pela a genética, é até um fator positivo isto! Quanto à resistência em relação à vírus diversos, o que considero ser o futuro mal maior da sociedade.
    ==========================
    Darth Sidious disse:
    27/12/2011 às 23:33
    ==========================
    DISSE TUDO.

  16. É bom ver neste blog que uma parcela do povo brasileiro não esta alienada, nem é enganada pela midia e políticos vendidos a interesses de multinacionais, governos e ONGS estrangeiras. Principalmente a Rede Globo, a maior traidora dos interesses do Brasil, comandada pela Time-Life.
    Na CPI dos Correios, o sr. Marcos Valério deixou escapar que “levou o pessoal do BMG ao José Dirceu para negociar nióbio” e “o grosso do dinheiro vem do contrabando do nióbio.”
    Ninguém teve coragem de investigar…
    O nióbio é um metal sem o qual não se faz foguetes, mísseis, turbinas, armas, aços especiais e instrumentos cirúrgicos. Pois saibam que 100% do nióbio comercializado no mundo é brasileiro. Mas oficialmente exportamos só 40% do produzido. CADÊ A DIFERENÇA? SUMIU?
    RESULTADO: subfaturamento e prejuízo certo de bilhões de dólares.
    Não é de se estranhar que a maior reserva de nióbio em extração está na cidade de Araxá (MG). O prefeito atual foi eleito pela interessante e inusitada coligação de 14 partidos: PT/PDT/PL/PMDB/PSDB/PSC/PP/PPS/PFL/PSDC/PSB/PV/PSL/PC do B.
    Isso após Lula ter se hospedado na casa do presidente da CMN, a maior exploradora do nióbio brasileiro, e de ter seu programa Fome Zero financiado pela ONG dessa companhia (Folha de S. Paulo).
    Estão imaginando o mesmo que eu?
    E tem mais:logo após o assento do PT no governo nacional, o presidente Lula decretou a criação da reserva “indígena” Raposa Serra do Sol…
    E é de se estranhar mais ainda quando os índios se rebelaram, pegaram em armas e fizeram policiais federais como reféns, exigindo o cancelamento do decreto que cria a tal reserva. Perguntinha ingênua: mas se não são os índios que estão exigindo a criação da reserva, quem seria?
    Ganha uma das maiores reservas do mundo de urânio e nióbio quem souber responder…
    Para finalizar, em recente entrevista o secretário de Turismo da cidade de Araxá relatou a importância do Nióbio…
    “Pra que vocês tenham uma idéia daqui, os hotéis da cidade vivem abarrotados… e não só pelos turistas que visitam a cidade em razão do balneário junto ao Grande Hotel, onde se encontram os tratamentos em saunas, duchas, hidroterapia, mecanoterapia e aplicação da lama medicinal… os hotéis ficam abarrotados principalmente pelos americanos, japoneses, europeus, canadenses, árabes, e endinheirados do mundo inteiro atrás desse tal de nióbio…eles precisam dele para mil e uma utilidades… principalmente para a fabricação das turbinas dos aviões…”
    Com a palavra, a sociedade brasileira!!!
    A principal razão da glogo ser contra a Hidroelétrica de Belo Monte, é impedir que na região se instale a primeira siderurgica de aluminio do Brasil. O brasil exporta bauxita(mineral de aluminio) para os EUA e importa liga de aluminio dos EUAatraves da ALCOA.

  17. em quanto essas ongs estrangeiras estiverem aqui, atrapalhando,a america latina vai comtinuar patinando,o governo dilma,pelo amor de dio,expulsa ja essas ongs,quem não ve que essas ongs são europeias e da america do norte?

  18. Cara, vamos organizar um cruzeiro com todos os integrates dessas ongs, para um Diálogo de algumas semanas em alto mar…. quando estivermos no meio do atlantico, saimos em botes e etc e explodimos o navio… depois falamos que foi um atentado terrorista da Al Caeda

  19. kkkkkkkkkkkkkkk, gostei da ideia Gustavo, só combinar com o sucessor do Osama, aposto que ele vai apoiar porque a causa é nobre.

  20. Problema simples de resolver.
    Dos lucros desse empreendimento separem um fundo para dar de royalties aos indigena (familia).Mostrem para eles que com esse dinheiro eles poderam viver do jeito que eles quiserem, aonde eles quiserem, ao contrario das ONG que querem que eles continuem nus, no meio da floresta em um nivel de desenvolvimento que faria os Australoptecos ficarem com pena deles.
    O indio como um ser Humano pode adaptar-se a qualquer situação e podem manter sua cultura. Afinal temos culturas hoje que tem mais de 3 mil anos, como os Chinese, Hindus e Judeos, Todas com grande adaptabilidade.
    Com recursos financeiros os Indios, ao inves de deixar que Antropologos e ONGS escrevam sua Historia, ELES escreveriam sobre si mesmo. Ao inves de missionarios catolicos que dizem que protegem os indios, mas ao mesmo tempo que catequisam os indios, os Indios mostraria sua religiao ao mundo.

  21. O que é engraçado nesta matéria é que 90% do povo latino americano é descendente de índios e fica um minoria (de nós mesmos) achando que são mais do que os outros, por mim colocava TODOS eles presos, pois são contra a maioria democrática, contra obras de utilidade pública e contra a soberania dos seus estados. Cadeia NELES!!!

  22. Se batermos de frente contra as ongs e as minorias enganadas e recrutadas para este front, estariamos dando a maior oportunidade para vermos os gripens, rafales e F15 mostrarem todas as suas habilidades, como fizeram na libia.

  23. antigamente ninguem falava mal das ongns cet ou controlar agora o povo acordou do sono eterno ta vendo que isso tudo é a impostocologia nascendo e escravisando a nossa nação.

Comentários não permitidos.