Defesa em 2012: Reaparelhamento e reajuste dos soldos

Sugestão: Gérsio Mutti

A presidenta Dilma também mostrou preocupação com os pedidos de baixa. “Estamos comprometidos com a valorização da profissão militar para que continuemos atraindo, para nossas Forças Armadas, os quadros necessários.”

Nota destacada por

Gérsio Mutti

POR MARCO AURÉLIO REIS

Os militares das Forças Armadas encerram o ano sem o esperado anúncio do reajuste dos soldos para 2012. Esperavam índice e data para entrada em vigor do aumento. Levam para o ano novo, porém, sinalização que o reajuste virá com política que prevê recuperação trienal dos vencimentos de oficiais e praças.

Fontes militares apontam cenário favorável para aumento em julho, com efeito financeiro em agosto. Com ele, anúncio de parcelas complementares de reajuste em julho de 2013 e julho de 2014, quando nova revisão trienal seria estudada para os anos seguintes.

Para em 2012 o aumento sair do papel falta uma ponderação, deixada a cargo dos comandos. O Orçamento da União prevê R$ 16 bilhões para investimentos e custeio (exclui pessoal e encargos), uma alta de 5,8% em relação a 2011. Mas prevê também o desenvolvimento das ações que garantam o cumprimento da missão constitucional e das diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, por intermédio dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. É nessa rubrica que deve ser incluído o aumento dos soldos, a partir de remanejamento de recursos.

Argumentos para o aumento sair não faltam. Bons em concursos públicos, muitos militares estão deixando os quartéis em busca de melhores vencimentos na carreira civil. A isso, soma-se o assédio da iniciativa privada, em especial sobre pilotos.

Recursos necessários

A esperança de reajuste vem de palavras da própria presidenta Dilma Rousseff na confraternização de fim de ano das Forças Armadas. Ao discursar, falou o que Brasil tem que reconhecer que os homens e as mulheres dos quartéis necessitam de recursos.

Vida digna

Indiretamente, mas ainda em seu discurso, falou da remuneração ao lembrar que os militares não necessitam só de recursos para o reaparelhamento, “mas também daqueles que garantam uma vida digna à família militar”.

Valorizar a carreira

A presidenta Dilma também mostrou preocupação com os pedidos de baixa. “Estamos comprometidos com a valorização da profissão militar para que continuemos atraindo, para nossas Forças Armadas, os quadros necessários.”

Fonte: O dia

50 Comentários

  1. Tem de ser uma coisa atrativa mesmo senão só vai atrair gente idiota futuramente.
    Tem de tratar militar como uma profissão pública como outra qualquer e ter peso igual na sociedade.

  2. Almirante que controla toda uma esquadra de navios tem soldo menor que de um motorista do senado. Pergunto… onde tem que mexer? Somente no lado militar?.. Cada vez mais tira-se beneficios dos militares, e acrescenta-se aos políticos! Qualquer câmara de vereador tem autonomia para aumentar os próprios salários. É UMA VERGONHA. Como nossa presidente depende da TAL GOVERNABILIDADE.. que no fundo é ENGOLIR MUITA INJUSTIÇA.. Aí.. Põe culpa! Nos “TORTUrADORI DITADÔ QUI NUM FAIS NADA”

  3. É facil, corta metade dos salarios de brigadeiros, coroneis, generais e etc.. que na verdade são quase mais nmerosos que os proprios soldados

  4. Na minha opinião os militares deveriam ter salarios maiores. Mas uma coisa que me preocupa é que o grande aumento salaial possa levar pessoas mais interessadas em dinheiro do que propriamente as pessoas que queiram servir ao seu país.

    Por via das duvidas, na minha opinião alem do aumento salarial, as forças armadas deveriam fazer um processo seletivo mais rigoroso no que se refere a seleção de militares, processo seletivo esse que alem de focar na aptidão fisica, focasse tambem nos reais motivos pelos quais a pessoa quer ingressar na carreira militar.

    Não podemos nos dar ao luxo de criar militares sem virtudes para ocupar esse cargo tão importante da sociedade. Devemos aumentar o salario, mas nunca perder o patriotismo. Patritismo que é a caracteristica fundamental de um bom militar.

  5. Gustavo G disse:
    27/12/2011 às 11:56
    Uma aberração o seu comentário, ficando muito claro que você não possui o menor conhecimento sobre este assunto…



  6. a marinha gastou 660 mil … para a Dilma festar 07 dias na Bahia..

    o rombo é mais em cima…se é que me entendem…

  7. Os militares nunca conseguiram um soldo justo e coerente com suas atribuições e responsabilidades, enquanto deputados(estaduais e federais), vereadores e senadores continuarem a ter autonomia para aumentar os próprios salários!
    Isso é uma vergonha, pelo menos o povo desse país começa a mostrar que tem salvação, ontem vendo o jornal teve uma reportagem sobre isso, e em todos os casos teve a população protestando e em alguns casos fortemente (tacaram ovo nos malditos)!
    Muitos ainda não entendem, acham: “Ah! O que tem haver vereadores e deputados estaduais ganharem mais com não sobrar direito ao soldo dos militares?”
    Simples: Se sempre tem remuneração desses políticos o gasto dos municípios e dos estados aumentam. Muitas vezes a renda que os mesmos produzem não serão suficientes para cobrir outras áreas. Logo o governo federal terá que repassar cada vez mais dinheiro aos mesmos, logo sobrará menos dinheiro para o governo federal e por associação menos para os militares!

  8. Nós temos generais demais isso é um fato, porem ao invés de afasta-los é só criar mais batalhões, o que precisamos urgentemente. O que é desperdício de dinheiro é pagarmos aos digníssimos do supremo quase 30 mil reais por mês, e se como não bastasse ainda terem milhões de benefícios, o mesmo para os deputados. O cara ganha 24 mil mensais e ainda quer auxilio paletó, viagens custeadas, auxilio gasolina, devem achar o contribuinte com cara de palhaço só pode.

  9. Todo militar que não é de alta patente tem baixa remuneração. Isso é no mundo inteiro. Aliás, governo algum paga mais do que a iniciativa privada.

    Aqueles soldados que vão matar ou morrer no Iraque e Afeganistão ganham mal pra caramba.

  10. Sou a favor do impeachment da Dilma, independentemente de dar aumento para os militares ou não.
    Destruir as Forças Armadas é crime de lesa a Pátria. General não pode receber menos que um juiz de direito. Cadê a isonomia salarial entre os 3 Poderes da República ?
    Chega de Dilma + PT + PMDB. Gostaria que o Brasil adotasse o Regime da China com Tiro na Nuca (agora eles estão dando injeção letal). Políticos corruptos, assassinos contumazes, e omissos em punir as pessoas do mal, seriam julgadas pelo povo e executadas.
    Não vejo outra solução. Pessoal, nenhum político ou ministro corrupto foi para a cadeia e devolveu o que roubou. Que país é esse ?

  11. não acho que o que o amigo GUSTAVO G disse e de todo errado não, talves ele tenha exagerado um pouco, mes tem muita couisa errada na caserna sim, enquanto parte dos oficiais agulhas negras ficam encastelados, esperando o soldo cair ,fazendo serviços burrocraticos,os sargentos, taiferos, infantes e outros que poe a cara para suar ganham uma misseria.


    sem contar as apossentadorias e penssões escandalosas que corroem a maior parte do orçamento militar brasileiro,ser patriota e uma coisa, tapar o sol com a peneira e outra coisa, a verdade ifelismente e que tem muito come dorme de 4 e 5 estrelas nas faas sim, foram contaminados polo fisiologismo da classe publica brasileira. infelismente.

  12. Precisamos de um novo Sistema Político no Brasil, que não seja o Populismo Corrupto Lulista. Chega de políticos corruptos no poder. Os ministros do STF devem ser escolhidos pela população de alto nível intelectual e moral, e jamais por políticos desacreditados. Vamos fechar todos os partidos políticos, pois eles acabam se transformando em oligarquias corruptas e manipulando o Poder Judiciário. Cada órgão de classe profissional indicaria dois ou três representantes políticos, os quais escolheriam o Primeiro Ministro. É por aí …

  13. Eu acho justo concurso publico e a digna remuneração mas devemos nos lembrarmos que a profissão militar necessita do pretendente mais do que escolaridade e atualização,mas acima de tudo de aptidão.Sonhos todos temos mas não são todos que teem aptidões e capacidades para realizarem seus sonhos eficazmente de forma condizente com a profissão.Saudades de quando se formavam guerreiros de verdade pois quando o pais entrar em guerra não havera agua filtrada gelada e o unico constragimento do guerreiro é a derrota.Ratos do esgoto são picanhas,vermes das valas são aperitivos e agua da fossa é a mais pura mineral Francesa e remedio para diarréia é farinha.Quer ser Guerreiro de verdade então que seja pois as frangas em uma guerra apenas servem para aliviar os guerreiros do stress AO SEREM ENTONHADAS…..PEDI PRA SAIR FLORZINHA.

  14. Precisamos também duma nova Força Armada. Militares idealistas que não permitam políticos e juízes corruptos. Os Omissos em Punir, são piores do que os corruptos, assassinos e traficantes de drogas.
    Vamos afastar todos os ” Omissos em Punir ” das Forças Armadas, do Poder Judiciário e do Poder Legislativo. Se não for assim, esse país não vai pra frente.

  15. Os militares já estão odiando os políticos brasileiros. Um dia a bomba explode. A população também não suporta mais os nossos políticos. Eles aumentam os seus salários e a Dilma concorda. Não há a mínima condição. Dilma não competência para governar. Ela é o Lula de saia. Só tirou os ministros corruptos do poder, depois de muita pressão da imprensa e do povo. E ainda falta mais 1, e quiçá outros que ainda não foram descobertos. A que ponto nós chegamos.

  16. O que Gustavo G disse , logico retirando o exagero , não é de todo absurdo se compararmos o numero de generais por soldados aqui no Brasil é muito maisor que nos EUA(De acordo com o jornal O Globo, com base em pedido de informações ao Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro (Cecomsex), os generais brasileiros, que ganham soldo quase treze vezes superior ao de um soldado, são 151 para um efetivo de 190 mil militares.Os EUA tem 352 generais e uma tropa de 500 mil homens e mulheres na ativa. Na média, um general dos EUA representa 1.420 militares de patentes mais baixas, desde soldados até coronéis.) logcio que isso nao justifica o baixo soldo, mas se adcionarmos aisso pensoes a filhas de oficias que ainda hj recebem o buraco vai ficando cada vez maior

  17. Ninguem esta falando nada e nem tão pouco prestaram atenção.Dias antes do Natal O CONGRESSO BRASILEIRO liberou em carater de urgencia 68 BILHÕES PARA O GOVERNO FEDERAL GASTAR COMO QUISER.O Congresso jamais liberaria uma verba deste montante sem saber ao que a mesma se destina.Então pelo silencio de todos PRESUMI-SE SEREM PARA COMPRA DE ARMAMENTOS ja que todos governo e congresso tem ciencia da necessidade do reaparelhamento,os eventos que sediaremos e acima de tudo a INSTABILIDADE INTERNACIONAL que embora não alardeiam mas TA NA PORTINHA E ENSABOADO.Com certesa teremos novidades em 2012 ou coisas ocultas virão em segredo.

  18. O governo tinha de fazer uma reforma nos três poderes é um absurdo o que ganha um parlamenta no BRASIL fora as mordomias e o outras coisas por baixo do pano. Para que essa quantidade de deputados e senadores e partidos politicos devia limitar a quantidade partidos e congressistas o que a naçao economizasse com esses cortes aplicária em outra categotrias que tem seus salarios baixos com os militares ainda sobrava dinheiro para comprar novos equipamentos para forças armadas

  19. diarum disse:
    27/12/2011 às 10:42

    Almirante que controla toda uma esquadra de navios tem soldo menor que de um motorista do senado. Pergunto… onde tem que mexer? Somente no lado militar?.. Cada vez mais tira-se beneficios dos militares, e acrescenta-se aos políticos! Qualquer câmara de vereador tem autonomia para aumentar os próprios salários. É UMA VERGONHA. Como nossa presidente depende da TAL GOVERNABILIDADE.. que no fundo é ENGOLIR MUITA INJUSTIÇA.. Aí.. Põe culpa! Nos “TORTUrADORI DITADÔ QUI NUM FAIS NADA”

    Fico com você cara, pura verdade isso ai!

  20. Concordo que as nossas Forças Armadas precisam melhorar,e muito.Eu a modificaria totalmente.Pouca coisa se aproveitaria.O Congresso Nacional e Judiciário,também não se aproveita nada.O Brasil realmente precisa ser passado a limpo. E porque chegamos a esse caos total? Sistema Educacional de 100 anos atrás.Um país é um sistema. Se uma parte desse sistema falhar,compromete o todo.

  21. O nosso país só vai melhorar,se passarmos a colocar cérebros no meio político e de todas as especialidades, para que o desempenho do governo seja 80% melhor.Na China conseguiram fazer isso, por isso disparam no desenvolvimento.Depois vamos ter que reformular o Poder Judiciário, que é caro e ineficiente. Paralelamente, temos que mudar o Sistema de Ensino. O professor e estudante brasileiro odeiam a pesquisa científica. Os brasileiros criativos e intuitivos são tratados com grande desprezo pelos professores e empresários,em vez de priorizados. Desse jeito não chegaremos a lugar algum.

  22. OS NOSSOS MILITARES NÃO GANHAM TÃO MAL ASSIM,PRINCIPALMENTE OS OFICIAIS.ALÉM DO MAIS ELES TEM A VANTAGEM DE FAZEREM PRATICAMENTE TODAS AS REFEIÇÕES NOS PRÓPRIOS QUARTÉIS.AQUI NA MINHA CIDADE QUE TEM UM REGIMENTO,TEM ANEXO AO QUARTEL,2 SALÕES DE FESTA,PISTA DE HIPISMO COMPLETA COM UMA GRANDE ÁREA COM ARQUIBANCADA,2 PISCINAS,VÁRIOS QUIOSQUES,CAMPO DE FUTEBOL E AINDA ESTÃO CONSTRUINDO UM GINÁSIO DE ESPORTES DENTRO DO QUARTEL,QUE POSSUI AINDA UM HOTEL DE TRANSITO.ISSO TUDO NUMA CIDADE DE TRINTA MIL HABITANTES.IMAGINA EM CIDADES GRANDES COMO O RIO DE JANEIRO,QUE DESPESA PRA MANTER ESSE APARATO TODO.DA IMPRESSÃO QUE É UM PAÍS DENTRO DE OUTRO PAÍS,E ISSO ASSUSTA UM POUCO .VAMOS ATÉ ADMITIR QUE ELES MERECEM AUMENTO DO SOLDO,MAS EU ACHO QUE OS MILITARES DEVERIAM PRESSIONAR MAIS POR MAIS VERBAS,ATRAVÉS DE LOBBY FEITO COM OS POLÍTICOS,E NÃO SÓ FICAREM NA DELES ESPERANDO POR DECISÕES EXCLUSIVAMENTE DE POLÍTICOS QUE NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA A DEFESA DO NOSSO PAÍS.ELES TEM QUE SE MOBILIZAREM PARA TER FORÇA DENTRO DO CONGRESSO,COMO ACONTECE COM A MAIORIA DOS MILITARES DOS PAÍSES MAIS AVANÇADOS,QUE POSSUEM COMO EU JÁ DISSE LOBBY DENTRO DO CONGRESSO.SE NÃO ELES VÃO SER CULPADOS TAMBÉM DE NÃO FAZEREM ESFORÇO PARA ESSA SITUAÇÃO DE SUCATEAMENTO MUDAR.O POVO BRASILEIRO É O QUE MENOS ENTENDE DESSA ÁREA,MAS É O QUE MAIS ESTÁ FAZENDO PARA MUDAR ESSA SITUAÇÃO,JÁ QUE É ELE QUEM PAGA OS IMPOSTOS O QUAL PARTE VAI PARA AS FORÇAS ARMADAS.ENTÃO RESTA AOS POLÍTICOS SE CONSCIENTIZAREM DO PERIGO QUE CORRE O BRASIL COM ESSA TREMENDA FRAQUEZA MILITAR,E AOS MILITARES TAMBÉM PRESSIONAREM POR MAIS VERBAS PARA MODERNIZAÇÃO DE NOSSAS FORÇAS E NÃO SÓ RECLAMAREM POR MAIS AUMENTO DE SALÁRIO E FICAREM ACOMODADOS DENTRO DOS QUARTÉIS TRABALHANDO 15 DIAS POR MÊS E O RESTO DO MÊS PASSAM DE BRAÇOS CRUZADOS EM CASA.A VIDA DO MILITAR NO BRASIL COM ALGUMAS EXCEÇÕES,NÃO É TÃO PUXADO ASSIM COMO BOA PARTE DA VIDA CIVIL.A GRANDE MAIORIA DOS MILITARES SERVEM POR VOCAÇÃO E DEVOÇÃO À PÁTRIA,MAS QUEM NÃO ESTÁ CONTENTE QUE CAIA FORA ,POR QUE OS QUE MAIS RECLAMAM JUSTAMENTE SÃO AQUELES QUE NÃO TEM ESPÍRITO PATRIÓTICO.

  23. Eu sou sei que quero sair!!!!!!Já pedi baixa!!!
    Pra mim não é questão de salário!!!!!!E sim de visão!!!!!
    Os lideres pelo mesmo da minha Força!!!!!Exército!!!
    Não buscam melhorar a qualidade de liderança ou do ensino!!!
    Querem apenas o melhor pra eles!!!!!Isso é visão o passado!!!!Precisam mudar essa visão do passado!!
    Estratégia Nacional de Defesa não é apenas equipamento e sim profissionalismo!!!!!

  24. 1maluquinho, não procede seu entendimento de que os valores desvinculados do orçamento da União, no montante de R$ 68bi sejam para compras militares.
    *****
    Até podem incluir, mas o que o Executivo precisa é desengessar todas as receitas, que a bendita Constituição cidadã de 1988 engessou, como se ninguém no futuro soubesse o que fazer com o orçamento.
    *****
    O procedimento se chama DRU – Desvinculação de Receitas da União, e pretende dar maior flexibilidade ao Executivo nos gastos do Orçamento.
    *****
    Da forma como são distribuídos os recursos do Orçamento, por força dos dispositivos constitucionais e posteriores, fica difícil ao responsável pela sua execução ter algum jogo de cintura, para resolver situações como, até mesmo, de natureza militar, ou emergencias etc.
    *****
    Dandolo para Ministro de Assuntos Estratégicos.

  25. conforme alguns comentarios sobre patriotismo, o que meus caros amigos militares acham de que todos os militares deveriam ganhar um salario minino, do comandante de forca ao soldado mais moderno. Sera que esses 4 estrelas que se venderam e venderam as suas tropas topariam. Eu acho que nao.Sabem porque hoje eles ganham 95% do salario do ministro do superior tribunal militar + ou – 23 mil reais e isso mesmo, e a fila e grande para chegar la e morder um pouco todos eles tem esperanca, mas aonde fica o tal patriotismo e o espirito de corpo que nunca mais ouvi falar na caserna, fora os camaroes VG e os uisques 18
    anos e toma coquetel toda semana muito regado a tudo isso. Ou vamos achar que politico nao sabe disso e tambem aproveitam todos juntos na maior cordialidade. E a tropa comendo racao vencida e fazendo formaturas para eles elevarem seu ego.

  26. Karaka! Tem gente que virou todas antes de colocar os comentários. Nossa! Quanto veneno! He,he,he… Leiam com cuidado… Um arranhão é morte certa! KKKKK! Saindo de fininho que vem pedrada… Fui!

  27. Exª Presidente, existe diferença entre reposição e reajuste salarial. O todos os senhores foram reajustados em fevereiro de 2011 com um percentual de 133%, Presidente da República, Vice, Senadores, Ministros, é justo nós militares das Forças Armadas termos reposição salarial. Vamos trocar, fiquem com a nossa reposição e mandem o reajuste de 133%.

  28. O soldo tem que estar de acordo com as responsabilidades da profissão, além disso e mais importante. A singularidade de cada uma. A militar é singular sim! Por quê? O PRÓPRIO EXÉRCITO EXPÕE ISTO!
    http://www.exercito.gov.br/web/guest/caracteristicas-da-profissao-militar
    A PORTA DA RUA É SERVENTIA DA CASA!
    Agora, tudo em seu contexto! Não vivem em uma espécie de bolha! Estão sujeitos à economia e fazem parte dela. Os produtos caros ou baratos pesam. Por isto salários de acordo são necessários! E existem disparidades. A Classe política e judiciária ganham mais disparadamente. NÃO EXISTE EQUILIBRIO DE PODERES??
    Realmente há uma coadunação afim de que princípios como este:
    http://www.exercito.gov.br/web/guest/a-profissao-militar
    Se percam!
    Os orgãos que fiscalizam tais ‘militares’ tem de agir!.. RATO E BARATA DÁ ATÉ EM ILHAS!..

  29. Não precisamos apenas reformarmos os 3 poderes e sim revermos conceitos e acima de tudo mudarmos o sistema e revendo leis,constituição,soldos e salarios ou seja precisamos passar o Brasil a limpo pois o banditismo se instalou em todas as estancias desta REPUBLICA DE RATAZANAS.Um simples cidadão Brasileiro submete-se a concurso publico para limpar latrinas ganhando um minimo,porque politicos não precisam terem cursos superiores ou tecnicos e prestarem concurso publico?Todos mas todos mesmo apenas almejam o poder na ganancia de mamarem na cabritinha e moralização tornou-se palavra proibida.Apenas escolhemos a proxima quadrilha que nos iludira e nos roubara e que para ter governabilidade fazem conchaves com todos os demais sanguessugas que existem.A estabilidade gera a certesa da continuidade.Acabar com a estabilidade é a forma de elimar fantasmas e morcegos e ao mesmo tempo se fazer justiça social dando oportunidades para aqueles que querem somar e produzirem em prol do coletivo que é a Nação.Fim de mordomias e imunidades.Infelizmente os que mamam são muitos e diversificados e so deixarão de mamarem quando suas cabeças adornarem os cestos.Permanecendo omissos apenas escolheremos a proxima quadrilha a nos iludirem e a nos roubarem.O Brasil é muito maior que esses vermes todos e o mais humilde cidadão Brasileiro vale mais que todos eles juntos.

  30. Nos EUA, um coronel ganha 10.000 dólares e um fuzileiro 1.500 dólares. Poucos chegam a coronel. Não é fácil chegar a major. Quem forma os militares são os sargentos, e os oficiais são os administradores de empresa e estrategistas. Os oficiais são selecionados após possuem uma faculdade, e têm entre 1 a 2 anos de formação militar, o que produz muita economia para os cofres públicos. Não perdem tempo com formaturas e treinam para o combate o tempo todo.

  31. Militar não pode ganhar um salário menor do que os outros poderes da república, pois o cofre é o mesmo.
    Quando isso ocorre, os militares pensam em dar golpes e ficam com ódio dos políticos.

  32. AJ e de onde voce tirou essa ideia de que eu afirmei que 68 bilhões são para compra de armamentos?Voce viaja na maionese não é amiguinho.EU SUPONHO QUE SEJA E TENHO DIREITO DE PENSAR E DE ME EXPRESSAR DESTA FORMA.Ja que voce é sabidão corresponde a que como voce mesmo diz ESSE VALOR DESVINCULADO DO ORÇAMENTO DA UNIÃO.Pelo que eu saiba ele não consta no transparencia ou consta.Esse dinheiro os 68 BILHÕES DE REAIS corresponde a 20% do que o governo arrecada anualmente E NÃO DO ORÇAMENTO DA UNIÃO e foi liberado para o governo gastar como quiser e nesse pais o congresso não libera um montante deste se não souber como sera gasto,ele deve ter a aprovação do mesmo e onde ela esta?Esta no diario oficial?Voces encima de qualquer coisa buscam assunto para demonstrar conhecimento e acabam é deixando na reta rsrs rsrs O Congresso Brasileiro jamais liberaria um montando tão vultuoso se não soubesse a que o mesmo se destina e se não declaram é porque existe sigilo e se existe sigilo boa parte do mesmo destinasse com certesa a tecnologia necessaria ou ate armamentos.Te garanto que não é para custear o reveilon da Dilma na Bahia e nem para comprar cestas basicas para o fome zero e nem tijolos para o minha casa minha vida.Então sabidão a que se destina esses 68 Bilhões de reais liberados com sigilo sem ser vinculado nas midias e sem constar nos meios de prestação de contas ? rsrsrs rsrsrs VEM É UMA BOA E PROVIDENCIAL PRATELEIRA POR AI……NÃO SE MEXE NA ARRECADAÇÃO ANUAL SEM QUE NÃO SEJA POR URGENCIA.

  33. Militar não pode ganhar um salário menor do que os outros poderes da república, pois o cofre é o mesmo. Quando isso ocorre, os militares pensam em dar golpes e ficam com ódio dos políticos. Militar é treinado para a guerra,e alguns são meio-loucos. Já soube de sargentos e cabos matando seus comandantes,por nada. Não vale a pena deixar os militares passando fome ou sendo humilhados,ganhando menos que um piloto de elevador do Congresso Nacional. Um piloto de helicóptero ou de caça, ganhando menos que um motorista de deputado é aviltante.

  34. 68 bilhões de reais ? Por isso não deram os devidos aumentos salariais. Militar não pode ganhar salário de fome, pois é armado até os dentes.Enfim …

  35. Rafael. Um time de futebol tem 11 jogadores. É muito se tem jogadores de qualidade, mas pouco se tem jogadores perna-de-pau!.. Números são números!.. Cada qual no seu contexto. É comparar Uva com Pêra.

  36. rsrs rsrs tem gente que não sabe diferenciar ORÇAMENTO DA UNIÃO de VERBA DE ARRECADAÇÃO e fazem uma salada de fruta rsrs rsrs Quando um montante de 68 Bilhões relativo a 20% da arrecadação anual ser instantaneamente ser liberado pelo Congresso Nacional que é meticuloso em liberar verba e principalmente PARA SER GASTA COMO SE QUISER GASTA-LA é porque embora eles não estejam dizendo eles tem ciencia no que a mesma sera aplicada e aprovam.Temos carencias urgentes tanto nos eventos que sediaremos como tambem em segurança e defesa.São inadiaveis e imprescindiveis…AGUARDEM TEREMOS BOAS NOVIDADES EM SEGURANÇA E DEFESA EM 2012.

  37. O Governo Dilma tem um diferencial dos demais onde os arquitetos e conselheiros ou era o ME,MRE ou MD.Desde que ela assumiu tudo passa pela aprovação do MP e tudo é articulado EM GESTÃO E ORÇAMENTO DO MINISTERIO DO PLANEJAMENTO.Ate mesmo em defesa desde o primeiro momento o X9 Yankee Jobim foi jogado na sargeta e o FX vem sendo conduzido pelo setor de Gestão e Orçamento do MP.O Morin Térnin de Tergal apenas é um pau mandado que faz visitações e apresenta relatorios.A Presidenta Dilma esta certa e tem o pé no chão e senta para decidir com aqueles de sua confiança GESTÃO E ORÇAMENTO DO MP.

  38. maluquinho esses dadados sairam exatamente do Ministerio do planejamento, logico que pode e com certeza existira contigenciamento de partes mas mesmo asso assim nao podemos dizer que seja uns trocados, o importe era saber quanto realmente é pago para cada coisa, exemplo, quantos por centos é para pensoes de mitares inativos vivos, quanto para viuvas e quanto para filhas , quanto pessoal da ativa, quanto para manutenção da maquina administrativa ai conseguiramos realmente visualizar quanto sobra para investimentos

Comentários não permitidos.