Talebans dizem que EUA fugirão como soviéticos

talebanO movimento fundamentalista taleban declarou nesta segunda-feira (26) que os Estados Unidos e seus aliados da Otan fugirão do Afeganistão assim como fez a União Soviética e advertiu que este não é um país no qual os invasores possam sobreviver.

Em mensagem divulgada por ocasião do 32º aniversário da invasão soviética, que no calendário ocidental é nesta terça, os talebans destacaram que “os invasores atuais já têm a intenção de se retirar do Afeganistão para salvar sua pele mediante a fuga”.

“Se for observada a sequência dos eventos, fica claro como água que o Afeganistão não é um país no qual os invasores podem sobreviver ou se instalar”, afirmaram os fundamentalistas.

O movimento taleban denunciou que “três décadas depois da invasão do Exército Vermelho, os afegãos continuam sofrendo as consequências do pós-guerra” e defendeu a luta contra as forças da Otan presentes no território.

A resistência afegã à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) nos anos 1980 era formada por diversas facções mujahedins, que receberam apoio econômico e logístico dos Estados Unidos, Paquistão e Arábia Saudita. Em 1989, após quase uma década de ocupação e milhares de soldados mortos, os soviéticos se retiraram do Afeganistão e começou no país uma sangrenta guerra civil entre as facções mujahedins.

No meio desta disputa emergiram os talebans, que em 1996 tomaram Cabul e depois implantaram gradualmente seu regime fundamentalista em quase todo o território afegão.

Depois dos atentados de 11 de setembro perpetrados pela Al Qaeda, os talebans se negaram a entregar Osama bin Laden – morto em maio deste ano no Paquistão -, que se escondia em seu território, e os EUA decidiram invadir o Afeganistão com o apoio da comunidade internacional. As tropas americanas derrubaram rapidamente ao regime do mulá Omar, mas na última década os talebans foram recuperando terreno e a guerra afegã está atualmente em um de seus momentos mais violentos desde seu início, em 2001.

Em julho, as forças da Otan também começaram a se retirar progressivamente do Afeganistão e a transferir o controle da segurança ao exército e à polícia afegãos. Este processo deve terminar em 2014, caso se cumprem os prazos previstos.

Fonte: R7

15 Comentários

  1. Estão quase certos, vai começar a retirada dos ianks e seus asseclas da otan, logo, eles foram os derrotados, pois nem acordo de “Modus Vivendi” os Talebans assinaram com o “Vitoriosos “..Trágico p as mulheres Afegãs.Sds.

  2. O Afeganistão entrará para a história como a nação que venceu as maiores potências do mundo um feito talvez maior que o conquistado pelo Vietnã,pois em seu currículo contará com a antiga URSS , EUA e OTAN!
    As academias militares brasileiras deveriam estudar os métodos dessas duas ”escolas”Vietnã e Afeganistão!

  3. Cesar Pereira, nao se esqueca o pais e montanhoso. Russia foi derrotada pela alianca, Pakistao, islamitas fundamentalistas e EUA. Quem apoia os Talebans? Setores fundamentalistas da Arabia Saudita e gente do servico secreto do Pakistao. Nao creio que os EUA tenha condicao de vencer essa guerra mas retirar tropas de la? Tenhos minhas duvidas. A razao que levou os EUA enviar tropas para la foi para encurralar China e ocupar os territorios asiaticos produtores de petroleo que faziam parte da antiga Uniao Sovietica. Essa razao permanece. Pode ser uma guerra prolongada e cara. Mas os EUA nao pagam essa despesas. Os arabes, os chineses e o resto do mundo com saldo comercial positivo contra os EUA pagam essa despesas, na medidas que eles investem os dolares que obteem atravez do comercio de exportacao nos Titulos do Tesouro norte Americanos.

  4. BOBAGEM!!!! Para cada americano morto, tiveram 10000 talebans mortos, essa é a vitória que eles falam????? Basta assistirmos aos vídeos gravados por soldados rasos americanos no afeganistão para perceber que quem perdeu essa guerra foi o taleban, Americano nem luta direito, só aperta um botão e toneladas de bombas caem na cabeça de meia duzia de descamisados usando armas da década de 60 ainda. Os americanos usaram e abusaram do afeganistão como o maior campo de treinamento militar do mundo, e alguns nem perceberam isso… é para dar risada se taliban agora alegar que venceu algo, e mais risada ainda de quem acreditar nisso…….

  5. Em toda a historia JAMAIS NINGUEM SUBJUGOU O AFEGANISTÃO.Nem Gengis Khan conseguiu isso e acabou tendo-os como aliados.Os Mujahedin,os Guerreiros da Luz são invenciveis eram a elite da Cavalaria de Khan.

  6. LEANDRO S é justamente isso meu caro.Americanos como guerreiros são bundões.Tem a tecnologia e a abundancia de armamentos mas não conseguem consolidarem avitoria.Mataram centenas de milhares no Vietnam,no Iraque e no Afeganistão mas tiveram a vitoria? rsrs rsrs Imagine esses frangos na Floresta Amazonica onde a propria fauna e os insetos lhes derrotam rsrs rsrs Guerreiros de verdade neste mundo existem poucos.Europeus Ocidentais com exceção dos Alemães TAMBEM SÃO BUNDÕES rsrs rsrs Os Talebans estão se reorganizando e vem ganhando força,ou os Americanos saem logo ou sairão com o rabo entre as pernas como so Russos sairam.

  7. Wavatar Leandro S. disse:
    26/12/2011 às 19:08

    discordo, vence um guerra que atinge seus objetivos,fato que os americanos alcançara seu objetivo no afeganistão “matar osama”, mas, se analisarmos bem veremos que USA sai com o rapinho entre as pernas… pois , esta em um atoleiro, com relação as mortes um general chamado Giap no vietnã disse que esta disposto a perder 10 homens para cada soldado americano morto. Bom, o objetivo dos talibans em meu entendimento e expulsar o invasor, então mesmo USA “matando osama” os talibans esta tambem alcançando seu objetivos. Estudar a historia daquele povo e dizer as grandes potencias desde a antiguidade tomam as cidades mas, nuncas as demais regioes montanhosas (fato que muitos talebans sao arabes e nao afegaos, mas, a maioria e afegao) e devido a guerra de guerrilha (assimetrica) sempre sempre sempre sempre, expulsam seus invasores, pq é um custo muito alto defender e manter algo que nao trara $$$$$ (tem importancia o afeganistao, mas, é nada pq o objetivo agora é outro…). Com relação ao campo de treinamento concordo com vc, afinal guerra sao locais para testar equipamentos,para colocar a provas novas tecnicas de ataque, defesa, bla bla bla, mas, isso não e de agora quer um exemplo o bombareio a guernica se acha que aquilo nao foi treino nao?.

  8. Cuidado Leandro ainda te acusem de ter babaçao pelos gringos, rsrsrs
    10000 penso que é um numero exagerado, mas acredito ser muito elevado em relação aos gringos e outras forças da coligação.
    Guerra ganha era ganhar a confiança do povo, digamos que ficou pela metade.
    Mas vais ler coisas tipo que os talibans controlam todo o território e que a OTAN está a levar uma surra e tontices do género. Estás a ver que os que muito viagem no país das maravilhas ainda acreditem que tipos armados com meia dizia de armas arcaicas derrotam meios sofisticados e muitos deles sem a presença de um humano. Também é certo que não tem sido fácil pois o tipo de guerra que fazem contra á OTAN não é nada convencional. Infelizmente o lado negro da história está na morte de civis, muitas deles com grande culpa das tropas invasoras. Está correto o comentário que refere que há muitos interesses na zona, cobiça é a desgraça da humanidade. Infelizmente vamos estar o resto das nossas vidas a comentar assuntos ligados a guerras e estaremos aqui a defender coisas que por vezes mem sabemos metade da história.
    Que 2012 seja pelo menos um pouquinho melhor do que este ano que está a acabar.
    Sds

  9. Bom, uma coisa é certa, afegão não bebe, não samba, não idolatra futebol, não se dobra, não se vende e todos que tentaram subjugá-los, levaram chumbo.
    Sem se esquecer que corrupto lá é enforcado em praça pública.
    Pagaria até meu último centavo, para ver as “ONGs” da Amazônia botarem as caras por lá.
    Que inveja!!!

  10. Cuidado Leandro S…. vc mecheu em um vespeiro… logo logo as maritacas antiamerica vão começar a promover a ascensão do talebã a potencia militar inigualavel em todos os tempos… rsrsrsrs… para elas, as maritacas, o que interessa é a vitoria ideologica, mesmo mentirosa… normal… vivem de ilusão… e mentiras… acreditam até que deviamos nos espelhar em tal regime… depois somos nós os conservadores que somos radicais e nazistas… rsrsrsr… como são pateticos…

  11. PATRIOTA Os Americanos levaram a liberação do consumo de Opio e as ruas Afegãs são verdadeiros opiolandias.Os Talebãs comercializavam o Opio mas proibiam o consumo.Agora as drogas e a corrupção toma conta do Afeganistão.Jamais em momento nenhum nenhuma Civilização derrotou os Afegões.Quando voce ve um homem a Cavalo com um fuzil antigo combatendo blindados e helicopteros sofisticados voce entende o que realmente é um guerreiro.Como eles so os Chechenos tem a mesma disposição.A Otan realmente esta num atoleiro e as tropas sonham que estão voltando para casa.Ou voltam rapido ou acabarão fazendo uma vergonha ainda maior que os Russos fizeram pois não tiveram nem tempo de levarem os proprios pinicos deixando tudo para traz e fugindo com as roupas do corpo.

  12. Para vencer o Talibã tem de ser guerra de extermínio, coisa que esta muito difícil de se realizar, nao por problemas materiais mais sim políticos e jurídicos.
    Assim para que se destrua forças tipos Al Qaedas e Mujahedins tem de ser nos moldes de uma guerra antiga, na base de total extermínio, coisa que neste século “globalisado” esta quase imposível.

  13. Patriota. Afegan nao bebe, nao samba, e enforca corrupto. Porque nao enforcaram o atual presidente do pais. Creio que um dos tipo mais corrupto do mundo. Eu creio que voce tem uma image idealista desse povo. Antes de 1978 ainda era possivel viajar como hippies no Afaganistao. E o que dizem certas pessoas que conheci que conheceram o pais, e que o povo la e tao corruptivel como qualquer outro E sim um povo puritano. Ve como exigem que as mulheres se vestem. Mas como dizia o velho Freud, forca do instinto quando supressa se manifesta de outra forma. A moralidade afega resulta na alta pratica de estrupar garotos que existem no pais. Os Talebans tentaram eliminar tal pratica na sua maneira toda peculiar – matando os assaltantes – mas creio que tal pratica e tao enraizada na cultura puritana do pais, que se eles tomarem o poder outra vez terao de eliminar muita gente antes que tal pratica sexual seja eliminada. Mas o Adriano, esta certo. quando diz que para vencer o Taleban tem de ser uma guerra de exterminio. Por isso eu creio que os EUA nao se retirarao de la enquanto o dolar for a moeda reserva do mundo. Essa guerra nada lhe custa. O resto do mundo e quem esta financiando essa guerra. Quem quer ser informado sobre esse assunto, que leia entre outras coisas o livro de Michael Hudson, Super Imperialism. E em ingles, infelizmente. Google PDF Super Imperialism, Michael Hudson.

  14. Prezado Jojo,
    De maneira alguma eu disse que lá é o paraíso; o que eu admiro é a determinação de seu povo em não se deixar subjugar por quem quer que seja.
    O Almid Kazai é um governo fantoche colocado pelos EU, mas seus poderes não vão além dos limites da capital; no resto do país quem manda são os líderes tribais e com a saída dos americanos, sua sorte e futuro estão com os dias contados.
    O Afeganistão é um dos países mais pobres e miseráveis do mundo,que viram no cultivo da papoula sua única forma de sobrevivência.
    Se as grandes potências, ao invés de tentar subjugá-los,por motivos econômicos e políticos, ajudasse-os a desenvolverem sua agricultura e industrialização, ao invés de gastarem bilhões de dólares numa guerra para tentar destruí-los, será que não se tornariam aliados?
    A história tem provado exatamente o contrário, apesar de Alemanha e o Japão terem sidos proibidos de se rearmarem,não são eles hoje grandes potências econômicas?
    Mas ao que tudo indica, já esqueceram os horrores da II GM
    e a ambição e a ganância voltaram a ditar a “nova ordem mundial” anunciada por J.W. Bush.
    Quanto aos costumes e religião dos afegãos, não vou comentar sobre isso, pois além de ser algo contrário às orientações desse site,entendo que isso é problema pessoal de cada indivíduo, e no caso de um povo, pelo que é aceito pela sua grande maioria.
    Sds.

Comentários não permitidos.