Rapidinhas: Guiné-Bissau

Facções militares rivais entram em confronto na Guiné Bissau

Por Alberto Dabo

Duas facções militares rivais da Guiné-Bissau entraram em confronto na manhã desta segunda-feira na capital do país, Bissau, o que levou o primeiro-ministro a se refugiar em uma embaixada estrangeira, disseram à Reuters testemunhas e um diplomata.

Moradores afirmaram ter ouvido disparos de armas automáticas e de foguetes na base militar de Santa Luzia, em Bissau. Não há relatos sobre vítimas.

O país é uma ex-colônia portuguesa na África ocidental.

“Aparentemente, é um desentendimento entre os comandantes do Exército e o da Marinha”, disse um diplomata baseado em Bissau, pedindo para permanecer no anonimato. “O primeiro-ministro buscou refúgio em uma embaixada estrangeira.”

Uma fonte do setor de segurança da Guiné-Bissau, que também não quis identificar-se, disse que o conflito irrompeu depois da prisão do chefe do Estado-Maior do Exército, por ordem do comando da Marinha. Mas ele foi logo libertado por suas tropas, disse a fonte.

O comandante da Marinha, contra-almirante Américo Bubo Na Tchuto, negou ter conhecimento de uma ordem de prisão do chefe do Exército.

“Hoje já faz uma semana que venho passando a noite em casa, e não no quartel. Fui informado da situação. Não tinha ideia do que estava acontecendo”, declarou Tchuto a jornalistas.

O presidente Malam Bacai Sanhá está se recuperando de um procedimento médico realizado em Paris. Sua doença e sua partida para a França em fins de novembro despertaram temores de um possível levante militar num país que passou nos últimos anos por vários golpes e assassinatos políticos.

A estabilidade permanece frágil na Guiné-Bissau, alimentada pela constante intromissão dos militares na política.

Fonte: Extra.Globo


Guiné-Bissau: Bubo na Mira

Nova movimentação militar na manhã desta segunda-feira, 26 de Dezembro, estando, neste momento, a cidade de Bissau em Estado de Sítio, com um tiroteio em curso, na zona do Quartel-general das Forças Armadas.

Dez dias após a aterragem em Jugudul, perto de Mansoa, de uma avioneta suspeita de transportar estupefacientes, cuja responsabilidade era, mais uma vez, atribuída a altas patentes militares, o CEMGFA António Indjai e o CEMA Bubo na Tchuto acusam-se mutuamente de serem os líderes da operação de narcotráfico.

Nesta madrugada, António Indjai acusou Bubo Na Tchuto de tentativa de homicídio e promoção de um Golpe de Estado. Em Bissau, o Quartel-General, em Amura, foi palco de troca de tiros entre militares, não havendo ainda notícia de vítimas.

No entanto, as tropas de Mansoa, fiéis ao CEMGFA António Indjai, estão a dirigir-se para Bissau, numa tentativa de evitar um banho de sangue aquando da detenção de Bubo na Tchuto, a qual pode ocorrer a qualquer momento.

No Estado-maior da Marinha, a situação é de passividade, não havendo sinais de resistência.

O Primeiro-Ministro, potencial alvo deste novo levantamento militar, ausentou-se da sua residência, actualmente sob protecção policial. Nas ruas da capital sente-se um ambiente tenso, estando a população a evitar circular.( PNN Portuguese News Network )

Fonte:  jornal.st/noticias de são tomé e principe

13 Comentários

  1. militares tentando dar um golpe no governo que ja e bem mal das pernas coitado do povo quem teria a ajudar a resolver é portugal mas esse tambem esta muito ruim das pernas com seu povo que parou no tempo e nao conseque nem dar um apoio a suas antigas colonias portugual virou escravo de anglo saxiao esquema da nato da otam bucha de canhao acorda portugal.ainda confiam em ingles?

  2. boas!
    pe de cao daqui fala um portugues que nao percebe pq de dizeres que deveriamos ser anos a ajudar a guine, pais que desejou a nossa expulsao de la e caçou o resto que la ficou. e que desde entao parece adorar guerra civil e nao saber faer oura coisa. ja tiveram muito tempo para aprenderem a viver sem ela. por isso nao mistures as coisas, pois se estivesses a falar de angola, cabo verde ou timor era coisas totalmente diferente! agora a guine, com o devido respeito, ja aprendiam a conviver ou que se matem la todos uns aos outros….
    eu nao diria que o povo portugues parou no tempo, eu diria mais! ele ta a regredir!! virou escravo nao do anglo saxonio mas antes escravo de uma prole politica, entenda-se mafia, lobbys, o que quiseres chamar…
    pessoalmente ainda n sei que ganhamos em estar na nato, principalmene depois da cena de indonesia-timor…
    se ainda confiamos em ingles, o que te posso dizer é que o povinho ja nao acredita nem em ingles nem em americano nem em alemao, agora o politicos é que fazem a sua governação como melhor der para encher o bolso e o povinho que desapareça….

  3. os politicos dai parecem muito com os daqui e essa monarquia que ai tem uns querendo o trono aqui sao outros que acha disso uma bagunça , e que bom que nao acreditam mais em ingles sera que portugual é um pais que so funciona com a monarquia?ou não mas eu ainda acho que portugual teria que tomar a frente de varias coisa talvez assim os outros paises de lingua portuguesa seguissem o caminho mas como voces estao na mao desses politicos que so pensam neles proprios qual a soluçao.

  4. Cade o Amorin agora, ele ia finaciar o quartel de Guine- Bissau, ?(com dinheiro do contribinte brasileiro, e’ claro)Essa Guine-Bissau foi o maior pesadelo dos portugueses nos anos 70,morreu muitos soldados e continua uma bagunc,a..o pais e’ tao pobre que o produto de exportac,ao maior e’ a castanha de caju, e eles nao tem nem hospital, tem que mandar os pacientes para Portugal..

  5. povinho portugues que só sobe falar mal da guiné, portugueses são toolos e burros, pauco a pouco a guiné vai encontrar o seu caminho e deixar estes portugues nojentos, o que se vive em guiné agora são problemas que os proprios portugueses ajudaram a criar, e a guiné deve espulsar a emabaixada deles e cortar toda relação estre dois estados só assim o povo vai ficar feliz e não vai haver mais revoltas.

  6. ds13 e pe de cao
    Boa Noite a todos. Acho estranho mesmo a inércia dos portugueses em relação a anos de políticas internas que vem fazendo literalmente Portugal deixar de existir.
    E digo que se Portugal deixar de existir será uma grande perda para nois brasileiros tamben em vários sentidos.
    Eu li notícias de que existe um certo movimento monarquico por ai. Será que dará em algo???
    Li notícia relacionada ao Celso Amorim que falava em relação a esta crise de Bissau e que o Brasil não ficaria de braços cruzados. Se o Porta-aviões São Paulo estive-se em pleno funcionamento seria fácil de resolver com uma pequena esquadra e alguns ataques de helicopteros e dos A-4 modernizados.

  7. oh Paulo não diga asneiras critica Portugal por falar mal da Guiné Bissau e vem fazer a mesma coisa falando mal de Portugal.E acha que isto e favorável a Portugal, estão lá muitos portugueses que têm negócios.Mas está bem eu compreendo o seu ódio, afinal nós já mandamos no Brasil e acho que vocês nunca gostaram muito disso

  8. Não. Brasileiro não gosta muito de português pela herança colonial. Talvez pelo fato de não termos sido tratados como colônia de povoamento, apenas de exploração
    . Talvez pelo modo como nossos caminhos foram “partidos”. Mas digo que tudo isso é besteira. Temos que nos unir, pois temos culturas parecidas e muito do que nós somos herdamos dos portugueses. É certo, porém, que Portugal anda muito mal das pernas. Acho que não tem condição alguma de ajudar ninguém. Talvez o Brasil pudesse ajudar, mas nossa Constituição proíbe o intervencionismo.

    Que movimento é esse de volta à monarquia?

  9. Realmente se o problema fossem os portugueses seria fácil de resolver. Podem tirar todos de lá que vai continuar a mesma coisa. O que acontece e que quando o poder central esta fraco todos querem tirar seu pedaço. JA aconteceu em outros lugares e não vai ser diferente por lá.

  10. Bem parece que a venda da Corveta da classe Barroso para a Guiné-Bissau só sai sobre o cadáver do comandante do Exército de lá…

    Acho que esta venda já micou…

  11. Esta notícia só deu para ver como a maioria dos que aqui postam não fazem ideia do que é a Guiné-Bissau, apenas conseguem escrever duas linhas de circunstância e ofender gratuitamente.

    Mas eu esclareço, o problema da Guiné-Bissau está… na Colômbia. Ou melhor, nos cartéis de droga colombianos.
    Nos últimos anos o país tornou-se numa plataforma giratória de reexportação e entrada de droga na Europa.

    Os cartéis deram com um país pobre e com toda a gente com um preço na cabeça e tomaram conta daquilo.

    Estes tiroteios e assassinatos têm a ver com esse controlo, o eu quero ser mais intermediário que tu. Não é acaso que são todos da cúpula militar.

    Portugal tem feito muito pela Guiné, muito mesmo, e presta todo o tipo de apoio a este país que não quis, e por culpa própria, viver em Paz.

    Se fizesse mais seria acusado de neo-colonialismo. Se, por exemplo, intervisse militarmente como os companheiros brasileiros humanistas aqui defendem.

    A Guiné-Bissau é um estado falhado há muito, mas se o Brasil quiser, força, tentem vocês.

    Estou certo que fariam o melhor trabalho do MUNDO.

    Tinham é que contar com a oposição da ONU, dos outros países da América do Sul humanistas como vocês, da União Africana, da Liga dos Escuteiros, da Angelina Jolie, etc… etc…

Comentários não permitidos.