Pearl Harbor: foi há 70 anos que o gigante americano acordou

Ataque japonês a Pearl Harbor ocorreu há 70 anos. A 7 de dezembro de 1941, 353 aviões nipónicos atacaram a base naval norte-americana no Hawai e levaram à morte de 2402 soldados.

“Um dia que viverá na infâmia”. Foi assim, que Franklin Delano Roosevelt, então Presidente dos EUA, definiu o ataque surpresa japonês a Pearl Harbor. A atuação nipónica resultou em elevadas baixas americanas e levou à entrada dos EUA na II Guerra Mundial ao lado dos Aliados.

Na manhã de 7 de dezembro de 1941, 353 aviões lançados de porta-aviões da marinha japonesa atacaram a base naval americana de Pearl Harbor, localizada no Pacífico, onde se encontrava atracada a grosso da frota norte-americana do Pacífico.

O ataque foi elaborado e comandado pelo marechal general da Marinha japonesa Isoroku Yamamoto, que defendia que o Japão devia apanhar de surpresa os EUA enquanto estes ainda não tinham entrado na guerra, para eliminar de forma significativa a capacidade dos americanos de ameaçarem a expansão japonesa no Pacífico.

Ação inédita

As forças americanas foram efetivamente surpreendidas pela escala e audácia do ataque japonês e sofreram perdas e baixas pesadas. Doze navios afundaram-se (a maioria seria recuperada e usada no decurso da guerra) e 2402 soldados americanos morreram, enquanto 1282 ficaram feridos.

A ação bélica japonesa lançou o delírio entre os nipónicos e foi um rude golpe para a moral dos EUA, país que nunca se tinha visto atacado por forças estrangeiras no seu próprio solo.

Porém, o tiro saiu pela culatra e o ataque japonês acabaria por ter precisamente o efeito contrário ao desejado: numa altura em que a teoria de não intervenção dos EUA era muito forte, perdeu todo o apoio e os americanos entraram mesmo na II Guerra Mundial.

Uma entrada que, como é sabido, foi determinante para a inversão de curso da guerra, levando à vitória dos Aliados e a derrota das potências do Eixo (Alemanha e Itália na Europa, Japão no Pacífico).

Pode assim dizer-se que 7 de dezembro foi uma data que mudou a história.

Fonte: Expresso

10 Comentários

  1. De qualquer forma foi um ataque covarde dos japas, deveriam ter primeiro declarado guerra para depois pensarem em atacar, foi esse erro covarde que ratificou o tb covarde ataque nuclear americano.

  2. O filme Pearl Harbor mostra bem isso, eles já sabiam, já haviam enviado telegramas avisando e os radares captaram a chegada dos aviões, Pear Harbor só foi o que foi por causa de uma série de lambanças, e mostrou ao mundo a importância do radar, até antes muito desprezado e subestimado.

  3. e alguns acham que os estados unidos e japao sao parceiros unidos japao pais com bases americanas e tem que comprar produtos americanos etc e tal ,nos já fomos atacados eles explodiram nosso vls.

  4. Li varios livros sobre o assunto. Uns defendendo a tese de conspiracao e outros defendendo a tese de os USA foram realmente pegos de surpresa. Apos ter lido Robert Stinnet, Day of Deceit, fiquei convicto. Os Estados Unidos deixou ser atacado para que pudesse entrar na guerra ao lado da Gran Bretanha. Ainda recentemente, foi publicado no Net mais documentos que provam que Roosevelt sabia que os japoneses iriam fazer o ataque. Esse artigo tem tanto valor quanto a opiniao de um juiz em Nova Iorque acusando Iram de ter causado o 11/9. Valor zero!

  5. De certa forma pode afirmar-se que os Estados Unidos povocaram este ataque. Porque, os japoneses tinham de ser parados.
    Os americanos e os britânicos tinham declarado um embargo de petróleo, borracha e derivados ao Japão, exactamente porque sabiam que isso iria emperrar a máquina de guerra nipónica. Nesse sentido foi uma provocação.
    Contudo, à data do ataque, os japoneses tinham ocupado a península coreana e a Manchúria (cerca de 1/3 da China) e as suas ambições eram mais que muitas.

    Quanto uma ditadura provoca conflitos, responder a ela é um acto de Paz.

Comentários não permitidos.