Atualizado: AEL SISTEMAS QUADRUPLICA ÁREA CONSTRUÍDA E CREDENCIA O ESTADO A TER IMPORTANTE P0LO TECNOLÓGICO DE DEFESA DO PAÍS

Nota

Quando publicamos a matéria no início de 2012 referente a AEL, não tínhamos a disposição as imagens do evento, porém gentilmente recebemos o contato da assessoria de imprensa da AEL as informações e imagens, as quais agora replicamos aqui na íntegra.

Agradecemos a Comunicasul pelas imagens e pela gentileza.

E.M.Pinto

Da esquerda para direita:Shlomo Erez, presidente da AEL Sistemas, Mauro Knijnik, secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Cláudio Barreto Viana, fundador do Grupo Aeromot, brigadeiro Mauro Gandra, presidente do Conselho da AEL, e Beto Grill, vice-governador do Estado.

Porto Alegre, 7 dezembro 2011 –  A AEL SISTEMAS S.A. (sucessora da Aeroeletrônica Ltda), empresa gaúcha que desenvolve e produz soluções tecnológicas para as áreas de defesa, espaço, segurança e logística, lança hoje em Porto Alegre a pedra fundamental de uma obra que vai quadruplicar a sua área coberta: passará a ter 10 mil metros quadrados, em um espaço total de 28 mil metros quadrados.  As obras vão consumir investimentos da ordem de R$ 20 milhões e deverão estar concluídas em outubro do próximo ano.

Vitor Jaime Neves, vice-presidente de Operações da AEL Crédito: Clleber Passus.

Estiveram presentes ao evento, além dos executivos da empresa, o vice-governador do Estado, Beto Grill, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, o  secretário do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, o engenheiro Cláudio Barreto Viana, fundador do Grupo Aeromot, o general de Exército Carlos Bolivar Goellner, Comandante Militar do Sul, o general de Brigada Cláudio Coscia Moura, representando o Chefe do Estado Maior do Exército e o major brigadeiro do ar, Flávio dos Santos Chaves, Comandante do 5º Comando Aéreo Regional.

POLO NACIONAL – Com a expansão, a empresa cria um Centro Tecnológico de Sistemas de Defesa, investimento que se alinha à Estratégia Nacional de Defesa. Neste Centro, serão desenvolvidos, produzidos e integrados os modernos sistemas eletrônicos da Estação de Armas Remotamente Controlada –  (UT30BR), que vai equipar o novo veículo blindado do Exército Brasileiro, o Guarani. As novas instalações da AEL vão abrigar inovadoras tecnologias de produção.

A AEL também se prepara para participar em trabalhos e produtos de alta tecnologia com a Boeing (USA), Dassault (França) e Saab (Suécia), que concorrem para o programa F-X2 de modernização da frota de caças da FAB.

Diante deste novo quadro de oportunidades e da existência de fortes empresas do setor no Rio Grande do Sul, a AEL SISTEMAS S.A. aposta na consolidação da região como um dos mais importantes polos de tecnologia de defesa do País.

ASSOCIAÇÃO COM EMBRAER – A AEL SISTEMAS atua na indústria de defesa com forte atuação na fabricação de hardware e software para aeronaves militares. Em setembro deste ano, criou com a Embraer Defesa e Segurança a Harpia Sistemas S/A., voltada principalmente para o desenvolvimento e fabricação dos VANTs (veículos Aéreos não Tripulados), em que a Embraer tem 51% das ações e a AEL SISTEMAS, 49%.  Ao mesmo tempo, a Embraer adquiriu 25% das ações da empresa.

No setor espacial, a AEL SISTEMAS S.A. participa de diversos programas da indústria fornecendo projetos e equipamentos para satélites. Na área de segurança e automotiva, produz sistemas computadorizados para o gerenciamento de frotas de veículos e soluções customizadas que utilizam a tecnologia de identificação por rádio freqüência (RFID) para aplicação nos segmentos de energia, celulose, sucroalcooleiro e transportes.

CRESCIMENTO – Nos últimos três anos, a AEL SISTEMAS S.A. vem dobrando o faturamento a cada ano e projeta crescimento continuo de 30% para os próximos  anos. Até 2015, o número de funcionários deverá passar dos atuais 240 para 500 – a grande maioria deles com graduação nas áreas de Ciências da Computação, Engenharia Eletrônica (hardware e software) e Engenharia de Sistemas.

Em setembro, a AEL SISTEMAS S.A. foi incluída no ranking das 30 melhores empresas gaúchas para se trabalhar da Revista Amanhã, conquista baseada em minuciosa pesquisa realizada  pela Great Place To Work.

EXCELÊNCIA – Um dos pontos fortes da AEL SISTEMAS S.A. em desenvolvimento tecnológico na área de defesa, é a participação de seus engenheiros e programadores em projetos no exterior.

Informações e Imagens Comunicasul para o Plano Brasil

23 Comentários

  1. É um tapa na cara os estatizadores de araque… porque será que a Venezuela não recebeu uma empresa como essa?…

  2. Agr c a lei de incentivo p ajudar n defesa, td vão ganhar, será um bom nicho p investimento, espero q o país recuper , o + rapidamente possível o tempo perdido , no sucateamento de n FAs. Parabéns ao RGS e EL pelo investimento.Sds.



  3. robertobozzo …

    discordo… se foi produzida com colaboração de brasileiros… capacitação nossa…óbvio..

  4. A coisa não é bem assim, ela é uma subsidiaria e toda tecnologia que ela criar vai ser patentiada no nome dela, a matriz não pode simplesmente vir e pegar o que quiser até mesmo porque ela não é dona, é acionista majoritaria, tem outros que também tem ações e que participam dos rumos da empresa. As coisas não funcionam simplesmente vai lá e faz o que quer, até mesmo porque pra isso existe o CADE.

  5. A AEL é brasileira mas com participação israelense como foi dito acima,o que é importante é que os componentes serão produzidos aqui.Seria melhor se todo o conteúdo fosse 100% nacional,mas até o dado momento não tenho nada a reclamar da nossa parceria com os israelenses,muito pelo contrário ela tem dado bons frutos.

  6. A Venezuela não recebe uma empresa dessa em função de vários fatores como, pequeno mercado consumidor, pouca industrialização, falta de mão de obra capacitada, governo inseguro etc… A questão de ser estatal ou não é o que menos importa, taí a China que não deixa mentir, comunista de foice e martelo, a maior parte das empresas são estatais e ainda assim é o país que mais recebe investimentos e empresas estrangeiras, principalmente empresas americanas e japonesas, todas tem que ter participação estatal, ou pelo menos algum controle estatal.

  7. O importante é a capacitação nacional… só tenho uma critica: tudo fica muito concentrado no Sul/Sudeste do pais…. tem que dar um jeito de levar industria de inovação pro Norte e Nordeste… só assim nos desenvolveremos por completo

  8. Se o Brasil não acabar de vez com a corrupção política e com o péssimo Sistema Político Populista, tudo isso irá por água abaixo. O nosso problema é: Impunidade de políticos corruptos e a falta de inteligência política.

  9. A AEL é tão brasileira quanto é agora a ARES também adquirida pela ELBIT.
    Resultado, a REMAX torre automatizada desenvolvida pelo CTEX com a ARES vai para o galpão e em cima do Guarani vai a torre “brasileira” UT30BR da AEL…

    A torre é brasileira-israelense e o carro ítalo-brasileiro…

    Neste projeto o EB mandou meia boca… No todo…

  10. Caro acefalo, pense bem… se vc fosse um empresario que quisesse expandir seus negocios para a AL e vislumbrasse uma boa oportunidade na Venezuela… mas por outro lado verificasse que o governo atual tem discurso estatizante… vc correria o risco de ver seu empreendimento ser tomado pelo estado a preço vil?… creio que não… é simples assim caro medusa…

  11. O Governo Chavez não sai estatizando td em quanto… O Banco Santander, por exemplo… Antes de er estatizado, Hugo Chavz pagou por ele… simples assim…..

  12. não… pq simplesmente o negocio foi fechado com o presidente do Banco e não houve qualquer especie de reclamação…….

  13. Rafael, larga de ser mané… banco estatal só é bom para politicos ladrões desviarem recursos e se locupretarem… ladrões do erario publico, os quais a Venezuela tem de sobra, assim como o Brasil… CLIENTELISMO… guarde essa palavra, caro inocente…

  14. Não faça do Brasil a regra… alem disso, lembre-se que a ditadura militar por muitos anos esteve no poder e controlando muita empresa estatal

Comentários não permitidos.