Ataques a igrejas durante missa de Natal causam mortes na Nigéria

Pelo menos 32 pessoas morreram na explosão mais grave em frente igreja lotada

Uma explosão nos arredores de uma igreja em Madala, cidade satélite a 40 quilômetros da capital da Nigéria, Abuja, matou pelo menos 35 pessoas. Outras explosões foram notificadas: uma delas na igreja evangélica da cidade de Jos (centro), na qual morreu um policial que vigiava o templo, e no templo de Damaturu, onde quatro pessoas morreram. Ao todo, pelo menos 40 pessoas foram assassinadas nos atentados.

Foto: Reuters

Carros destruídos por bomba que explodiu em frente a igreja e causou dezenas de mortes na Nigéria

O grupo islâmico Boko Haram assumiu a responsabilidade. “Somos responsáveis por todos os ataques dos últimos dias, inclusive a bomba na igreja de Madalla”, disse à AFP, em declarações por telefone, um porta-voz da Boko Haram, Abul Qaqa.”Continuaremos lançando ataques como estes no norte do país nos próximos dias”, advertiu a fonte. O movimento tem como objetivo impor a lei islâmica, a Sharia, em todo a Nigéria, onde a população é dividida de forma relativamente igual entre cristãos e muçulmanos. O grupo intensificou suas táticas neste ano e aprimorou a sofisticação de seus explosivos.

“Guerra civil”

O ministro nigeriano encarregado da polícia, Caleb Olubolade, disse que em Madalla ocorria uma “guerra”. “É como se tivesse sido iniciada uma guerra civil no país. Devemos estar à altura e enfrentar a situação”, afirmou Olubolade.O aumento das tensões interreligiosas na Nigéria, sexto país do mundo em número de cristãos, inquieta o Vaticano.Em novembro passado, durante sua visita a Benin, o papa Bento 16 insistiu na tradição tolerante do Islã na África e na coexistência pacífica entre muçulmanos e cristãos.

A Igreja Católica de Santa Teresa  estava lotada quando uma forte bomba explodiu durante uma missa de Natal. “Estávamos na igreja com minha família quando ouvimos a explosão. Nós simplesmente corremos para fora”, disse Timothy Onyekwere à Reuters. “Agora não sabemos onde estão meus filhos e minha esposa. Não sei quantos morreram, mas havia muitos mortos.”

Horas depois da primeira bomba, explosões foram registradas na Montanha de Fogo e na Igreja dos Milagres, em Jos, cidade de mistura étnica e religiosa na região central da Nigéria, e em uma igreja em Gadaka, cidade localizada no norte. Moradores disseram que muitos ficaram feridos em Gadaka.

A polícia encontrou outros dois explosivos em Jos, que os oficiais desativaram. Um homem também foi preso em ligação ao incidente.

O Boko Haram – que em hauçá, idioma do norte da Nigéria, significa “Educação ocidental é pecado” – é vagamente inspirado no movimento do Taliban, no Afeganistão. A seita foi culpada por uma dúzia de explosões e tiroteios no norte do país, e assumiu responsabilidade por dois ataques a bomba em Abuja, neste ano. Entre os ataques estava o primeiro ataque suicida ocorrido no país, contra a sede da ONU na Nigéria, em agosto, que matou ao menos 23 pessoas.

O presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, um cristão do sul do país que está com dificuldades para conter a ameaça da militância islâmica, disse que a série de incidentes era “lamentável”, mas que o Boko Haram “não estaria (por aí) para sempre. Terminará um dia”.

Ano passado também houve ataques

No ano passado, uma série de ataques ocorreu em meio a celebração do Natal na cidade de Jos, também na Nigéria. Foram mortas pelo menos 32 pessoas e o grupo reivindicou a autoria dos atentados. Por causa disso, a embaixada americana nos Estados Unidos já havia dado um alerta especial na sexta-feira para áreas de circulação de estrangeiros.

Vaticano lamenta “ódio cego”

O Vaticano classificou os atentados contra igrejas na Nigéria no dia do Natal como atos “absurdos”, que demonstram um “ódio cego, que não tem respeito algum pela vida” e alimenta a confusão, afirmou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi.

Elei expressou a solidariedade da Igreja com todo o povo nigeriano e a igreja desse país africano, “golpeados pela violência terrorista em dias que deveriam ser de alegria e paz”.

*com AP, AFP, EFE e Reuters

Fonte: Último Segundo

30 Comentários

  1. É o tipo de noticia pra se lamentar, enquanto houver pobreza extrema e miséria na Africa haverá esse tipo de coisa. É um país extremamente pobre que precisa de ajuda para reduzir a pobreza e se desenvolver, mas os que enchem a boca pra se proclamar defensores da liberdade e da humanidade só querem saber de lucro e tão se lixando pros problemas dos outros países.

  2. A mesma técnica de encitar grupos étnicos rivais para dividir o país por causa de petróleo.Funcionou no Sudão(com a criação do Sudão do Sul) e foi usada nos massacres de Ruanda nos anos 90, onde 800 mil pessoas foram trucidadas a golpes de facão.
    Qual o país do mundo que se beneficia com a criação de Estados fracos??????

  3. Rorschach, diz que enquanto houver pobreza extrema… havera esse tipo de coisa. Trabalhava num restaurante em Londres, localizado perto da loja Selfridge quando o IRA explodiu uma bomba nessa loja. Na epoca o padrao de vida da populacao britanica e irlandeza estava longe de ser considerado extrema pobreza. La tambem a guerra era religiosa, so que entre catolicos e protestantes. Pode ser que presenca de petroleo seja o motivo principal desse confronto entre mulssumanos e cristao na Nigeria. Necessito mais pesquisa no assunto, mas aparentemente o motivo e radicalizacao islamita. Uma forma de atacar o que eles vE como representantes do ocidente.

  4. Não se pode confundir o islamismo com banditismo ou terrorismo. Ao assumir a responsabilidade por tais atos criminosos, esse grupo passa um atestado de burrice, de aversão aos valores humanos mais elementares e aos princípios morais e de relacionamento sociais mais reconhecidos e defendidos pela humanidade.

    Esse tipo de conduta criminosa deve nos causar revolta e indignação, vergonha e sobretudo ampliar o nosso comprometimento com valores tais como: a liberdade e o culto à vida. Não se pode ser tolerante com esse tipo de procedimento monstruoso, independente dos argumentos e motivos apresentados pelos seus mentores e praticantes.

    Como se não bastasse a covardia, a brutalidade da ação, o anonimato dos seus autores, a incapacidade de defesa das vítimas, os assassinos não respeitaram se quer a ocasião, o local e o momento especial de louvação. Espera-se que agora as autoridades nigerianas hajam com inteligência, sejam diligentes eficazes e eficientes nas investigações e que os responsáveis possam ser encontrados, processados, julgados e sentenciados exemplarmente.

    Mas espera-se sobretudo, que o bom senso e o respeito as diferenças possa vencer as barreiras da intolerância, da ganância e do radicalismo provocados pela aliança de interesses políticos excusos com o apoio incondicional do fanatismo religioso de alguns que ao que nos parece é o grande fator de motivação deses atos de monstruosidade.

  5. A caça aos cristãos no mundo todo esta ficando cada dia mais escancarada… os islamicos não pensarão duas vezes para eliminar os cristão que resistirem ao califado universal… e tem quem defenda essa politica aqui no blog… são os defensores dos orientais frascos e comprimidos… coitadinhos né?… por isso apoio toda e qualquer politica que detenha essa “guerra santa” dos maometanos…

  6. JÁ DIZIA UM GRANDE FILÓSOFO:
    “A religião é o ópio da humanidade”.
    .
    Através dela o homem consegue sair de si próprio, seus valores individuais se dissolvem, ele não é mais ele mesmo, ele se contagia pela calorosidade de seus irmãos e com o tempo deixa de ser um indivíduo e passa a ser apenas uma parte integrante de algo maior.
    Infelizmente como dizia froid(no livro O FUTURO DE UMA ILUSAO), toda a sociedade se baseia na coerção ao trabalho e na renúncia aos instintos. Isso traduz os valores pregados tanto pelo cristianismo quanto pelo islamismo ou mesmo o judaismo e se pararem para pensar até o budismo e etc. Mas essa opressão religiosa tem um preço, o instinto animal ainda está aprisionado e uma hora ele se revela, é nesse exato momento que surge o EXTREMISTA… que muitas vezes tem o poder de conseguir se multiplicar

  7. Blue eyes…respeito a sua religiosidade…
    Mas vaticano? nada do que vem daquele teatro todo é relevante pra mim… Não vejo mais um vaticano preocupado com as causas sociais… com o assistencialismo… O unico medo deles é o crescimento das pentercostais.
    Esse papa só sabe ir lá na frente daquela praça que eu esqueci o nome e acenar para o seu rebanho de frustrados sexuais que o veem como algo não humano… o super homem…
    Esse bento 16 não se dá nem ao trabalho de sair de seus cômodos aposentos… vocês pagam o seu dízimo pra que ele se dissolva em um estado que vive ainda no século 18, ostentando toda aquela pompa que o vaticano ostenta.
    .
    Mas nao sou contra o cristianismo, eu gostava muto do Nosso antigo Papa joao paulo…
    Aquele sim era uma pessoa diferenciada, humilde, preocupada com as causas sociais, era uma pessoa que ia pessoalmente ver o que estava acontecendo de errado nos paises catolicos, beijava o solo do país ao chegar… Esse bento 16? vix.. deve dormir o dia todo, deve ter mais uns 15 coroinhas e cardeais pra levar o seu leite quente, a sua lagosta e de quebra deve ganhar uma massagem escrotal de um de seus servos…

  8. Gustavo G, qual o nome desse filosofo? Acho a frase interessante.Gostaria de ler onde ele escreveu isso.Carlos Marx diz coisas semelhantes “religiao e o soluco da criatura oprimida, o coracao de um mundo sem coracao, o espirito de uma situacao carente de espirito. E o opio do povo.” Antes, nesse mesmo texto ele diz “a religiao nao faz o homem, mas, ao contrario, o homem faz a religiao. A luta contra a religiao e a luta contra aquele mundo que tem na religiao seu aroma espiritual” Religiao nao se elimina por decreto. E so verificar o que resultou nos paises do leste europeu, onde tentararm erradicar religiao por decreto.Se o povo vive num mundo que lhe parece fora de controle, sofre carencias, injusticas e exploracao ele tem na religiao um consolo, a promessa de um mundo melhor apos a morte. Dai quem quer combater fanatismo religioso, tem que combater as condicoes de injusticas, exploracao do homem pelo homem, condicoes essas que sao o que faz religiao necessaria. Um outro ponto, Creio que quem escreveu O Futuro de uma Ilusao foi Freud. Talvez um erro datilografico de sua parte.

  9. Jojo… eu não recordo se foi nietzche que disse isso em alguma de suas obras…. ou se foi FREUD no livro “o futuro de uma ilusão”.. por isso não citei o nome do filosofo…
    Marx, nietzche e freud tem muitas idéias em comum… qualquer um deles que você ler, vai se identificar com essa frase……de marx só li o manifesto comunista(e outros textos soltos durante a faculdade), de freud eu so li esse livro “o futuro de uma ilusão”(melhor livro do mundo, mas tambem muito dificil de se captar a mensagem, ele nao é mto didatico)….
    Mas nietzche é o grande autor que se dedicou a esse tema(em livros como ecce homo, o anticristo e etc).. recomendo umas leituras dele, assim como esse livro que citei de froid(o futuro de uma ilusão, de 1800 e alguma coisa). Marx eu acho muito ideologico, utopico, fugindo um pouco da racionalidade as vezes.. por isso não me aprofundei nele..

  10. OBS… eu sempre escrevo froid sem querer… hhahahah, hábito feio… inclusive estou cada vez mais interessado em suas literaturas… mas pelos trexos que li de alguns livros, são textos difisseis de se absorver… é o tipo de leitura que a gente tem de ruminar…. ler uma vez, ler outra, digerir aquilo varias vezes… mas quando você capta todo o significado de suas palavras, a satisfação é indiscutivel…
    é o tipo de leitura, entre tantas outras do gênero, que realmente faz a gente mudar alguns paradigmas sociais que temos a tanto tempo como absolutos

  11. Cristofobia: Por que são mortos e perseguidos os cristãos de hoje?
    Primeiro a cristofobia islâmica, a mais conhecida.
    Segundo a asiática: budista ou hinduísta, menos conhecida mas muito mais criminosa em termos de números e violência.
    Terceira a comunista, marxista e socialista.
    Quarta a ocidental laicista, menos violenta na aparência, mas muito perversa, cujo objetivo é destruir a civilização cristã.
    O cristianismo é a religião mais perseguida no mundo.

    ————————-
    LEIAM O ARTIGO E ASSISTAM AO VÍDEO!
    ARTIGO( http://esta-acontecendo.blogspot.com/2011/08/crescimento-da-cristofobia-e-alarmante.html )
    VÍDEO ( http://www.gloria.tv/?media=183506 ).

  12. TUPI-GUARANI, se fores indio tu nao sabes defender o teu povo. Quem destruiu, massacrou, praticamente eliminou a presenca do chamado “indio”, a populacao nativa do continente americano. Os europeus, espanhoes,portugues, holandeses e franceses. Qual foi a justificativa para tal genocidio? Cristianizar os nativos. Nao foi para roubar suas terras. Estas ja havia sido doada a Espanha e Portugal pelo papa Alexandro VI, no Tratado de Tordezilha. Nao me consta que o papa havia consultado os nativos do continente se esses aceitariam ter suas terras transferida para a coroa de Espanha e Portugal. Qual foi o numeros de mortos? Dificil de calcular, mas alguns historiadores especulam que algumas dezenas de milhoes de “indio” foram mortos no processo de serem cristianizados. A populacao foi praticamente dizimada. Algo similar passou na Africa, ainda que menos tragico. Um antigo presidente da Kenia, John Keniata, um dia reclamou da atividades desses missionarios cristao no continente africano. Dizia ele: Esses missionarios vem para Africa com um monte de biblia na sacola. Distribuem biblias para a populacao. Com o passar do tempo, temos uma situacao onde os africanos ficam com as biblias e os missionarios cristao se apoderam de nossas terras. Fato! GUSTAVO G, tambem tive minha fase como estudante da obra de Freud. Mas sou daqueles que pensa que Freud abandonou a Teoria da Seducao, porque julgava que esta estava bloqueando sua aceitacao pela comunidade medica e universitaria da Austria. Fui neste aspecto influenciado pelos livros de Robert Fliess e pelo livro Assalt on Truth de Jeffrey Masson. Sds

  13. Tupi-guarani.. entao os cristão são os coitadinhos?
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAH
    Budismo e hinduismo preseguindo o cristianismo?????????
    HAHAHAHAHAHAH
    .
    Como o jojo disse, seu discurso não condiz com o teu proprio nome… nome do povo que foi justamente ceifado de sua cultura e seus valores pelos jesuitas intolerantes…
    .
    Jojo… infelizmente eu queria ler varias obras de FREUD na íntegra. Mas sei de suas várias fases literárias(algumas muito questionadas hoje, principalmente na area da psicanalise). Mas fora isso me indentifico muito com o pessimismo dele… apesar de eu nao ser psicologo ou psicanalista, tive contato apenas com o teor sociologico de sua obra…
    .
    Robert Fliess alguém já me havia citado quando falada sobre algumas coisas de FREUD, mas nunca tive contato… Já esse livro Assalt on Truth do jeffrey, somente pelo título, já me indentifiquei…. ele tem título em inglês?

  14. Jojo, como todo comunista, quando apertado sobre a perseguição aos cristãos, vc foge do assunto e parte para a encriminação da igreja, como se ela fosse o Sagrado e não a guardiã da fé… o fato de a igreja, em algum momento historico ter errado em suas realizações não invalidada a sua fé, que é coisa diferente da igreja secular… vindo de um ateu, de quem não sabe e não conhece religião sob o olhar de seguidor, não saberás mesmo o que fala… normal… para vc parecerá loucura… mas a nossa fé é exatamente essa… aquilo que parece loucura ao mundo é a salvação que esperamos… algo muito sutil para uma mente congelada no materialismo… quem não possui a experiencia do transcendental, do Deus vivo, não poderá jamais supor tal existencia… fica congelado, prezo, nesse espaço/tempo como se o mesmo fosse a unica coisa a ser levada em conta… nós, os cristãos não esperamos que vcs ateus mudem… esperamos que Deus mude vcs… assim como Salomão só ganhou a sabedoria por que a pediu de coração, assim a experiencia transcendental do Deus vivo só será possivel se pedida com a fé que a razão não pode dar… mas teologia é algo que se pode ser estudado mesmo que não crido… saudações…

  15. Tupi-Guarani… ficam aqui meus votos de que o estado atual de coisas seculares se dissolva no esplendor da volta da sabedoria aos corações humanos… oxala todos possam desfrutar da vinda da verdade sobre o relativismo grassante das atuais gerações… paz na palavra e esperança… saudações vocaticias…

  16. Jojo, não, eu não sou índio. Minha origem é marroquina e portuguesa. Tupi-guarani é como sou conhecido pelos meus amigos. Pois, quando jovem, morei muitos anos na região amazônica a qual conheço muito bem (mas especificamente os estados do Pará, Roraima e Amapá) assim como outros estados brasileiros, pois o trabalho dos meus pais exigia tal tarefa. Quanto ao “massacre”, o “genocídio”, faço minhas as palavras do Blue Eyes: “…o fato de a igreja, em algum momento histórico ter errado em suas realizações não invalidada a sua fé”. Algo impossível para um ateu si quer imaginar. Sobre a cristianização dos nativo, vc omitiu que desde o processo de colonização, a igreja, em especial os jesuítas (segundo Gustavo G, “os intolerantes jesuítas”) foram os que mais defenderam os índios. Já os bandeirantes, esses cometeram verdadeiros massacres contra índios e jesuítas na maioria (eu disse maioria) das aldeias. Fato! Que o diga Raposo Tavares, Domingos Jorge e muitos outros que não lembro agora. Lembrando que os bandeirantes estavam a mando da coroa. Atribuir aos jesuítas o massacre dos índios é no mínimo falta de conhecimento sobre a congregação. Quanto aos números… ‘dezenas de milhões de “indio”’. Bom, pelo que me consta no Brasil haviam 5 milhões de índios, isso desde o descobrimento. Já o numero de mortos chega ao máximo 2 milhões no Brasil e 5 milhões nos EUA (isso os mais pessimistas). São as duas únicas historias que conheço, não posso falar sobre a América Latina, mas “dezenas de milhões”. Gostaria de saber quem são esses “alguns historiadores” que especularam isso. Infelizmente, como fala o Gen. Heleno, quem fala da questão indígena no país, está longe da realidade.
    Sigo o caminho com fé em Cristo e na Igreja.
    Blue Eyes agradeço a gentileza.

  17. Blue Eyes hoje a igreja ja nao persegue, queima hereticos, por uma simples razao, o povo europeu, ceu centro, tornou-se menos religioso. Europa hoje e uma sociedade secular. Qual foi o cardeal/bispo, que quando ordenou a invasao de uma cidade onde havia hereticos que o papa havia ordenado que fosse eliminados, repondeu ao comandante militar da operacao, que lhe havia perguntado, como saber quem eram os catolicos e quem eram os hereticos, ja q

  18. ..ja que viviam na mesma cidade, respondeu: Matem todos, Deus sabe quem lhe pertence. Eu diria que quase todas as religioes tem elementos de intolerancia, e tem perseguidos, quem ela julga hereticos, renegados, ou ateus. Respeito a fe na religiao crista que voce demonstra ter, mas isso nao nega o fato que o catolicismo, romano ou ortodoxo, o protestantismo, seja luterano, presbeteriano, anglicismo, reformada ou nao foram no passado intolerantes e queimaram milhares de pessoas por seguirem diferente religiao ou mesmo ter uma interpretacao diferente da mesma. Isso e fato historico. Houve religiao progressista, os anabatistas, os quakers e outras seitas perseguidas no passado e que ainda sobrevivem em sociedades isoladas da civilizacao europeia. O que me chama atencao e que muitas dessas religioes eram perseguidas porque queriam estabelecer na terra um reino de Cristo, onde nao havia exploracao do homem pelo homem, onde havia uma comunhao de propriedades, enfim uma forma de comunismo, antes de Karl Marx, um comunismo baseado numa interpretacao literal da biblia,em particular na descricao do livro Atos, do novo testamento, onde Sao Pedro, amaldicoa um casal porque estes queriam esconder alguns de seus bens, que Sao Pedro, pregando um comunismo radical, havia decidido que propriedade privada sendo contra a vontade de Deus deveria ser abolida. Ja faz muito tempo que li o Novo testamento, mas creio que minha intepretacao dessa passage nao esta muito incorreta. Quanto a perseguicao dos cristao pelo menos, nao se pode perder de vista, o Alcaida, penetrou na Africa, nao so no leste da Libia, como em toda a Africa sul do Saara. E quem criou o Alcaida? O servico secreto norte americano e ingles, para combater os sovieticos que haviam invadido Afaganistao, caindo assim numa armadilha que os Estados Unidos lhes haviam preparados. Estou falando besteira? pode ser, mas tenho fontes literarias para suportar o que falo. Ja fui praticante religioso, envangelico, tive meu tempo de discutir com professores de biologia que defendiam a teoria da evolucao de Darwin, usando o dito de Sao Paulo, “a sabedoria do homem e loucura perante Deus” mas isso foi quando ainda era jovem. Hoje eu creio que aprendi mas das coisas e sou mesmo agnostico em assuntos religioso. Repito meus respeito e saudacoes

  19. Essa postura de “coitadinhos” e de “eles são os vilões” não é nova entra os cristãos, foi assim na América aonde sim, DEZENA de milhões de aborígenes foram exterminados sob o olhar da igreja que nada fez visando óbvio o lucro disso durante o período das conquistas (DESCOBRIMENTO é piada! :D), vide as belas igrejas que existem no Brasil, todas levantadas com o sangue dos escravizados, foi assim na África como bem mostrado, na Austrália e onde mais pisou e conseguiu poder a igreja católica (romana). Será que então validaria se penar pelo fato dos árabes não terem feito o mesmo enquanto estavam na Espanha e Portugal? Ainda bem que não, massacres não tem justificativa (apesar que os cristãos sempre acham uma).
    .
    Esse jogo de “coitadinhos” e “eles são os vilões” é bem mostrado em “Islam – Empire of Faith“, mostra desde Maomé até Solimão, documentário muito bem feito e que pode servir como fonte de conhecimento e questionamento, mesmo frente a ignorância religiosa.

  20. Bom, so pra finalizar minha participação nesse tópico, eu gostaria de acrescentar que ao contrario do que pensam eu aprendo muito vendo opiniões contrarias a minha.
    Inclusive nessa questão do bandeirante, devo admitir, que realmente no final das contas os jesuítas, acreditando fazer o bem para os índios, fizeram muito menos mal do que os bandeirantes fizeram para as populações indigenas…
    .
    Mais so queria acrescentar o seguinte, falar em números de índios e números de massacres(sem querer menosprezar nossos historiadores) é mera especulação… determinar se foram 5 mihões, 10 milhoes que residiam ou que foram aniquilados é puro achismo. Esses números são levantados tomando em consideração a população estimada de índios por km quadrado na época do descobrimento, pois tomando por base os documentos e relatos da época é impossivel precisar a quantidade de indigenas que aqui habitava e os que foram aniquilados, porque naquela época, quando um indio morria massacrado ou mesmo de exaustão, não era emitido nenhum atestado de óbito do mesmo….
    .
    E quanto á religião, não precisa ser comunista para ser Ateu…. eu inclusive não me considero ateu… pra mim ateu é o tipo de pessoa que despreza a religião e prega a não religião, da mesma forma que um crente prega o cristianismo… Eu sou um mero cético, que não acredita em fantasmas, em metafisica, ovnis, hollywood e etc. Acredito no que vejo e no que sinto, e não no que os outros sentiram ou viram. E VALORIZO SIM O PAPEL SOCIAL DAS IGREJAS. Pois são grandes agentes sociais, que em sua essencia, pregam o companheirismo e o respeito á algum tipo de ética(seja ocidental ou oriental)… E respeito todas as religiões, pois todas(desde o xamanismo, o hinduismo, judaismo e etc) foram elementos agregadores fundamentais para que o ser humano deixasse de ser um ser essencialmente individualista e passase a se ver como membro de uma sociaedade. Não chegariamos ao que somos hoje se as pessoas não se reunissem em torno de suas crencas comuns… Mas eu tenho certeza, que há medida que o ser humando(homo sapiens e não os decendentes de adão) for evoluindo, tendo cada vez mais poder sobre seus instintos, a religião se tornará algo desnecessário..
    .
    Mas nesse mundo ainda conturbado, a religião é um remédio amargo, que possui alguns efeitos colaterais, mas sendo bem usada pode sim ajudar muito as pessoas…

  21. TUPI GUARANI, pediu-me que citasse fontes. Eis algumas, todas en ingles, publicadas nos EUA: David Edward Stannard, America Holocaust, diz 100 milhoes morreram no holocausto; Kerpatrick Sale, America Holocaust, estima que 120 milhoes morreram; Ward Churchil, Holocaust and Denial in the Americas 1492 to the present e Indias Are US, diz que somente Colombos em 3 anos de 1493 a 1496 presidiu a eliminacao de 5 milhoes de nativos no Caribe: Carmen Bernand, The Incas, The People of the Sun, so no Mexico a populacao 30.000.000 morreram em 40 anos apos a conquista espanhola. Nao disse que os Jesuitas presidiram organizaram ou deram bencao ao massacre. Mas nao podemos esquecer que o Padre Vieira e o Bartolomeu de Las Casas foram contra a escravidao dos Indios mas em favor da escravidao dos africanos. Vieira em particular diz, que a escravisar os africanos e bom para suas almas E que eles serao salvos e ganharao os beneficios da civilizacaO. Correto, a Igreja hoje nao mais envia gente a fogueira por heresia, ou permite escravidao, como meio de salvar almas de escravos, mas isso como ja disse e devido ao fato que na Europa Ocidental, o local onde o catolicismo romano e o protestantismo se originaram, o povo perderam a fe. A sociedade e secular. E isso ocorreu, nao porque Marx, Freud, ou um outro filosofo escreveram filosofias materialistas. Nao. o povo perdeu a fe em religiao, como as comunidades do passado nao muito distante desapareceram e os povos ficaram mais individualistas, o famoso ditado, cada um cuida de si, porque o sistema capitalista penetrou em todos os poros das sociedades europeia e norte americana. E o capitalismo, na medida que destroi os lacos tradicionais de familia, costumes e moralidade e desenvolve nas mentes das pessoas que viver e consumir, e que uma pessoa vale nao pela suas qualidades pessoal, moral e intelectual mas pelo que ela possue ou e capaz de comprar, isto e vale pelo que ela tem em termos de coisas. E isso que destroi religiao. E isso que leva esses movimentos de inspiracao fascista do mundo islamitas rejeitar o capitalismo, porque eles veem no capitalismo um perigo para sua religiao. Essa visao eles apreederam lendo filosofos e escritorres facista e nazista da Europa capitalista em decadencia.

  22. Jojo, Stannard não pode ser considerado uma referência histórica, é holocausto demais e genocídio demais, sem separar mortes resultantes da colonização, e morte por conflitos diretos. Pois é da mesma linha de Howard Zinn e Noam Chomsky, todos ligados a movimentos antibelicista, pacifista, socialistas e de direitos humanos (são todos peças de um grande movimento que vai muito além das religiões, do capitalismo (tese), do comunismo (antítese) e do socialismo (síntese)), se é que vc me entende. John Elliot diz que sempre deve ter um lugar para livros sobre massacres indígenas, se os mesmos, melhorarem a nossa compreensão sobre esse fenômeno histórico complexo. Algo que esse livro não faz. No entanto, concordo com vc quanto ao Pe. Vieira, mas como já dito: “…o fato de a igreja, em algum momento histórico ter errado….”. Como cristão defendo minha religião, como vc defende as sua ideologia. Porém, o mesmo movimento que patrocinou os pensadores modernos e suas ideologias, é o mesmo que estar por traz da crise européia. As intenções desse grupo são variadas, uma delas, é justamente essa: fazer o povo perde a fé. Já estudei Marx (O Capital, era obrigatório) na faculdade (Economia) no inicio dos anos 90 e concordo com vc sobre o capitalismo. Acredite, já fiz parte de grêmios e movimentos, acreditava fielmente que o socialismo era a solução pra tudo. Só que quanto mais me especializa na historia do mercado financeiro, mais abandonava as ideologias. Agora os islâmicos rejeitarem o capitalismo, nisso eu não posso concordar. Gostando ou não, vivemos um mundo capitalista, seja o Oriente Médio, ou a China. De uma olhada em seus grandes partes indústrias ou suas belas e modernas cidades, e perguntes se eles querem mudar realmente esse sistema e voltar atrás, creio que não.
    Felipe, não sou nenhum coitadinho ou vitima e detesto gente assim. Defendo a minha crença e respeito à dos outro, até onde houver respeito.
    Gustavo G, concordo com vc quando se fala em especulação dos dados. Porém, minha formação exige que se trabalhe com dados que são estudados e tidos como reais. Creio que as pessoas que criarão esse senso, deveriam ter um mínimo de capacidade.

  23. Tupi Guarani, gostei da resposta. Admito que quando citei autores que clamam numero em torno de cem milhoes de nativos mortos eu estava ciente que o numero de vitimas ainda e materia de debate, e creio que ninguem tem ou tera condicao de dizer categoricamente, morreram x ou y de pessoas, pelo razao muito simples de que na epoca nao havia senso da pupulacao. Queria provocar reacao. Genocidio houve, quantos morreram e materia de especulacao. Agora ignorar autores porque eles seguem uma determinada corrente de pensamento com a qual eu discordo, para mim significa limitar o campo de investigacao. So procuros dados que concordam com meus postulados. Admito que eu vejo o sistema economico e politico em que vivemos a partir da perspectiva desenvolvida por Marx, mas isso nao significa que so leio obras marxistas. Ao contrario, no que se refere a crise economica em que vivemos, prefiro ler o que jornais como Financial Times, The Economist, sites como Bloomberg, Financial Sense, Prudent Bear, Antal Fekete escrevem. Esse pessoal, creio que seguidores da Escola Austriaca de Economia Politica,” nao tentam tampar o sol com peneira” como se dizem, descrevem a situacao como ela e e nao como nos gostariamos que ela fosse. As solucoes propostas diferem obviamente, porque entra questao de politica e politica refere a interesses de grupos. Eu creio que a maioria dos documentos escritos sobre a crise economica atual, politica internacional etc escritas por autores que se dizem marxistas sao para mim obras de carater apologeticas ou banal. Blue Eyes pode descansar, os chamados esquerdistas, socialistas, comunistas, se tornaram o braco esquerdo do sistema capitalista. Nao perco tempo. O artigo de James Petras, neste site e um caso. Falar em derrota militar dos Estados Unidos na Asia Central para mim e querer assucarar uma realidade, talvez para nao ter que sacar as consequencias: o que poderemos fazer em tal caso. Respeito a sua presente posicao politica porque me parece que foi resultado de analises e nao de simples lavagem cerebral. Quanto a questao de que islamita rejeitarem ou nao o capitalismo.Eu nao disse isso, isto e nao e o que diz dizer. Poderia dizer que rejeitam as consequencias do capitalismo. O ideal de muito islamita radical de querer trazer de volta o califado nao so e utopico como reacionaria. Por isso eu equiparo essa ideologia com a ideologia facista. E donde surgiu a ideologia facista? Eu creio que nos seus fundamentos, ela vai aquela corrente de pensamento que combateu o iluminismo no seculo XVI/XVII. E os jesuitas estavam na frente dessa reacao aos iluministas. Nao se pode separar a filosofia moderna, seja a que se iniciou com Bacon na Inglaterra ou com Descarte no continente europeu com a revolucao no sistema economico que estava ocorrendo na epoca: o inicio do sistema capitalista.Eu creio que a tese de Weber de que o catolicismo de certa forma nao favoricia muito o desenvolvimento do capitalismo tem um certo grau de veracidade. Eu ate diria que a tentativa dos Jesuitas criar uma sociedade comunal de indios no Paraguai, foi uma forma de preservar uma area da terra, onde o capitalismo nao entraria.Estou sendo especulativo. Hoje todo um grupo de reacionarios, racistas, estao regurgitando ideias escritas por Jesuitas mais de 200 anos atras. Por exemplo, a ideia de conspiracao Iluminista, por detraz de todo um grupo anti bancos que existe no momento. Le os livros de Barruel, um padre frances que escreveu sobre a influencia da massonaria em causar a revolucao francesa. O que Barruel escreveu, e hoje repetido ad nauseum por gente que nem suspeita que o que eles tao lendo e recalcitragem do que o velho Barruel escreveu nos idos 1790. Se nao me engano Barruel era jesuita. Eu diria que em seu inicio a igreja cato0lica se opos ao desenvolvimento do sistema capitalista, porque assim como muitos filosofos humanistas ela tambem havia percebido desde cedo, o perigo que o sistema capitalista traria para o cristianismo. o materialismo consumidor e uma ameaca a fe religiosa da populacao. Foi o que ocorreu na Europa. E autores como Spengler, Evora, Gassset, perceberam isso. E esses autores influenciaram os principais teoricos do renascimento do islamismo radical. Meus respeitos e um feliz ano novo para voce.

  24. Tupi-Guarani… uma grata surpresa… ainda tenho esperanças na redenção da verdadeira fé cristã… como sempre, somos motivados pela aparição de mentes equilibradas e sensatas… dai nossa labuta permanente em prol de um mundo mais esclarecido…
    Jojo, “Blue Eyes pode descansar, os chamados esquerdistas, socialistas, comunistas, se tornaram o braco esquerdo do sistema capitalista.”… sempre foram, caríssimo Jojo… sempre foram… como disse nosso amigo, tese, antitese, sintese… assim como o capitalismo é o filho da perdição… o filho do materialismo consumista… ficaria surpreso pelo que eu penso a respeito do sistema financeiro… não sou anti esquerdista ou simpatico a ultra direita… todos desaguam na estupidez humana… todos são filhos do dono do mundo… o demiurgo… como diria Nietzsche “O homem é uma corda esticada entre o animal e o super-homem, uma corda por cima do abismo.”… faz-se necessario atravessarmos o vazio e chegarmos ao limiar de um novo homem… a verdadeira ressurreição… o governo do espirito sobre a materia… saudações a todos…

  25. Blue Eyes, agradeço novamente a estima. Também mantenho a esperança na verdadeira fé cristã. A verdade a de aparecer. Tenho muito fé nisso. Meus respeitos. Jojo, meus comprimentos. Desejo a vocês um feliz ano novo com todas as virtudes teologais.
    “Enquanto houver vontade de lutar, haverá esperança de vencer.” – Santo Agostinho.

  26. o BLUE EYES e o nosso cavaleiro templario, guerreiro cristão rs, apoiadissimo amigo, continue na resistencia..
    _
    a verdade e que em materia de TOLERANCIA, o os mulçumanos tem ainda muito que evoluir, assim como toda humanidade em termos gerais, mas quantos cristãos existem na ARABIA SAUDITA, NO IRÃ ??? poucos, muito poucos, e sofrem represalias pessadas se explessarem sua fé de forma publica, cristão podem se converter ao islã ( que e uma linda religião, infelismente deturpada por fanaticos frustados) mas se um mulçumano se converter ao cristianismo, ele e altomaticamente determinado traidor herege, e condenado a morte, onde esta a tolerancia nisso ?? onde esta o sentido de uma fé imposta ?


    o brasil tem mais libaneses e decendentes,do queo propio libano, a maioria cristãos figidos de perseguisões implacaveis, quando vierem a são paulo deem um pulo no bom retiro, e ouçam as historia de intolerancia que os cristãos sofrem no oriente medio, onde somos carinhosamente chamados de CÃES INFIEIS

    _
    foram cometidas muitas atrocidades durante as cruzadas,mas a verdade e que se milhões de guerreiros cristãos não tivesem dado suas vidas durante a terceira cruzada, A BATALHA POR CONSTATINOPLA, se os cavaleiros cristãos não tivesem feito frente ao louco vingativo MAOME SEGUNDO,o imperio otomano teria varrido a eurropa do cristianismo, e o mundo ocidental seria muito diferente do que é hoje, seria um mundo melhor ? não sei, mas sei que sou cristão de corpo e alma, me entrego totalmente aos ensinamentos de nosso senhor JESUS CRISTO,e moreria por minha fé

Comentários não permitidos.