Equador envia 10 mil soldados para fronteira com Colômbia

O Equador enviou cerca de 10 mil soldados para a fronteira com a Colômbia para lidar com um problema de segurança “muito grave”, disse neste sábado o presidente equatoriano, Rafael Correa.

Segundo o presidente, os soldados foram enviados para ajudar na segurança da fronteira, em meio a preocupações com o “crime organizado, o tráfico de drogas e grupos irregulares”, incluindo grupos paramilitares e guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O envio das tropas ocorreu após a visita a Quito, na segunda-feira, do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. Esta foi a primeira vez que um líder colombiano visitou a capital do país vizinho desde que tropas colombianas bombardearam um acampamento guerrilheiro em território equatoriano em 2008, deflagrando uma crise diplomática.

Correa enviou à fronteira cerca de 7 mil soldados do exército, 18% da Força Nacional e 3 mil policiais.

As informações são da Dow Jones.

Fonte: Estadão

7 Comentários

  1. Nossa a manchete, da forma que foi escrita da uma sensação de confronto…
    mas ao ler a noticia fiquei aliviado em saber que é uma demonstração de cooperação ao combate ao tráfico de drogas…

  2. Esta queimado pela intrusao da Colombia em seu territorio e quer miostrar servico. E logo de cara se vao meter com o pais mais bem equipado da AS, sem sombra de duvidas.

  3. estão corretos depois que jogaram bomba no territorio deles dizendo que eles nao tomam conta das suas fronteiras essa é uma boa hora de mostrarem o contrario

  4. na realidade o Equador e sua política Bolivariana é de apoio as FARC, como demonstrou o emblemático episódio do ataque ao Raul Rayes.
    mas o tempo dirá se os soldados vão realmente servir para patrulhar alguma coisa ou se vão apenas servir para dar cobertura aos narco-terroristas.
    Abraços

  5. Não há tensão entre os países.
    Ao que parece faltam informações na reportagem, ninguém desloca um efetivo desses a toa, custa caro, muito caro.
    As farcs estao sendo dizimadas na Colômbia, nada impede, ou impediria, que elas tivessem a opção de passar a operar no Equador.
    É uma operação avisada com antecedência. Aguardemos novas informações.
    Excelente iniciativa.

  6. Nelore disse “a forca mais equipada da AS.” Eu diria vai enfrentar as Tropas mais bem equipada do mundo, a dos EUA. Posso estar enganado, mas os EUA mantem tropas na Colombia. Conheci norte americanos que serviu na Colombia. Eu creio que eles ainda estao la.

Comentários não permitidos.