Brasil fecha 2011 como a sexta maior economia do mundo

Onça-pintada Segundo o jornal inglês “The Guardian”, País superou o Reino Unido

O jornal britânico “The Guardian” informa na edição desta segunda-feira que o Brasil superou o Reino Unido e se tornou a sexta maior economia do mundo. O levantamento publicado pelo jornal foi feito pelo Centro para Pesquisa Econômica e de Negócios (Centre for Economics and Business Research).

Agora, o ranking das maiores economias é liderado pelos EUA, seguido por China, Japão, Alemanha e França. O Reino Unido ocupa o sétimo lugar.

Segundo Douglas McWilliams, presidente do CEBR, “o Brasil tem batido os europeus no futebol por um longo tempo, mas superá-los na economia é um fenômeno novo”. Ainda ao Guardian, McWilliams concluiu: “Nossos rankings mostram que os países asiáticos e os países que produzem commodities estão escalando os pontos mais altos da tabela enquanto, nós, da Europa, estamos ficando para trás”.

Entre as razões para a ascensão do Brasil, segundo o estudo, estão a crise de 2008, que dissolveu o crescimento dos países europeus em um caldeirão de dívidas, e as exportações de produtos primários, como minérios, soja e petróleo, para a China e para o Sudeste Asiático.

Porém, o Brasil não deve ficar neste posto por muito tempo. Ainda segundo o CEBR, a Índia deve pular para o quinto lugar e a Rússia, para o quarto, nos próximos dez anos.

Fonte: Último Segundo

34 Comentários

  1. Lamentável que a 6ª economia do mundo não possua forças armadas capazes de defender suas riquezas>
    Oxalá o quadro comece a reverter no próximo ano…



  2. “países que produzem commodities estão escalando os pontos mais altos da tabela enquanto, nós, da Europa, estamos ficando para trás”

    ou seja uma posição FALSA, ilusória, passageira !

    para se manter entre as 5 maiores temos que investir pesado em EDUCAÇÃO – PROFESSORES CAPACITADOS E BEM PAGOS – PESQUISAS – CIENTISTAS – INOVAÇÃO – INVESTIR EM PESSOAS Fato !!!

  3. BRASIL NO FUTURO
    .
    .
    .

    A forma como as coisas estão andando lá na Europa,já os BRICS estarão dominando totalmente o cenário econômico mundial e a Europa só um mero coadjuvante.
    .
    Os EUA estarão perdendo a sua hegemonia econômica total antes do que especula-se a imprensa especializada e o Brasil assim como a Índia estarão entre os cincos primeiros;tudo isso graças à crise mundial em especial lá n combalida Europa e o seu moribundo euro.
    .
    ********(trechos do original)
    .

    Diretora do FMI alerta que economia global está em perigo!
    .
    ‘Seria bom se os europeus falassem como uma só voz’;provocou Christine Lagarde, em entrevista
    .
    .
    (…)A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou que a economia mundial está em perigo e pediu a união dos europeus diante da crise da dívida que tem ameaçado o sistema financeiro global.(…)
    .
    .
    (…)De acordo com Lagarde, “os parlamentos reclamam de usar dinheiro público ou garantir o apoio do seu Estado para outros países. O protecionismo está sendo debatido, e o cada um por si está ganhando terreno.”(…)

    ************
    .
    (*)Por:Reuters/estadão
    .
    .
    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,diretora-do-fmi-alerta-que-economia-global-esta-em-perigo,97232,0.htm
    .
    .
    O chauvinismo europeu,uma coisa bem peculiar deles que está muito elevado por lá,basta vê o da França;irá levar a vaca européia para o brejo e atolando-a até os chifres.
    .
    Com os protecionismos e presunção,típicas de uma sociedade conservadora,irá causar um desastre ainda maior no continente Europeu e arrastando o resto do mundo,basta vê que as duas grandes guerras foram iniciadas por lá e irradiada para o mundo.
    .
    O índices de extremismo e de intolerância,em especial da direita conservadora européia,mostra que a comunidade européia está já no seu limite civilizatório!

  4. BRASIL,TERRA DA ESPERANÇA
    .
    .

    Com o crescimento da economia brasileira e as perspectividades promissoras em vista das demais economia,faz do Brasil um verdadeiro oásis para os estrangeiros,como os europeus, africanos e dos países da região.
    .
    *******(trechos do original)
    .

    Brasil, a esperança para imigrantes ilegais haitianos
    .
    Rota de imigração ilegal pela região norte atrai milhares de haitianos em fuga da miséria e falta de perspectiva. Em Brasileia, no Acre, abrigo de imigrantes produz ‘calamidade pública’. Capital do Amazonas, Manaus torna-se também ‘capital haitiana’ no Brasil, uma referência por liderar forças de paz da ONU. Tropas começam a sair em março
    .
    .
    (*)Por:Najla Passos/cartamaior
    .
    .
    Brasileia é uma pequena cidade de 20 mil habitantes cravada no sul do Acre, na fronteira com a Bolívia. É bem provável que a imensa maioria dos brasileiros jamais tenha ouvido falar dela. Fora das fronteiras locais, porém, o município faz sucesso. A cidade é a porta de entrada no Brasil de uma rota de imigração ilegal de haitianos para o país.
    .
    Hoje, a cidade hospeda 810 haitianos. Uma população que, fugida de um dos lugares mais pobres do mundo, e onde o Brasil é uma referência por comandar tropas de paz das Nações Unidas, sonha com a cidadania brasileira, que lhes daria o direito de trabalhar, de estudar, de usufruir o Sistema Único de Saúde (SUS), enfim, de viver legalmente no país.
    .
    O Brasil, porém, não possui um tratado internacional que exima os haitianos de visto de permanência. Eles também não podem ser enquadrados no conceito de “refugiado”, definido pela Convenção de Genebra, que considera como tal toda pessoa obrigada a sair de seu país, sozinha ou em grupo, devido a perseguições de caráter político, racial, de gênero ou religioso.

    ************
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19281
    .
    .
    O Brasil terá os mesmos problemas de imigração que os países da Europa e EUA.
    .
    Uma economia forte atraem pessoas que buscam melhores condições de vida;o triste que a grande maioria desse pessoal serão vítima da boçalidade de “brasileiros”,do mesmo modelo dos que ocorre na Europa e EUA.

  5. Maldiçãoooooooooooo. Outra boa notícia nãooooooooooooooo.
    O que faremos agora, nosso pessoal do sul tá comendo filé de pinguim, pinguim ensopado, pinguim assado e doce de pena de pinguim, mudaremos o nome das ilhas, não serão mais falklands. Como serão?????
    New jersey já tem, new york já tem, new scotland já tem, já sei new cornualha. rsrsrs.
    Desculpem , mas não resisti. Resistência em forma de piada, melhor do que com armas.

  6. O que falta para o nosso país é ciência e tecnologia, para que se tenha isso será necessário muito investimento em educação. Nós não podemos sustentar essa colocação e um país de 200 milhões de pessoas só com a venda de commodity.

  7. ”Brasil fecha 2011 como a sexta maior economia do mundo”
    Deveria ser motivo de orgulho,mas na verdade não ira ocorrer nenhuma mudança real para o povo brasileiro,esse crescimento só favorece a uma elite que fica cada dia mais rica !
    No mais esse é um crescimento perigoso baseado em commodities,que podem perde seu valor de uma hora para outra!
    ”Porém, o Brasil não deve ficar neste posto por muito tempo. Ainda segundo o CEBR, a Índia deve pular para o quinto lugar e a Rússia, para o quarto, nos próximos dez anos.”
    China e Rússia são países que investem em tecnologia,deveríamos fazer o mesmo,além de criar uma infra estrutura eficiente nesse país para um crescimento sustentável com educação,saúde,e distribuição de renda!

  8. Já pensou se nesse paíseco não tivesse tanta corrupção e ladrão de gravatinha e todo engomadinho…seriamos no minimo e terceira economia.Más ainda somos um país africano,é só ir no vale do jequitinhonha e no nordeste pra ver!

  9. Sexta economia do mundo, e com defesa de país de centésima octogésima nona do mundo.
    E quanto isso nosso valoroso Poder Judiciário tenta a todo custo esconder suas entranhas, quem não deve não teme ser investigado.

  10. Brasil subindo! Políticos roubando, o povo se arrombando e o exército sucateando.

    Ê Brasil vei, até quando vai ficar assim? Até quando nós brasileiros iremos deixar as coisas ficarem como estão? Fazemos o maior alvoroço por que um enfermeira matou um cachorro, pede-se justiça e é o fim do mundo. Quando um político rouba, já se tornou uma coisa normal e ninguém liga.

    Brasil um povo de tolos.

  11. Pois é, até que se cumpriu meu prognóstico.
    Quando tudo mundo falava de chegar a 5ª economia, eu fui o único no Brasil em perceber que estávamos a um ano e meio de atingir a 6ª posição. Eu tinha calculado para outubro 2011.
    Agora para a 5ª vai levar muito tempo.
    Mas é óbvio que o BR precisa de mais investimento em infraestrutura e defesa para estar entre os 3 ou 4 países mais importantes do mundo.
    .
    EDUCAÇÃO
    É um grande erro investir na “educação tradicional”, se deveria fomentar a iniciativa do trabalhador brasileiro.
    O país não precisa de caras que fazem uma faculdade para terminar trabalhando de vendedores, funcionários de escritório, ou pior, burocratas numa prefeitura. E não adianta essa prefeitura ou ministério dar cursos pra o pessoal, quem é parasita, até não ter a ameaça de ficar na rua, não se toca em estudar seriamente.

    O governo deveria fazer um brainwashing na cabeça do trabalhador brasileiro, demonstrar que não adianta ser parasita, que é preferível a capacitação permantente, que é preciso o cara se tocar, ter ambição, ganhar grana no lugar de vegetar décadas e depois passar reclamando.

    Infelizmente só a concorrência permite o progresso.
    Digo infelizmente, porque isso nos coloca no mesmo patamar dos animais, o que chamam de darwinismo social.

    Só o trabalho competitivo permite a verdadeira profissionalização.

    O governo deveria destinar verbas para apoiar aqueles trabalhadores que tem iniciativa, e ajudá-los a se profissionalizar na mesma área na que estão trabalhando. Na mesma área. Infelizmente os governos, acho por pressão eleitoral, fazem programas mais visíveis tipo ProUni.
    Mas o melhor seria deixar o ProUni só para Medicina e Engenharias Civil e Industrial.

    [só essas, nunca Eng.Informática ou carreiras onde as Univs privadas não investem nada e só dão aulas de conteúdos teóricos que não implicam despesas pra elas, as privadas fogem de carreiras onde precisam montar laboratórios]

    .
    Reforma Agrária
    Se favorece a chamada “agricultura familiar” com o intuito de gerar a maior quantidade de postos de trabalho.
    Grande erro, o governo deve criar enormes fazendas cooperativas ao estilo soviético, para os caras aprenderem como funciona a economia do mundo.

    Se deve educar o camponês a entender a economia GLOBAL, os mercados, a tecnologia, não a continuar focando a economia “familiar”.

    “Agricultura familiar” é o mesmo que deixar os índios em estado selvagem.
    Essa micro-economia é uma utopia um sonho de família+natureza economicamente insustentável.

    Tudo mundo, todo trabalhador brasileiro deve focar o MACRO, deve entender e estar de olho no mercado mundial, na concorrência internacional entre países, na guerra comercial mundial.

  12. Concordo com você Milton Bras, especialmente no tocante a reforma agraria, ela além de fundamental já passou da hora, so que do jeito que é feita é inútil, vira um poço de corrupção como tamos cansados de ver no MST, tem que ser em cooperativa, uma fazenda mediana ou mesmo grande para muitas pessoas, em vez de ter um dono e trabalhadores, os trabalhadores são os donos e com auxilio e orientação do governo para terem noção de economia e exportação.

  13. BRASIL A CIMA DE TUDO!
    .
    .

    É impressionante como tem pessoas aqui que não pode vê uma notícia que coloque o Brasil em destaque e logo procura desqualificar o Brasil!… geralmente são os coca-cola de plantão…o quentinhas de sempre,muitos moram nos EUA e não aguentam em vê o Brasil dando sinais de melhorias e que tem valor,para eles quanto o país estiver no buraco é melhor!
    .
    Até criticam o Brasil quando se faz uma escolha que desagrade o seu senhor,reclama da America do sul quando se aproxima do Irã,da China ou da Russiana,como se o restante dos brasileiros fosse submisso ao ditames dos americanos,pois não é.
    .
    Graças à Deus,o Brasil é muito maior que os seus recalques e frustrações,a maioria dos brasileiros não tem esse complexo de vira lata que adora usar coleiras tricolores.
    .
    Falasse de corrupção,pois o pais tem e se depender dos complexados ainda terá,para que serve o voto a democracia!
    .
    Ela é boa para isso,da aos cidadãos o direito e o dever de mudar tudo isso,na ditadura militar,que alguns sentem saudades,os “resquícios tóxicos da ditadura”;nela nunca aconteceria mudanças.
    .
    O Brasil é igual a todos os outros,tem defeito igual a qualquer um e nem por isso,ele deixa de ter valor, como uma ótima nação de morar e trabalhar…..VIVA O BRASIL e abaixa o “OLHO-GORDO” e as PRAGAS!

  14. Iago Sousa disse:
    26/12/2011 às 08:44

    cara por favor todo ano ou melhor mês o exercito adquire alguma coisa ou inicia um projeto e mesmo assim a unica coisa que eu vejo e os mesmo comentários desde 1205 exercito sucateado sucata sucata..mais nada um pouco de atualização por favor

  15. Somos a 6º econômia do mundo, cadê a grana?Cadê os caças novos e os , subs eu disse “os” subs nucks , p esse marzão , só temos 5 subs quase velhos e mal armados…Tem certeza q somos a 6 econômia do planeta?!?! Sds.

  16. xtreme..concordo plenamente.
    POde ser a 6ta no volume de dinheiro gerado pela economia mas esta longe de ser distribuido humanamente . E a falta de uma educacao a rigor e a falta de investimentos em infraestrutura que vai colocar em cheque o rolo compressor. Eu nao boto muita fe na Russia pelo fato da corrupcao la ser pior que no Brasil.
    Educacao educaco.. Tenho dois amigos brasileiros aqui nos EUA que foram oferecidos bolsas de estudo completas por Universidades americanas para estudarem aqui. Eles estao estudando para um Phd. Me contam triste historias de como o trataram no Brasil e a falta de recursos nos seus estudos. Nao imagino que nenhum deles retornara ao Brasil uma vez concluido. O melhor de tudo e que tem apenas 26 e 27 anos cada um.

  17. Os sem terra ficam brigando por terra aqui no centro-oeste, no nordeste, sudeste, sul….. querem terras limpas, já agricultáveis e com infra estrutura…
    PORQUE NAO HÁ MANIFESTAÇÃO D SEM TERRA NO ACRE, NO AMAPA, EM RONDONIA E ETC….
    A reforma agrária tem de se basear em nas terras que os políticos brasileiros, principalmente do norte e centro-oeste, vem tomando posse irregularmente…
    Aqui no mato grosso sei de pelo menos umas 3 pessoas que trabalham para o governador, que em menos de 8 anos adquiriram 13 mil hectares de terra no estado, fora as 4 ou 5 mil cabeças de gado que cada um deve ter(pelo menos o gado eu acho que eles nao tiveram como roubar).
    .
    Vamos começar a investigar o enriquecimento ilícito de nossos políticos… A gente aumenta o salário deles, na esperança de que com isso eles não sintam mais a necessidade de roubar, mas eu acho que esses aumentos consecutivos só reforçam a idéia de que a classe política brasileira está bem acima da lei, que é aplicada à maioria dos brasileiros

  18. Enquanto o Mundo comprar Soja e Minério de Ferro somos a 6a economia do mundo, depois voltamos a 100… colocação.
    Aqui é pior que Arábia Saudita onde se vive do petróleo e nada mais. O pior, poucos Eikes Batistas sugam tudo que a natureza nos entregou e ficam ricos sem nenhum ganho para o povo. Isso aqui é pior que a África e o povo fica delirando que somos a 6a economia mundial.
    É brincadeira.

  19. O PIB é um agregado que mais esconde do que revela. Vamos estabelecer aqui o senso das proporções. O que interessa é a produtividade do país ou mesmo o pib per capita, isto é, o PIB por habitante. A produtividade do Reino Unido é, na média, quatro vezes maior do que a do Brasil. Isso porque o Brasil, com um PIB equivalente ao do Reino Unido, tem uma população quatro vezes maior. Enquanto a população do Brasil é de aproximadamente 200 milhões de habitantes, o do Reino Unido tem cerca de 50 milhões. Em outras palavras: um britânico produz cerca de quatro vezes mais que um brasileiro. Se quiserem outro dado, comparem o Índice de Desenvolvimento Humano dos dois países. O IDH é uma média geométrica que combina indicadores de renda, educação e saúde, medindo o nível de vida ou desenvolvimento de um país. O Reino Unido ocupa o 28º lugar, estando classificado como país de altíssimo desenvolvimento humano. Já o Brasil está num humilhante 84º lugar, atrás de Venezuela, Equador e Peru . Por outro lado, se forem avaliar o desempenho dos estudantes brasileiros nos testes internacionais como o Pisa , a realidade é que esses estudantes ocupam os últimos lugares . Não há muito o que comemorar. Esqueçam o ufanismo bocó achando que somos uma grande potência mundial, porque somos ainda um país com milhões de pessoas vivendo na miséria. Infelizmente, apesar de passar a ocupar a sexta posição no ranking do PIB mundial, o Brasil é ainda um país pobre ou, para usar um eufemismo, a fim de soar bonito e elegante, um país emergente de renda média. Aos desavisados e desinformados, essa notícia não significa que o Brasil já está no Primeiro Mundo. Estamos muito longe disso.

  20. O “complexo de vira lata” ta pegando.
    Se o patritismo de algumas pessoas aqui, se limita a se referir ao próprio país como “paíseco”, então nós temos um enorme problema. Se tem alguma coisa que me deixa furioso, são esses vira latas que se dizem brasileiros, mas só faltam se ajuelhar quando ficam diante de qualquer coisa que venha de fora do país. O Brasil melhorou muito, se comparado a cerca de 10 anos atrás, e só não vê quem não quer.
    O mundo está diante da segunda maior crise econômica da historia, e mesmo diante da crise econômica mundial o Brasil está conseguindo crescer em um ritmo consíderavel, alem de estar diminuindo a pobreza e a miséria, se isso não é uma conquista eu não sei o que é.
    Como patriota eu evito sempre me prender a vínculos ideológicos de qualquer partido politico, mas é inegavel que o Brasil melhorou muito se comparado a outros tempos. A menos de 10 anos se o mundo entrasse em uma crise econômica dessas proporções o Brasil teria seu mercado financeiro afetado de uma forma, que demorariamo anos para nos recuperar. A 10 anos se caia nevasca na Europa a econômia do Brasil era afetada.

    Devemos melhorar muito o Brasil. Mas falar que não melhoramos em nada se referindo ao próprio país como “paíseco”, é ofender toda a sociedade brasileira. Renegar as conquistas da própria nação, se referindo a ela como “paiséco”, é ofender todos os homens e mulheres que lutaram por um país melhor.

  21. Tá muito longe de ter a renda per capta dos europeus, mas também está muito a frente da China e da Índia também… Enfim, o que importa é que estamos crescendo de forma contínua em torno de 3 à 4%, coisa que é um sonho para os Europeus e Americanos hoje e no futuro…

    Tem que mudar a constituição para que o governo federal seja obrigado a investir no ensino básico, obrigações dos municípios (ensino fundamental) e dos estados 9ensino médio).

    Apesar dos investimentos no ensino médio-técnico, esse ensino fundamental tem que ser em horário integral, e não com esse tampão que é o “mais educação”, pois como não está na matriz curricular, não há obrigatoriedade (bolsa família) e a maioria da população sem instrução e pobre não coloca seus filhos em outro horário na escola.

  22. Um jornal ingles, lido pelas classes medias com tendencias liberais e de esquerda diz que Brasil esta superando Little Britain economicamente. Ouro jornal ingles, mas serio, que escreve para a alta burguesia industrial e financeira, o Financial Times, publicou na mesma semana, um artigo em que dizia que o Brasil esta se estagnando economicamente. Em quem acreditar? Ainda que fui leitor por muito anos do The Guardian, quando vivia na Inglaterra, prefiro o Financial Times. Este e mais serio, porque seus leitores dependem das informacoes que este jornal produz, para as suas atividades no mundo dos negocios e das Financas. O The Guardian nao podem chocar muito seus leitores enquanto os leitores do Financial Times dependem de informacoes veridicas, factuais e nao opiativas. Se o Financial Times advertem seus leitores para tomar cuidados com seus investimentos no Brasil, e porque ele, e a revista Economist, tem analistas que sabem da situacao real da economia brasileira. O que dizem, e o que muitas vezes tenho repetido aqui: A economia brasileira nao esta isolada da economia mundial. E a economia mundial estas em crise. Correto a crise comecou nos Estados Unidos e Europa. Mas essas duas economias importam o que o resto do mundo produzem. De China em particular. A crise tem forcados essas duas economias diminuir importacao da China. China entre em crise, porque ve suas capacidade de exportar para os Estados Unidos e Europa diminuida. Que faz China? Entre outras medidas, reduzem importacao de materias primas e produtos agricolas. Pronto, Fim do Miracle Economico, Lula/Dilma.Assim como Europa e Estados Unidos entraram em crise por causa do excesso de dividas publica e privada, e a China esta sofrendo o mesmo problema agora, podemos esperar o Brasil passar por problema semelhantes. O Capitalismo e um sistema mundial, e quando entra em crise, esta e de caracter global.

  23. Ter um PIB superior nao significa nada, é claro que o Brasil continua muitissimo mais pobre que a Gran-bretanha.

    Enquanto temos um PIB mais inflado em razao do gigantismo da populaçao, da produção de tubainas e alpargatas, eles produzem armas nucleares, submarinos atomicos. etc etc e etc…., quem é mais desenvolvido, ????ora me engana que eu gosto.

  24. Primeiramente temos de nos alertar do que eles abordam na noticia,a economia Brasileira CRECEU mas não foi tanto assim,é a EUROPA que esta vivendo uma tremenda crise ,e não conservou o seu crecimento,temos que nos comparar com as economias que não estão sendo tão atingidas,creio que se o governo brasileiro investir mais na capacitação dos portos ferrovias idrovias aéroportos malha viaria,industria de defesa nacional,ai sim teremos potencial para escoar a produção com melhores preços e competir no mercado assim fasendo automaticamente a economia creser,todo este crecimento nacional de serta forma é meio falso,crecemos mas não tanto é a creise que esta atingindo a europa e o mundo de serta forma tambem.

  25. ADEMAR meu caro se buscarmos pormenores encontraremos outros ainda mais gritantes.O Rico Brasil tem IDH inferior a Cuba que so tem bananas e charuto para exportar.O democratico e rico Brasil tem BOLSÕES de miseria e a comunista e pobre Cuba não tem nenhum.

  26. Exatamente Rorschach, pra o governo acho mais barato apoiar projetos de maior escala que mais de um milhão de pequenas parcelas, deveriam mudar a condição dos que hoje são proprietários de pequenas parcelas para trabalhadores quase industriais em projetos de grande escala.
    .
    Eu vejo documentários, onde o governo fomenta o artesanato de reciclado de garrafas pet, produtores de doce caseiro, sei lá.
    O governo deveria de tentar explicar que se devem produzir centenas de toneladas dum mesmo tipo de doce para que dê o lucro que um cidadão hoje precisa para se manter atualizado.

    Esse pessoal que está tocando uma produção pequena, não tem tempo de estudar nem de se profissionalizar, está condenado a fazer isso até o fim.

    —————–
    Enquanto ao per capita que colocaram acima, bem, se o negócio é falar contra, tentar desmerecer o sucesso de virar SEXTA ECONOMIA, tudo bem, rsrs.
    .
    Ser um país baleia, é sempre bom, faz com que os investidores decidam vir e investir aqui.
    Ser um país continental dá segurança ao investidor, é um país que não vai desaparecer.
    Também é preciso levar em conta que o BR é a SEXTA indústria, ou seja não é só commodities.
    —————
    Acho que como durante todo o século XX tem muito pessoal que gosta de falar bem da Europa.
    .
    Tudo bem, mas um país pequeno sem recursos naturais não tem futuro, simples.
    Esses países pequenos da Europa irão caindo em seu IDH, e irão reduzindo os salários dos trabalhadores, caindo na real né?.
    .
    E aquele argumento dos europeus ser mais inteligentes…bem, hoje já os iranianos demonstraram, inteligentes somos todos, é só estudar.
    ——————
    Se se reconhecesse o fato da Europa e os EUA serem a mesma entidade geopolítica, de os países europeus serem colônias dos americanos, aí o BR seria a QUARTA economia.
    ——————
    Voltando ao TAMANHO, vamos fazer um ‘experimento mental’, se um terremoto afundasse todos os países menos a França, os franceses estariam em sérios problemas de sobrevivência, já se os afundados fossem todos menos o Brasil, o cidadão brasileiro teria sua sobrevivência garantida, e o BR garantiria facilmente a continuidade da espécie.
    .
    E mais, o BR é um dos poucos países que poderia sozinho dar continuidade a este estagio de evolução da espécie na terra sem maiores problemas.
    .
    Países como Brasil com sua diversificação produtiva (não é todo commodities) e sem problemas de excesso populacional, ou de falta de massa crítica populacional, poderiam prescindir do mundo.
    .
    Por isso é importante ser a sexta economia e a sexta indústria, a quinta população e o quinto território.
    .
    Porque ainda com pobreza o país é um player importante, e o IDH o BR pode melhorar, já países pequenos e frios como a Suécia Alemanha etc só vão conhecer decadência das suas indústrias nas mãos dos chinas.
    .
    Nós podemos melhorar o IDH, já recursos naturais eles só conseguem com genocídios e roubo, complicado né?
    .
    Agora comparando 2 país baleias: como coloquei o outro dia, num cenário de agravamento da crise, a China vai continuar comprando muito do que compra hoje de nós, já se for preciso Brasil pode viver sem os produtos chineses.
    Não é ‘política’, são todos dados da economia, da realidade, que com certeza qualquer banqueiro bilderberg conhece melhor que todos os “analistas” da mídia brasuca.
    .
    Vamos apostar na ONÇA? Vocês que acham?
    Queremos menos corrupção? é simples: mais tempo dedicado a leitura e análise nessa nova classe média.
    Eles, e o povo em geral, são os únicos que podem parar os corruptos, não vanguardas, escolhidos ou iluminados pseudo-nacionalistas.
    O verdadeiro nacionalismo começa por pôr o povo como prioridade.
    .
    O Brasil é seu povo:

    Quem se reclame nacionalista e fale que ele vai defender o Brasil, não deve vir falando em “políticos corruptos” (que supostamente ele combaterá) deve começar falando em que plano ele tem para melhorar a situação do povo brasileiro.

  27. AVISO AOS BRASILEIROS DE RORAIMA E DE RONDÔNIA
    .
    .
    .

    Já que o Brasil para os brasileiros existem uma celeuma maligna que é a corrupção,mando-lhes uma informação para que os cidadãos brasileiros se interagem entre nós e que passemos fazer o bom combate e não fiquemos só em uma retórica pregando no deserto.
    .
    A informação sobre os nossos “representante” no congresso é de suma importância e em especial para os brasileiros que moram na fronteira do Brasil a combater o bom combate,que é a corupção.
    .
    .
    ********(trechos do original)
    .
    .
    Deputados ‘anônimos’ conseguem jogar lei anticorruptor para 2012
    .
    .
    Comissão especial da Câmara planejava votar em dezembro projeto que pune empresa que suborna agente público, mas tentativas de mudar texto forçam relator a negociar. Deputados do PMDB de Roraima e Rondônia tentam descaraterizar lei. Lobbies gostam de usar parlamentares de estados distantes, cujos eleitores são menos influenciados pela mídia do centro-sul.
    .
    .
    (*)Por:André Barrocal/cartamaior
    .
    .
    .

    .
    .
    Ao contrário do que planejara uma comissão especial, a Câmara dos Deputados entrou em recesso nesta sexta-feira (23) sem votar projeto que muda a legislação para tentar efetivamente punir, e com mais rigor, empresas corruptoras. Os planos do relator, Carlos Zarattini (PT-SP), foram atropelados por uma enxurrada de tentativas de mudar a proposta, entre as quais se destacam as de dois deputados do PMDB, eleitos em estados longínquos, que lutam para aliviar para quem suborna.
    .
    untos, Édio Lopes, de Roraima, e Natan Donadon, de Rondônia, apresentaram quase a metade de todas as 35 propostas de mudanças – conhecidas na linguagem do Congresso como “emendas” – recebidas por Zarattini. Algumas das 16 sugestões dos dois até se repetem, com conteúdo igual.
    .
    No Congresso, é comum ver lobbies privados atuando junto a parlamentares de estados distantes do centro do país para tentar influenciar votações que, se discutidas de forma aberta e ampla pela sociedade, talvez tivessem desfecho diferente.
    .
    Qual a penetração que os grandes jornais ou os blogs de política, por exemplo, têm perante os eleitores de Édio Lopes, em Roraima, e Natan Donadon, em Rondônia?
    .

    **************
    .
    .
    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=19244
    .
    .
    Ao brasileiros que morem em Roraima e em Rondônia,guardem e divulguem bem o que esses dois estão aprontando no congresso brasileiro,fogo forte sobre eles camaradas!
    .
    os nome são; Édio Lopes, de Roraima, e Natan Donadon, de Rondônia;,não esqueçam desse nomes….. Édio Lopes, de Roraima, e Natan Donadon, de Rondônia!
    .
    .
    Não deixemos que o congresso brasileiro se transforme em um mercado,balcão de “indulgências” de empreiteiros e banqueiros, multinacionais,ONGS estrangeiras,…eic.
    .
    Não deixemos que se transforme em um congresso nos molde do americano,onde lá a corrupção virou uma instituição legalizada,lá o que nós chamamos de corrupto eles são lobistas!
    .
    NÃO ESQUEÇAM!…… Édio Lopes, de Roraima, e Natan Donadon, de Rondônia!
    .
    .
    Vamos colocar no congresso pessoas que estejam comprometidos com o bem está dos brasileiros,com a educação de boa qualidade para todos!….vamos colocar o nosso país lá no alto para brilhar para o mundo!….VIVA O BRASIL E OS BRASILEIROS!

Comentários não permitidos.