Bolívia adquire helicópteros chineses

Helicóptero  H425

A Bolívia assinou ontem um contrato para a aquisição de seis helicópteros chineses H425 para realizar missões apoio humanitário (defesa civil).

Essas aeronaves serão operadas pelo Exército Boliviano.

“Nós acreditamos que essas aeronaves serão cruciais para suprir algumas necessidades das nossas forças militares”, declarou o Chefe do Exército Boliviano, Antonio Cueto.

A Bolívia já opera seis jatos de treinamento avançado e ataque leve K-8 Karakorun, também de fabricação chinesa.

Fonte: C&R Editorial

23 Comentários

  1. Na natureza, nada se cria, tudo se transforma.
    Na China, nada se cria, tudo se copia.
    Antes do Pantera, esse era o Dauphin.
    *****
    Espaço que deixamos aberto.
    Por que não Esquilo?

  2. E os irmãos bolivarianos compram deles… e não da Avibrás Eurocopter… O Evo é mais amigo da China do que do Brasil.

  3. Como alguns aqui diriam, helicotelo balatin balatin deixando plecinhas pelo chão… kkkkkk Quando vi a foto cheguei a pensar que tinha errado e botado a foto do Pantera, tem algumas pequenas diferenças, mas é uma copia descarada. Deviam forçar a China a entrar a na OMC e se ela se recusasse impedisse ela da fazer comercio com outros paises, eles não respeitam absolutamente nenhuma regra de comercio.

  4. AJ, O Brasil tem acordo com a eurocopter, bem que poderia fabricar um panther/ pantera mesmo. Agora já a China? Viram só o veículo leve de reconhecido, parecido demais com o humvee. E fora muitos outros exemplos. Eu gostaria realmente de saber se estas coisas são legais mesmo, cadê a propriedade industrial?..

  5. E logo o Brasil que se fazer irmãozinho po p*t* Evo Morales ,e logo que entrar na mercosur.Mais a China está no seu direito de copiar,não são bobos como o Brasil,os gringos vem aqui pega minerais,plantas,niobio,etc…chupando todas as nossas reservas,e segun dizer que é do povo,me engana que eu gosto.

  6. copia descarada do PANTERA KKK, os chinas tão errados ??
    logico que não, cada um se vira com os talentos que deus lhe deu rsrs, ve se a frança fala alguma coisa kkk,quem pode pode, quem não pode se sacode !!!

    _
    nossos vizinhos sulamericanos não vão comprar nem um parafuso do brasil, nos veem como imperialistas no continente, e o preço que se paga pelo sucesso economico.

    _
    ai vão dizer ” e o brasil se metendo na questão das malvinas”.As malvinas são um problema de soberania de toda america do sul, obvio que os argentinos como maiores interessados e que devem lutar por ela, ao retante da america do sul basta o posicionamento anti-colonialista, mas jmais comprar treta dos outros
    no mais nosso problemas, rixas, rivalidades, SÃO PROBLEMAS NOSSOS, não da inglaterra, eua, russia, frança, japão marte, eles que resolvam os deles para la, que não sõ poucos alias !!

  7. Amigos, neste caso em especifico não existe plágio e sim uma autorização para a fabricação local de versões para o mercado chinês, o que está ilícito nesta negociação é eles fornecerem este modelo a um cliente potencial da própria Eurocopter/Helibrás, isto sim pode vir ocasionar alguma reclamação por parte da mesma.

  8. 90% dos países sul-ameriacanos são amigos do Brasil apenas quando doamos coisas para eles, em outras condições eles preferem qualquer coisa que seja produzido até mesmo no inferno.
    Vamos ver quanto tempo o pantera genérico aguenta na altitude boliviana ou nas úmidas florestas tropicais.
    Abraços

  9. Caramba! Os chineses são feras mesmo! Conseguiram copiar o helicóptero Pantera (no qual voei muito quando estava no 5° BI – Lorena) e ainda diminuíram os instrumentos… e o negócio ainda voa… e tem quem se arrisque a voar junto! Com menos instrumentos deve ter a metade do custo de manutenção…

  10. Ah os chineses… chineses são f*da. Se por aqui se inventa o iPhone, logo eles “inventam” o hiPhone, se por aqui se desenvolve um Pantera, logo eles vem com essa geringonça de prastico aí. Bem observado Rafael-JF, tem um vão enorme no console, alias, tem um vao enorme em tudo! Isso parece mais o cokcpit de um Esquilo do que de um SAR! Provavelmente, depois de copiar o chassi, enfiaram qualquer sistema aviônico que mantivesse esse Polystation no ar, meteram na caixa e mandaram. Eu não entro nessa coisa nem me pagando!

    Obs: Esse estofado de Cherry QQ da aquele toque final “made in China” rsrsrs!!

  11. Carlos Argus,
    O GF não irá comprar nem a pau, nenhuma destas pseudo-militares geringonças genéricas chinesas, devido a inexistência de padrões de qualidade do processo produtivo chinês (cópia). Você com certeza como PF já comprou um ou mais produtos de consumo chinês, e algum tempo depois teve de trocá-lo ou substituí-lo por outro devido a quebra ou mal funcionamento do mesmo. Agora imagina a temeridade de se comprar algo que voa Made in China. Não é tão simples como você imagina…

  12. Vc pode estar até certo, mt pior e ñ ter nada,compramos X + Y p vampírizar o mesmo e ter-mos uns bem operacional…afinal, nem isso sabemos fazer?!?!Aliás, isso só trás excelencia e capacitação , ainda q forçado.Sds.

  13. Eles copia e que,eles falarão “EU COPIO,QUE TU VAI FAZER PRA IMPEDIRME DE COPIAR,TENHO MUITA FORÇA MILITAR,TENHO ARMAS NBQ,TENHO PODER ECONOMICO,O ÚNICO QUE ME PODE FAZER ES COÇEGAS.”

Comentários não permitidos.