Rússia realiza teste de dois novos mísseis nucleares

A Rússia testou com sucesso nesta sexta-feira seus dois novos mísseis intercontinentais Bulava, que tiveram diversas falhas no passado.

O Ministério da Defesa disse que a Rússia pretende tornar o Bulava, de 12 metros, também conhecido como Mace, um marco de seu arsenal nuclear. O míssil foi lançado de um submarino posicionado no mar Branco, no oceano Ártico, e atingiu seu alvo, um polígono designado na península Kamchatka, no extremo leste da Rússia.

“O lançamento foi relizado a partir e uma posição submersa no mar Branco”, disse o porta-voz do ministério, Igor Konashenkov, segundo a agência estatal de notícias RIA. “Suas ogivas atingiram o polígono no tempo estipulado.”

Os mísseis transportavam ogivas falsas, pois a Rússia é signatária do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares.

O Bulava fracassou em metade de todos os testes realizados anteriormente, deixando dúvidas sobre o programa de mísseis. No entanto, o lançamento anterior em junho, realizado a partir do mesmo submarino, foi bem-sucedido.

Um míssil Bulava pesa 36,8 toneladas e consegue viajar uma distância de 8.000 quilômetros transportando 6 a 10 ogivas nucleares. Essas ogivas provocariam um impacto de até cem vezes a explosão atômica que destruiu Hiroshima, em 1945.

Fonte:  Folha

16 Comentários

  1. Parabéns a Rússia, + uma pergunta: Essas potencias ñ tem q destruir seus arsenais atômicos ?!?! Conforme o TNP ?!?! Então, se elas , inclusive os ianks, ñ cumprem tal acordo, pq devemos acatar o mesmo? Quem sabe? Sds.

  2. Está evidente que os programas anti-mísseis estadunidenses é contra a Russia, coisa que acho inviavel e só para gastar dinheiro, o melhor é ir mantendo os tratados e avançar neste sentido assim minimiza os gastos e tensões.

  3. Carlos, até onde sei o TNP prevê a diminuição gradativa dos arsenais dos EUA e Rússia o que de certa forma tem se cumprido, pelo menos até recentemente. Agora com a instalação do escudo próximo a fronteira soviética parece que o acordo corre riscos de não se cumprir JA que a própria Rússia JA ameaçou abandonar o TNP. Quanto a situação do Brasil, o acordo prevê a proibição de pesquisas nucleares para fins militares permitindo inclusive que haja fiscalização se necessário em nosso pais. Detalhe: a assinatura do tratado e voluntária, portanto o Brasil esta nele porque quer, então pode esquecer qualquer ICBM brasileiro. Tanto que Paquistão, Índia e Israel não assinaram o tratado dai porque ninguém tem o direito de questionar sobre seus arsenais.
    Quanto ao escudo, na verdade acho pouco provável que ele seja contra a Rússia JA que ela mantém boa parte de seu arsenal baseada em submarinos estratégicos, imunes ao escudo, como os misseis Bulava da matéria. Faz sentido o escudo ser preventivo a ataques da Coreia do Norte ou Iran JA que esses países, se possuírem armas nucleares seriam todas a serem lançadas de dentro de seu território.

  4. o povo brasileiro tem que aprender que no brasil só tem uma saída que mudar todos os politico que estão em brasília sem isto este país será sempre uma mocinha indefesa que os canalhas que estão lá estão comprados são poucas as exceções.

  5. meus avos nasceram na armenia e tem odio dos russos.
    eles derrubarama constituicao armenia
    derrubaram as igrejas ortodoxas armenia
    derrubaram o exercito armenio
    e ainda quase derrubaram a língua da armenia nas escolas ensinavam se apenas o russo.

    em suma detesto os russos comunistas …

    obs:adoro dostoievisk

  6. O Nelore tá mais pra Boi tucura rsrsrs…acho que ele não sabe que agora so Russos conseguem mandar astrounatas e cosmonautas para para o espaço , a nasa já era …
    vms torcer para o brasil comprar s300 e fazer uma parceria para com russos para desenvolver foguetes ….
    Nelore para de acreditar no sonho americano e na disney ..

  7. Chega ser bem estranho a má sorte russa com marte ahahaah
    .
    Pra quem não sabe a Phobos-Grunt está em orbita baixa cheia de propelente tóxico ao contrário dos ultimos satélites que cairam esse ano e que receberam atenção da “emprença”

  8. Quando a Russia mostra as suas guarras os quentinhas de plantão ficam todos arrupiados….Rsrs…..
    .
    .
    Mais uma para os coca-colas ficarem tremendo nas bases!
    .
    .
    **********(trechos do original)
    .

    O submarino Severodvinsk projetado para rondar secretamente os porta-aviões.
    .
    .
    Em 15 de junho de 2010 ocorreu a solenidade de conclusão e entrega do submarino nuclear “Severodvinsk” do proyecto 885 – Classe Yasen.
    .
    .
    A Marinha russa está preparada para receber um atirador poderoso – os fuzileiros vão acolher o mais novo submarino multipropósito da classe Yasen – o Severodvinsk.
    .
    O submarino de ataque de propulsão nuclear é armado com vários tipos de mísseis e lançadores de torpedos, e pode ser usado para realizar uma ampla gama de tarefas, incluindo a busca de porta-aviões inimigo.
    .
    Mas sua função principal é apoiar portadores de mísseis balísticos submarinos nucleares que são parte das forças nucleares estratégicas do país, observa um especialista do Instituto de Análise Política e Militar, Alexander Khramchikhin.
    .
    “Especialistas afirmam que Severodvinsk será o submarino mais “silencioso” do mundo e que com características semelhantes não tem comparação no mundo. “
    .

    ****************
    .
    (*)Por:dinâmicaglobal
    .
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2010/07/presidente-russo-dmitri-medvedev.html
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2011/02/o-submarino-severodvinsk-projetado-para.html
    .
    .
    Com certeza muitos dos quentinhas,são mais americanos do que brasileiros por anos morando nos EUA,de tanto lavar pratos;o detergente deve ter afetado os neurônios,pois qualquer coisa que coloque em desvantagem o seu deus pequenino “Tio Sam” os deixam apavorados.

Comentários não permitidos.