Defesa & Geopolítica

França pede “sangue frio” e “comedimento” em tensão com Turquia

Posted by

O ministro das Relações Exteriores francês, Alain Juppé, pediu nesta sexta-feira “sangue frio” e “comedimento” no conflito diplomático entre Ancara e Paris, depois que o premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou a França de ter cometido um “genocídio” na Argélia durante sua colonização do país.

“Peço sangue frio e comedimento”, declarou Juppé à imprensa, qualificando as declarações de Ergodan de “excessivas” e ressaltando que “há razões para manter relações de confiança e inclusive de amizade”.

Esta foi a segunda que vez que o chefe da diplomacia francesa tentou acalmar os ânimos após Ergodan ter anunciado na quinta a suspensão das relações políticas e militares com a França pelas diferenças que mantêm sobre o “genocídio” armênio.

As declarações de Erdogan sobre o papel da França na Argélia foram feitas depois que os deputados franceses aprovaram uma lei que multa quem negar o massacre de armênios pelo Império Otomano, em 1915, por considerá-lo genocídio.

De acordo com o próprio Juppé, a iniciativa do projeto de lei “era inoportuna, mas o Parlamento votou”, por isso acredita que agora a prioridade é tentar “retomar relações tranquilas” com a Turquia. “Sei que será difícil, mas o tempo cuidará disso”, acrescentou Juppé.

O governo turco interpreta a lei, que ainda terá que passar pelo Senado antes de entrar em vigor, como um ato hostil à Turquia, que considera o massacre de armênios como lamentáveis excessos ocorridos na 1ª Guerra Mundial, mas não como genocídio.

Hoje vivem 350 mil cidadãos turcos na França, dos quais 2 mil são estudantes, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. Na Turquia há cerca de mil empresas francesas que somam cem mil postos de trabalho, acrescentou um porta-voz da diplomacia francesa, lembrando que seus investimentos nesse país foram de US$ 11 bilhões em 2010.

Segundo as previsões da França, o comércio bilateral entre os dois países deve alcançar 12 bilhões de euros em 2011.

Fonte: Terra

17 Comments

shared on wplocker.com