França pede “sangue frio” e “comedimento” em tensão com Turquia

O ministro das Relações Exteriores francês, Alain Juppé, pediu nesta sexta-feira “sangue frio” e “comedimento” no conflito diplomático entre Ancara e Paris, depois que o premiê turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou a França de ter cometido um “genocídio” na Argélia durante sua colonização do país.

“Peço sangue frio e comedimento”, declarou Juppé à imprensa, qualificando as declarações de Ergodan de “excessivas” e ressaltando que “há razões para manter relações de confiança e inclusive de amizade”.

Esta foi a segunda que vez que o chefe da diplomacia francesa tentou acalmar os ânimos após Ergodan ter anunciado na quinta a suspensão das relações políticas e militares com a França pelas diferenças que mantêm sobre o “genocídio” armênio.

As declarações de Erdogan sobre o papel da França na Argélia foram feitas depois que os deputados franceses aprovaram uma lei que multa quem negar o massacre de armênios pelo Império Otomano, em 1915, por considerá-lo genocídio.

De acordo com o próprio Juppé, a iniciativa do projeto de lei “era inoportuna, mas o Parlamento votou”, por isso acredita que agora a prioridade é tentar “retomar relações tranquilas” com a Turquia. “Sei que será difícil, mas o tempo cuidará disso”, acrescentou Juppé.

O governo turco interpreta a lei, que ainda terá que passar pelo Senado antes de entrar em vigor, como um ato hostil à Turquia, que considera o massacre de armênios como lamentáveis excessos ocorridos na 1ª Guerra Mundial, mas não como genocídio.

Hoje vivem 350 mil cidadãos turcos na França, dos quais 2 mil são estudantes, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. Na Turquia há cerca de mil empresas francesas que somam cem mil postos de trabalho, acrescentou um porta-voz da diplomacia francesa, lembrando que seus investimentos nesse país foram de US$ 11 bilhões em 2010.

Segundo as previsões da França, o comércio bilateral entre os dois países deve alcançar 12 bilhões de euros em 2011.

Fonte: Terra

17 Comentários

  1. A França faz papel de idiota desenterrando fatos históricos ( quase 100 anos atras!) e criando conflitos diplomáticos com isso. Além de tirar o direito a livre Expressao dos cidadãos.
    Se foi genocídio ou não cabe a cada um analisar e dar sua opinião mas criar uma lei que impede argumentar o modo de ver francês JA e exagero. Além do mais que vantagens a França pretende tirar nessa decisão? O Fato ocorrido a tanto tempo foi fruto da decisão de outros governos, de pessoas que JA nem mais estão vivas. JA não bastaria dizer que foi um crime contra a humanidade, coisa que todos sabem e ninguém nega? Logo logo vão desenterrar fatos da pre-história Pra criticar algum outro pais…

  2. É MUITA HIPOCRISIA
    .
    .
    .

    “O governo turco interpreta a lei, que ainda terá que passar pelo Senado antes de entrar em vigor, como um ato hostil à Turquia, que considera o massacre de armênios como lamentáveis excessos ocorridos na 1ª Guerra Mundial, mas não como genocídio!.

    .
    .
    .
    Então….com que adjetivos solf poderíamos qualificar aquela carnificina onde foram exterminada mais de 1 milhão de vidas de armênios,onde mulheres eram postas como escravas para serem vendidas como gados em pleno século XX?
    .
    Os europeus adoram eufemismos para mascará as suas atitudes animalescas,a França ou a Inglaterra eles tem uma listas de adjetivos suaves que poderia muito bem ajudar os turcos qualificar a barbaridade.
    .
    Aliás,se puxarmos mais um pouco na história;não ficaria surpreso se a Alemanha e a Russia por uma questão de conveniência da época,tenha uma coparticipação naquilo,pois saber que acontece um genocídio e fica calado,também participa por negligenciá-la!
    .
    Na Europa no século passado,o que ocorrera de genocídio é de espantar qualquer um,nas duas grande guerras que aconteceram por lá,os poloneses ,por exemplo,foram massacrado sistematicamente pelos nazistas e os soviéticos.
    .
    Os franceses basicamente,exterminaram uma raça de humanos que havia por lá,os “margot’s”…. desapareceram do mapa…escafederam!

  3. Essa conversa é papo da OTAN para desengavetar os genocídios latino americanos e ferrar Brasil e Argentina se instalando no Paraguai por motivos de desordem e narcotrafico.(Revolução Paraguaia do Século 21). A Argentina crescendo pra cima dos Britânicos e a OTAN começa a se articular.

  4. Os Turcos estão certos, a frança cometeu genocidio na Argélia, é só consultar documentos da época e menos, perguntar um Argelino..q faça uma lei +…sds.( Feliz 2012 p td nós, boas festas p a equipe do PB e p os comentaristas )

  5. Franca pede calma!, sangue frio! Nao me surpreenderia se isso nao foi ordem do Chefao Obama. Afinal das contas, o presidente da Franca, Sarkosi, sendo um agente da CIA, ( de acordo com informacoes publicadas no Voltaire Net), tem de obedecer ordem dada pelo comandante supremo, nao so das forcas armadas norte americana como tambem das agencias de inteligencia, inclusive a CIA, isto e o presidente Obamas.

  6. O que eles esperavam aprovando aquela lei? Tiveram o que queriam, foi um ataque não provocado e eles esperavam que a Turquia ficasse calada assistindo?

  7. Esses países mau civilizados europeus que ainda tem o ridículo de se achar a luz da civilização sempre foi hipocrita. A Turquia é outra hipocrisia, reclama um montão mas chega a se urinar de tanto tesão quando vem plano da OTAN em por base e mísseis lá e atendem como o cãozinho deles por final.
    Se esse Erdogan fosse macho apoiaria o Irã, Síria e Russia agora assim poria certa estabilidade para 2012 na região.

  8. Ésta lei francesa realmente um absurdo,se for desvendar e punir todas as atrocidades do passado não averiam prisões suficientes,pois até mesmo frança cometeu muitas e a poucos dias cometeu outra traição absurda contra cadaf libia,sem nenhum julgamento foi abatido como um animal,espanha contra os maias,e incas e varias tribos indigenas da AMERICA DO NORTE E DO SUL ,contra sua propia população,França varias ATROCIDADES guerras civis contra sua população,IMPERIO ROMANO e por ai vai são muitas,então é melhor a FRANÇA e seus politicos idiotas que não tem o que faser pararem de procurar osso em minhoca,e se ater a assuntos importantes sem agredir e nes faser media com ninguem.

  9. Onde os Americanos esta metidos sempre e assim confusão desentendimento e guerra ele não fazem outra coisa a não ser causar instabilidade.

  10. EM SENTIDOS OPOSTOS
    .
    .
    .

    Enquanto a união europeia busca um meio de congela e dificultar as exportações de petróleo iraniano a turquia vai oposto a proposta.
    .
    .
    *********
    .

    O Irã prorrogou seu contrato de exportação de petróleo com a Turquia para 2012, segundo noticiou a rede estatal Press TV neste sábado, sugerindo que o país pretende fazer comércio por meio da Turquia para contornar as sanções impostas por causa de seu programa nuclear controverso.
    .
    A Turquia disse estar obedecendo a essas sanções, após tentar sem sucesso ser mediadora entre o Irã e a comunidade internacional.
    .
    “A National Iranian Oil Co. renovou seus contratos de exportação de petróleo com uma série de companhias petrolíferas turcas… até o fim de 2012”, informou a Press TV.
    .
    A reportagem disse que a Turquia é um mercado potencial para a exportação de petróleo iraniano para a Europa, e previu que as exportações do Estado islâmico para a Turquia aumentarão em um terço em 2012.
    .
    “Em 2011, as compras de petróleo do Irã pela Turquia foram de 150 mil barris por dia, quantia que deve subir a 200 mil barris em 2012.”
    .
    A União Europeia está considerando uma proibição – já adotada nos Estados Unidos – contra importações de petróleo iraniano,embora diplomatas digam que está crescendo uma percepção na UE de que tal proibição prejudicaria a economia do bloco sem fazer muito para prejudicar o Irã.

    .
    ***********
    .
    (*)Por:Ramim Mustavi/reuters
    .
    .
    http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRSPE7BN00X20111224

  11. Gilsafra..Onde voce ve a Argentina “crescendo” pra cima dos britanicos. A Argentina esta chorando como sempre mas como nao tem Forcas Armadas o que tem a fazer e chupar.

    Jojo..you are dreaming..wake up! Sarkozy agente da CIA??acho que esta faltando ‘controle” do chefe Obama, porque Sarlozy anda fazendo o que bem entender.

    Armenia foi vitima de um genocidio dos Turcos..fato ai explicado em livros artigos etc etc. Os crimes de genocidio pertencem a Turquia que foram bandidos assassinos..merecem a escoria do mundo.

    das nacoes unidas..

    http://www.unitedhumanrights.org/genocide/armenian_genocide.htm

    Os criminosos foram os Turcos..

    http://www.umd.umich.edu/dept/armenian/facts/genocide.html

    Se agora querem passar por santos e outra coisa, mas se portaram como os melhores Nazistas da SS

  12. Repito: TUDO o que for feito para salvar vidas de cristãos e judeus tem meu apoio… então o que a França fez está certissimo… doela a quem doela…

  13. Toda nação que se deixa ser a se desenvolver com empresa de fora corre risco de eles pensar que já são dono do pais que investiram, com premissa de proteger suas empresas podem criar conflitos, para penetrar na soberania dos outros.

  14. Nelore. research is the issue here. Recomendo a leitura no Voltaire net do artigo de Thierry Meyssan, “Operation Sarkozi: Comment la Cia a place un de ses agents a la presidence de la Republique Francese. Ou le o artigo en ingles no Global Research, How the Cia placed it’s agent in the presidence of the France Republic. Se Sarkozi pode fazer o que bem entende,ou ele e Cameron da Inglaterra junto, eu creio que a situacao nao mudou muito de 1956 para ca. Assim como os EUA deu ordem para que Little Britain, France e Israel suspendesse o ataque militar que fizeram contra o Egito, na chamada guerra do Suez de 1956, poderiam ter feito o mesmo se assim os desejassem, na guerra contra Kadafi. Nao o fez porque, os dois pupets entavam agindo de acordo com os planos do chamado Project for the New American Century, projecto esse que foi elaborado entre outros documentos no documento, A Clean Break: A New Strategy for Securing the Realm. Ver tambem William Engdhal, Full Spectrum Dominance: Totalitarian Democracy in the New World Order, Century of War, e Gods of Money. ou ler o que se publica sobre o assunto no Global Research e no Asia Times. Uncle Tom Obamas simplesmente quis se esconder atras desses dois pupets. Afinal ele sendo africano e de origem mulssumana nao queria aparecer muito como o presidente de uma nacao de brancos e cristao atacando um pais africano e mulssumano.

  15. Turquía advierte a Francia sobre la polémica ley del genocidio armenio
    .
    Las autoridades turcas, tras cinco horas de reunión, advirtieron sobre adoptar estas medidas “adicionales”, junto con lo decidido hasta el momento, informó Europa Press.
    .
    Ankara declaró que las medidas dependen de cómo actuará Francia. Según el Consejo de Seguridad Nacional, si el Senado aprueba el texto y se convierte en ley “habrá una objeción en todos los sentidos contra esta medida injusta”.

    .
    É, mas parece que os turcos estão com o sangue bem quente por causa dessa atitude política francês, afinal, se for para “fazer justiça”, todos sabem que o franceses estariam entre os campeões de genocídios cometidos!

Comentários não permitidos.