EUA retiram 10 mil soldados do Afeganistão nos próximos dias

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira a retirada de 10 mil soldados do Afeganistão até o final de 2011, como está previsto no calendário anunciado pelo presidente Barack Obama, cumprindo a primeira etapa de um cronograma que termina em 2014.

Segundo o porta-voz do Pentágono, Bill Speaks, “será alcançado o primeiro objetivo, que é retirar os 10 mil soldados enviados como apoio até o final do ano”.

Com a retirada, os Estados Unidos terão 91 mil homens no território afegão no início de 2012.

O cronograma do Departamento de Defesa prevê a saída de mais 10 mil homens até setembro próximo, e de mais 23 mil até o final de 2012.

Barack Obama anunciou em dezembro de 2009 o envio de 33 mil soldados para reforçar o contingente internacional que combate os talebans no Afeganistão.

FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Fonte: Folha

8 Comentários

  1. Isso é q e derrota, e o planeta td sabe q os talebans ñ aceitam acordos , ñ foram derrotados…enfim , destruiram a moral de + um império, o iank, pobre tio sam e seus asseclas desmoralizados..Eles saem por uma porta os talebans entram por outra e prendem o colaborador karzai…Quem viver verá. sds.(Boas Festas p comentaristas e td a equipe do PB ,feliz 2012 p nós )

  2. Quero so ver quando eles fizerem a retirada completa em 2014, será que vai demorar mais que o Iraque pra começarem a se degladiar ou será que vai levar ainda menos tempo?

  3. A preocupação desses soldados, os que tem juízo é claro, não é quando voltarão para casa mas de quando terão de voltar para o vizinho Irã e enfrentar os tankes e forças russas.

  4. VAO TIRAR UMAS FERIAS DE FIM DE ANO E DEPOIS MANDA ELES PRO IRA RSRRSRSRS
    TEM QUE PASSA O NATAL EM CASA E FIM DE ANO PELO MENOS ANTES DE ENFRENTAR BALAS NO IRA

  5. Algumas fontes dizem que só no Iraque eles torrarão um Brasil em dinheiro, o custo gerado pelo stress de guerra nos soldados que agora voltam para casa dificilmente poderá ser mensurado, o Afeganistão e o Iraque são verdadeiras fabricas de loucos. Cito dois casos que ilustram bem o problema, o atentado de Oklahoma City foi executado por um veterano da primeira guerra do Golfo Timothy McVeigh, em Washington DC John Allen Mohamed tambem veterano da primeira guerra do golfo ficou brincando de sniper e matou dez pessoas.
    O que podemos esperar dos novos veteranos que ficaram submetidos a mais tempo de stress,a primeira guerra do golfo durou pouco tempo pois não houve ocupação. Teremos homens bebados, alcoolatras, viciados, mutilados psicologicamente que terão um impacto negativo na sociedade por anos.É conveniente lembrar que os EUA adoram cortar gastos em areas sociais e já não é raro encotrar veteranos “abandonados” recebendo uma assistencia precaria, não falo apenas em dar dinheiro mas providenciar sua reinclusão social.
    Quem agradece isso tudo é o cinema que terá materia prima para fazer classicos como Apocalypse Now,Platton ou RamboI(apenas o primeiro o resto é lixo), quem viver verá.

Comentários não permitidos.