Brasil e Peru firmam acordo de cooperação militar

Os ministros da Defesa de Brasil e Peru acertaram uma aliança estratégica destinada a melhorar a capacidade dissuasiva das Forças Armadas peruanas, em uma declaração conjunta assinada nesta quinta-feira em Lima.

O acordo “tornará possível uma verdadeira cooperação industrial, tecnológica e científica em matéria de defesa”, afirmou Celso Amorim, ministro brasileiro do setor.

O ministro peruano da Defesa, Alberto Otárola, destacou que o pacto foi assinado com a perspectiva de “colocar em dia o material de nossas Forças Armadas em um processo do qual o Brasil será um sócio estratégico”. Na declaração, os dois países concordaram em “aprofundar os laços de amizade e cooperação bilateral, definindo os setores aeroespacial e naval como áreas de prioridade conjunta de investimentos e desenvolvimento no campo da segurança e da defesa”.

A cooperação brasileira incluirá capacitação, treinamento, suporte técnico, logístico e transferência de tecnologia, dentro do propósito de propiciar uma cooperação vantajosa e de longo prazo entre os países.

Amorim chegou a Lima na tarde de quarta-feira e, à noite, foi recebido pelo presidente Ollanta Humala no palácio do governo.

Depois de assinar a declaração conjunta nesta quinta-feira, o ministro visitante disse que o documento se baseia em um acordo entre os setores de defesa de 2004 e que a partir de agora “se abrem novas perspectivas de cooperação que permitirão a assinatura de acordos complementares”.

Ambos os ministros negaram que a cooperação brasileira com o Peru estivesse relacionada à melhorar a capacidade dissuasiva peruana, inferior em comparação a de seu vizinho Chile, país a que se atribui uma corrida armamentista.

O acordo constitui uma medida de “dissuasão contra eventuais ameaças externas”, disse Amorim.

“Não há uma ameaça concreta, mas a América Latina é uma das regiões mais ricas do mundo em recursos naturais e isso é objeto de interesse. Temos que pensar em uma dissuasão não de um país contra o outro, mas sim de fora da região”, afirmou.

Otárola argumentou que “essa aliança estratégica não tem relação alguma com nenhum país da região”, e sim com enfrentar as novas ameaças “que são de fora do continente, e também o narcotráfico”.

Fonte: AFP

30 Comentários

  1. Bom saber, se nós não fizermos outros(EUA) farão, temos que fazer mais desses acordos com vários países, inclusive Colômbia e Chile, mas pra isso precisamos de FAs muito bem equipadas e armadas, e desenvolver tecnologia de ponta, navios, blindados, fuzis e mesmo no futuro jatos de combate para vender na América Latina e Africa, reduzindo cada vez mais a influência Norte Americana.

  2. Infelizmente o Peru esta fazendo um péssimo negócio ao ter o BRASIL como sócio estratégico,é triste mas é verdade!
    Podemos oferecer a esse país quase nada ,uma vez que não damos o devido valor a nossas forças armadas que andam em estado lastimável e muito aquém do que precisam realmente!
    Alguns dirão que dispomos de tecnologias de satélites,mísseis,treinamento em selva,mas isso é muito pouco!
    Nossa casa esta toda bagunçada,como podemos oferecer algo de valor ao Peru?

  3. Cesar Pereira, podemos não ter os meios materiais, mas temos o conhecimento, a tecnologia e a capacidade e disposição de repassar esse conhecimento.
    Façamos como Roma antiga – sem a conquista pelas armas – façamos um mundo “romano” (brasileiro).
    Um bom Natal.

  4. O Brasil crescendo é levando seus desenvolvendo juntos parabéns Peru, agora so falta os demais seguirem o mesmo caminho para fortalecer o nosso continente.

  5. Se o Peru entrar em guerra com o Chile, Colômbia, Equador ou Bolívia, ficaremos do lado de quem ?
    Se os EUA invadirem o Peru, vamos declarar guerra contra os EUA e a OTAN ?

  6. O pior cego é aquele que não quer enxergar. O Brasil é o líder regional, tem um parque industrial e ocupa a 6ª economia mundial. Isto não é pouca coisa. É evidente que esse acordo com o Peru é importante para ambos os países e para a América do Sul como um todo, pois precisamos de buscar a independência tecnológica e nos demais segmentos onde somos dependentes. Tudo isto faz parte de um processo de longo médio a longo prazo e soma ao esforço de se buscar a integração da América Latina.

  7. “Otárola argumentou que “essa aliança estratégica não tem relação alguma com nenhum país da região”, e sim com enfrentar as novas ameaças “que são de fora do continente, e também o narcotráfico”.
    ———-
    Quando um de nós perde , todos nós perdemos.
    Todos sabem que a Argentina perdeu por falta de condições técnicas, agora todos nós temos que nos preparar para os problemas que são comuns e a Amazônia Brasileira e Peruana é um problema comum.

  8. César, nossas FA realmente estão mal equipadas e obsoletas, mas a situação esta mudando e o negocio parece que dessa vez vai Pra frente. A maior prova disso e a entrada de grandes empresas privadas no setor bélico como a Odebretch e recentemente a Gutierrez, isso sem contar as parcerias entre outras empresas nacionais e estrangeiras. Pode ter certeza que a partir de agora haverá uma enorme pressão dessas empresas sobre o governo pois sao bilhões de dólares que estão sendo investidos nessa empreitada. Estamos adquirindo novas tecnologias e JA temos inúmeros projetos militares em andamento, então pode ter certeza que temos muito a oferecer não só ao Peru mas também a outras nações aqui na América do Sul e também fora dela. Se trabalharmos direito temos capacidade para ser o principal fornecedor regional de armamentos, realizando projetos que atendam as necessidades comuns das FA envolvidas, dai a importância das parcerias entre os países da AS. Sds.

  9. Em termos vc tem razão Cesar Pereira, mas tudo é uma questão da politica a ser adotada, o Brasil tem um parque tecnologico respeitavel consideradno os paises vizinhos, qto a defesa o Brasil tem sim muita tecnologia a oferecer nesse parque industrial, o que falta é politica de defesa com vista a equipar massivamente as nossas forças armadas, mas que é só uma questão de decisão politica, pois temos dinheiro e paises interessados em vender equipamentos e tecnologia para o Brasil, só falta a decisão do lider maior para implementar tal politica, me parece que eles caminharão nesse desfecho, só que numa lerdeza que nos faz enfurecer a todos, que é lamentavel! Mas se estão assumindo compromissos externos me parece que estão sinalizando que vão deixar de lado a passividade, eu também espero, como você imagino, que isso ocorra!

  10. É uma noticia otima e sinal que celso Amorim começa a faser alguma coisa esparamos que continue fasendo pois até agora não tinha feito nada,alem de receber o ceu salario que deve ser bem popozudo,é de estrema importancia ésta aliança estrategica não só para o Brasil e Peru mas para a America latina como um todo, devem se unir contra as ameaças de fora e procurar resolver as pendengas que existe aqui sem guerra e sem atrito ,dialogando e facilitando a vida um do outro,este continente fala praticamente a mesma lingua,o que facilita muito o dialogo,pois espanhol e o portugues é a lingua mais falada neste continente.parabens a todos e que este pensamento e alianças estrategicas se espandam em outros paises latino americano,uma vara se quebra facilmente mais um feixe é muito mais dificel e a união faz a força.

  11. pois é cesar… mas se pensar em um espaço de temo maior, jaja vai ter super tucano voando por todo lado… O novo cargueiro da embraer por ali…
    e quem sabe um dia eles comprem algumas de nossas sucatas voadoras da fab que, deu queira, um dia serão substituidas…
    E em relação a treinamento militar, nisso damos show, quando se trata de amazonia…
    Mesmo nossas forças sendo mal equipadas, ninguem quer se pegar de frente a frente com um soldado brasileiro lá na mata…

  12. Eu concordo em parte com o que disse o César Pereira, pois se detonar um confronto entre Chile e Peru, o Brasil não fará nada mais do que recorrer a diplomacia e deixar o Peru se ferrar, em quanto em países com que os EUA tem acordos militares semelhantes, em caso de guerra eles enviam tropas para ajudar seu aliado.

  13. Cade aqueles que diziam que o amorin que e o segundo melhor ministro das relacoes exteriores do Brasil depois do barao do rio branco nao seria um grande ministro da defesa?

    esse acordo sera muito importante tanto para gerar exportacao de material de defesa brasileiro para o peru quanto para estreitar os lacos com os paises andinos,e claro…mais uma saida para o pacifico que e assegurada para o Brasil.

    E o tio sam continua sendo jogado para escanteio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. Vamos acreditar,derepente a dona vai dar uma inclementada nas compras de n FAS…espero.Feliz Natal p todos e um próspero ano novo,feliz 2012 p todos q aki comparecem com seus comentários e a equipe do PB…Felicidades ( S) p o n BRASIL. Q Marte ouça os n pleitos e td nós fikemos Ricos de tudo.sds.

  15. “””O acordo “tornará possível uma verdadeira cooperação industrial, tecnológica e científica em matéria de defesa”, afirmou Celso Amorim, ministro brasileiro do ANAS.O Brasil ate emprestou dinheiro a Hugo Chavez para modernizar as Forças Armadas Venezuelanas.E as nossas Forças Armadas heim MORIM TÉRNIM DE TERGAL????

  16. rsrs MORIM TÉRNIM DE TERGAL o melhor MRE depois do Barão do Rio Branco rsrs rsrs Com essa o Barão do Rio Branco ressuscitou rsrs rsrs

  17. Não sei em que o Brasil vai ajudar o Peru, nossas forças estão pedindo ajuda….ah essa politicaiada do faz de conta,não vai mudar nada nem pro Brasil e muito menos pro Peru que ganha mais comprando uns caças russos novos pra sua defesa,é triste más é fato!

  18. Sera que somos menos do que viatnã?coreia do norte ?na época que venceram a guerra contra os EUA,digo venceram porque não se dobraram completamente,pois não ouve vencido nem vencedor de concreto,sei que esta nação sempre foi mal administrada,e quando queria se levantar com algum governo que fasia algo,sempre forças ocultas operaram e operam,EX:GETULIO VARGAS,JUCELINO JK,apesar de muitas lambanças COLOR DE MELO que muitos não enchergaram o que ele fez mas alguns enchergam,mas se não fosse pelo conhecimento e a vontade dele de faser este pais evoluir ainda estariamos andando de fusca,e as multinacionais fabricantes de automoveis ganhando milhões nas costas dos brasileiros sem repassar nenhuma tecnologia para o pais,foi sómente depois de color que ouve uma revolução tecnologica no pais,pois até então viviamos realmente no terceiro mundo,e ele teve muita coragem para realizar muita coisa e talvez muito mais faria se as forças obscuras não tivessem agido,pois não completou seu coverno,que poderia ter feito muito mais e feito este pais dar um salto tremendo em tecnologia,mas usaram até seu propio irmão para o acusar,este é o poder das forças paralelas que agem para que este pais não evolua,porque sabem que se alguem trabalhar com afinco coragem e maestria este pais se tornaria uma das maiores potencias do mundo,porque realmente tem potenciais naturais dimenção como poucos tem,mas as forças ocultas inimigas o querem como colonia e não como potencia,diser que o PERU fez mal negocio é trabalhar contra o propio pais,é lamber o prato e depois guspir dentro,temos potenciais como poucos paises tem,só tivemos o azar de ser colonizado pou um pais que só nos queria explorar,sem nenhuma vizão que este pais poderia ser a sua propia patria pois riquezas e dimenção aqui não faltava,só se preocuparam em depredar ao inves de contruir alargar traser tecnologias,faser o povo feliz,não ao invez disso levavam o ouro,pedras preciosas,madeira,pau brasil,e impunham amargos impostos a população,e quando viram que o povo não aguentava mais e a coisa ia explodir,fiseram uma falça independencia deichando o filho para governar e continuar roubando o pais,conversa para boi dormir,quando eu éra aluno da primeira serie engolia mas não entendia,quando passei para o segundo estagio comecei a entender a trama de portugal,que encinou uma corja a ser corrupta que até hoje assombra o pais,pois ainda muitos permanecem no poder paralelo do pais até hoje,passando a politica de pai para filho,senadores,deputados estaduais federais,medicos,dentistas,oligarquias,cartorios,em todas estas partes estão infiltrados e em muitas outras,corruptos de pai para filho explorando o pais,é mole? não não é e porque portugal e a europa esta passando por crise em seus propios paises,simplesmente porque pouca coisa é fabricada em seus paises,e as multinacionais e os grandes grupos estão aplicando nas colonias,onde pode se ganhar muito mais,colonialismo de modo diferente,mega grupos empresariais que se apossam da agua encanada que bebemos,da energia eletrica,da telefonia,ipermercados,pedagios de rodovias,aéroportos,portos ferrovias,e por ai a fora em tudo que da muita grana,e em todos os paises colonias,principalmente china,e se eles quiserem provocam crise onde quiserem e a hora que for conveniente a estes grandes megas grupos economicos,é só o governo deste pais os contrariar em algo de seus intereçes.

  19. Pois é na minha visão temos muito a oferecer,e se alguem com coragem e uma boa assesoria politica quiser este pais se torna uma potencia em pouco tempo,é só pararem de explorar e roubar o pais,mas não é tarefa facil,porque não depende unica e exclusivamente de um governo com vontade,ele tem que ter apoio politico,é uma guerra contra o obscuro,forças poderosas imperios de megas grupos empresariais que tem gente infiltrada em muitas areas,e muitos intereses em jogo,se toda a grana que é gasta em defesa e guerra fosse empregada em produsir alimento teriamos muita pouca fome no mundo,com alimento sem veneno inceticidas pesticidas ,que tambem é uma grande fonte de renda dos mega grupos que não se importam em invenenar a população eo planeta,mas infelizmente não pode ser desta forma,então que tenhamos uma defesa a altura deste pais para nos defender de outras nações gananciosas e esfomiadas pois a fome vai aumentar a cada dia,e as riquezas naturais se acabando,sempre penso como é que o MAR esta suportando,tanto lixo, tanto oleo, lixo atomico,guerras com muitos afundamentos de navios e submarinos,explosões e testes nucleares,testes de miceis,que ganancia podem crer que não vai aguentar por muito tempo,pois em muitas partes esta morendo,só DEUS PARA FASER ALGO.desvejo um feliz natal e um prospero ano novo a todos do blog,e tambem aos comentaristas um grande abraço,e desculpem alguma coisa,e pensem no nosso marzão.

  20. Ygor, o acordo com o Peru é de cooperação técnica, não é de venda ou arrendamento de equipamentos.
    O que todos esses países precisam, inclusive D. Venezuela, é doutrina, preparação para uso, depois se insere os equipamentos, que, naturalmente, poderão ser brasileiros.

  21. É IMPORTANTE PERCEBER QUE O PAÍS ESTA TOMANDO DECISÕES IMPORTANTES NA ÁREA DE DEFESA. E AO MESMO TEMPO RESGUARDANDO A ECONOMIA. AGORA EM 2012 A PRESIDENTA ANUNCIA
    O VENCEDOR, NÃO TENHAM DÚVIDAS É O RAFALE.

  22. Pergunta aos americanofilíticos: Os americanos entraram na guerra com a Geórgia contra os russos? enviaram soldados pra ajudar Israel alguma vez? E os indianos, ajudaram eles contra o paquistão e a China? E a Somália, ajudaram eles contra os etíopes? Todos esses listados eram aliados formais dos EUA. Os EUA ESCOLHEM A DEDO quem vão ajudar realmente, e pra eles vc LATINOS SÃO LIXO, então ponderem isso antes de puxar saco de um país estrangeiro. O que mais vejo nesses blçogs de defesa é cidadãos brasileiros, com nenhum prestígio na europa ou nos EUA e puxando saco deles enquanto criticam su proprio país.

Comentários não permitidos.