Defesa & Geopolítica

REINO UNIDO EXPRESSA ‘PREOCUPAÇÃO’ COM BLOQUEIO A NAVIO DAS MALVINAS

Posted by

O governo britânico expressou “profunda preocupação” com o que considerou a “última tentativa da Argentina isolar” as ilhas Malvinas, depois dos países-membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) anunciarem que os navios com bandeira do arquipélago estão proibidos de entrar em seus portos.
“Ninguém deveria duvidar da nossa determinação de proteger o [nosso] direito à ilha e de determinar o seu futuro político”, apontou em nota o Ministério das Relações Exteriores do país.
Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai aprovaram uma resolução a favor do bloqueio na 42ª Cúpula do Mercosul, realizada entre segunda e terça-feira em Montevidéu.
Ontem, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, agradeceu seu pares pela decisão: “Quero agradecer especialmente o apoio que deram a Malvinas”.
Kirchner destacou que a causa da ilha “não é argentina, é uma causa global porque estão nos levando das Malvinas os recursos petrolíferos e pesqueiros” e acrescentou que “quando tiverem necessidade de mais recursos os que têm força vão buscá-los onde e como for”.
A mandatária ainda destacou que “estamos defendendo o multilateralismo” e que “não estamos dizendo que venham reconhecer que as Malvinas são argentinas, mas apenas para que cumpram o que disse a Organização das Nações Unidas (ONU): sentar para dialogar”.
A Argentina e o Reino Unido entraram em guerra em 1982 pelo controle do arquipélago, que continuou sob poder de Londres, que a domina desde 1833. Buenos Aires, porém, ainda reivindica sua soberania sobre o território
.

Fonte: Ansalatina

19 Comments

shared on wplocker.com