REINO UNIDO EXPRESSA ‘PREOCUPAÇÃO’ COM BLOQUEIO A NAVIO DAS MALVINAS

O governo britânico expressou “profunda preocupação” com o que considerou a “última tentativa da Argentina isolar” as ilhas Malvinas, depois dos países-membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) anunciarem que os navios com bandeira do arquipélago estão proibidos de entrar em seus portos.
“Ninguém deveria duvidar da nossa determinação de proteger o [nosso] direito à ilha e de determinar o seu futuro político”, apontou em nota o Ministério das Relações Exteriores do país.
Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai aprovaram uma resolução a favor do bloqueio na 42ª Cúpula do Mercosul, realizada entre segunda e terça-feira em Montevidéu.
Ontem, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, agradeceu seu pares pela decisão: “Quero agradecer especialmente o apoio que deram a Malvinas”.
Kirchner destacou que a causa da ilha “não é argentina, é uma causa global porque estão nos levando das Malvinas os recursos petrolíferos e pesqueiros” e acrescentou que “quando tiverem necessidade de mais recursos os que têm força vão buscá-los onde e como for”.
A mandatária ainda destacou que “estamos defendendo o multilateralismo” e que “não estamos dizendo que venham reconhecer que as Malvinas são argentinas, mas apenas para que cumpram o que disse a Organização das Nações Unidas (ONU): sentar para dialogar”.
A Argentina e o Reino Unido entraram em guerra em 1982 pelo controle do arquipélago, que continuou sob poder de Londres, que a domina desde 1833. Buenos Aires, porém, ainda reivindica sua soberania sobre o território
.

Fonte: Ansalatina

19 Comentários

  1. As medidas ora adotadas pelos signatários do Mercosul são uma demonstração inequívoca de que as políticas externas no continente sul-americano com relação a prepotência e a ganância dos europeus e norte-americanos estão começando a sofrer alguns reveses.

    Ainda é muito cedo, mas ja se percebe a tentativa de formação de um bloco compromissado e comprometido com as causas e os interesses comuns no nosso continente. Liberdade ainda que tardia, mas liberdade. O que o Brasil está fazendo é hipotecar o seu apoio a uma causa que serve para que reflitamos sobre um possível litígio por conta de uma indescartável ação de aventureiros nas nossas áreas de interesse geoestratégico. Portanto, para um bom entendedor: é dando que se recebe.

  2. Essas ilhas não são dos ingleses e argentinos, mas dos ilhéus malvinenses. Nada contra haver uma imigração de argentinos, ingleses, brasileiros, chineses, uruguaios, etc.

  3. Carlos Argus, concordo contigo…Tem tb aquele ditado: ” Em rio q tem piranha…jacaré nada de costas “… ou seja, O Brasil tem q se armar até os dentes infelizmente… isso é fato e P Ontem KKKKK

  4. A Guiana Francesa, também não é da França.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Guiana_Francesa

    A Guiana Francesa (em francês Guyane française, oficialmente apenas Guyane) é um departamento ultramarino da França (département d’outre-mer, em francês) na costa atlântica da América do Sul (e, como tal, é o principal território da União Europeia no continente).

  5. “Kirchner destacou que a causa da ilha “não é argentina, é uma causa global porque estão nos levando das Malvinas os recursos petrolíferos e pesqueiros” e acrescentou que “quando tiverem necessidade de mais recursos os que têm força vão buscá-los onde e como for”.”
    .
    Quem tem algo para contra-argumentar essa afirmação, fale agora ou cale-se para sempre…
    .
    Não se trata de um pedaço de terra no meio do atlantico, se trata de recursos necessarios para a sobrevivencia de todo país(petroleo e pescado, ou vcs acham que o atum que eles comem vem do canal da mancha?)… Os países da américa do sul tem sim o direito de interferir no que acontece em seu quintal… quem discordar disso, deve se mudar pra europa entrar no exercito la e vir lutar mais uma guerra aqui no continente

  6. Com o anuncio da descoberta do pré-sal que o mundo não acreditava ter as proporções que julgamos ter houve ainda mais interesse Anglo no sul do Atlantico.Com a separação dos continentes onde nossa placa tectonica avança 1cm ano para a Asia o fundo do Atlantico Sul passou a ser um gigantesco deposito de material fossil.Podera ate mesmo em grandes profundidades este grande deposito estar interligado ou seja ser extraido em aguas Brasileiras,Internacionais e nas Malvinas.Alem de todo esse litigio e não nos esqueçamos que os EUA não reconhecem o nosso direito as 200 milhas nauticas e muito menos seu aumento não so teremos sempre problemas quanto a isso mas tambem futuros problemas com roubo de oleo ja que por ser tão profundo a extração é atravez de grossas mangueiras e flexiveis dutos como tambem perigos de sabotagens.Tudo o que pensamos fazermos para capacitar nossa Marinha é valido e imprescindivel mas É DIMINUTO EM VISTA DA REAL NECESSIDADE.Não somente nossa Marinha precisa dispor de meios condizentes como devemos priorizar plataformas e sistemas costeiros de defesa antimisseis e antiaereos assim tambem como bases de Caças de guerra antisubmarinos.Essa seria a defesa ideal aos nossos interessses no mar.Depois que o Oriente-Medio estiver no controle deles os proximos alvos eminentes são a Venezuela e o Brasil.A quem interessaria uma guerra no Brasil?Para a Europa seria um desastre porque muitos paises Europeus hoje teem muito mais aplicações no Brasil que em seus paises de origem ou em seus continentes.Interessa unicamente aos EUA e a UK.No fundo do Atlantico Sul esta a maior reserva energetica do mundo.

  7. 1maluquinho, ouvi de um geologo um dia que o pré-sal já era conhecimento de probabilidade alta. Há muitas outras reservas grandes no canadá, e no oriente. Agora porquê não divulgam.. vai saber! Sempre são probabilidades, pois são feitos estudos, testes pra se saber se tem mesmo petroleo na região, foi assim que souberam do pré-sal.

  8. É por aí mesmo, NobruRJ, o negócio é aumentar as despesas de manutenção das Malvinas para a Inglaterra, quanto mais onerosas elas forem pior para esses usurpadores.
    Essa história de bilhões de seres humanos sendo dominados por um grupinho anglo-saxão já está na hora de acabar.
    Uma forma disso acontecer, é eles quebrarem economicamente, precisamos diminuir o máximo que der o consumo de produtos made USA e UK.
    Será o mundo dizendo “A Farra de Vcs Acabou.” para esses vampiros.

  9. Acho ainda que o brasil deveria ficar em cima do muro nessa quizilia!Não precisamos arrumar encrencas com os ingleses, agora que estamos com possibilidades de comprar tecnologia de defesa disponivel na europa, um ato hostil pode coloar tudo a perder, se os argentinos tem aliados tardios, os ingleses sempre os tiveram e que os ajudaram a vencer a guerra!Claro que moralmente o Brasil deve apoiar a argentina, ocorre que interesses nem sempre seguem principios morais, tá aí os EUA e a própria europa que não nos deixa mentir!

  10. Os ingleses,franceses,europeus tem uma visão agusada,e por terem um territorio limitado se apoderaram de todas as hilhas e paises que puderam colonizar,como muitas hilhas e muitos paises de serta forma se libertaram,eis a crise pois perderam muitos recursos,como chupim,como a linda bromelia e orquidia eles sugavam muito,ainda sugam mais de outra forma menos produtiva e eis a crise,portugal ja deve ter gasto todo o ouro que levou do brasil,a espanha deve ter gasto o ouro dos incas,os ingleses sugavam e sugam mais de uma forma diferente eles alimentam para não exterminar,ao contrario de espanha,portugal,hitalia,frança,mais os piores espanha e frança onde sugaram demorou a nacer algo,espanha aniquilou varios povos para roubar ai vem a frança com leis absurdas acusando os turcos otomanos por coisas la do passado remoto,se for assim frança e espanha tem muitas atrocidades para pagar inclusive contra seu propio povo sua população.

  11. os ingleses vão emancipar a hilha e as impresas inglesas continuarão lá sugando os mares petroleo e tudo que puderem tirar do mar,assim como fizeram com thaywan e os chineses estão engolindo até agora.

  12. dhou explica pra gente,vc escreve tão mau e tão errado é por causa de analfabetismo crônico junto com inclusão digital ou vc é apenas um “gozador” pra escrever assim?…seus textos são horríveis!

Comentários não permitidos.