Premiê do Iraque ameaça excluir sunitas do poder

Primeiro-ministro do Iraque, Nuri al Maliki

Por Suadad al-Salhy e Aseel Kami

A minoria sunita do Iraque rejeitou na quarta-feira uma proposta de diálogo pluripartidário, ignorando a pressão dos Estados Unidos por uma solução para a crise sectária que surgiu após o fim da ocupação militar norte-americana, na semana passada.

Em meio a temores de uma caótica fragmentação do país sem a presença das forças dos EUA, o primeiro-ministro Nuri al Maliki, pertencente à maioria xiita, alertou que os sunitas podem ser excluídos do poder se abandonarem a coalizão de governo.

O principal partido sunita do país, furioso com as acusações de terrorismo imputadas ao vice-presidente do país, sunita, no dia da desocupação norte-americana, rejeitaram o apelo de Maliki por um diálogo nos próximos dias, e prometeram se empenhar para derrubar o primeiro-ministro no Parlamento – algo que dificilmente acontecerá.

A população xiita do Iraque equivale ao dobro da sunita, mas a maioria era oprimida durante o regime do sunita Saddam Hussein, derrubado pelos EUA em 2003. Em 2006-07, o Iraque esteve próximo de uma guerra civil sectária, e a retomada do conflito pode causar constrangimento para o presidente dos EUA, Barack Obama, que disputa a reeleição depois de ter cumprido sua promessa eleitoral de encerrar a ocupação.

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, telefonou na terça-feira para Maliki e para o presidente do Parlamento, sunita, para pressionar as partes a dialogarem. Mas na quarta-feira não houve sinal de reaproximação, e não está claro até que ponto a retórica inflamada reflete uma real ameaça à frágil convivência entre xiitas, sunitas e curdos do Iraque.

O vice-presidente Tareq al Hashemi se refugiou na semiautônoma região do Curdistão, e Maliki pediu aos curdos que o entreguem.

O premiê também pediu ao bloco sunita Iraqiya, comandado por Hashemi, que desista de boicotar o Parlamento. “Mas”, alertou, “se eles insistirem eles estão livres para isso, e podem se retirar permanentemente do Estado e de todas as suas instituições”.

O Iraqiya disse que não vai conversar com Maliki porque “ele representa a principal razão para a crise e o problema, e não é um elemento positivo para uma solução”.

Em entrevista a uma TV, homens que se dizem guarda-costas de Hashemi acusaram-no de comandar esquadrões da morte. Hashemi rejeita a acusação, e uma fonte oficial dos EUA disse que provavelmente a denúncia é infundada.

Pelo sistema de divisão de poderes instituído pelos EUA, o Iraque tem um primeiro-ministro xiita, presidente curdo e presidente do Parlamento sunita.

(Reportagem adicional de Serena Chaudry em Bagdá)

Fonte: UOL

8 Comentários

  1. SEGUNDO HOUND!
    .
    .

    Guerra civil à vista no Iraque e os americanos acham que ganharam a guerra…se foi para derrubar o Sadan Hussein,sim ganharam…os aiatolás até hoje os agradecem pelo feito;contudo os iraquianos……coitados.
    .
    Com a situação entre o Irã Vs EUA/Israel,tende a se agrava tal situação forçando os EUA voltar e com isso as coisa seram diferente do que fora na época para tiram um inimigo em comum,o Sadam….será o dia em que os falcões perceberam da burrada que fizeram….até hoje os aiatolás estão mui agradecidos pelo presente dado.Rsrs…..

  2. Que a ONU crie o Sunistão rsrs rsrs Inevitavelmente mais cedo ou mais tarde Irã e Iraque serão apenas uma unica nação.São o mesmo povo que foram separados por etnias elitizadas.Sunitas embreve dependeram da compaixão internacional para continuarem sobrevivendo ou serão extinguidos do Iraque.

  3. =/ Kaddafi sabe o que trouxe à população?! Qualidade de vida!.. maior IDH da região! A população.. é claro que não é o foco. Para os interesses escusos… A comunicação é controlada!.. Por justamente quem procura poder e capital. Façam só o seguinte.. pesquisem em suas regiões, quais são os presidentes dos meios de comunicação e seus vínculos!.. Democracia?.. Como esta pode existir se as MENTES das pessoas são CONTROLADAS?…

  4. Nao entendo essa noticia. Pelo que ela diz, parece me que ha uma cisao no governo que os EUA criaram no Iraque.E pode ate terminar em uma guerra civil entre sunistas e shiitas. Isso que o que se percebe lendo os jornais. O problema e que Uncle Thomas, I mean, Negro Obamas, shit!, quero dizer, o boneco Marionete, que Wall Street gastou uma fortuna para bota-lo na Casa Branca, disse que os EUA completou sua missao, poderiam ir para casa satisfeito com o fato de ter deixado Iraque em paz (nao disse que a paz do cemiterio) em ordem e sob um regime democratico. Guerra civil no Iraque contradiz tudo isso. It is too much, I give it up!

  5. Os portões acabaram de fechar, e os xiitas nem se deram ao trabalho de disfarçar.
    Terão agora que assistir de camarote e se forem espertos tiram de lá os seus cidadões o quanto antes e param desde já de fornecer equipamentos e treinamento.
    Mas o que acontecera é que vão alimentar uma guerra civil entre sunitas e xiitas, é a brincadeira do põe e tira.
    A imposta democracia do Blue Jeanns não demorou nem uma semana.

Comentários não permitidos.