Em resposta à lei sobre genocídio, Turquia suspende relações com a França

A Turquia convocou seu embaixador em Paris e suspendeu as relações políticas e militares com a França nesta quinta-feira. A decisão foi anunciada horas depois de o Parlamento francês aprovar uma lei que torna crime a negação de que o extermínio de armênios em 1915 foi genocídio.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, classificou a lei de “injusta, racista, discriminatória e hostil” com a Turquia, que rejeita o termo “genocídio” para o massacre de armênio por turcos otomanos.

Foto: AP

Policiais observam manifestação de turcos e franceses de origem turca em frente ao Parlamento em Paris

Pela lei francesa, quem negar o genocídio armênio estará sujeito a uma multa de 45 mil euros e a cumprir um ano de prisão. Antes da votação do projeto, milhares de turcos e franceses de origem turca deram início a um protesto contra a medida no centro de Paris.

“Não entendo por que a França quer censurar a liberdade de expressão”, disse o presidente da associação Montargis, Yildiz Hamza, entidade que representa 700 famílias turcas na França. “A cada cinco anos existe esse tipo de debate porque as eleições estão se aproximando.”

Na semana passada, Erdogan escreveu uma carta para o presidente da França, Nicolas Sarkozy, alertando que as relações políticas e econômicas sofreriam graves consequências se a lei fosse aprovada.

A Armênia afirma que 1,5 milhões de armênios cristãos morreram na região que hoje constitui o leste da Turquia durante a Primeira Guerra Mundial, como parte de uma política deliberada de genocídio comandada pelo governo otomano.

Sucessivos governos da Turquia e grande parte dos turcos sentem que a acusação de genocídio seria um insulto direto à nação. O governo turco defende que houve muitas mortes dos dois lados durante os combates na região.

Em 2001, a França aprovou uma lei reconhecendo a matança dos armênios como genocídio, o que provocou irada reação da Turquia. Depois, em 2006, a Assembleia deu seu aval a uma lei criminalizando a negação do genocídio dos armênios, mas a medida foi rejeitada pelo Senado nesse mesmo ano.

O novo projeto é mais genérico, pois criminaliza a negação de qualquer genocídio, em parte na esperança de aplacar os turcos.

Com Reuters, AP e AFP

Fonte: Último Segundo

30 Comentários

  1. ta tudo dominado os sionistas estão impondo a sua vontade ao mundo e o sionista sarkozy sabe que vai levar um pé na bunda nas proximas eleições não esta perdendo tempo e vai colocar o maximo do plano sionista em pratica. um abraço amigos

  2. to adorando ver esse napoleaozinho de araque isolar a franca,daqui a pouco a franca vira de joelhos implorando pro Brasil comprar seus produtos e darao o que nunca deram a ninguem em troca:transferencia total e real de tecnologia.

  3. A França que tem suas mãos sujas de sangue argelino e tantos mais,vota uma lei como essa que realmente censura a liberdade de expressão !
    A França pode até crer que houve genocídio,mas punir com multa e prisão quem tem opinião contraria é uma sandice sem tamanho !
    É igual o caso do suposto genocídio judeu,você pode negar tudo,até a existência de Deus,mas o holocausto não,nunca jamais,nunca querem ouvir as argumentações contrária,tampam os ouvidos,censuram livros contrários à verdade oficial, e tudo isso é um crime!
    Censurar a liberdade de expressão é um crime !

  4. Parabéns à França!! O extermínio do povo armênio é uma vergonha que a Turquia um dia terá de reconhecer. Genocídio praticado de forma infame, com matança de homens, mulheres e crianças. A História desses fatos ultrajantes praticados contra inocentes envergonha a humanidade e é preciso recordá-los sempre para que outros não os cometam novamente.

  5. Que tatica baixa não acredito que a França chegou a esse ponto, criar um problema externo para que os franceses esqueçam os problemas internos com a economia Francesa, isso é uma manobra manjada duvido que o povo franceses caia nessa

  6. Ctrl C + Ctrl V = Diario Pernambuco.com em 22/12/2011.
    Não bastou nem uma hora para que o governo turco anunciasse a retirada de seu embaixador de Paris, após o Parlamento francês aprovar uma medida que torna crime a negação do genocídio armênio, de 1915 – fato histórico até hoje contestado pela Turquia. Para entrar em vigor, a medida ainda tem que passar no Senado, o que só deve acontecer no ano que vem. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, suspendeu todas as reuniões entre os dois países.
    Erdogan ameaçou tomar medidas políticas, econômicas e Culturais drásticas contra a França.
    Chegou também a garantir na semana passada que iria expulsar representantes diplomáticos franceses de Ancara.

  7. SARKOZIMEROS NAPOLEÔNICOS,é o nome do Vírus
    .
    .
    .

    “Pela lei francesa, quem negar o genocídio armênio estará sujeito a uma multa de 45 mil euros e a cumprir um ano de prisão”

    .
    .
    precisas disso tudo!….lá na França as leis draconianas estão sendo banalizada,as pessoas não podem exercer o seu direito individual plenamente,não podem usar isso ou aquilo se não vai preso ou multado,não pode dizer isso ou aquilo senão vai preso ou/e multado……é fascismo puro agora por lá….é um ótimo momento para os extremistas de plantão fazer as férias do natal e ano-novo em Paris_Rsrsr…..
    .
    Seria tão simples deixar que as pessoas pratique aquilo que pensam sem ter medo de ser ou que são e que pensam…não é a democracia que eles ,os nobres do norte, querem levar para o Oriente médio…como foi no caso da Líbia e da Síria?
    .
    Essa lei sardomozida do Sarkozy nada mais é que;combater a truculência com outra maior,devo ser mais animal que o outro;essa é a lei do napoleônico e ditador Sarkozy.
    .
    Como se pode vê, na Europa temos um maluco beleza também;é a França à venezuelana ou Kircheniana;depois eles os europeus falam mal de nós,latino-americanos!

  8. Os Turcos que se retratem! Veja o que estes radicais islamicos fizeram com os cristãos na Armenia! Agora quer ficar com raivinha? Vá pedir a ajuda ao Irã!

  9. HIPOCRISIA EUROPÉIA
    .
    .

    Se for para acusar algum país, apontá-lo com o dedo hipócrita e sujo que cometera genocídio; na Europa o que não falta é exemplos, o que esses países com; a França, Itália, Inglaterra, Bélgica, Espanha, Portugal…, fizeram na África, nem se fala,são verdadeiros contos de horror.
    .
    E os EUA, este sim deveria colocar a mão a palmatória, o genocídio que eles fizeram nas Filipinas é de levantar os cabelos da língua…
    Sem falar dos que ocorre todo dia no Afeganistão e Paquistão!

  10. É impressionante como tem pessoas nesse fórum que mal conseguem disfarçar seu ódio aos judeus. É lamentável, tanto mais quando falam de um “suposto genocídio” judeu pelos nazistas. Perguntem às “supostas” vítimas do holocausto e não ouvirão nada sobre “supostos” sofrimentos e dores terríveis causadas por tortura e maus tratos cruéis infligidos pelos nazistas, além de assassinato de parentes, mas sim sobre sofrimentos e dores reais. É fácil menosprezar o sofrimento e a dor alheia quando não se está na pele de quem passa por tal situação. Será que esses que se manifestam desta forma tivessem sofrido e sobrevivido ao Holocausto, teriam essas mesmas opiniões racistas, anti semitas, nazistas e preconceituosas contra os judeus? Creio que não.

  11. a frança é uma nação cristã tem seus motivos para fazer isso e com isso a otam perde força mas talvez isso seja bom para nós pois quem governa a otam são os gringos

  12. As potencias Ocidentais precisam ter mais cuidado, já que estão a perder terreno dia a dia para os paizes emergentes. Os paizes emergentes precisam ser humildes para não fazerem a figura “burra” e arrogante que os outros têm feito. A China como país não Ocidental é por demais preocupante.

  13. TUDO o que for feito para salvar vidas de cristãos e judeus tem meu apoio… então o que a França fez está certissimo… doela a quem doela… somente os lu…naticos se colocaram em contrario… natural, vindo da parte de bossais…

  14. Ley francesa sobre genocidio armenio viola la libertad de expresión

    La representante de la OSCE para la Libertad de los Medios de Comunicación, Dunja Mijatovic, en un comunicado, declaró: “Yo entiendo las razones humanitarias de los miembros de la Asamblea Nacional de Francia para planear e redactar esta ley”, sin embargo, añadió que tales leyes pueden provocar enormes preocupaciones sobre las normas internacionales para la libertad de expresión.

    .
    Turquia acusa França de genocídio depois de lei armênia

    “Na Argélia, a partir de 1945, cerca de 15 por cento da população foi massacrada pelos franceses. Isso é genocídio”, disse Erdogan na televisão.

    .

    “Se o presidente francês, o sr. Sarkozy, não tem conhecimento sobre esse genocídio, deveria perguntar ao pai dele, Paul Sarkozy. Seu pai serviu na Legião Francesa na Argélia nos anos 1940. Tenho certeza de que ele teria muitas histórias para contar ao filho sobre os massacres franceses na Argélia”, disse o primeiro-ministro turco.

    .
    É fato que quem tem telhado de vidro não pode jogar pedra no telhado dos outros, o Estado Francês é um dos estados mais genocidas da história.

  15. Parabéns ao PB por possibilitar este espaço democrático.
    .
    Idéias e conhecimentos contrários não devem ser combatidos com soldados, polícia, cassetetes, facas e balas, apenas com argumentações pertinentes.
    .
    Nota 10 para o PB e zero para a França (e todos os outros boicotadores de conhecimento).
    .
    PS: Feliz Natal a Todos!!!

  16. pe de cao, nem os franceses acreditam nisso. “franca e uma nacao crista. Conheco os franceses muito bem, sei do que falo, experiencia pessoal. O problema dessa querela e que no momento a Turquia faz parte do plano, franco-britanico-norteamericano-israelita de criar caos na Siria e no Irao. Isto e parte do plano da OTAN. Um agravamento da relacao Turquia e Franca podera paralisar OTAN. Um abacaxi para Negro Obama descarcar!

  17. OU A TURQUIA SE AFASTA DE VEZ DA OTAN, OU A MESMA VAI SE DESFACELAR…….
    em períodos de crise o individualismo de cada país europeu vem crescendo….
    Na entrevista com nosso ex ministro henrique meireles, a ultima do ano para uma bancada de reporteres da band… Dizendo ele, com muitos argumentos comentou que nessa crise do euro, as duas grandes economias(Alemanha, seguida da frança) tem de tomar uma decisão: OU GANHAM ENCIMA DOS PEQUENOS DO EURO(grecia, portugal, croacia e etc..) E OS LEVAM AO COLAPSO, OU ENTAO DEVEM SUSTENTAR O DRAMA(desemprego, inflação, desindustrialização e etc..) CADA VEZ MAIOR DOS NANICOS….
    Aí você pensa… frança e alemanha vão arriscar suas reservas para ajudar os seus vizinhos mais proximos? Esse fundo europeu que criaram de alguns bilhoes e tal não da nem pro cheiro… isso só vai piorar, vai maquear a crise e na hora de pagar… adivinha… os pequenos do euro além de não terem como pagar, terão de pedir mais emprestado(pois o desemprego continará crescendo, a produção/consumo diminuindo)…. Lembrando que não basta medidas de austeridade do governo, cada país tem de submeter suas taxas de juros a um conjunto complexo de regras. .
    .
    “Ou se cria uma federação européia, a unica opção é o desmembramento do euro… se insistirem nessas medidas insignificantes, a EUROPA VOLTA PRA IDADE MEDIA”
    HENRIQUE MEIRELLES

  18. Os Turcos estão mesmo CEROL FININHO rsrs rsrs Esplanando pra tudo o que é lado.Uma nação soberana e com povo independente se faz assim COM MACHOS QUE TENHAM ATITUDE E NÃO COM FRANGOS QUE NEM CANTAM SO CACAREJAM E SAEM ESCONDIDOS PARA POR OVOS NO MATO rsrs rsrs A Turquia serve a OTAN chantageada.A ultima chantagem foi ameaçarem deixar a Turquia as cegas sem a proteção dos satelites da OTAN se a mesma viesse a adiquirir equipamento militar Russo.O Brasil deve tanto no meio politico como militar tambem ser chantageado pelos EUA.Mais cedo ou mais tarde a Turquia saira da orbita da OTAN e ja se alinha a quase dois anos com posicionamentos BRICS.

  19. Sim o que Europeus fizeram na Africa não foi nada né.Pimenta no furingo dos outros é refresco.Na propria França Argelinos e outros emigrantes são constantemente vitimas de segregação de violencia e de assassinatos.A FRANÇA È O PAIS MAIS PROTECIONISTA E SEGREGADOR DA EUROPA OCIDENTAL.

  20. LIVIO LUIZ meu caro tambem é facil menosprezar a dor e o sofrimento de familias Palestinas que foram vitimados por foguetes Israelenses com alegações de que naquelas residencias haviam fabricas de bombas sem jamais apresentarem uma prova concreta,isso tambem é genocidio o que tambem não justificaria mas é insignificante não é mesmo alias Palestinos são Terroristas e nem mesmo tem o direito de terem um pais livre e representação diante a comunidade de nações.Sabe meu amiguinho PIMENTA NO TONHO DOS OUTROS È BALA HALLS SABOR MAÇA VERDE rsrs rsrs Podem esperar apos o Natal em Janeiro mais tardar Fevereiro o Oriente-Medio e a Eurasia e Europa arderão em uma guerra ainda não vista pela humanida.Minaretes virarão buscapés e sinagogas ficarão cintilantes etodos juntinhos abraçarão o Capeta rsrs rsrs

  21. TODOS TEM O DIREITO A VIDA,UM DOM DIVINO AGRACIADOS A TODOS
    .
    .
    .

    Já penso o contrário,a vida não tem ideologia e nem religião…todos tem o direito à vida quer seja cristão, muçulmano,iranianos,judeus,corintianos ou flamenguistas….o contrário é preconceito…é boçalismo!

  22. É impressionante como tem pessoas nesse fórum que mal conseguem pensar por si próprias,que preferem repetir o ”politicamente correto”sem fazer uma pesquisa e confrontar opiniões,para buscar a verdade!
    O povo que mais morreu na segunda guerra foi o povo russo (da até então URSS)e quase ninguém sabe disso,quanto aos judeu,ninguém discute que não tenham sido vítima,mas muitos documentos da época contestam alguns fatos que são dados como verdade absolutas,e muitas coisas carecem de mais dados,mas não se pode contestar isso, é crime!
    Por isso eu sou a favor da liberdade de expressão e digo que não podemos impedir nenhum cidadão de dar sua opinião,pois ainda há muitos holocaustos que devem ser discutido como o holocausto do povo negro da Africa, dos nativos americanos e tantos outros !
    Sugiro as pessoas que também leiam livros,que contestam ”verdades absolutas”para poderem chegar a conclusões próprias mais perto da realidade!

  23. Felipe Augusto, o termo antisemita se propriamente aplicado, hoje deveria ser utilizado quando ele se refere aos povos arabes, assirios (que ainda existem no Iraque e Irao) e outros povos minoritarios que ainda sobrevivem no Oriente Medio e Norte da Africa. Quando aplicado aos sionistas europeus que ocuparam Palestina nos meados do seculo passado, creio que esta sendo usado ideologicamente, com o objetivo de encobrir uma realidade.Ha povos na Africa e Asia que seguem cristianismo – uma religiao tal qual o judaismo e o islamismo. Alguns desse povo na Asia (no Pakistao e no Irao, por exemplo), e na Africa,( recentemente na Nigeria, e no Egito), sao de vez em quando perseguidos e massacrados elos seguidores das religioes majoritarias naqueles paises. Teriam esse povo perseguidos o direito de emigrar para Europa, Italia se sao catolicos, ou Inglaterra. se presbeterianos ou anglicanos, Alemanha se luteranos? Perguntar e responder. Creio que os europeus ririam se esses povos perseguidos envocasseem esse direito. Europa pode permitir que alguns deles se emigrem para la, porque e um pais que importa mao de obra barata, e africanos e asiaticos aceitam trabalho que pagam salarios muito baixo. Mas nao porque essas pessoas tenham alguns direito como seguidores do cristianismo que estao sendo vitima de intolerancia. Mutatis Mutantis foi o caso dos europeus seguidores do judaismo naquele continente. Europeus foram intolerantes com os seguidores da religiao mosaica, os perseguiram e tentaram extermina-los. Como exterminaram os seguidores das seitas gnosticas e seguidores da religiao pagan, (refiro me a perseguicao as bruxas), Sentimento de culpa, ou nao, os europeus roubaram a terra ocupadas pelos palestinos e para la transportaram esses europeus indesejados/parias. E verdade que houve pressao por parte de alguns desses europeus seguidores do judaismo – os sionistas – para que os governos europeus os ajudassem a emigracao deles para Palestina. Mas isto nao invalida a tese de que os europeus nao tinham o direito de roubar terras de outros povos para satisfazer os caprichos de um grupo de seus proprios cidadaos. E por isso que devemos ficar bem claros nesse assunto. Nao e questao de ser anti judeu. Existem muitos judeus que rejeitam o estado de Israel. A questao e ser anti sionista, uma ideologia criada no seculo XIX, durante o comeco da fase imperialista do capitalismo europeu.

  24. CESAR PEREIRA concordo contigo na integra.A ultima linha do sabio livro diz que as pragas de Deus recairão sobre aquele que ousar mudar uma linha e assim subjugão as pessoas pela fé e usam a fé das pessoas para iludirem-nas e para doutrinarem suas opiniões.Uma outra coisa que não se fala é que os Judeus eram escurraçados e perseguidos em todos os paises Europeus por onde andavam disperços.O Holocausto é usado para sensibilizar a opinião global o mesmo hoje os EUA vem fazendo com o 11 de setembro.Todas as guerras atuais e as provaveis são fundamentadas encima de uma estrategia de dominio de pontos chavez e jazidas de energeticos.So não encherga isso quem é cego ou conivente.

Comentários não permitidos.