Coreia do Norte, um buraco negro de informação

Kim Jong-il morreu no sábado e ninguém ficou sabendo. A notícia não vazou nem por Twitter ou Facebook. Em um país sem conexão, até que faz sentido

Poucos líderes nacionais morrem hoje em dia sem que ninguém fora de seu país saiba disso, sem nem mesmo uma menção no Twitter. No entanto, aparentemente ninguém, o que inclui os serviços de inteligência sul-coreanos, estava ciente de que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, havia morrido na manhã de sábado – até que a morte fosse revelada em um anúncio emocionado da TV estatal do país, nesta segunda-feira, 19.

Essa escolha de mídia mesma parece antiquada na Coreia do Sul, frequentemente citada como o mais conectado país do planeta, onde as notícias são cada vez mais distribuídas e dissecadas via celulares inteligentes e serviços de rede social.

Uma imagem noturna da península coreana registrada em 2002 mostra a Coreia do Norte como uma mancha escura, em forte contraste com o mar de luzes do próspero vizinho ao sul da fronteira mais militarizada do planeta. E, passada uma década, pouco mudou.

A morte de Kim parece ter sido mantida em segredo entre a pequena elite que controla o norte da Coreia. Não houve mensagens de Facebook ou Twitter, em um país onde as pessoas não têm internet, para espalhar a notícia, ao contrário do acontecido na “Primavera Árabe”.

Os internautas sul-coreanos, acostumados a um fluxo quase instantâneo de informações, ficaram quase tão chocados pela demora em divulgar a notícia quanto pela morte de Kim.

Poucos telefones. O controle do regime norte-coreano sobre a informação é relativamente facilitado pela infraestrutura de comunicação limitada do país, o que torna quase impossível um cenário parecido com o da Primavera Árabe, dizem analistas.

De acordo com dados da União Internacional de Telecomunicações, a Coreia do Norte contava com menos de duas assinaturas de telefonia móvel por 100 habitantes, no ano passado, ante 105 para a Coreia do Sul.

Enquanto 83% dos sul-coreanos dispõem de acesso regular à Internet, ela continua indisponível no Norte, se excluirmos um pequeno número de ministérios do governo, hotéis e áreas diplomáticas da capital Pyongyang.

Os norte-coreanos que dispõem de celulares e acesso à internet são “pró-governo, pró-regime. Não teriam nada a ganhar se organizassem um levante. Assim, nesse sentido, o acesso não parece uma ferramenta útil de resistência ao governo”, disse Cho Min, especialista do Instituto pela Unificação Nacional da Coreia.

As respostas dos blogs sul-coreanos à morte de Kim ilustram a facilidade com que mensagens sediciosas podem ser transmitidas a uma audiência de massa, hoje, e isso é algo que as autoridades norte-coreanas se esforçam por reprimir.

Muitos usuários do Twitter publicaram mensagens de condolência e até elogios a Kim, apesar da retórica favorável ao Norte poder representar violação dos regulamentos de segurança nacional da Coreia do Sul. “Oro pelo repouso do falecido Kim Jong-il”, escreveu o usuário “@heliumgas”.

Agências que têm contatos em Pyongyang disseram que era provável que a morte de Kim levasse as autoridades a reforçar ainda mais seu controle das comunicações.

“Estamos antecipando que haverá um bloqueio de comunicações e viagens, nos próximos dias, enquanto as autoridades norte-coreanas agem para estabilizar a situação e preparam o período de luto”, disse Geoffrey See, diretor executivo da Chosun Exchange, uma organização sem fins lucrativos sediada em Cingapura que promove intercâmbio acadêmico com a Coreia do Norte.

Mas há alguns sinais de que o controle do governo sobre as comunicações possa estar se afrouxando. Celulares vêm se tornando comuns entre os moradores de Pyongyang, e não apenas entre a elite, diz Simon Cockerell, da Koryo Tours, uma agência de viagens em Pequim que organiza viagens à Coreia do Norte.

Nos dois últimos anos, o uso de celulares “explodiu”, segundo ele, e as pessoas usam aparelhos chineses de preço médio para trocar mensagens de texto, jogar e verificar informações sobre o clima.

A Coreia do Norte deve registrar este ano o milionésimo usuário de sua nova rede 3G de telefonia móvel, criada em parceria com o grupo egípcio Orascom.

O setor de telefonia móvel do Norte “atravessou os obstáculos, e o governo não conseguirá mais forçar um recuo sem pagar preço político pesado”, afirmou o Nautilus Institute for Security and Sustainability em relatório no mês passado.

Fonte: Estadão

Nota : Um país a prova de espionagem

15 Comentários

  1. Eis aí uma oportunidade que o atual mandatário da Coréia do Norte não pode desperdiçar e entrar de vez para a história. O filho do ex-ditador coreano pode causar uma revolução política extremamente benéfica no seu país. Tomando a própria Coréia do Sul como referência e a China de quem são afilhados como exemplo.

    O cara é jovem e goza do respeito e do poder herdado do pai, basta que demonstre alguma habilidade política em negociar e se cercar de assessoria competente, bons e recentes exemplos não lhe faltam. A Rússia, a Alemanha Ocidental e até os países da famigerada Primavera Árabe podem ser um motivador.

    Os norte-coreanos como um todo podem ser um tanto quanto desinformados ou mal informados sobre o que acontece no mundo aqui fora, mas os governantes têm informação de sobra e sabem que o seu modelo de governo está ultrapassado. O que lhes falta é um agente motivador para que busquem um novo modelo e me parece que está na hora de juntar a fome à vontade de comer.

  2. sabem o que a coreia do norte tem mais que nos…tem mais e que se fod@#, mesmo, se o povo ta na merla, tem mais e que virar a mesa,
    cordeirinhos submisos,tem mais e que serem devorados por lobos mesmo FATTO

  3. Calma capa preta. Procure se informar quantas pessoas os USA mataram na Coreia. Um terco da populacao. General Le May, diz textualmente, “Apos ter destruido 78 cidades da Coreia do Norte e milhares de vilas e povoados e matando uma quantidade inumeravel de sua populacao civil, num periodo de mais ou menos tres anos, matamos mais ou menos vinte por cento da populacao”. Acrescenta o general,”Acredita se hoje que a populacao que vivia norte do Paralelo 38 perdeu quase que um terco de sua populacao de 8 a 9 milhoes de pessoa entre 1950 e 1953, talvez uma percentagem de mortalidade sem precedente sofrida por uma nacao por causa de belicosidade de outra nacao. Fonte, Korea and the Axis of Evil” by Brian S. Wilson, Global Research. Coreia foi atacada porque os Estados Unidos queriam provocar uma guerra contra a Uniao Sovietica, enquanto eles tinha monopolio da bomba atomica. Embora os sovieticos fizeram o primeiro teste com a bomba atomica em agosto de 1949, eles em 1950 nao estavam em condicao de usa-la. De acordo com os autores do livro Making the Russia Bomb from Stalin to Yeltsin, T.B.Cochran, R.S.Norris e O.A.Bukharin, somente em meados de 1953 os russos estavam em condicao de utilisar a bomba atomica, mas ai a guerra da Koreia ja havia terminado Hoje o inimigo que USA quer provocar para uma guerra e China, pois o USA sabe que quanto mais tempo dar a China se desenvolver industrialmente e militarmente, mais dificil sera ataca-la no futuro. Aos EUA interessa uma guerra contra China no momento, mas esta sabe que ainda nao tem condicao de vencer os EUA numa guerra, dai os zig zag de sua politica externa. Nao me surpreende, os USA provocar Coreia do Norte numa guerra como forma de provocar China.MAXTEDY, como ele sabe que o Kim pai tinha o respeito da populacao? Filho de ditador que assumiu o poder porque o pai (que ja havia herdado o poder porque seu pai havia morrido) fazer revolucao na Koreia do Norte? Uma concepcao elitista de revolucao.Koreia pode implodir devido causas economicas, como o resto dos paises estalinistas implodiram, com uma ajuda e claro da CIA, ou pode ser destruido militarmente caso entre em guerra com os EUA. Mas nao creio em revolucao de cima para baixo. Quando muito pode haver um golpe militar. Setores da burocracia que governam o pais pode estar cansado da familia dos Kim e impor uma face diferente a frente da ditadura. Quanto a questao se o homem tem alguma habilidade politica, li em certo jornal ingles, cujo nome nao consigo recordar, que um portugues que estudou com Kim quando este estudava em uma universidade na Suissa, que o homem era mediocre. So se interessava por bebida, carros e mulheres. Pode ser que tal informacao seja parte da desinformacao, mas tenho minhas duvidas da habilidades daqueles que ocupam o poder politico devido hereditariedade. Sou ja por algum tempo contra monarquia em qualquer forma que ela exista, muito mais quando ela se diz comunista.

  4. O novo ditador Norte Koreano não vai acabr com aditadura, vai é sim aumenta-la, pois ele só beneficia com isso. Se viver tanto como o pai tem pelo menos 41 anos de governo.

    Seria estupido pensar que queria trocar por um sistema onde não têm poder absoluto e governam só 4 anso de cada vez!

    Perguntem à dilma se ela não queria o mesmo que ele! Na altura em que era guerrilheira recebia armas da korea do norte (ela sabe muito bem, pois era o correio das armas)

  5. Prezado JOJO existe um limite de tolerância para tudo na vida. A própria história tem nos mostrado que vários países passaram por revoluções nos últimos cinquenta anos, algumas violentas outras nem tanto. A China é o maior exemplo disso, quando opinei no meu comentário sobre uma possível postura revolucionária na Coréia do Norte, eu apenas vislumbrei que o filho de um ditador poderia mudar a história e o destino do seu povo, para melhor.

    Essa mudança obviamente não seria feita num passe de mágica, mas de forma moderada, o que já sinalizaria um avanço na abertura do regime ditatorial, foi assim conosco e tantos outros ou não? e aos poucos o seu país iria conseguindo ganhar o seu espaço no cenário político e o seu povo teria de fato um líder de quem se orgulhar no futuro.

    Quanto ao fato dele gostar ou não de uma “cachacinha”, carros e mulheres, isso não qualifica ou desqualifica o seu intelecto e a sua capacidade política, a comparação também serve para quem só anda de metrô, é ferrolho e pós-graduado em Harvard ou congênere. O que ele precisa de fato, é ter sensibilidade, articulação e vontade, todos nós sabemos muito bem disso, pois a história também nos oferece exemplos marcantes. Ele é jovem e pode aprender rápido. Gengis Khan, bem mais jovem, governou com inteligência e sabedoria o o maior império asiático da sua época e ainda hoje é reconhecido como um dos maiores líderes políticos que o mundo já teve.

    A verdade é que só bomba atômica e míssil não mata a fome do seu povo, a sua economia está destruída e algo novo pode ser feito.

    Agradeço a sua atenção.

  6. O filho dele me parece fraco para fazer uma revolução social, moral e política em seu país, ao que tudo indica, tudo irá continuar da mesma forma. Torço para estar enganado.

  7. TODA DITADURA FAZ MAL AO CÉREBRO E COISIFICA O HOMEM
    .
    .
    .

    Na Coreia do Norte a cultura da ignorância é levada muito a sério,vejam só como a mente o povo norte coreano é tratada.
    .
    **********
    .

    Segundo agência norte-coreana,
    até natureza ‘chora’ perda de Kim Jong-il.

    .
    Fenômenos naturais foram presenciados após a morte do líder
    .
    .
    Uma série de fenômenos naturais estranhos teria sido testemunhada na Coreia do Norte desde a morte do líder do país, Kim Jong-il, pelo menos segundo os relatos da agência de notícias estatal norte-coreana KCNA.
    .
    Kim assumiu o comando de seu país após a morte de seu pai, Kim Il-Sung, em 1994. Um forte culto à personalidade foi construído em torno dos dois líderes, conferindo a Kim e seu pai um status que beirava a divindade, atribuindo aos dois supostos milagres e feitos extraordinários.
    .
    A agência relatou ainda que, após o fim súbito da tempestade de neve, na terça-feira (20), durante o nascer do dia, uma mensagem foi marcada na rocha da montanha onde Kim teria nascido com os dizeres ”Monte Paektu, a montanha sagrada da revolução. Kim Jong-il”, com um forte brilho. A frase teria permanecido no local até o pôr do sol.

    .
    ************
    .
    (*)Por:BBC Brasil
    .
    .
    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/segundo-agencia-norte-coreana-ate-natureza-chora-perda-de-kim-jong-il-20111222.html
    .
    .
    Como eu já falara anteriormente,“enquanto houver trouxas,de fome o malandro não vai perecer”,é da ignorância que se vive as almas e os espíritos maus das trevas,os ditadores e amantes delas.
    .
    Até hoje aqui no Brasil,ainda você encontra um desses trouxas que suspiram de saudades da ditadura de 1964;bem como das mentiras que essas pobres almas acreditam e disseminam como se fosse vírus ou qualquer moléstia contagiosas.
    .
    Só mentes fracas e desprovidas do intendimento de liberdade e democracia,encontra-se como terras férteis para idéias ultrapassadas,como essas que ocorrem na Coreia do Norte.
    .
    .
    OBS:
    .
    Kim Jong-un usou passaporte
    brasileiro para visitar a Disney

    .
    Sucessor de Kim Jong-il teria inclusive visitado a Disneylândia em Tóquio
    .
    ********
    .
    O que a Disneylândia faz com as pessoas e com os animais!_Hahaha……
    .
    .
    http://noticias.r7.com/internacional/noticias/kim-jong-un-usou-passaporte-brasileiro-para-visitar-a-disney-20111222.html

  8. um pais que foi atacado pelos gringos se não tiver bases americanas no seu territorio como japao alemanha e italia ira se fortalecer e se armar de todas as maneiras para que se no futuro ouver que acontecer que seja reciproco.

  9. Dandolo bombas MOAB ????????????

    Elas são ineficientes são brutalmente pesadas você precisa de avião de grande capacidade para transportar ela até proximo do alvo, e dificilmente um avião de grande porte ia conseguir se aproximar de um alvo fortemente defendido.

  10. Wilton Carvalho, “filho desse doido”. Regurgitando propaganda oriunda da CIA. Procure se informar. Creio que o filho que herdou o poder na Coreia do Norte e tao mediocre quanto foi seu pai, de acordo com o que li no Jornal ingles The Guardian, entrevistando um portugues que foi colega de Kim numa universidade na Suissa. O entao principe/camarada nao se mostrou interessado em estudar. Foi um estudante mediocre. Ponto final. Mas doido, insano o rapaz nao era e creio que ainda nao o e. Mas e claro a media a servico dos imperialistas tendem a demonisar os dirigentes de qualquer pais que eles estao interessados em conquistar. Assim, Saddasm era retratado como louco e Kadaffi um cachorro louco. O atual lider do Iram e apresentado na media como insano. Isso e parte da propaganda para justificar perante a populacao dos paises do ocidente mais uma aventura militar no exterior, quando a populacao desses mesmos paises do ocidente estao sofrendo as consequencias do capitalismo em crise.Como um brasileiro reagiria se os Estados Unidos sob a bandeira da OTAN ou ONU ou sua propria bandeira, invadisse o Brasil, separassem uns estados do resto do Brasil e criasse bases militares nessas areas conquistadas e declarassem essas areas um pais independente? Sei que para isso, os conquistadores dependeriam de organizar um setor da populacao que trabalhariam para eles, se enriqueceriam e se agiriam como se fosses gente independentes mas que do ponto de vista do resto do pais, um grupo de traidores. Assim ocorreu na Coreia, pais que por mais de 50 anos foi ocupado pelo Japao. O partido comunista coreiano sob a direcao do avo desse Kim, exerceu um papel fundamental na guerra popular contra os japoneses. Tal como sucedeu na Iugoslavia, onde o partido comunista Yugoslavo sob a direcao de Tito, quando Iugoslavia estava ocupada pela Alemanha hitlerista. O mesmo ocorreu na Grecia, Italia e Franca, paises onde os partidos comunistas desses paises estavam na frente em organizando o movimento de resistencia. A diferenca no resultado nao foi que os dirigentes iugoslavo e coreianos tomou o poder no final do processo enquanto na Grecia eles foram derrotados. Nao, a diferenca foi que no Ocidente, Stalin, no tratado de Yalta, assinado com Churchil e Roosevelt, havia concedido, que os paises do ocidente, Grecia, Italia e Franca, como area que permaneceria sob a influencia de Inglaterra e dos Estados Unidos, sob a condicao que o leste da europa permanecesse sob influencia sovietica. E interessante ler Churchil, em sua memorias, como ele descreve Stalin, num guardanapo, fazendo um mapa da europa e separando as areas de influuencia de cada um. O problema para Stalin, foi que nem Tito, na Yugoslavia, em Mao na China ou o Kim-avo, estavam preparados a cumprir orders de Stalin, e abandonar o poder onde os partidos comunistas sob suas respectivas liderancas haviam conquistados. Por um tempo os Estados Unidos/Inglaterra toleraram Tito na Iugoslavia, porque esse havia se tornado um inimigo de Stalin. Mao que tambem tomou o poder na China, contrariando a vontade de Stalin, procurou acomodar se com este, e por isso nao era tolerado pelos Estados Unidos em 1949/1950. O mesmo ocorreu com a Coreia. Quando os Estados Unidos percebeu que a Uniao Sovietica estava proximo a criar sua propria bomba atomica, decidiram provoca-la numa guerra enquanto eles, os Estados Unidos, ainda possuiam o monopolio de bomba atomica. Dai atacar Coreia, pois eles sabiam que Mao ia entrar na guerra – e China realmente entrou nessa guerra – e eles esperavasm que Stalin iria defender China e entrar na guerra, dando assim aos Estados Unidos um pretexto para atacar a Uniao Sovietica com bomba atomicas. Stalim nao mordeu a isca. Os Estados Unidos, nas palavras, de um general deles, que foi um comandante nessa guerra, matou um terco da populacao do pais, aproximadamente 4 milhoes de coreanos e impos o chamado paralelo 38, onde os coreianos ao norte desse paralalelo deveriam permanecer, enquanto a populacao do sul desse paralelo se constituiu na chamada Coria do Sul. Isto e separou a Coreia em dois paises. Nao sei se pode considerar uma pessoa louca por ser patriota e nao aceitar seu pais ocupado por tropas estrangeiras. A crise no momento e inteiramente criada em Washington, que mais uma vez esta usando Coreia, um pais fraco, para cotucar China e Russia, provocasndo estes a reagir militarmente e assim dar um pretexto aos EUA usar seu superior arsenal atomico e inutilizar a capacidade belica desses dois paises. Desde a decada 1990 desenvolveu-se no estado maior das forcas armadas norte americana a ideia de que os EUA deveriam estar em capacidade de usar armas atomicas contra paises que eles julgar estar em condicao de ameacar a hegemonia norte americana no mundo. A ideia que uma guerra atomica contra Russia seria suicidio nao mais predomina no pensamento militar estadonidense. Eles creem que eles estao em condicao de vencer uma guerra contra China ou Russia e de destruir o arsenal atomico desses dois paises

  11. O filho dele o Kim Jong-un,me parece extremamente fraco!Mas essa não é a questão,acho que ele vai tentar tirar o país da pobreza extrema,não que ele acabe com os projetos de bombas atômicas,mas como o Anthony disse,se ele viver tanto quanto o pai são 41 ANOS NO PODER!Ele tem bastante tempo para fazer seus movimentos,ele vai torcer apenas para que a “Guerra Fria” “esfrie” ainda mais,coréia do norte é privilegiada por causa que seu principal parceiro é ninguém mais ninguém menos que a CHINA,na hora da mudança se ele quiser fazer vai ser bem mais fácil do que pensam,até porque a facilidade de produtos da china,até no Brasil são muitos aparelhos de lá,mas pra mim ele por mera pressão dos militares vai continuar com os planos de adquirir bombardeiros de longa distância da China,que pra mim uma hora ela vai ceder pra coréia do Norte e vai vender os bombardeiros,aumentar o programa de ogivas nucleares e ICBM,acho que o futuro daquela nação é ter uma sociedade Militar e completamente fiel a seu comandante,a Coréia do Norte hoje,e seus “ditadores” apresentam um controle sobre a própria população que só conseguiu ser feita por um homem até hoje,Adolf Hitler,Hitler tinha uma população COMPLETAMENTE fiel a ele,A diferença é que a alemanha Nazi tinha forte economia,forte forças armadas e uma população fiel,perdeu a WWII apenas por constantes erros de Hitler,Pra mim a alemanha Nazi que é a Alemanha Nazi o modelo de nação que era quase perfeito(pessoal pelo o amor de deus não estou falando que eles estavam certos em fazer o que fizeram,mas tirando a desumanidade deles é a mais pura verdade),a Coréia do Norte com homens morrendo de fome,não aguentam uma guerra como tanto dizem,claro tem as armas atômicas mas no mundo de hoje,estão surgindo tecnologias que fazem bombas atômicas deixarem de serem tão eficazes.

Comentários não permitidos.