China programa importantes manobras militares perto do Paquistão para conter as ameaças dos EUA.

Alcance dos mísseis anti-navio DF-21D da China.
Sugestão: Lucena
Autor: Joseph Watson and Yi Han
O exército chinês  tem realizado manobras militares de grande importância perto do Paquistão para responder ao aumento das tropas americanas na região, já que um alto funcionário do governo chinês advertiu que qualquer ameaça ao Paquistão seria considerada como uma ameaça direta à China.
Citando um informe da televisão central chinesa Junshija, um funcionário anônimo do governo advertiu que “qualquer ameaça para o Paquistão é uma ameaça para a China”, em resposta ao crescimento de hostilidades que Estados Unidos e OTAN dirigiram em direção ao Paquistão, ocasião em que a OTAN matou a 26 soldados paquistaneses a semana pasada.
O Paquistão tem respondido ao ataque aéreo fechando sua fronteira com o Afeganistão impedindo assim que os abastecimentos cheguem ao país ocupado pelos Estados Unidos.
Sistema Wanshan WS2400 (8×8) com mísseis DF11 .
Foto: www.militaryphotos.net

Segundo o informe, os Estados Unidos estão concentrando tropas na fronteira paquistanesa em um ato de agressão que a China vê como um ataque direto ao aliado Paquistão. Em resposta a esta situação, a China enviou recentemente no noroeste da meseta, próximo ao Paquistão, grande parte do segundo regimento de artilharia do exército Popular de Liberação (EPL) com sofisticados DF-21C e mísseis táticos de curto alcance DF-11 com a finalidade de realizar exercícios militares importantes cuja meta é mostrar a “atitude da China sobre o que diz respeito a ameaça dos Estados Unidos ao Paquistão”.

Os exercícios aconteceram de 14 a 27 de novembro e envolveram tropas paquistanesas. Estas informações provêem de várias fontes de noticias chinesas.
O informe foca especialmente a posição da China afirmando que sua aliança com o Paquistão representa uma “fraternidade” e que a “China nunca estará em paz se o Paquistão se perder”.
“A nível militar, a China levará a cabo importantes exercícios de combate no deserto do Paquistão o 16”, declara o informe traduzido. “América sempre desejou o Paquistão, especialmente nos últimos anos. Enquanto a guerra americana se prolonga no Afeganistão e as ações militares contra a determinação do Irã se fazem cada vez mais prováveis, a ameaça de confrontação com a China aumentam também, e o Paquistão é o lugar para Estados Unidos obterem uma vantagem militar estratégica e geográfica”.
Como informado anteriormente, enquanto que a retórica da mídia chinesa em língua inglesa fala de hostilidades sobre o Paquistão e o Irã de maneira moderada, os debates que ocorrem na China se fazem de maneira muito mais bélica.

Representação artística dos sistemas de mísseis chineses DF-11.
Foto: www.redsys.ru
Em resposta a uma crescente hostilidade ocidental sobre o Irã, o General Zhang Zhaozhong comentou que a “China não duvidará em proteger ao Irã, inclusive sem desencadear-se uma terceira guerra mundial”. Estes comentários provocam muitos debates na China.
O tema do Irã se discute também no informe dos meios de comunicação chineses. Não se recomenda nenhuma ação militar ocidental no Irã. A China quer exercer uma pressão para este propósito através da demostração de força das suas recentes manobras militares. O embaixador chinês na ONU advertiu ao diretor geral da IAEA, Yukiya Amano, a não criar provas “sem fundamento” para justificar um ataque contra o Irã objetivando deter seu polêmico programa nuclear.

27 Comentários

  1. O inicio da reação… Chato vai ser se os EUA acreditarem que tanto a Rússia quanto a China estiverem blefando. Todos vão se machucar. Os americanos impuseram, por muito tempo, sua agenda e opiniões… Agora, tanto Rússia (principalmente) quanto China (mais moderadamente), querem impor-se como fiel de balança para voltar a polarizar o mundo. []´s

  2. braz disse:
    22/12/2011 às 12:05
    .
    viajo na maionese .nao e Russia nem China que tao Cercadas por misses .
    .
    visao Da DISNEY DA INLUSAO ESA SUA EM PENSAR NUM MUNDO UNI POLAR
    .
    YANKE.
    .
    YANKES HOJE JA VEM SEU DIAS CONTADOS,
    .
    COMO SEMPRE DIGO DES DO FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (YANKES)
    .
    SONHAVAO EM SER OS UNICOS .
    .
    MAIS GRACAS AOS RUSSOS EOS FRANCOS ATE HOJE ELES NAO CONSEGUIRAO POR TOTAL.
    .
    MUITO MENOS AGORA COM CHINA,
    .
    SO NA DISNEY DA INLUSAO PRA TER TAL VISAO
    .
    🙂
    .

  3. A China e a Rússia tem claros interesses na região e só observam com seu calculismo já conhecido para agirem na hora certa, e é por saber disso que nada foi feito de concreto contra o Irã, Rússia e China não deixarão de braços cruzados. Já a situação no Paquistão é de fato uma afronta aos EUA, nunca passaram por uma situação assim, estão sendo deliberadamente confrontados, e tendo que sair de lá e terão pois China e Rússia não os deixarão avançar, que se cuide o Brasil, a família do Bush já tem milhares de acres de terra em cima do Aquífero Guarani em solo paraguaio, o Brasil que se prepara pois o próximo porto dos EUA é o Brasil para roubar nossa água, pois é assim que o capitalismo deles sobrevive, roubando e escravizando o mundo para manter o padrão de vida interno.

  4. O problema é o seguinte: A China e a Índia dominaram a economia mundial,e os países islâmicos já possuem armas nucleares,embora em pouca quantidade. Americanos e europeus estão querendo muito eliminar os seus inimigos econômicos e nucleares, antes que eles cresçam mais ainda.
    Paquistão, China, Índia, Coreia do Norte e Israel serão riscados do mapa, pelos americanos, russos, ingleses e franceses. Quantas pessoas irão morrer na III GM ? 50% dos terráqueos. Quando ocorrerá a III GM ? Pode ser daqui a 6 meses a 1 ano. É a lei da sobrevivência.

  5. Kem dúvida que nesse fim de ano com a chegada da nova era os Yankes de la merda querem aproveitar o momento para conquistar novos terrenos para que, qual a finalidade World War 3 se isso acontecer vai ser logo quem achar que a guerra não vai começar que atire a primeira pedra!
    Bush vc tava certo o Mundo sem o Saddan Hunsein está melhor, melhor ainda ficara quando seu grupo, é a elite global que já esta perdendo o lost power, são 13 familias contra 7 bilhões, o fim se aproxima é vc não esta descatardo os criminossos de guerra devem ser julgados e condenados no seu caso também entrou numa aventura no iraque mentindo para o mundo todo sobre as acusações infundadas contra o Iraque é agora é o Paquistão é o Irã, so que os persas estão fabricando chumbo grosso para vc’s hasta la vista baby.

  6. Desenharam a linha do “daqui não passará” na Ásia. A guerra se aproxima.
    o Brasil precisa se preparar para ganha dos dois lados.
    E Vamos ver se a China faz o que ´necessario para vencer.

  7. Meu deus, cada comentário toscano aqui, vcs vivem em que mundinho ?? torcendo para guerra acontecer? torcendo para a china vencer o “mal”, que mal???? Chinês é o povo mais frio que existe ao lado de russos, para eles morrer é apenas detalhe, ferrar com o mundo numa guerra atômica é plausível para eles. Eles tem tantos interesses ou até mais do que os americanos tem, e ambos não medem esforços para conseguir o que querem.

    Brasil não tem nada a ganhar com lado algum se uma guerra gigantesca dessa começar, Brasil muito pelo contrário vai perder muito pois vai ser obrigado a se alinhar a qualquer lado que nos chegue.

    Eu acho que as pessoas não conseguem ver nada além do seu mundinho bélico que criaram em suas mentes, e ficam falando bobagens enaltecendo guerras idiotas de nações igualmente idiotas e cretinas.

    Guerra neste século tem que ser totalmente repudiada pela população, pois é ela que sobre mais no final, e não os ricos e políticos.

    Acordem.

  8. eu acho que se nos não se recuperarmos as forças armadas logo os gringos irão tomar o brasil como base eles tinham os mesmos pensamentos na segunda guerra mundial ou nos nos aliavamos a eles ou eles invadiriam nosso territorio como nos fazemos parte do brincs isso ta mais dificil mas se não comprarmos tecnologia investir logo em armas da marinha exercito e aeronaltica estaremos fadados a ter que lutar do lado dos gringos como imposição deles mas se nos estivermos bem armados deixar os gringos lutarem sozinho e perderem sua arrogancia e afundarem em dividas assim o brasil sobe mais posições de um cenario global mais diversificado e não só na mão desses nazistas anglo saxião

  9. Espero que tudo se resolva diplomaticamente. Ninguém sairá ganhando com uma 3 GM.
    Os EUA tem aliados poderosos nos 4 cantos do mundo e provavelmente não perderia uma guerra contra a China, mas com certeza também não sairia ileso. Muita gente morreria.
    Quanto a alguns comentários, também sou a favor de modernizar e equipar melhor nossas FA, mas tem muito paranóico que acha que temos que fazer isso por causa dos americanos, ingleses, franceses, etc.. Coloquem em suas cabeças o seguinte:
    1- Temos que considerar esses países como aliados. Nos temos muito a ganhar com isso e eles também. Mais do que invadir o Brasil.
    2- Mesmo que continuemos com nossa END e concluirmos tudo dentro dos prazos estabelecidos, nunca seriamos pareos para enfrentar essas superpotências. Sds.

  10. Lobos não comem lobos, mas quando eles lutam é guerra de predadores e guerra de predadores não tem não combatentes
    2012 promete algo, não sei em que intensidade mas promete!

  11. Leandro S.. recomendavel seu post.
    Parece que as pessoas acham que de alguma forma um mundo debaixo do poder de uma China ou uma Russia seria melhor. No entender de alguns esse malvado Uncle Sam que se dane. Que falta de imaginacao de alguns ferrenhos anti americanos. O mundo balanca pro lado que tem mais armas e disposicao a morrer. Os EUA tem as armas e estao dispostos a morrer, mesmo nas gurrinhas idiotas que se metem. Pensar que uma China, comunista, ditatorial, sem liberdades alguma seria uma melhor e “bonzinhos” e no minimo uma idiotice.Os Russos entao sao consumados barbaros.= em todas as suas conquistas..Chechenia e um excelente exemplo da bondade Russa numa guerra. Soltem os recrutas zeros Russos em cima de uma populaco civil e assista o genocidio.
    Outra coisinha mais. Nao existe ninguen soberano no mundo. E tudo pau mandado de um aldo ou de outro. So que alguns se desenvolvem melhor que outros. Uns tem forcas militares fortes que impoe respeito. Onde esta o Brasil que em 500 anos sempre lhe faltou visao, investimento, sabedoria etc etc..e agora fica ai chorando que “pertence aos EUA” e alguns querem pertencer a China. A culpa nunca foi dos EUA ou Europa, my friends, a culpa esta no Brasil…reality check.

  12. A Marinha chinesa nao garante nada neste momento e se os EUA tem alguma coisa a ver com isso, jamais terao liberdade de movimentos. TODAS as vias de acesso a China por vias maritimas estao sobre controle Americano. Todos os canalzinhos, baias, e brechas disponiveis, desde o japao ate o Afghanistao estao bloqueados. E so estudar o mapa. Numa guerra a China estaria se abanando sem suprimentos de petroleo e minerios e comida em 6 meses..

  13. O pior , o BRASIL ñ está se equipando p esse problemas q vão pipocar em 2012.N FAs esão sucateadas, n FAB nem caça tem p deter um atake , n MB está c 12 caças velhos , onde estão os outros?São 28? Onde estão o5 velhos sbs convencionais nosso?!Qdo vão se convecer de dirigíveis blindados podem ajudar a vigiar , ver os n mares e atacar um sub ñ identificado e é econômico , estão sendo usados em várias partes do planeta, p várias coisa, até transporte de cargas…os satélites geoestacionários..etc, etc, etc, td isso p ontem. Trágico.sds.

  14. Que ninguem se ingane,poque se o caminho estivesse livre tanto russia como china anecsariam o paquistão ao seu territorio,e china é um pais predador e perigoso,todos estão rosnando para defender o osso que todos eles desvejam,paquistão é vitma de qualquer lado que se virar,porem isto mostra a voracidade das nações ,e que ninguem esta seguro da ganancia ,alem de estrategica a região ntem muito mais podem crer e eles sabem mas não disem,pode ser petroleo em abundancia,uranio e muitas riquesas que intereçam a todos os predadores do planeta,e quanto mais passa o tempo a coisa se aperta,por este motivo temos que correr a passos largos e estar preparados,pois não sabemos se chegaremos a 2020 sem uma guerra de grandes proporções,o brasil se projeta para 2030 mas podera ser muito tarde,ainda mais poque andamos a passo de tartaruga,dona DILMA apresse o passo ou sera tarde.

  15. Nelore e dhou… alguns lu…naticos não pensam assim… adorariam ver os bolivarianos vermelhuxos meterem uma ditadura a la cuba em toda a A.L. Esperam que isso nos livre da dependencia psiquica que temos dos USA… na visão tosca deles é melhor sermos dependentes dos chinas e demais vermelhos… somente estorias de cerebros cozidos ao sol do ilusionismo de Marx…

  16. Concordo com Nelore quando diz que a marinha chinesa nao esta em condicao de enfrentar a dos EUA. Somente nos ultimos anos os militares chineses passou pensar na necessidade de criarem uma MARINHA, nao so mercantil como naval. China nao tem condicao de vencer os EUA numa guerra atomica nem numa guerra convencional. A nao ser e claro que os EUA invadam o seu territorio e dao a eles, os chineses, oportunidade para eles organizarem guerras de guerrilhas. Creio que China vai tentar evitar essa guerra enquanto pudermas creio, que aos EUA nao e interessante esperar que China se desenvolva mais e criem uma forca armada que seja capaz de enfrentar a sua em condicao de igualdade. Dai nao creio que China quer uma guerra contra os Estados Unidos no momento. Mas China pode reagir em casos de provocacoes e tanto a situacao no Paquistao como na Coreia do Norte quanto a situacao nos mares em volta de Felipina e do Vietnam, sao area que potencialmente tem tudo para ser o estupin de uma conflagracao. A situacao e realmente perigosa. Guerra esta na agenda, somente a populacao em geral esta dormindo e digo, nao so a populacao brasileira. Em caso de guerra, Brasil deve ficar neutro se for possivel, mas lembro-me do que ocorreu com Peron na Argentina, que tentou manter Argentina neutra na segunda guerra mundial em vez de fazer como fez o Brasil, juntar os aliados contra Alemanha. O Tio Sam nunca perdoou Peron e este foi deposto apos um golpe militar de inspiracao CIA.

  17. É uma falta de visão, absurda, defender os EUA: nação que vive, literalmente, do achaque às demais!
    .
    .
    Se perspectiva de guerra se faz presente, é devido a política irresponsável dos alucinados norte-americanos, que procuram retirar dos chineses a segurança energética, avançando sobre o Irã.
    .
    .
    Portanto, são os norte-americanos aqueles que não dão a mínima para um confronto nuclear, ao contrário, preparam-se para ele ao militarizarem o espaço e procurar de forma sôfrega o desenvolvimento de sistemas anti-mísseis.
    .
    .
    Qualquer pessoa com o mínimo de inteligência percebe que um mundo multipolar é bem melhor que unipolar, mas, o vício e o cacoete daqueles que foram colonizados por décadas, explica o “sentimento de dever” para com “Buana”…

  18. Para já militarmente os EUA são muito superiores à China. No futuro a China vai ainda ser bem mais perigosa que os EUA, devido ao seu regime. É bom não se bater palmas

  19. Ferreira Junior, o humanos inventou o diabo, como tambem “inventou Deus”, como tambem inventou o comercio, o dinheiro, o capitalismo, e tambem a guerra! Tudo isso sao forcas criadas pelo ser humano que depois adquiriu dinamica propria e passou nos dominar.

  20. amigos…independente de guerra ou não devemos nos armar até os dentes .. mais se armar com tudo tankes heli, bombas atômicas … devemos permanecer neutros e na nossa mais prontos para nos defender de qualquer ameaça ..pois em briga de pit-bull não se sabe quem vai ganhar

  21. Concordo que um mundo multipolar seria melhor, desde que o lado de lá (orientais) fosse melhor que o de cá (ocidentais)… o que parece não corresponder a realidade… pelo menos para aqueles com um minimo de inteligencia… saudações…

  22. Se fosse os politicos e governantes brasileiros iriam receber com bombas foguetorio e ainda levar cafezinho para mamar no saco e aranjar um cargo mais promissor.

Comentários não permitidos.