Japão confirma o caça Lockheed Martin F-35A Lightning como seu futuro caça avançado

O Ministério da Defesa do Japão anunciou a pouco nessa terça-feira, dia 20 de dezembro, que selecionou o caça Lockheed Martin F-35 Lightning II como a próxima aeronave de caça da Força de Auto-Defesa Aérea Japonesa (JASDF), seguindo um competitivo processo de licitação chamado de F-X. A variante F-35A, de decolagem e pouso convencional (CTOL) foi oferecido pelo governo dos Estados Unidos com a participação da Lockheed Martin. O contrato inicial será de quatro jatos no Japão no ano fiscal 2012, que começa no dia 1º de abril de 2012. No total serão adquiridos entre 40-50 aeronaves num contrato plurianual, conforme anunciado pelo Ministro de Defesa do Japão Yasuo Ichikawa.

 O chefe de segurança japonês escolheu o caça furtivo norte americano destacando a importância da interoperabilidade e a habilidade de compartilhar peças importantes e manutenção conjunta com os EUA, citando ainda a tecnologia de ponta num projeto de um caça stealth de quinta geração que possui “capacidades superiores aos demais caças rivais,” disse o Ministro da Defesa Yasuo Ichikawa.

 “Estamos honrados pela confiança que o governo japonês colocou no F-35 e na nossa equipe de indústria para entregar este lutador de 5ª geração para a Força de Auto-Defesa Aérea do Japão,” disse Bob Stevens, presidente e diretor executivo da Lockheed Martin. “Este anúncio começa um novo capítulo em nossa longa parceria com a indústria japonesa e baseia-se na cooperação de segurança forte entre os EUA e o Japão”.

 A participação global é uma peça central do programa F-35 e essencial para seu sucesso e acessibilidade através de economias de escala. O programa é composto por nove nações parceiras: os Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Holanda, Turquia, Canadá, Austrália, Dinamarca e Noruega. O Reino Unido e a Holanda já encomendaram as aeronaves de teste, e Itália e Austrália se comprometeram num longo financiamento para levar seus aviões iniciais operacionais. Em outubro de 2010, Israel escolheu o F-35A como o caça de próxima geração da Força Aérea de Israel e está programado para receber os F-35 por meio do processo do governo dos EUA FMS (Foreign Sales Militar).

 O F-35, o qual está ainda na fase de desenvolvimento, competiu no Japão com o caça F/A-18 Super Hornet da Boeing e o Eurofighter Typhoon, feito por um consórcio de companhias europeias, incluindo a BAE Systems, para um negócio que poderá chegar a US$ 8 bilhões, com o objetivo de substituir a antiga frota de 70 caças F-4 Phantom II que será completamente desativada até 2016. Cada caça deverá custar cerca de 114 milhões, mas se o pacote incluir peças, armamentos e treinamento, poderá chegar a 125 milhões de dólares por unidade, conforme declaração do ministro de defesa do Japão.

 Os detalhes das propostas dos três competidores não foi divulgado, mas analistas da indústria disseram que o custo unitário de caça caça F-35 está bem acima dos US$ 100 milhões. O caça F/A-18 Super Hornet possui um preço estimado de menos da metade, dependendo da quantidade envolvida. Mas mesmo assim o Japão disse que o caça será muito necessário devido as suas características avançadas para enfrentar as crescentes ameaças de novas aeronaves na região, o T-50 da Rússia e o J-20 da China.

 O F-35 Lightning II é um caça de 5ª geração, que combina a avançada capacidade stealth com velocidade e agilidade de combate, com sensores de informações totalmente integrados em rede, que permitem operações e apoio logístico avançado. A Lockheed Martin está desenvolvendo o F-35 com seus principais parceiros industriais, a Northrop Grumman e a BAE Systems.

Fonte: Cavok

 

31 Comentários

  1. O F-35 é um belo, caça, capaz e agil sem duvida, porém so acho estranho eles escolherem a versão CTOL ao invéz de VTOL, que é a principal e mais curiosa capacidade do F-35, e o permite levantar voo como um helicoptero, tendo a vantagem de poder sem operado em qualquer navio que tenha um heliporto, e permitindo a um NAe carregar muito mais aviões. E pra quem duvida da capacidade de aviões monoturbina, o alcançe do F-35 é de 2220 km, é menor que os biturbina, mas não é nada pouco, suficiente para as nossas proporções continentais. Se trabalharmos no Gripen talvez possamos deixa-lo com um alcançe parecido.

  2. o unico pais que tomou duas bombas atomicas na cabeça e tem varias bases americanas no seu territorio pequeno mostra que os japas perderam a moral e compram o que o titiu sam falar para comprar e pagam o que o titiu sam quer tambem fraco vai perder para a coreia do norte pois essa pode ser o que for mas fez a sua bombinha biriba atomica para o japao nao adianta caças.

  3. parabens ao japão, otima escolha, mas como fica o desenvolvimento do caça de 5°geração que eles estavam desenvolvendo ? ainda se faz nessesario ?

  4. Eu acho que com a escolha do F-35 o Japão não deve seguir em frente com o desenvolvimento do seu próprio caça de 5ª geração, mais vamos esperar pra ver isso vai acontecer.

  5. Parabens aos governates comandantes japoneses que souberam escolher e dar o melhor para seu povo,acredito que a aéronautica japonesa e sua população estão se sentindo valorizados e orgulhosos por terem um dos melhores caças da atualidade para defender sua patria.

  6. COM A SUIÇA ESTA E’ MAIS UMA VITORIA DE MONOTURBINAS. E’ COINCIDENCIA MAS… O MITO DOS BI-TURBINAS FALHOU MAIS UMA VEZ. VAMOS VER AGORA A INDIA…
    QUANTO AO NOSSO BRASIL… ESTAMOS, PELO MENOS, COLHENDO AS EXPERIENCIAS DOS OUTROS PAISES. DEVIDO AS NOSSAS PECULIARIEDADES OPERACIONAIS E DIMENSOES CONTINENTAIS, PARECE-ME QUE UMA SOLUÇĀO HIGH-LOW PODERIA SER O IDEAL.
    DOIS VETORES. POR EXEMPLO (36 GRIPPENS NG + 12 SH). A MARINHA TERIA DE DECIDIR POR UM VETROR NAVAL. LEMBREMOS QUE O NG E O SH COMPRTILHAM AS MESMAS TURBINAS.

  7. Boa pergunta, Capa Preta, será ainda necessário o desenvolvimento do caça de 5ªgeração?
    Talvez valha a pena para não se perder o conhecimento e talvez necessidades futuras.
    Talvez tenham decidido também função do elevadíssimo custo de desenvolvimento e a necessidade de algo mais rápido, até conclusão do equipamento nacional.

  8. um tempinho atras os japonese etavam falando que iam construir seu proprio caça de 5 geraçao para que agora
    vam mesmo e submete as EUA e compra o elefante branco americano caro e nao tem as mesmas capacidades do f-22
    que eles queriam e foi negado e concerteza sem passa tecnologia sensiveis rrssrs

  9. Os japoneses serão espertos se não adquirirem a versão de decolagem vertical do F-35; aquele motor de ascensão torna-se um verdadeiro “peso morto” durante o voo. É uma característica útil para unidades de aviação naval, como o uso em porta-aviões, mas de pistas em terra, com o gasto maior de combustível mesmo para decolar assim, torna-se desnecessário ou ficaria num segundo plano (ao menos sob meu ponto de vista).

  10. Na verdade, essa aeronave é a soma de caça + helicóptero. Por isso é bom … Será o Harrier melhorado ? Sim … Se eu fosse o Diretor-presidente da Embraer, teria desenvolvido uma aeronave desse tipo. Aliás, muito mais evoluida que dos americanos, pois poderia submergir 10 metros no oceano, e resistiria a impactos de 30 mm. Também tenho o projeto de um Carro de Combate que voa por lances de 3 km. Já disse para vocês, que gostaria de desenvolver o protótipo de uma Nave Espacial futurística, denominada Nave 1/3 C.

  11. Poderíamos desenvolver uma aeronave que neutralizasse os mísseis em sua direção ? Sem dúvida … Americanos, russos, chineses e europeus ainda estão muito atrasados em termos de aeronaves militares.

  12. Rorschach,
    O Japão realmente não necessita da versão VTOL do F-35. Acredito ser uma versão mais cara e a doutrina japonesa se baseia somente em sua autodefesa sendo suficiente as aeronaves baseadas em terra para se defender. O Japão e um pais com um território pequeno e não possui nenhum Nae a seu serviço. Quanto a outras embarcações, como fragatas por exemplo, não seria uma boa opção ocupar seu hangar com uma aeronave de ataque. A preferencia seria para um helicóptero que, além da capacidade ASW, também pode atuar como Transporte ou Busca e salvamento, essenciais para uma embarcação desse tipo.

  13. Caro capa preta,

    Acho difícil eles pararem com o desenvolvimento do demonstrador ATDX e posteriormente o futuro caça de 6ª geração, no entender deles. Ou seja eles estão pensando além do F-35, que de certa forma é um gap filler até a chegada desses caças, que deverá ainda demorar 15 anos.

    []’s

  14. BELA ESCOLHA ,AGORA OS JAPONESES TERÃO OS F-15,F-2 E À PARTIR DO ANO QUE VEM OS F-35A.TENHO CERTEZA QUE O QUINTA GERAÇÃO DE PROJETO PRÓPRIO VAI SEGUIR EM FRENTE E O F-35 SERÁ ADQUIRIDO AGORA JÁ QUE O FUTURO CAÇA JAPONÊS DEVERÁ LEVAR DE 8 A 10 ANOS PARA ENTRAR EM OPERAÇÃO.UMA GRANDE MODERNIZAÇÃO ESTÁ SENDO PLANEJADA PARA OS F-15 E F-2.COM A TECNOLOGIA QUE O JAPÃO POSSUI ELES PODEM TER COISA AINDA BEM MELHOR QUE ESSA INVEJÁVEL FORÇA MILITAR QUE ELES CHAMAM DE FORÇAS DE AUTODEFESA DO JAPÃO.BASTA O PARLAMENTO JAPONÊS APROVAR E ELES TERÃO PRATICAMENTE TUDO O QUE PRECISAM PARA SEREM UMA GRANDE POTÊNCIA MILITAR ,INCLUSIVE NUCLEAR.A CHINA QUE NÃO SE ILUDE MUITO.

  15. Os estrategistas são unânimes ao dizer que: os atuais caças de quarta geração não sobreviverão a um combate aereo contra caças de quinta geração. Se um país vai comprar caças, que utilizara pelos proximos 20 ou 30 anos. O lógico e melhor, é comprar um caça de quinta geração.

  16. Parabéns ao Japão e todos os países que estão reestruturado suas FA’s para os desafios que se desenham no futuro…
    Tbm acho q o Japão não precisa da versão VTOL, mas precisa de autonomia… por isso acho q deveriam até obter a versão C.
    Enquanto isso na “Super Potência Sul-Americana”, só retóricas… e a penúria de sempre nos quartéis…
    Sds.

  17. A versão VTOL é a que mais tem dado problemas, quanto ao desgaste dos compostos do f-35, seu calcanhar de aquiles(pelo menos ao meu ver), sem contar que ainda não está plenamente desenvolvido…
    Eu acho uma pena, pois eu acreditava naquele projeto do ATDX da mitsubishi parece….
    A Mitsubishi tem fabrica no brasil(de automóvel), seria um bom negocio para ambos os países…….. POUTZ… viajei… tomara que para nós não venham os dinos SH

  18. Dandolo, qual sua idade? Parece criança falando…
    Eles estão de fato muito atrasados. Os ETs já decolam
    na vertical há muito tempo…rs

  19. Nick disse:
    20/12/2011 às 15:36
    Muito boa observação, o projeto ATDX vai ser um demonstrador de tecnologia para uma futura versão de caça nacional visando a substituição dos F-2 e F-15 no futuro.
    O desenvolvimento do ATDX não vai parar, justamente para não ocorrer a mesma coisa que aconteceu quando o EUA negou a venda do F-22.
    O FX do Japão ficou atrasado 5 anos por causa do lero-lero pelo F-22, no futuro na hora de decidir substituir os F-2/F-15 se o Eua não quiser vender o que eles possuírem de melhor os japoneses fabricariam seu Caça por conta própria por isto não acredito que o ATDX ira morrer pelo contrario ele acabou de nascer.
    O Japão vai fabricar 40% dos componentes do F-35 e montar eles no Japão, isto da uma boa ajuda para dar passos mais longos.
    E a intensão agora é alcançar a 6ª geração e não mais a 5ª geração como meta, por isto é importante JASDF ter um modelo de 5ª geração operacional justamente para aprimorar os requisitos básicos para um projeto de 6ª geração.
    Mais informações vão sair apenas apos o ATDX fazer seu primeiro voo ai os japoneses vão determinar os requisitos para o desenvolvimento de um novo caça que seria o futuro F-3.

  20. Alias ,tirar chacota dos japas so porque levaram bombas na cabeça nao e´muito aconselhado para pessoas que sao ou moram em uma desgraça de pais que ate a natureza conspirou a favor e no entando nao passa de mero exportadore de commodites ,imaginem se recebessemos os castigos que os japas receberam na segunda guerra,nosso povo escoria estaria ate hoje vivendo no meio dos escombros,ao contrario os japas 10 anos depois ja estavam exportando carros ,motos e TVs,tiveram ajuda sim ,mas se fosse o brasil a ajuda seria desviada para uma conta particular la no inferno,portando sejamos justos com os JAPAS,os caras sao a NATA da civilizaçao,mas pra alguns eles deveriam comprar avioes fabricados na SOMALIA,para provar que nao sao baba ovos e incopetentes !

  21. O Brasil tambem esta esperando por um caca de 6 geracao. Por isso que a FAB esta pensando em pular do 2 ao 6 eliminado tudo no meio por falta de verbas.

Comentários não permitidos.