Rapidinhas: Rússia

Denuncia Rússia tentativa dos EUA de controlar espaço cibernético

Rússia denunciou hoje as tentativas dos Estados Unidos de estabelecer um controle mundial sobre o espaço cibernético e convertê-lo em instrumento para instigar processos políticos, econômicos e sociais de acordo com seus “interesses nacionais”.

Ao que parece, alguns representantes do establishment estadunidense mantêm os resquícios da guerra fria que agora querem transladar à esfera das altas tecnologias e as comunicações, destacou o porta-voz oficial da Chancelaria russa, Alexander Lukashevich.

Com isso, Washington pretende se apresentar como árbitro e dono dos destinos do mundo, apontou.

Uma legislação, discutida durante anos no Congresso, prevê limitações para exportar tecnologia e suportes informativos de Internet, com o qual o estado norte-americano interfere na atividade das multinacionais do setor, assinalou o porta-voz.

Neste caso, tem lugar uma troca de termos, quando os instrumentos para atingir seus interesses particulares, Estados Unidos os apresenta como máximos objetivos de uma política mundial, esclareceu.

Assim, “o projeto de lei de liberdade global em Internet”, levado a votação à Câmera de Representantes estadunidense, diz que o departamento de Estado deverá apresentar anualmente um relatório sobre países que limitam a liberdade na Internet, recordou Lukashevich.

Por seu lado, as companhias estadunidenses dedicadas às tecnologias das comunicações deverão informar sobre seu nível de vínculos com os chamados “estados repressores”, destacou.

Ao defender por uma liberdade de ação no ciberespaço, o governo estadunidense esquece ou melhor dito lhe nega a outras nações o princípio da supremacia da lei, em contraste com posições de seu Departamento de Estado, indicou.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, ao comentar as possibilidades de Internet, recém declarou que nessa esfera Washington se guiará por seus próprios valores éticos, apontou.

Estados Unidos conhece que a aplicação de direitos e liberdades fundamentais no ciberespaço de nenhuma forma esta desprovida de condições, pois isso está limitado pelos interesses de segurança interna e a ordem pública, sem violar outros direitos, destacou.

Ao atuar de forma bem violenta contra manifestações, as mesmas autoridades estadunidenses e de algumas nações ocidentais demonstram, não obstante, que conhecem perfeitamente até onde chegam os limites de suas liberdades democráticas, denunciou o porta-voz.

Lukashevich chamou a eliminar a dupla moral e exhortou a tomar em conta uma proposta conjunta para dirigir a Internet, baseada no respeito à soberania, integridade territorial, independência política dos estados e mecanismos transparentes de controle.

Fonte: PrensaLatina

Aviação naval russa efetua voos na região do Atlântico

:52

Os pilotos do porta-aviões Admiral Kuznetsov iniciaram hoje uma séria de voos de treino na zona nordeste do Atlântico, disse o porta-voz da Esquadra do Norte, Vadim Serga.

Segundo adiantou, a mestria profissional está a ser  testada também pelas tripulações dos helicópteros estacionados tanto no cruzador, como em outros vasos de guerra – no Admiral Tchabanenko e no Iaroslav Mudry.

Há dias, os navios referidos abasteceram-se na baía de Moray Firth e prosseguiram a navegação com destino ao mar Mediterrâneo, podendo atracar no porto sírio de Tartus.

Fonte: Voz da Rússia

4 Comentários

  1. Denuncia Rússia tentativa dos EUA de controlar espaço cibernético
    .Primavera Arabe comesso na Internet . por quem ( CIA)
    .
    .ISSO E uma ferramenta de grande poder
    .
    .pregando a doutrina da DISNEY DA INLUSAO pelo mundo a fora
    .

  2. KLM
    Apoiado!!
    É de total evidencia a busca de dominação mundial por EUA.
    E os políticos estadunidenses são extremamente cínicos,
    O mais terrível de tudo é a nossa imprenssa que imprime somente o que a CNN ou a FOX manda, e jamais é comentado isto na TV.
    Mas é como disse o Gande Profeta: “Quanto mais se da corda a um cordeiro mais rápido ele se enforca”, e isto vale para os EUA tamben.

Comentários não permitidos.