General Lessa denuncia que a Amazônia já tem mais de 100 mil ONGs, que exercem um poder paralelo na região.

Faz sucesso na internet uma entrevista do general Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, ex-chefe do Comando Militar da Amazônia, concedida  há três anos à repórter Márcia Brasil, do jornal carioca O Dia, mas que continua cada vez mais atual, porque o governo não tomou a menor providência..

O militar denuncia a existência de um ‘Estado paralelo’ na Região Norte do País, dominado informalmente por Organizações Não-Governamentais (ONGs), que controlam a entrada e a saída de pessoas na Amazônia, sem a chancela do governo brasileiro.

Segundo o general Lessa, só na região da Amazônia, já existiem mais de 100 mil ONGs. A maioria não é fiscalizada e atua livremente na região. Especialista em assuntos da Amazônia desde que entrou para a reserva, em 2001, o general Lessa já esteve à frente do Comando Militar da Amazônia, do Comando Militar do Leste e foi presidente do Clube Militar.

Qual o principal problema da Amazônia hoje?

É o vazio de poder motivado pela ausência do Estado. O Estado brasileiro não se faz presente na Amazônia. Naquela área enorme, as fronteiras são muito permeáveis, e o dispositivo militar que existe nas fronteiras é fraco — de vigilância, apenas. A Polícia Federal na área é muito fraca, e o Estado não se faz presente na suas funções básicas, como promover educação, saúde, e políticas de desenvolvimento sustentável. Como o Estado está ausente, outros querem tomar o poder do Estado. E quem quer tomar esse poder? As ONGs. E querem já há muito tempo.

Quantas ONGs existem na Amazônia hoje?

Estima-se que o Brasil tenha 276 mil ONGs. Na Amazônia, são mais de cem mil. Mas essas cem mil ONGs atuam sozinhas. Elas atuam livremente, sem fiscalização. O governo não sabe quem as apóia nem como elas são orçamentadas. Elas não prestam contas para ninguém. E dominam territórios fisicamente.

Como assim?

É outro Estado paralelo. É o Estado paralelo da Região Norte. Tem parte da Amazônia que você só entra se a ONG deixar. Eu só entrei em algumas áreas controladas por ONGs fardado. Parte dessas terras elas compraram, parte elas controlam a população, particularmente os índios. E controlam até o fluxo nos rios. O Rio Negro é um exemplo. Nem como turista você entra nessas áreas. Não entra!

O senhor poderia explicar melhor esse controle?

Você pode chegar como cidadã brasileira e navegar para alcançar o alto do Rio Negro. Chegando lá, em determinado ponto tem um tipo de posto de controle dessa ONG. Ela pergunta onde a senhora vai. Então você responde: vou subir um pouco mais o rio. Eles insistem e perguntam: quer falar com quem? Eles respondem: não, a senhora não pode passar daqui não. E não vão lhe deixar entrar.

O senhor quer dizer que existem áreas na Amazônia que não são reservas indígenas, bases militares, nem grandes propriedades privadas, mas que são restritas ao cidadão comum?

Sim. São restritas. Mamirauá (reserva florestal entre os rios Solimões e Japurá, no Amazonas), região que é muito apreciada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo seu sucessor Lula, é uma delas, só para dar um exemplo. O dois ex-chefes da República estiveram lá em navios da Marinha. Ali você não entra. A região é cheia de estrangeiros lá dentro, a título de pesquisadores. E quem não é da área não entra. Mas muitas outras áreas da Amazônia também são restritas. E eu estou falando em áreas de reservas florestal. Quando você fala em reservas indígenas, a restrição é pior. Porque, pelas regras da Funai, o não-índio não pode entrar em terras indígenas.

Então isso pode indicar que quem atua no tráfico de armas, de munição e de drogas pode se aproveitar dessa situação?

A Amazônia é uma área ainda hoje praticamente fora de controle. Pode entrar de tudo nessas áreas. Com a chegada do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia), houve uma redução expressiva do tráfico de entorpecentes pelo ar. Porque há o receio da Lei do Abate. Mas aumentou muito o tráfico de drogas terrestre e fluvial, pelos rios. Junto com isso, vão as armas. Porque se você leva tóxico, você pode levar armas e munição. E também não podemos esquecer a proximidade dos acampamentos das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Qual a influência da guerrilha colombiana na Amazônia brasileira hoje?

Ainda que as Farc estejam enfrentando um problema bastante difícil agora, o que mantém a sua sustentação basicamente é o narcotráfico. Eles estão assaltando pouco, sequestrando pouco. Essas são as grandes fontes de renda das Farc, junto com o narcotráfico. Como esses crimes estão sendo pouco praticados em razão da pressão das Forças Armadas colombianas, o narcotráfico é o que garante o sustento dos guerrilheiros. A proximidade com as nossas fronteiras facilita a entrada da cocaína que eles produzem. No retorno, eles levam suprimentos em geral, como alimentos e remédios, produtos para misturar com a cocaína e, muitas vezes, munição brasileira. Agora, indício de movimentação de guerrilheiros colombianos em solo brasileiro só existe em dois locais: São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas.

Qual a situação dessas 276 mil ONGs que existem em território brasileiro?

Desse total, 29 mil recebem recursos federais. Das 100 mil localizadas na Amazônia, apenas 320 estão cadastradas pelo governo federal. É um quadro de total descontrole. Vale destacar também que, em 2002, o número dessas organizações no País era de 22 mil. Já em 2006, pulou para 260 mil. Um aumento de 1.181% em apenas dois anos. E todos esses dados são públicos. Estão no site do Siaf (Sistema Integrado de Acompanhamento Financeiro).


Fonte: tribunadaimprensa

50 Comentários

  1. a Pergunta é Quem comanda todas essa ONGS ? O QUE elas FAZEM ? e o Exercito que tem poder suficiente para Enpedir essas ONGS porque nao faz NADA Alguem poderia responder ?

  2. AAAhhh… que vontade de subir o rio com a tropa e desmontar esses “Postos de Controle” na calada da noite, depois ainda dar um “samba” nesses folgados que ficam brincando de “Polícia Florestal”… A Brigada de Operações Especias está atrás de serviço!? hehehehe

  3. Com a construc,ao da Br 319(Porto Velho a Manaus),melhor dizendo restauracao,ja que ela ja’ existiu e os donos de balsas a destruiram e agora os ambientalistas nao deixam fazer nada, ajudaria e muito pra exorcizar essas ONGS de boa parte da Amazonia.
    Agora a outra parte precisa de mais investimento do governo federal..
    Para ver o absurdo ,leva 7 dias de Manaus a Tabatinga de barco (rio acima), assim o Brasil nao consegue se desenvolver..

  4. Quando critiquei dias atras o plebicisto no Para por causa do prescedente que abre para aqueles que sonham em separar parte da Amazonia do Brasil, houve quem me criticou alegando constituicao. Calei-me mas nao me senti convencido. Constituicao pode ser alterada. Mas parece que a situacao e pior do que imaginava. O abandono da BR 319, se DOBOSTON estiver correto para mim e crime contra a integridade do pais. Esta na hora de organizar campanha Amazona e nossa, expulsar todas essas ONGS, acabar com a corrupcao que existe na policia federal que la operam Aumentar a presenca do exercito, forca aerea e da marinha na area. Eu coloco a defesa da integridade territorial do pais acima dos chamados direitos humanos, democraticos e outras balelas inventadas por inverterados classes medias defensores do interesses imperialistas no pais.

  5. Gostaria de sugerir algo. Assuntos como este me deixam extremamente irritado. Quando se trata da Amazônia eu nem leio mais nada, porque o sentimento de impotência quanto a estas ongs, pelo menos comigo, que sou um cidadão comum, é grande. Deveríamos discutir que tipo de cobrança ou canal poderíamos ter acesso para cobrar algum tipo de resposta do Governo Federal. Sites como o PB teriam maior visibilidade junto à ‘presidenta’ se começássemos a nos unir para fazermos um questionamento formal. Tenho certeza que, como eu, muitos leitores do PB e de outros sites similares ficam indignados com o assunto e gostariam de alguma resposta mais clara.

    …”Estima-se que o Brasil tenha 276 mil ONGs. Na Amazônia, são mais de cem mil. Mas essas cem mil ONGs atuam sozinhas. Elas atuam livremente, sem fiscalização. O governo não sabe quem as apóia nem como elas são orçamentadas. Elas não prestam contas para ninguém. E dominam territórios fisicamente”…

  6. Isso parece piada, não osbtante é uma tragédia que confronta os nossos lideres palacianos, tá na hora de colcoar a ABIN na cola dessas ongs e começar a barrar sua entrada na amazonia! Fazer uma lei de terror atrelada ao argumente de segurança nacional, bem ao gosto americano, e impedir essa ofensa em nosso territorio!

  7. Já disse aquí,essas ongs são um perigo para nós.O Governo tem que tomar providências ou as autotoridades responsáveispor esse descalabro com certeza serão responsabilizadas futuramente.

  8. O unico jeito de acabar com as ONGs é o estado se fazendo presente, ai as ONGs se tornam inuteis. Isso quer dizer construir cidades, escolas, hospitais, estradas, estruturar o trasnporte fluvial, e principalmente, militarizar a região inteira, colocar muito, mas muito soldado mesmo, aeronautica, e criar uma frote fluvial bem armada para a marinha se fazer presente nos rios. Ai quero ver essas ONGs se meter a besta, pode reparar que com nego de farda eles nem olham? Meda? Se falar besteira leva tiro e nimguém descobre.

  9. .
    .
    ———-
    “Elas não prestam contas para ninguém. E dominam territórios fisicamente.
    .
    Como assim?
    .
    É outro Estado paralelo. É o Estado paralelo da Região Norte. Tem parte da Amazônia que você só entra se a ONG deixar. Eu só entrei em algumas áreas controladas por ONGs fardado.”
    ———-
    .
    DIVIDIR PRA CONQUISTAR!!!
    .
    Onde estão os defensores dos USA que sempre vem dizer que eles não são uma ameaça real ao nosso país, que quem os critica é vermelho, Taliban ou pregador de ódio politico??
    .
    As ONG’s financiadas por eles são a prova dessa atividade Hostil contra o nosso país!!
    .
    E isso os alto oficiais militares do Brasil vem dizendo a décadas… so não vê quem não quer, quem prefere acreditar na Disney à realidade dos fatos!
    .
    Pra mim atividade Hostil é somente o primeiro passo para se chegar à atividade inimiga!
    .
    E lembrando que os USA hostilizam todos pelo mundo, basta ver o que dizem dos países que não se inquinam à sua vontade… somente hostilidades ou agressões reais… mas tem gente que gosta é de viajar nas belezas de suas retoricas… viva o que quiser!!
    .
    Pra mim o que importa mesmo é o Brasil e seus interesses, os USA que tenham aquilo que conseguirem roubar por ai com suas forças armadas… por aqui espero que o meu país nunca entregue nada de mão beijada ou sob ameaça… serve uma mudança nacionalista em nosso país que consiga cancelar os efeitos psicológicos de décadas da propaganda americana em nosso país e substitui-la com uma propaganda brasileira, com nosso estilo de vida, nossos gostos e até mesmo nossa gastronomia… e por atos e fatos mais nacionalistas e menos patrimonialistas, pois sem atos reais de nada valem a propaganda, o nosso povo tem raiz latina romana, assim servem mais fatos pra demonstrar do que filmes!
    .
    Basta com essa ONG’s e pelo que vemos fracassou o novo modelo de cadastramento das ONG estrangeiras no judiciário propalado a algum tempo atras… judiciário alias que é o verdeiro câncer do nosso país!
    .
    Novo sistema para legalização de ONG’s em nosso país, proibição para estrangeiros de entrar em tribos ou reservas indígenas reconhecidas Legalmente como tal pela FUNAI… isso ja resolveria uns 70% do problema… o resto seria acabar com os colaboradores internos, brasileiros que ajudam a causa das ONG’s na Amazônia… deixar tudo somente em mãos dos nacionais!
    .
    Pelo menos uma sugestão eu deixei, pois somente reclamar sem dar uma ideia pra resolver o problema seria apenas mais uma a fazer parte do problema!
    .
    Valeu!!

  10. eu acho assim ele teve que ir para reserva para começar a falar porque ele não tomou atitude quando estava la depois alguns criticam o lamarca ou a revolta da chibata mas so batendo de frente com o sistema para o brasil tomar vergonha na cara a presidente foi guerrilheira e hoje é presidente resumindo como nos aqui da minha torcida inde fala sem luta não ha comquista só nós por nós mesmo os militares estão acoxambrados na zona de comforto é deles que vem a mudança e outra coisa eu recebi meio salario minimo para servir na epoca do fernando entrega henrique e mesmo assim o que me fez ficar triste com o exercito nao foi o salario e sim ver que la quem domina nao somos nos são os playbas nos somos massas de manobra por isso sitei o lamarca se ele tava certo ou errado nao importa o que importa que ele tentou cumpriu a missao que achou que era certa teve atitude agora nos estamos com uma par de velhinhos no comando do eb do que adianta esses vovozinhos que so vao falar depois que se aposentar guerreiros mesmo só os da epoca da monarquia nossa ultima esperança de um brasil verdadeiramente imperio mas ate esses estao lutando entre si para ver quem é que merece entao guerreiros falar a verdade nos precisamos de alguem que se sacrifique pela patria urgente urgentissimo e a reforma nas forças armadas já.

  11. O cúmulo! Estao dominando. O governo dizer que desconhece isto? Heuehhe… Precisa um general ir pra a reserva pra termos este conhecimento.
    Os esquadrões de Selva da amazonia deveriam fazer uma visitinha de surdina as vezes a cada um deles e na bala.
    Mas a idéia do Francoorp é interessante.

  12. Denuncia de generais sómente com o intuito de aparecer não adianta,o que eles tem o dever é de tomat atitudes,pois as forças armadas são a segurança do pais,generais tomando o poder não queremos ,mas tomando atitudes e fasendo o dever de casa com certeza,exigindo do governo condições de promover a defesa do pais, estão muito calados só recebendo o seu.

  13. a bio-pirataria comendo solta.
    senhores…essas ongs bancam campanhas politicas de muitos politicos locais, no amapá os deputados estaduais aumentaram suas verbas de gabinete para 100 mil por mês…num dos estados mais pobres e carentes da união,um pedaço enorme da amazonia,. alguem ainda acha que e preciso invadir ??
    com os policos que temos, e a farra dos partidos puteiros, e so pagar aue leva, lamentavel !!!

  14. .
    VIVA AS ONGS!
    .
    É apenas uma brincadeira para provocar. Não é de surpreender ver um milico falando besteiras, afinal eles não tem boa cabeça, pois após terem governado o país por longo tempo, entregaram um país rico, mas com péssima divisão de renda.
    .
    O que me surpreende é ver os papagaios que acreditam e repetem o que o periquito falou.
    .
    Coloquem suas cabeças de passarinho a funcionar; – Vocês não acham 100 mil ongs um número demais elevado ?
    .
    Ainda bem que há ongs, pois elas vão de modo desburocratizado onde o Estado não chega por falta de interesse ou corrupção. Ongs que protegem o meio ambiente, que trabalham com comunidades empobrecidas, com índios relegados ao esquecimento.
    .
    O terceiro setor é importantíssimo no país. Com isto não estou defendendo a corrupção do mesmo. Dizer que o país sofre ameaça de sua integridade por causa do trabalho do terceiro é conspiratório. Quem não conhece a Amazônia e o fato da mesma estar integrada ao país, acaba servindo de boca de ventrílogo.

  15. O exercito tem que receber ordens para colocar esta ladrões a ponta pé de nosso território, não e possível que isto continue e o governo não tome uma providencia enérgica neste sentido o povo tem que exigir do governo que faça o ele esta designatário na constituição de defender o povo e o territorio sobeerano do brasil.

  16. Rogerio Schneider, mas a verdade não veste farda nem asteia bandeira vermelha!.. ela se encontra por aí!.. Pode ter razão quanto ao numero exagerado, mas consideras realmente que as ONG’s sem qualquer tipo de controle sobre quem as financia.. não são um perigo para os direitos dos povos que residem na amazônia?

  17. Os mais antigos devem lembrar da frase que serviu de slogan propagandista durante a época dos governos militares: “AMAZÔNIA,INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR”, àquela época já havia a percepção, o cuidado, o senso de efetiva ocupação e o medo de uma possível invasão do nosso território, mas com a assunção dos governos ditos democráticos, esses nada fizeram para evitar o avanço voraz e sorrateiro sobre o nosso patrimônio. Quanta covardia, omissão e envolvimento!

    As informações do general têm que ser melhor trabalhadas e repassadas nas escolas e universidades, de forma a se criar uma massa de consciência crítica a respeito do que essas ONGs representam de prejuízo para os interesses atuais e futuros da nossa nação. Em princípio, o que se observa é que a maioria dos brasileiros desconhece completamente o que é uma ONG e qual é o seu papel? – alguns chegam a endeusá-las, por outro lado, a quase totalidade de brasileiros não têm a menor ideia de quem as banca, de como funcionam, qual a sua real necessidade? e o que de fato executam em nosso território.

    No dia que em que o GF resolver investigar, a sério, essas ONGs, estaremos diante, talvez, do maior escândalo político-econômico desse país em todos os tempos. A grande maioria delas conseguem navegar indeléveis e escamoteiam-se entre todas as esferas do poder constituído, em todos os Estados da federação e corrompem funcionários em todos os níveis hierárquicos governamentais municipal, estadual e federal, razões pelas quais se multiplicaram tão depressa sem que fossem incomodadas e eficaz e eficientemente fiscalizadas e disciplinadas.

    Compreendo a dor e a revolta do ilustre general e de todos os verdadeiros nacionalistas deste país, pois eu e meus familiares somos entusiastas da causa, jamais toleraremos ou aceitaremos essa ingerência que no meu entendimento já constitui uma invasão branca do nosso país, um afronte aos nossos lídimos interesses soberanos e um risco brutal e desnecessário para as atuais e futuras gerações desse país.

    Há que se mudar essa concepção criminosa de que o Estado não pode atender às necessidades das políticas públicas da Região Amazônica. Foi e ainda é essa premissa que tem facilitado e permitido essa invasão do território amazônico por estrangeiros de todo o mundo.

  18. Com + de 100.000 ONG’s , essa parte do BRASIL ñ deve ter problema algum, ou então, são todas pilantrópicas, qtos já foram presos e qtos serão expulsos do país ?!?! Estão esperando o quê? P Ontem essa atitude. Sds.

  19. Estão irritados atoa… a amazonia não nos pertence ainda… não temos brasileiros em numero suficiente para habita-la… FATO… outro exemplo: petrobras… dizem que é nossa, mas tenta ir lá e pegar a sua parte… rsrsrsr… é mais facil a um americano, como alguns que conheci, descer em uma plataforma petrolifera NACIONAL que alguns de nós… alguem ai recebeu dividendos da petrobras em sua conta alguma vez?…ehn?… assim são as NOSSAS riquezas… vide Vale, Embratel, Teles, Energia… agora são dos acionistas representantes dos fundos de pensão nacionais e extrangeiros… como dizem alguns lunaticos, isso sim, é viver na DISNEY DA INLUSÃO… rsrsrsrsr… e o governo agora esta privatizando os aeroportos, a preço vil… vai dizer que quando o apedeuta se comprometeu a fazer a malfadada copa o mesmo não sabia que não teria dinheiro suficiente em caixa… manobra para vender e se dar bem… igualzinho ao Entregando Henrique Cardozo… no fundo, tudo farinha do mesmo saco… o saco de Wall Street…

  20. Já briguei muito contra isso, mas a conclusão que cheguei, é que não importa quem esteja no poder, esquerda, direita, centro ou seja lá que m seja, todos se fazem de cegos, mudos e surdos.
    Naturalmente as razões disso são inconfe$$áveis, portanto, a única forma de barrar isso, seria um levante nacional contra isso, mas como fazer isso, se a grande mídia está no bolso imperialismo oligárquico internacional?
    Como fazer isso se o brasileiro só quer saber de futebol, cerveja e carnaval?

  21. É né ALARMISTAS DE PLANTÃO é simples assim depende apenas que a famigerada guerrilheira e complacente com corruptos DIGA:SAIAM DO BRASIL rsrs rsrs Oportunistas de toda a sorte e mal intencionados encontram espaço ONDE O ESTADO NÃO ESTA PRESENTE e este problema de falta de presença do Estado na Amazonia sempre existiu.Precisamos implementarmos infraestrutura,serviços basicos e fortalecer muito a segurança local para podermos enchermos nossas bocas e dizermos VÃO EMBORA DO BRASIL….Amiguinho Roberto em que governo e com qual Presidente alguma vez ja se mexeu a bunda para se fazer alguma coisa na Amazonia o primeiro governo que bateu de frente com interesses externos na Amazonia foi o governo Dilma que ameaçou não dar dinheiro a OEA e tomar medidas mais duras contra intervenções em problemas internos Brasileiros e logo eles todos botaram o rabo entre as pernas pois sabem que na hora que ela se emputecer mesmo ela roda a Baiana e bota todos para fora.Por traz disso tem muito mais coisas e envolve segurança nacional e tambem interesses do Brasil com outros paises então não é assim tão simples como muitos de voces acham que é.Interessem mais para falarem menos besteiras rsrs rsrs

  22. Não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas pelo jeito qualquer um pode chegar e “fundar” uma ONG. Então precisamos de leis mais rígidas que regulamentem a criação e funcionamento de uma ONG. Só mudando ou criando leis para isso que poderemos aí fazer uma “peneira” nessas organizações. A solução não e só chegar e ir expulsando todo mundo pois temos ONGs legitimas que buscam realmente ajudar a região.
    Só com novas leis e investimento na fiscalização, onde aí sim se faz necessário a presença das nossas FA (que tambem precisam de novos equipamentos) e da PF, poderemos combater a “máfia”das ONGs.

  23. Paranóia e pensamento retrógrado do Exército. Os gringos sabem que não é possível ocupar a Amazônia, extrapola qualquer capacidade militar. Lembrar do Vietnã. Não estão nem aí para a selva. A verdade é essa. Esse papo de riqueza escondida, bio-pirataria, etc bastaria aplicar leis que já existem, aos transgressores. Brasileiro sempre acha que o problema são os gringos malvados, mas se esquece que são os próprios brasileiros que criam seus problemas, e não os gringos malvados. Brasil tem de fazer o dever de casa, ao invés de ficar sempre culpando os outros pelos seus insucessos e incompetências.

  24. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    20/12/2011 às 15:11
    vc disse algo que eu não tinha me dado conta, e que faz muito sentido, qual interece de fazer copa e olimpiada no brasil ??? vender o patrimonio pubrico, sem contrariar o discurso de campanha, a ideologia que se vende.
    não sou contra as privatizações em setores pontuais, ate porque o estado não possui a mesma competividade do setor privado, mas em casos de setores estrategicos para o pais…NÃO, como na putaria da vale.
    abram os olhos irmãos patriotas, há 17 anos o brasil entrou em liquidação

  25. Blue Eyes, Na Resistência disse:
    20/12/2011 às 15:11
    Com a privatização eu estou de acordo,já que assim se acaba os desvios de dinheiro publico,tinha que privatizar transporte ferroviario,transportes urbanos (ônibus),o mais importante o sistema hospitalar tinha que ser privatizado,os trabalhadores paga uma quantidade ao mes e tem direito a sanidade,assim se acaba os desvios e roubos do dinheiro publico.
    E sobre as ONG´s ,se o Brasil que uma cadeira da ONU,ele tem que ser firme nas suas decisões internas e externas só assim os paises levará o Brasil en serio já que hoje em dia o Brasil é um pobre palhaço que quer atuar num grande circo,ACORDA MEU BRASIL VC TEM DE TUDO PARA SER O PAIS DE 1º MUNDO SUPERANDO OS USA E TODA EUROPA,mais infelizmente temos mais politicos e policias corruptos que todos eles juntos.

  26. .
    Galera
    .
    Vocês partem de uma visão estigmatizada de domínio do espaço brasileiro, perda de soberania, perda da Amazônia, mocinho x bandido, Batman x Coringa e outras balelas.
    .
    Na prática, as coisas sempre funcionaram de outra maneira: o brasileiro não acredita em si mesmo, não dá para cabeça, mas para cauda. Gringos, sejam europeus, sejam norte-americanos sempre subornaram políticos corruptos brasileiros e obtiveram o que quiseram.
    .
    Nossos políticos são ávidos e rápidos em venderem a mãe, se isto redundar em depósitos no exterior. Não possuindo ética e valores mínimos, não há por que considerar que a pátria tenha algum valor.
    .
    Nosso maior problema não está na ameaça externa, mas na falta de caráter do brasileiro. Por que a entrega da pátria não acontece em países pinicos como China e Coréia? Por que tem vergonha na cara.
    .
    Considerem a desnacionalização da nossa economia. O sistema ferroviário que nunca é priorizado à favor dos interesses das montadoras de caminhão (Ford, GM, WW, Saab, Scania), a vergonhosa proibição que os tucanos impuseram impedindo que empréstimos fossem concedidos a empresas de saneamento estatais durante os anos FHC (a mando do FMI).
    .
    Não vou me estender na lista do saque, apenas citei alguns para exemplificar. Espero que o nível do leitor desse blog já abranja conhecimento histórico mínimo do que acontece na América Latina.

  27. Se o Brasil perder a Amazônia, todos os políticos, membros do judiciário e militares de altas patentes das Forças Armadas serão responsabilizados pela população brasileira, não tenho dúvidas. Serão acusados de traidores da pátria, por terem sido omissos.
    Por que essas ONGs não foram ainda expulsas do solo pátrio ?
    Cadê os Almirantes, Generais e Brigadeiros ? Cadê a Presidenta ? Cadê o Congresso Nacional ?

  28. É UMA COISA QUE TODO MUNDO AQUI SABE,ONGS =EUA,PELO AMOR DE DIO,OQUE O GOVERNO ESTA FASENDO QUE AINDA NÃO ABRIU OS OLHOS PARA AQUELA REGIÃO?É COMO UMA REGIÃO QUE AINDA NÃO FOI ABITADA,SE FOR NESSAS CONDIÇÕES COMO DIZ O TEXTO ENTÃO É SO UMA QUESTÃO DE TEMPO PARA QUALQUER PAÍS TOMAR CONTA.

  29. Hummm…Dentro embreve voces começarão a dar razão para um maluco que diz que o Brasil esta entregue A UMA MAFIA OCULTA que como um Polvo tem tantaculos em todas as partes.Na realidade sempre foi assimmas agora tornou-se pior ao tomarem ciencia de nossas reservas energéticas e minarais.Na decada de 70 e ja citei isso,satelites Americanos rastrearam todo o nosso territorio mapeando nossas jazidas.Algum governo a isso interceptou e repassou a informação a nossos militares.E então criou-se as 200 milhas nauticas,as reservas naturais e Indigenas.Reparem que tudo esta acentado encima de areas riquissimas e assim foi feito justamente para preserva-las.Mas nossa inteligencia da epoca não prospectou a geopolitica como esta hoje.Tenham ciencia de uma coisa,não temos amigos e muito menos aliados e sim invejosos e ganaciosos louquinhos para se nutrirem de nós.O Brasil é hoje o maior alvo de cobiça do mundo.Um pais alem de riquissimo em minerais,energeticos,biodivercidade,mananciais e com vastas terras agricultaveis.Ter o Brasil nas mãos é certesa de sobrevida e poder diante as outras nações.Somos tão tolos que começamos a nos conscientizarmos destas coisas agora.Americanos uja sabiam de tudo isso inclusive do nosso potencial de potencia ascendente e por isso de tudo fazem para impedirem nossa emancipação.Qualquer pais ou territorio do mundo so é respeitado e resguardado não somente com Forças Armadas bem aparelhadas e bem adestradas mas acima de tudo com uma postura firme e contundente com tudo o que possa envolver nossa soberania nacional e nossos interesses.FHC deu um esporro na Amazonia em Hugo Chavez que foi embora com o rabo entre as pernas.Bastou Lula dizer que iriamos aonde fosse em defesa de nossos interesses que o Evo Morales sossegou.Dilma em sua posse deu um esporro basico em Hugo Chavez que este nem ficou para a entrevista do dia seguinte o mesmo ela fez com a Hilary que tambem foi embora e não ficou para a entrevista e tinha simplesmente deixado suas ferias para vir para isso.Se voce sabe que em um territorio tem soldados armados,treinados e ferozes guerreiros voce pensa duas vezes antes de adentrar.Mas se voce sabe que em um territorio tem um sofrido povo facilmente aliciavel,politicos corruptos e forças de seguranças corruptiveis e com justiça arcaica,burocratica e ineficiente O CONVITE ESTA FEITO.Como Stalone disse que aqui voce pode matar e explodir tudo e no final ainda lhe dão um Macaquinho de Souvinir para voce se lembrar dos Otarios que um dia conheceu.

  30. DANDOLO e demais colegas do site.Jamais em momento nenhum potencia ou coalizão nos subjugara e eles temem isso.O Brasileiro é aquele pobre,sofrido,calado,omisso e complacente ate com a corrupção mas quando algo toca a soberania nacional o pequeno transforma-se no pior Demonio que um adverso poderia um dia pensar encontrar.Podem destruirem e massacrarem mas jamais nos terão e mataremos um a um nem que leve seculos ate que não reste mais nenhum e o mundo se escandalizara de nós e nos temeram.Tudo o que destoa da moralidade e do interesse nacional tambem vai de ralo.

  31. Se 62 Bilhões representam apenas 20% do que o nosso governo arrecada por ano ENTÃO O QUE FALTA PARA IMPLENTAR INFRAESTRUTURA,CAPACITAÇÃO,BENEFICIAMENTO,SAUDE,EDUCAÇÃO,SEGURANÇA E DEFESA?????????????

  32. Caro capa… sempre disse que FHC, lulinha paz e amor e Chucky eram todos iguais… ha uns debiloides que acham que não… o fabiano FHC asfaltou o caminho para o apedeuta e assim foi para a dona… ambos, antes do poder tinham discursos diversos… agora, caro amigo, cantam a mesma ladainha que nosso amigo Collor de Mello e outros… lá se vão 26 anos de governo socialista entreguista no pais… desde o fim do saudoso governo militar, só entregamos nossas riquezas… alguem sabe dizer qual empresa o governo nacionalista militar privatizou?… com a respostas os vendilhões avermelhados… de vergonha…

  33. caça para que? para alguns brigadeiros bricarem de guerrinha aerea”

    _a frase não foi dita por nenhum alienado em futebol e novela, não, mas sim por um ex chefe de estado, que ao contrario do que pensam NUNCA FOI DE DIREITA, ASSIM COMO LULA NUNCA FOI DE ESQUERDA, isso não existe no brasil,são ideologias importadas, sem nexo com nossa realidade, ENTREGANDO HENRIQUE CARDOSO, foi aluno da faculdade de sociologia e ciencias sociais da USP, anexa a filosofia letras e historia, a famosa nacionalmente FFCH,( fefelech para os intimos rsrs) e quem acompanhou no noticiario a invasão da reitoria, sabe que la não se forma ninguem de direita,eu sei pois moro do lado da USP, no butantã,frequentei muito as festas da fefelech,
    e quem acha que LULA e esquerda, provavelmente estava fora do pais nos oito anos de seu governo, quando bancos e instituições financeira se esbaldaram.
    não caiam no conto das viuvas do muro de berlin, seja de que lado for que estavam do muro, esquerda e direita são ideologias falidas do seculo passado, o nosso problema e muito mais grave,CHAMA-SE FISILOGISMO, a politica do “toma lá, da cá, do jeitinho, do o que eu levo nisso” enquanto não acordarmos para vida e rompermos com tudo isso que está ai, vamos continuar nesse circulo vicioso !!

  34. Vocês não tem idéia das coisas que esta acontecendo. Sou ex-militar da FAB, e durante as minhas missões, temos muitas informações que as forças armadas estrangeiras andam fazendo pesquisas avançadas no território brasileiro, na amazônia, vimos aeronaves americanas saindo rápido muitas das vezes nas floresta da amazonas. o que o ex comandante do exercito, procede…. não tem controle quem entra e quem sai da amazonia, além de ser grande o território, ha pouca providencia com relação ao governo brasileiro. As forças armadas não podem sair por ai prendendo as Ongs, ou fazendo outras sem a aprovação do presidente. Para quem não e militar devia pelo menos ler mais, para poder criticar

  35. Rogerio schineider, acho que é a segunda vez que concordo com um comentario seu(no caso o segundo, foi mais sensato)…
    Realmente, não devemos entrar nessa paranoia….
    E devemos ficar atentos a fatos, muitas vezes ignorados, como o descompromisso com a expansão ferroviaria, em detrimento das montadoras de caminhão..
    o lobby no brasil é algo assustador… muito mesmo… algo completamente alheio às aspirações da população…

  36. Rogerio Schneider disse:
    20/12/2011 às 17:59
    ========================
    Aí foi perfeito!
    E uma obs: espero que continue contribuindo com teus raciocínios no blog.

  37. Resposta ainda estamos fraco por isso somo dominados de de um total de 190 milhoes de Brasileiros apenas um se levantou, 189.999.999 façam as contas é vejam que matématicamente estou certo, falta esse retante todo de Brasileiros tomarem atitude como o Gen. Heleno para resolver o problema surgiro todos se alistarem é trabalha para o bem do país ou senão seremos dominados é colonizados, a mediocridade mora no nosso pais enquanto se gasta bilhões para fazer a copa, essa soma dava para acabar com a fome no pais, fazer casas para todo mundo é criar varios centros hospitalares é troca é aparelha todo os equipamentos de nossa forças armas, so para construir 12 Estádios é um trem Bala, Dilma 89 Bilhões para fazer essas porcarias tem mais para reestrutura o país e melhora o meio de vida da população não tem há outros interesses mais primordiais que a população Brasileira devia saber, por isso os meios de comunicação não falam a verdade para a população. Estão todos com o Rabo presso se não for para os interreses do Tio Sam não vejo outro caminho ou tomamos certas atitudes ou será tarde demais.

  38. li muitos comentarios bons , temos que ter em mente que temos 3 inimigos os politicos, os politicos e empresas estrangeiras e nos mesmos, quem tem que ir a luta somos nos o povo brasileiro e principalmente a classe media que é a maior( creio eu) do Brasil, nunca nenhum presidente vai realmente fazer nd , quando tentaram morreram, foi oque vou com tancredo neves( ñ me lembro se foi ele mesmo) que seria o 1° presidente depois que o golpe militar acabou, e até onde sei falaram que realmente ele ia mudar o Brasil pra melhor, os outros politicos quando viram que a derrota dos outros candidatos éra inevitavel,manda da rão matar ele, e até onde sei o vice era o sarney,mas ai já ~m sei se o vice era mesmo ele……

  39. pablo disse:
    20/12/2011 às 20:31
    Vocês não tem idéia das coisas que esta acontecendo. Sou ex-militar da FAB, e durante as minhas missões, temos muitas informações que as forças armadas estrangeiras andam fazendo pesquisas avançadas no território brasileiro, na amazônia, vimos aeronaves americanas saindo rápido muitas das vezes nas floresta da amazonas. o que o ex comandante do exercito, procede…. não tem controle quem entra e quem sai da amazonia, além de ser grande o território, ha pouca providencia com relação ao governo brasileiro. As forças armadas não podem sair por ai prendendo as Ongs, ou fazendo outras sem a aprovação do presidente. Para quem não e militar devia pelo menos ler mais, para poder criticar
    ———————————————————————-
    Se perdermos a Amazônia, ” todos ” os políticos, juízes da alta corte, e militares de altas patentes que se omitiram, irão para o banco dos réus, e certamente serão fuzilados. A omissão é o pior crime que existe, e enquadrado como Traição à Pátria.

  40. Pessoal, hoje eu sou chinês. A China, de 25 anos para cá é a referência do bem. O Brasil é a referência do mal. O Grande Anjo é chinês e o Grande Satã é brasileiro. O nosso STF não pune os políticos venais (fato). Na China, eles são devidamente fuzilados e nos EUA recebem no mínimo 20 anos de prisão. A nossa sociedade um dia vai implodir ou explodir, pois tem muita lama podre escondida nos alicerces. Políticos entram pobres, e com o tempo ficam ricos, desviando o dinheiro do povo, e nada acontece com essa corja de bandidos. O mundo inteiro já percebeu, que no Brasil, o mal superou o bem. Até guando vamos ter que aguentar isso ?
    General Heleno começou bem, mas agora se calou. Por quê ?

Comentários não permitidos.