General Lessa denuncia que a Amazônia já tem mais de 100 mil ONGs, que exercem um poder paralelo na região.

Faz sucesso na internet uma entrevista do general Luiz Gonzaga Schroeder Lessa, ex-chefe do Comando Militar da Amazônia, concedida  há três anos à repórter Márcia Brasil, do jornal carioca O Dia, mas que continua cada vez mais atual, porque o governo não tomou a menor providência..

O militar denuncia a existência de um ‘Estado paralelo’ na Região Norte do País, dominado informalmente por Organizações Não-Governamentais (ONGs), que controlam a entrada e a saída de pessoas na Amazônia, sem a chancela do governo brasileiro.

Segundo o general Lessa, só na região da Amazônia, já existiem mais de 100 mil ONGs. A maioria não é fiscalizada e atua livremente na região. Especialista em assuntos da Amazônia desde que entrou para a reserva, em 2001, o general Lessa já esteve à frente do Comando Militar da Amazônia, do Comando Militar do Leste e foi presidente do Clube Militar.

Qual o principal problema da Amazônia hoje?

É o vazio de poder motivado pela ausência do Estado. O Estado brasileiro não se faz presente na Amazônia. Naquela área enorme, as fronteiras são muito permeáveis, e o dispositivo militar que existe nas fronteiras é fraco — de vigilância, apenas. A Polícia Federal na área é muito fraca, e o Estado não se faz presente na suas funções básicas, como promover educação, saúde, e políticas de desenvolvimento sustentável. Como o Estado está ausente, outros querem tomar o poder do Estado. E quem quer tomar esse poder? As ONGs. E querem já há muito tempo.

Quantas ONGs existem na Amazônia hoje?

Estima-se que o Brasil tenha 276 mil ONGs. Na Amazônia, são mais de cem mil. Mas essas cem mil ONGs atuam sozinhas. Elas atuam livremente, sem fiscalização. O governo não sabe quem as apóia nem como elas são orçamentadas. Elas não prestam contas para ninguém. E dominam territórios fisicamente.

Como assim?

É outro Estado paralelo. É o Estado paralelo da Região Norte. Tem parte da Amazônia que você só entra se a ONG deixar. Eu só entrei em algumas áreas controladas por ONGs fardado. Parte dessas terras elas compraram, parte elas controlam a população, particularmente os índios. E controlam até o fluxo nos rios. O Rio Negro é um exemplo. Nem como turista você entra nessas áreas. Não entra!

O senhor poderia explicar melhor esse controle?

Você pode chegar como cidadã brasileira e navegar para alcançar o alto do Rio Negro. Chegando lá, em determinado ponto tem um tipo de posto de controle dessa ONG. Ela pergunta onde a senhora vai. Então você responde: vou subir um pouco mais o rio. Eles insistem e perguntam: quer falar com quem? Eles respondem: não, a senhora não pode passar daqui não. E não vão lhe deixar entrar.

O senhor quer dizer que existem áreas na Amazônia que não são reservas indígenas, bases militares, nem grandes propriedades privadas, mas que são restritas ao cidadão comum?

Sim. São restritas. Mamirauá (reserva florestal entre os rios Solimões e Japurá, no Amazonas), região que é muito apreciada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo seu sucessor Lula, é uma delas, só para dar um exemplo. O dois ex-chefes da República estiveram lá em navios da Marinha. Ali você não entra. A região é cheia de estrangeiros lá dentro, a título de pesquisadores. E quem não é da área não entra. Mas muitas outras áreas da Amazônia também são restritas. E eu estou falando em áreas de reservas florestal. Quando você fala em reservas indígenas, a restrição é pior. Porque, pelas regras da Funai, o não-índio não pode entrar em terras indígenas.

Então isso pode indicar que quem atua no tráfico de armas, de munição e de drogas pode se aproveitar dessa situação?

A Amazônia é uma área ainda hoje praticamente fora de controle. Pode entrar de tudo nessas áreas. Com a chegada do Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia), houve uma redução expressiva do tráfico de entorpecentes pelo ar. Porque há o receio da Lei do Abate. Mas aumentou muito o tráfico de drogas terrestre e fluvial, pelos rios. Junto com isso, vão as armas. Porque se você leva tóxico, você pode levar armas e munição. E também não podemos esquecer a proximidade dos acampamentos das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Qual a influência da guerrilha colombiana na Amazônia brasileira hoje?

Ainda que as Farc estejam enfrentando um problema bastante difícil agora, o que mantém a sua sustentação basicamente é o narcotráfico. Eles estão assaltando pouco, sequestrando pouco. Essas são as grandes fontes de renda das Farc, junto com o narcotráfico. Como esses crimes estão sendo pouco praticados em razão da pressão das Forças Armadas colombianas, o narcotráfico é o que garante o sustento dos guerrilheiros. A proximidade com as nossas fronteiras facilita a entrada da cocaína que eles produzem. No retorno, eles levam suprimentos em geral, como alimentos e remédios, produtos para misturar com a cocaína e, muitas vezes, munição brasileira. Agora, indício de movimentação de guerrilheiros colombianos em solo brasileiro só existe em dois locais: São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas.

Qual a situação dessas 276 mil ONGs que existem em território brasileiro?

Desse total, 29 mil recebem recursos federais. Das 100 mil localizadas na Amazônia, apenas 320 estão cadastradas pelo governo federal. É um quadro de total descontrole. Vale destacar também que, em 2002, o número dessas organizações no País era de 22 mil. Já em 2006, pulou para 260 mil. Um aumento de 1.181% em apenas dois anos. E todos esses dados são públicos. Estão no site do Siaf (Sistema Integrado de Acompanhamento Financeiro).


Fonte: tribunadaimprensa

16 Comentários

  1. Se eu fosse o Ministro da Defesa ou o Comandante Militar da Amazônia, mandava prender todas as ONGs estrangeiras. Motivo: Atentado contra a Segurança Nacional.

  2. Vamos ter que colocar 3 milhões de militares na Amazônia, para combater essas ONGs. São 100 mil ONGs, devem ter 20 combatentes por ONG, o que daria 2 milhões de invasores. O que estamos esperando ?

  3. As Forças Armadas, contando com o pessoal da reserva,têm 500 mil guerreiros. A nossa reserva deve ter 1 milhão de combatentes. As PMs são reservas das Forças Armadas. Vamos somar mais 500 mil guerreiros. Já temos 2 milhões de combatentes. Conseguir mais 1 milhão é mole.
    Se eu fosse a Presidenta Dilma, agiria sem demora. Vamos fechar as fronteiras para não escapar nenhum invasor, e senta o pau. Se tiver alguma ONG com armas e munições militares, fuzila.

  4. Acredito que todos somos responsáveis por isso. Em, nossas escolhas por um Estado livre e solidário, faz sofrer àqueles que mesmo não querendo são forçados a aceitarem algo injusto.
    Acredito que todos aqui, principalmente, aqueles que realmente se interessam pelo Brasi, devam se unir para fazer algo. Mesmo sendo poucos ainda assim, se pode conseguir algo.
    Acredito também, que somente com uma troca forçada de governo e da constituição nacional, visando apenas o bem-estar do brasileiro e dando prioridade à este. É que realmente o Estado e a soberania existirá. No mais, somos apenas um grupo de pessoas reunidos num lugar sem uma Nação para nos acolher.

    anderson.2005@yahoo.com.br

  5. Ja culparam os yankes,alguns desconhecem que o grosso destas ongs possuem vinculos com o movimento social trabalhista brasileiro,elas sao utilizadas pelo partidao para fazer a sangria desta naçao habitada por pessoas SIMPRIS,nao esqueçam das denuncias feitas contra o envolvimento do pc do b e pt com ongs chupacabras,tem pessoas que se acordarem com dor nas hemor…,vao culpar os yankes ,tao parecendo o putim culpando os EUA por existir oposiçao na RUSSIA !

  6. capa preta disse:
    20/12/2011 às 20:28
    e quem acha que LULA e esquerda, provavelmente estava fora do pais nos oito anos de seu governo, quando bancos e instituições financeira se esbaldaram.
    não caiam no conto das viuvas do muro de berlin, seja de que lado for que estavam do muro, esquerda e direita são ideologias falidas do seculo passado, o nosso problema e muito mais grave,CHAMA-SE FISILOGISMO, a politica do “toma lá, da cá, do jeitinho, do o que eu levo nisso” enquanto não acordarmos para vida e rompermos com tudo isso que está ai, vamos continuar nesse circulo vicioso !!
    ==
    ==
    Capa, não vou discordar, mas vou contrapor. Ninguém percebe algumas mudanças sutis que estão acontecendo. Citei uma matéria que vale a pena ler para ver as coisas “sutis” que já aconteceram.
    http://colunistas.ig.com.br/lucianosuassuna/2011/12/22/o-brasil-de-lula-vai-finalmente-aparecer-no-governo-dilma/
    Não é uma tentativa de tirar o foco, mas sempre defendi que o problema não é o político corrupto. É a justiça corrupta.

    Percebo que todos que frequentam o blog têm capacidade de analisar mais do que a conjuntura militar de nossa nação para tirar suas conclusões, e por isso, simplificar todos os nosso problemas jogando a culpa num único ser humano chega a ser simplório.
    Estamos recebendo uma enxurrada de possibilidades de mudarmos definitivamente este país mas parece ser mais fácil ficar colocando a culpa nos outros.
    Ah sim, as ONG´s, antes era as FARCS, o Chaves agora as ONG´s, engraçada que todas a mando dos gringos, mas quem gosta de gringos e defende alianças com gringos são de outro partido. Esses, chegam a té prometer mudar as leis novamente se forem presidentes.

  7. Over disse:
    23/12/2011 às 12:43
    _
    perfeita analise amigo, eu sempre disse que politico não vem de marte, são reflexo de toda uma cultura ou contracultura fragmentada, do ” eu quero saber do meu, o seu vc se vira”, a falta de se reconhecer como unidade de nosso povo, com ainda uma cultura colonizada e o principal dilema que temos que superar

    _

    você tocou num ponto crucial amigo over, A CORRUPÇÃO NA JUSTIÇA, ponto esse que a grande midia prostituida não se atreve a tocar, por motivos obvios que os magitrados não comecem a plhar para os procesos contra eles com outros olhos ( e a midia, imprensa toma muitos procesos) mas grças a deus veio a internet para quebrar esse dogma, O JUDICIARIO DEVE SER SIM QUESTIONADO, SENÃO ESTAREMOS ENTRANDO NUMA DITADURA DE MAGISTRADOS,

    _
    o sistema de justiça no brasil, tem esse nome so por ter, pois se trasformou num balcão de negocios fisiologistas, hoje mesmo foram soltos centenas de milhares de criminosos assasinos no indulto de fim de ano, como não questionar isso ? ontem o supremo decidil que o conselho nacional de justiça não deve mais fiscalizar as ações de juizes, por acaso eles são deuses ? estão acima do bem e do mal ?
    o supremo tribunal federal e formado por indicações politicas, com cargos vitalicios, isso e correto? por a rapossa para vigiar o galinheiro?
    _

  8. Over disse:
    23/12/2011 às 12:43

    _
    quanto ao presidente lula, digo que fui seu eleitor, não por ser um lulista, mas sim por ser a favor da alternancia saldavel de poder, e a alternativa era muito ruim, continuar a politica do ENTREGANDO HENRIQUE CARDOSO, mas que nenhum dos dois e de direita e esquerda não são mesmo, e você tem razão, o que temos hoje no brasil e um sistema parlamentarista disfarçado, que para um presidente ter govenabilidade tem que ceder a partidos que são verdadeiras prostitutas, PMDB, PTB, PSC,PP,os unicos partidos de direita e esquerda que tem no brasil são os nanicos PSTU,PSOL,PCO (ESQUERDA) E O FINADO PRONA DO ENEAS( DIREITA) O PFL no seu iniciozinho tambem era direita, mas hoje se entregou ao fisiologismo e ate deu origem ao PSD do kassab, que e a ninfetinha nova do cabaré, esquerda e direita não funcionam no brasi, pois nosso povo não tem essa caracteristica, temos que romper com tudo isso, e buscar nossa indentidade nacional, e não dar mais ouvidos a viuvas do muro de berlim.
    _
    como diria o filosofo tim maia, O BRASIL E O UNICO PAIS DO MUNDO, ONDE POBRE E DE DIREITA RICO E DE ESQUERDA E PUTA GOZA rsrsrs,
    saudações car over !!!

  9. Não precisamos de Partidos Políticos e de STF. Também não precisamos do voto populista demagógico. Cada órgão de classe profissional indica 2 ou 3 representantes políticos. Acaba-se com o Senado, que só serve para elevar as despesas da nação. Regime Parlamentarista. Político desviou dinheiro ? Prisão perpétua. Juiz deixou de punir ? Prisão perpétua. Assassino contumaz matou várias pessoas ? Pena de morte. Militar não combateu as ONGs estrangeiras na Amazônia ? Pena de morte por traição e covardia.

  10. Temos que abordar este assunto de forma desapaixonada e racional.
    1. Há ONGs e ONGs, a maioria são bem intencionadas, mas (pelo que foi dito pelo Gen.)servem também de simulacro para organizações com motivações suspeitas.
    2. ONGs só devem prestar contas se receberem ajuda governamental
    3. Por outro lado o Exército deve ter todo o direito de circular livremente em terras federais.
    4. Aqui o maior problema: é um absurdo barrar a livre circulação de cidadãos comuns pelo território nacional (exceto obviamente terras particulares) e esta questão deve ser objeto de verificação pela PF e ABIN.

Comentários não permitidos.