Dilma defende modernização das Forças Armadas

Afirmação foi feita em solenidade de apresentação de oficiais-generais recém-promovidos no Palácio do Planalto.

A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta segunda-feira, 19, a modernização das Forças Armadas e a diminuição das vulnerabilidades na área de defesa, em solenidade de apresentação de oficiais-generais recém-promovidos no Palácio do Planalto.

“Avançamos muito na área de Defesa nos últimos anos mas, sem dúvida, muito ainda precisa ser feito, é imprescindível diminuir nossas vulnerabilidades, modernizar os meios operativos, integrar cada vez mais as três Forças, aprimorar a capacidade institucional do Ministério da Defesa, por isso prosseguiremos com os projetos prioritários de aparelhamento das Forças, sem deixar de valorizar os homens e as mulheres que tornam esses projetos possíveis”, disse Dilma.

A presidente defendeu uma “visão cada vez mais integrada das Forças Armadas” e afirmou que uma política de defesa “assertiva” é necessária ao desenvolvimento econômico e à soberania da política externa. “O Brasil de hoje conta com Forças Armadas capacitadas profissionalmente, voltadas ao cumprimento de suas obrigações constitucionais, demonstrando maturidade institucional que foi alcançada ao longo da nossa história pelo nosso País”, afirmou a presidente.


“Nossos soldados reconhecem seu papel com partícipes de uma política de Estado, a política de defesa que deve guardar perfeita coerência com as aspirações do povo brasileiro, traduzidas por seus representantes democraticamente eleitos”, ressaltou.

Fonte: Estadão

9 Comentários

  1. A crise econômica vai bater forte tanto na Alemanha como na França a mais frágil da duas.
    A disputa na Índia será de suma importância para ambas, sendo a posição da França a mais frágil.
    Questões geopoliticas levaram ao adiamento da decisão sobre o F-2 no governo Lula.
    A disputa pesada entre americanos e frances, seja na Ásia ou Oriente Médio, fragiliza a posição dos gauleses.
    Lembrando o que disse o Lula: ” Ainda nós venderão esses caças de graça “.
    Pergunto, ele estava se referindo a quem???? aos tres claro que não.
    Vou dizer o que sempre achei: ” O Brasil decide sobre o
    F-2 depois da decisão da Índia ” e isso ainda em 2012.
    Mas e se Rafale ganhar na Índia. Como sempre depende dos franceses, e como sempre dependeu deles (na verdade acho que foi o Lula que disse isso ” a bola agora esta com os franceses “.
    O Brasil é um país em que tem tudo que interessa a França.
    Dividimos fronteiras, temos influencia francesa na area do conhecimento, estamos em ascensão econômica, mercado consumidor invejável, temos democracia, estamos fadados a ganhar relevancia com o sem eles.
    SDS

  2. Política, sempre a política. Vocês não queriam que ela fizesse um discurso para oficiais generais falando de bolsa família, minha casa minha vida ou sobre os planos políticos para as próximas eleições, não é mesmo.
    Falar é muito fácil, quase qualquer pessoa de inteligência mediana é capaz de fazer um discurso para qualquer órgão,entidade ou grupo de pessoas – basta ler o texto escrito – que quando não é feito, é revisado pelos assessores, marqueteiros e puxa-sacos pagos para isso.

    Verdade 1: entra governo, sai governo, muitos discursos, muita conversa, pouca ou nenhuma ação.

    Verdade 2: Drogas, contrabando e armas ilegais continuam entrando, a infra-estrutura, a saúde e educação são uma lastima e os 3 poderes neste país , são uma falácia.
    Verdade 3: Querendo ou não, infelizmente, quem manda aqui são os EU.
    e lá, é o Obama?
    NÃO!!!
    É a oligarquia de Wall Street.
    A culpa é dos políticos?
    NÃO!
    É dos trouxas que votam neles.
    Tem solução?
    NÃO!
    Por que?
    Porque a ganancia do ser “humano”pelo poder e pelo dinheiro, não tem limites.

  3. Patriota, suas verdades são incontestáveis… mas só sabe-las e não combate-las não resolve… dai vem minha luta pela base moral e etica nas politicas publicas… não essa pseudo politica publica anarquista implementada atualmente pela ONU via PT… sem moral e etica não há povo que sobreviva às ambições deslavadas de seus representantes… até para cobrar temos que dar exemplo… saudações…

  4. Este bla lba bla soa como musica no ouvido dos partidarios manes de manobras,no entanto isto nao passa de falatorio para comprir agenda de governo,o raciocinio e´o seguinte:vao gastar BIlhoes na tentativa de fazer os desgraçados fracos viciadinhos em pedra, largarem o vicio,isto saiu numa canetada,muitos sabem que e´mais facil recuperar alguem que tomou um tiro de doze na cabeça ,doque recuperar um fraco viciado em pedra,sem falar que o grosso desta grana vai para o bolso de viciados em CAVIAR e UISQUE 100 anos,por isto nao acredito nestes arrotos,se vao fazer algo para reequipar as FAs,que façam rapido,grana esta desgraça de pais tem !!!!!!!

  5. Blue, Eyes,na resistência,
    talvez as pessoas podem até pensar que sou pessimista, mas não sou não,o maior problema do nosso País é a desinformação, se tivéssemos pelo menos uma grande emissora nas mãos de alguém que tivesse compromisso com a Nação e coragem para abrir os olhos do povo,e os comandantes de nossas FA, tivessem mais homens do naipe e coragem do General Heleno, as coisas, certamente, não teriam chegado a esse ponto, e os apátridas traidores não estariam tão a vontade.
    Acredite, poucas pessoas já fizeram o que eu fiz, abaixo, está uma matéria que fiz a mais tempo, matéria essa, que enviei para os comandantes das três forças armadas, para a ABIN e para a Escola Superior de Guerra (Obs:sem usar pseudônimo). Quer saber a resposta?
    NENHUMA!
    ———————————————–

    A VERDADEIRA HISTÓRIA POR TRÁS DA “RESERVA” INDIGENA RAPOSA SERRA DO SOL E OUTRAS.

    A quase ausência de comentários a uma matéria dessa importância demonstra o desconhecimento e o descaso dos brasileiros para com o país onde seus filhos e netos viverão, infelizmente nosso povo, até por falta de apoio da grande mídia lacaia, é muito ingênuo, não conseguiu ainda enxergar as ameaças veladas e ações sub-reptícias que estão curso contra nosso país, e por tradição até pitoresca, gosta de se preocupar com: “B”, praia, carro, carnaval e futebol.

    Na época do descobrimento do Brasil, tapeavam-se os índios com espelhinhos e bugigangas, hoje as grandes potências através de suas “ONGs”, usam a bandeira nobre da ecologia.

    Os abutres do norte (leia-se establishment anglo-americano), assim como todo abutre,geralmente não abate sua presa, espera ela adoecer e morrer para aproveitar seus despojos; ao contrário do que ocorre na natureza, esses abutres, são estrategistas da melhor qualidade, corrompem políticos para criarem leis e aprovarem extensas demarcações de terras, dominam a grande mídia economicamente, que dia após dia, transmite, aqui e no exterior a idéia eco-terrorista que a floresta está em chamas; a isso, os militares chamam de serviço de desinformação ou contra-informação.

    Enquanto isso, por aqui, disseminou-se uma doença chamada “ONGs”; que a muito tempo levam caciques para o exterior, ensinaram-lhes inglês, francês, fazendo-lhes lavagem cerebral, corrompendo-lhes a alma e a vontade, estes, voltam com “ideologias nacionalistas”, achando que os gringos realmente se interessam por eles.

    CONVERSA FIADA, eles estão de olho mesmo é no nióbio e titânio (terra indígena do alto Solimões também conhecida por cabeça do cachorro AM), urânio (reserva indígena raposa serra do sol), ouro, diamantes e cassiterita (reserva indígena ianomâmi), sem falar de tantas outras até mesmo desconhecidas pelos brasileiros, mas que eles a essas alturas, através de sua alta tecnologia, já sabem muito bem, onde está localizada cada jazida; então, nada melhor do que uma ONG “boazinha” para imediatamente plantar em cima de cada jazida uma aldeiazinha, e ao mesmo tempo vão fornecendo dinheiro para corromper políticos e “autoridades” apátridas para a respectiva demarcação e homologação.

    Não estou falando que os índios não possam e não devam possuir direitos, mas esses direitos não podem por em risco a segurança e a soberania da NAÇÃO BRASILEIRA como um todo (rico, pobre, branco, negro, índio ou mestiço). Seja ele amazonense, nordestino ou gaúcho; todos somos iguais em direitos e deveres, é o que determina a Constituição Federal.

    O índio não pesca e caça a uma distância maior do que 5 km, do contrário, precisaria de bestas para carregar a carga; vocês já viram ou conhece alguém que consegue carregar 20 kg de mandioca por uma distância maior do que essa? Uma capivara adulta pesa em média 50kg,uma anta pode chegar a 300kg. então, pra que demarcar 1/2 do território de Rorâima para os índios? Deve-se lembrar que incluindo as áreas de preservação ambiental esse percentual chega a 80% daquele território.Na verdade, os da reserva raposa terra do sol, parece que nem fazem mais isso, assisti a três vídeos da rede globo

    http://www.youtube.com/watch?v=uu9orpDk1EI&feature=related onde não aparece nenhum índio em estado primitivo, apenas índios aculturados, índios fazendeiros, índios que usam caminhões, caminhonetes, lep tops e celular.

    Numa região pouco habitada, onde as pessoas não têm discernimento suficiente para saberem que estão sendo usadas, é muito mais fácil de ser isolada e dominada militarmente, e a suposta “defesa dos índios”, seria a desculpa que usariam para isso; somando-se a isso que a região faz divisa com a guiana inglesa, com a instalação de bases militares americanas na Colômbia e a reativação da 4ª frota americana, temos aí um tabuleiro bastante sinistro com o qual querendo ou não, teremos que jogar, mesmo sabendo quem, se não se tomarem enérgicas providências, sairá perdedor.

    Se essas “ONGs” gostam tanto de defenderem os “interesses” dos índios, porque não vão fazer isso em favor dos índios norte-americanos? Por que não exigem indenizações bilionárias do governo americano pelos massacres que lhes infligiram no passado? Por que não exigem que as reservas indígenas localizadas nas desérticas regiões do meio oeste, sejam transferidas para as férteis terras do vale do Mississipi? Por que não se vê nenhuma “ONG” defendendo “interesses dos índios nordestinos, dos malacaxis do norte de Minas?

    Por quê não se vê nenhuma ONG trabalhando na melhoria de vida dos flagelados das secas no nordeste, ou em prol do saneamento básico e educação dos favelados ao redor dos grandes centro do Rio e de São Paulo? Acaso não são eles também seres humanos necessitados?

    Por que EU,Canadá, Nova Zelândia e Austrália não assinaram a declaração da assembléia gera das Nações Unidas sobre os “direitos dos povos indígenas”, que abre precedentes para o seu reconhecimento como nações independentes?

    Não se vê isso em nenhum lugar do mundo, e até onde se sabe, não existe essa folgança toda nos outros países amazônicos; vamos parar com essa enganação enquanto há tempo, que se coloque a polícia federal e o exército para expulsar essa gente mal intencionada do país.

    O principal alvo principal dessa orquestração maquiavélica é o nióbio, terras raras e os metais preciosos existentes nas reservas indígenas de Rorâima e na região da cabeça do cachorro (AM), esses materiais têm importantíssimas aplicações na fabricação de equipamentos militares, como liga na fabricação de aços especiais usados em turbinas de jatos, em foguetes e mísseis, pois é o melhor elemento que permite ao aço resistir às altas temperaturas desenvolvidas nesses artefatos, além de ser um super condutor com n aplicações.

    Se isso tudo não bastasse, vem aí a”bomba maior”; como todo mundo sabe, o petróleo, o carvão mineral, além de serem altamente poluidores,têm data para acabar, e a despeito de todas as outras fontes de energias que possam ser exploradas ( geotérmica, eólica, marés ,fotovoltaica e biomassa), nenhuma se equiparará à do reator nuclear.

    MAS COMO? ISSO JÁ NÃO EXISTE?

    É o que pensaram, não é? Acontece que os reatores nucleares existentes, trabalham através do processo de fissão nuclear, que gera um lixo atômico altamente perigoso e difícil de ser armazenado, ou seja, é um verdadeiro “abacaxi”, lembram-se de Chernobyl ou do Césio 137 de Goiânia?

    Pois bem, nos EU e na Europa, existem programas em fase adiantada no desenvolvimento do REATOR DE FUSÃO NUCLEAR, e uma vez dominada a tecnologia (se é que ela já não exista e esteja seja mantida em segredo de estado), produzirá energia mil vezes maior do que a produzida em reatores de fissão e com a vantagem de não produzir lixo atômico.

    Dificilmente a inteligência humana descobrirá algo mais eficiente do que isso. E o único material que serve para a fabricação da maior parte desse tipo de reator chama-se NIÓBIO!
    Contudo, mesmo que esse reator resulte num fiasco, ainda assim vão precisar de muito nióbio para as demais aplicações já comprovadamente úteis.

    O Brasil possui nada menos que 97% das jazidas mundiais, sendo ele explorado em Araxá (MG) e Catalão (GO), e pasmem, está sendo vendido a preço de banana para americanos, europeus e japoneses, que compram toda a produção e fazem depósitos estratégicos em seus países para utilizá-lo no futuro, tudo silenciosamente para não chamar a atenção. Veja em:

    http://www.anovademocracia.com.br/no-28/543-exportacao-ou-predacao-dos-recursos-naturais

    Bom? O que isso tem a ver com a calha norte? Nada e ao mesmo tempo tudo, na hora em que o primeiro reator começar a funcionar de verdade, demonstrado todo o seu potencial, os brasileiros vão despertar pra essa burrice de vender esse precioso metal a preço de banana e o preço iria ficar estratosférico.

    Terminada a aulinha de física, vamos ao que interessa; os brasileiros quando se despertassem do sono da ignorância, esse material provavelmente teria seu preço cotado a peso de ouro e o Brasil da noite para o dia se tornaria a maior potência econômica do planeta.

    Brasil potência, fim da miséria e da desigualdade social, que dádiva, que maravilha; só que tem um pequeno grande detalhe, os imperialistas não querem isso de maneira alguma, e como não encontrariam respaldo internacional algum para uma invasão no coração do Brasil, por que não tomá-lo lá nos estados do Amazonas e de Rorâima? Segundo consta, as reservas de lá são muito maiores do que as daqui.

    Sun tzu (400 aC), foi o maior estrategista militar que o mundo conheceu, suas lições são tão perfeitas que servem até os dias de hoje, é o livro de cabeceira dos generais e estrategistas americanos. Dentre várias lições, vou citar apenas algumas lidas no livro: A Arte da Guerra.

    “Excele na arte da guerra aquele que vence sem usar a força, mas para isso primeiro é preciso levantar uma “causa justa”, conhecer todo o terreno, os passos do inimigo, conhecer suas fraquezas, infiltrar espiões, conquistar a população local com lucros aparentes, corromper lideranças locais e plantar a desinformação, porém se tudo isso não funcionar, ataque-os de surpresa, de uma forma rápida e planejada. E se tiver uma força 10 vezes maior do que a do inimigo, a vitória estará garantida”.

    Tudo isso já está em curso na Amazônia.

    -A mais de 20 anos, um cantor inglês vinha ao Brasil para levar o cacique Rauni para a Europa divulgando a “defesa das terras dos índios”.

    -No exterior, já a bastante tempo, está plantada a idéia que os brasileiros são os destruidores da Amazônia.

    – “ONGs” internacionais são tidas pelos ingênuos índios como benfeitores e defensores de seus direitos.

    -Assinou-se na ONU, a convenção dos “direitos dos povos indígenas”, que permitem a esses reivindicarem autonomia política, territorial e gestão de seus “recursos”, e até mesmo a tutela da ONU para fazer valerem seus direitos, dando status de nação?????

    – Governos estrangeiros pressionaram o brasileiro para demarcação das reservas indígenas de forma contínua.

    Diante do exposto, não é preciso ter bola de cristal para deduzir que sem a presença de fazendeiros, seringueiros e extrativistas para denunciar, os “missionários”, com livre acesso à região, sabem exatamente onde fica cada posto do exército brasileiro e da sua movimentação; de posse de pequenos aparelhos detectam os locais onde existam materiais radiativos, mapeiam com GPS, repassam isso para uma base de apoio, possivelmente, instalada na Guiana Inglesa; esses, de helicóptero, vêem, pousam camuflam o aparelho, fazem a prospecção com equipes especializadas e vão embora em total segurança, ou seja, se já não têm, daqui a algum tempo, já terão o inventário completo do subsolo daquela região.

    E o Sivam?

    O Sivam é de fabricação norte-americana, será que ele detecta um helicóptero a baixa atitude? Se sim, seria difícil para eles, através de satélites, provocarem uma pane em seu software e deixar o radar cego?

    No início dos anos 80, segundo pesquisei, eram uns 2000 índios, hoje já são mais de 17000; índio não usa camisinha e nem toma anticoncepcional, daqui a 20 ou 30 anos serão uns 100 mil, e juntamente com as outras aldeias do rio Negro poderá chegar a 1 milhão; então os rios e a floresta não terão mais peixe e caça suficientes para alimentá-los, vão querer explorar o nióbio, o urânio, o ouro, os diamantes e demais riquezas minerais para comprar alimentos, vão declarar a independência da “nação ianomâmi” com base nesse “tratado lesa pátria” assinado (sem o conhecimento do povo brasileiro) pelo Itamarati na ONU.

    A quem o Itamarati está representado afinal?

    À NAÇÃO BRASILEIRA? Tudo indica que não.

    E a prova está neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=VUJHK-bMi6k&feature=related

    Onde o Brasil é ABERTAMENTE AMEAÇADO caso não demarcasse a “reserva” “raposa” terra do sol.

    O que está por trás disso?

    A quem interessa isso senão aos nossos “amigos” do norte?

    Não vai ser a luta de um indefeso fazendeiro contra o “Estado Opressor”, vai ser a luta contra a ?nação? “ianomâmi”,com milhares de índios que não vão se contentar com o recebimento de royalties, vão querer “tudo” e declarar a independência.

    Quando o povo brasileiro se der conta disso e quiser intervir, já será muito tarde, a OTAN capitaneada pelo exército dos E.U.A., já estarão lá para defender os “interesses dos índios” e comprar o nióbio, o urânio e demais minerais pelos mesmos preços e talvez até mais barato que os preços atuais, eles não vão perder a “oportunidade” de ter o monopólio sobre essas jazidas de materiais estratégicos.

    Na verdade, não se trata de oportunidade, e sim de um maquiavélico plano secreto arquitetado pelo establishment anglo-americano, possivelmente com o apoio e assessoramento da CIA, que teve a sua gênesis, após a crise do petróleo em 1973; infelizmente não se pode provar tudo isso, e eles jamais admitirão tamanha torpeza, mas a força das evidências aliada à lógica de sua política imperialista, não deixam margem para uma interpretação diferente.

    Se não fossem imperialistas, prá que bases militares e frota de navios de guerra espalhados pelo mundo inteiro?

    Se por causa de petróleo, eles invadiram e dominaram o Iraque, por que não invadiriam a Amazônia pelo NIÓBIO e URÂNIO que lhes garantiria a energia mais barata do futuro, seu padrão de vida e seu status de potência hegemônica?

    A explosão da base de lançamento de Alcântara com a morte de 21 cientistas do programa espacial brasileiro no exato momento em que todos eles estavam inspecionando o foguete desligado, terá sido mesmo um acidente?

    A quem interessaria uma desistência do programa espacial brasileiro?

    § A cada problema que aparece, sua central de inteligência articula uma estratégia para evitar que ele se repita e para quem estiver imaginando que o que foi dito não passa de um exagero ou fantasia, gostaria de citar algumas passagens que elucidarão com clareza o tanto que os EU levam a sério as questões que dizem respeito a sua hegemonia financeira e militar. Ex:

    §

    § -A quebra da bolsa de NY, em 29, causada pela especulação financeira dos banqueiros que visando lucro descontrolado, emprestavam dinheiro sem lastro a agricultura e a produção, causando um desequilíbrio dão grande na economia mundial que levou o mundo a II guerra mundial; lição: colocaram o dólar como moeda aceita internacionalmente até hoje, (por enquanto) e expandiram seu poder militar de forma a garantir acesso irrestrito a matérias- primas estratégicas…

    §

    § O ataque japonês a Pearl Harbor, lição: criara a mais eficiente rede de informação e vigilância do mundo.

    § – Guerra do Vietnam, se deram mal, esqueceram de colocar em prática a lição de Sun tzu (conquistar a população local). Lição: Hoje usam “OMGs” para “fazer a cabeça” dos índios amazônicos.

    § -Tendo visto que alguns países, como a Coréia do Norte e Irã, estão se armando com armas atômicas, e na impossibilidade de destruí-los sem envolverem a China e a Rússia, agora criaram em (segredo) um mine “ônibus” espacial o X-37B, que (ao que tudo indica), é um exterminador de satélites, ou seja, seu sistema de inteligência procura se anteceder a qualquer coisa que possa frustrar seus planos de domínio global, seja pelo uso do engodo, sanções econômicas ou pela forças das armas.

    Porém, de nada valerá o discurso e as boas intenções se não for elaborado um competente plano de defesa nacional; isso passa necessariamente, desde o desenvolvimento de uma indústria nacional bélica, a uma postura política firme do governo no contexto nacional e internacional.

    É preciso investimentos maciços na modernização das nossas forças armadas, pois a Amazônia é a “menina dos olhos” da cobiça anglo-americana e seus subordinados europeus.

    Com a descoberta do petróleo do pré-sal, isso se tornou ainda mais evidente ainda com a reativação da 4ª frota e com a proposta da OTAN em “policiar” o atlântico sul; enganam-se quem pensa que eles vão respeitar países que contrarie seus interesses e que não possuem poder de dissuasão nuclear.

  6. HARRY meu caro a Dessault não vence na India.Quem mais derruba o Rafale no mundo é a Boeing e o gov.Americano.Não interessa a eles um bom vetor melhor que os deles na categoria na banda Ocidental do planeta.Se sair um vencedor na India o que eu creio que não saia sera o Typhoon e sera melhor para nós se as coisas se sucederem assim pois teremos formas de negociações com os Franceses que estarão mais maleaveis.O Brasil é o parceiro ideal da França para prosseguir o desenvolvimento do projeto Rafale que é um excelente caça e que teremos muito mais familiaridades com ele do que com qualquer um dos outros dois do FX e ate mesmo o SU35.É um projeto caro e com elevado custo de manutenção mas com a criatividade Brasileira podera surpreender muita gente.Se tivermos sociedade no projeto do Rafale com tecnologia total e vindo a termos propriedade intelectual do que criarmos e aperfeiçoarmos encima do projeto é realmente a melhor escolha mas se não for assim melhor não o comprarmos.Ou os Franceses aceitarão ou morrerão com a Rafale nas mãos.Ganha a França e ganha o Brasil.

  7. Prezados,
    Patriota, manda tuas pertinentes observações diretamente para a Presidente – mesmo que não chegue as suas mãos ela irá para o arquivo da presidência. Certa vez, há alguns anos – outro governo – mandei uma carta com algumas observações também, porém de outro teor, e recebi pelo menos um cortêz telegrama com resposta de agradecimento.
    .
    Blue Eyes, é isso aí, valeu!
    .
    josé carlos p, ri muito com “viciados em caviar e uisque 100 anos”, kkkkkkk!!!!!!
    .
    Abraços a vcs e a todos os demais participantes deste ciberespaço de brasileiros que enxergam, cada um com sua visão, as coisas que fazem e querem fazer com nosso país.
    .
    PS: Durante um incêndio na floresta, vários animais viram e perguntaram a um irriquieto beija-flôr o que ele queria com uma gotinha d’agua equilibrada em seu comprido e fino bico, e ele respondeu… estou indo apagar o incêndio.

  8. Nao acredito nisto até porque o Sr. lula não fez nada pela nossas força armada servi o exercito em 1977 e até hoje existe o mesmo equipamento militar qualquer outro pais com nosso potencial economico ja estaria com equipamentos(caças,blindados,porta avioes, e artilharia pesada e leve, fuzis metralhadoras e etc de)de pais de grandes potencias e lamentavel que fazem este e outros governos por nossa segurança

  9. Maluquinho voce come SU-35 e arrota Rafale com leve fragrância de lula.
    Maluquinho DIZ:” O Brasil é o parceiro ideal da França para prosseguir o desenvolvimento do projeto Rafale que é um excelente caça e que teremos muito mais familiaridades com ele do que com qualquer um dos outros dois do FX e ate mesmo o SU35.”
    Esta tua afirmação: “Se tivermos sociedade no projeto do Rafale com tecnologia total ” Sociedade é partilha de lucro e propriedade, papai noel não EXISTE e se existisse não seria frances.
    Agora partilha de lucro e propriedade intelectual em desenvolvimento em conjunto de algum sistema novo para o Rafale é algum natural.
    Esse caça “excelente” já deveria ter sido comprado, MAS, por distorção de alguma mente emburrecida, DEU M…
    Saudações

Comentários não permitidos.