Deu no Cavok: Índia relata problemas com motores de seus caças Su-30MKI

A Força Aérea da Índia espera resolver algumas questões relativas ao caça Su-30MKI, incluindo os motores, durante um encontro entre chefes de estado.

O primeiro-ministro indiano Manmohan Singh deverá colocar em prioridade máxima os assuntos de manutenção, suporte e atualização de produtos que estão pendentes relativos aos caças de primeira linha Su-30MKI da Índia quando estiver reunido com o presidente russo Dmitry Medvedev na reunião de cúpula anual nessa semana na Rússia.

Fontes do governo disseram que a Força Aérea urgentemente pediu ao primeiro-ministro para levantar a questão da manutenção do motor com o presidente russo, após poucos incidentes de falhas do motor ter ocorrido num curto espaço de tempo com o caça bimotor. O Su-30MKI é equipado com dois motores AL-31FP, cuja variante também equipa a versão chinesa Su-30MKK.

Enquanto a Força Aérea indiana está calada sobre o assunto e gostaria de resolver o assunto, a cúpula transmitiu ao governo que “falhas no rolamento do eixo” têm ocorrido em alguns motores. “Em tempos de paz, o caça poderia pousar com somente um motor, mas esta pode ser uma situação de vida e morte em condições adversas”, disse um alto funcionário.

Fontes disseram que a Força Aérea da Índia tinha levado um caça Su-30MKI para a fabricante russa, o qual precisava fazer alterações de projeto para evitar futuras falhas nos motores. No entanto, o fabricante levantou dúvidas sobre os lubrificantes usados ??pela Força Aérea da Índia nos motores do Su-30MKI. Mas depois ficou comprovado que o motor ainda estava falhando, apesar do uso do óleo recomendado pelo fabricante, e a Força Aérea da Índia decidiu encaminhar o assunto ao nível do governo. Desde que foi introduzido em 1997, os caças Su-30 MKI tiveram um bom desempenho com os indianos, apesar de três acidentes, nenhum dos quais atribuídos a falhas de motor.

A outra questão de preocupação é a atualização pendente para os caças Su-30MKI, que agora estão em operação na Força Aérea da Índia por mais de oito anos. Enquanto a força aérea quer que o fabricante atualize aviônicos e as plataformas de arma, o assunto está preso não na técnica, mas sobre os aspectos comerciais, enquanto o fabricante original está difícil de negociar um preço melhor.

Fonte: Hindustan Times – Tradução e Adaptação do texto: Cavok

20 Comentários

  1. Ah sim os Super Russos e seus produtos de altissima qualidade comparada por alguns a uma Boeing ou a Dassault.
    Um simples google e os problemas dos Indianos com a parafernalia Russa e claro de ver. existe problemas. Os Venezuelanos tambem estao vendo em primeira mao.

    Ricardo Pereira..Disponibilidade na Venezuela e porque sao novos. Vamos aguardar 4 anos mais.

  2. .
    .
    Simplesmente normal, e melhor ver de perto esse caso indiano já que os da Rússia e da China raramente caem… se a Índia não está conseguindo arcar com os custos de manutenção talvez tenha que reduzir as horas de voo de cada unidade… ou parar de comprar mais, ja que vimos grandes compras desses modelos ultimamente… ou pode somente ser baixa qualidade dos serviços de manutenção dos russos ou indianos mesmo!
    .
    Valeu!

  3. Hhahahhaha quando os caças russos são usados em um pais aberto,de imprensa livre,o verdade sobre os caças russoas aparece !!!

  4. A diferença que lá os problemas (alguns) vem para o público.

    Já aqui apesar dos problemas (os mesmos e piores) são acobertados e pintam o produtos (seja ele qual for) de o melhor do mundo.

  5. Cadê a garantia de 06 anos?… rsrsrsrsr… reclamem agora ao Vlademir… os indianos devem estar putin da vida… rsrsrs…

  6. A impressão que tenho, é que a coluna de comentários está sendo assaltada por crianças de 8 anos de idade…
    .
    .
    É preciso saber interpretar um texto escrito: “(…)após poucos incidentes de falhas do motor ter ocorrido num curto espaço de tempo com o caça bimotor”. – Significa um número pequeno no universo de motores disponíveis nas aeronaves em condições operativas.
    .
    .
    O texto revela uma tratativa a nível de estado, entre a Índia e a Rússia, devido ao fato do fabricante estar pouco interessado em baixar o preço do serviço. Algo parecido com o que se dá com a Dassault…
    .
    .
    O Motor AL-31F é famoso pela confiabilidade. Dizer outra coisa, é demonstrar desconhecimento gritante.
    .
    .
    O SU-30, demonstra na IAF uma operacionalidade surpreendente. Os indianos o consideram, com justiça, como a melhor peça dissuatória presente na IAF.
    .
    .
    Na Rede Flag em que participaram como convidados, a IAF levou os seus SU-30. Eles tiveram uma disponibilidade ótima no exercício, não falhando na saída de nenhuma surtida, ou seja, 100%. Já o queridíssimo Gripen, também presente, derreteu no deserto, para vergonha dos suecos, pois a disponibilidade do teco-teco girou na casa dos 50%…
    Isso ninguém quer lembrar…
    .
    .
    Outra besteira que costuma ser propalada nas colunas de comentários dos blogs e fóruns: a disponibilidade dos 24 SU-30 da Venezuela… Vivem aos berros, dizendo que os SU-30 venezuelanos estão no chão, pois, os venezuelanos colocaram no ar, no dia 03 de agosto último, 18 dos seus Su-30. Façam as contas… Dá pouco menos que 80%…
    .
    .
    O Su-30 é operado pela Argélia, Vietnam, Indonésia, China, Venezuela, além da Índia…
    .
    .
    E não deixa de ser interessante, que dia desses, os indianos tenham acertado a compra de mais modelos. Seriam eles masoquistas?
    .
    .
    É cada uma que se lê…

  7. A disponibilidade dos F-16 Venezuelanos antes e depois da guerrinha com os EUA, sempre, sempre fui alta, só para lembra a FAV foi à primeira força aérea da America do sul a participa do RED FLAG e participou em 1992 e 1996,a disponibilidade dos F- 16 no exercicio foi de 95% e ganho prêmios pela qualidade de sua tripulação e mecânicos, outra operação foi em Porto Rico, com disponibilidade alta, aqui no brasil temos as provas da qualidade da desponibilidade, os F-16 quando operaram na CRUZEX, participo de todas as saidas.

  8. General chileno: Rafale Abate F-16 na Cruzex V

    De acordo com a revista da Força Aérea Francesa, a Air Actualites, na sua edição de dezembro tem uma interessante matéria sobre o caça Rafale na Operação Militar Cruzex V, realizada em Natal. Na matéria, um General da Força Aérea do Chile passa sua opinião sobre o caça francês. Segue o que estava descrito na matéria.

    A Cruzex permitiu que o caça francês Rafale demonstrasse toda sua gama de capacidades. Os resultados são expressivos: 100% das missões executadas, todos reabastecimentos aéreos realizados e todos alvos terrestres atingidos sem nenhuma perda de aeronave. A versatilidade e o desempenho do caça multimissão impressionou a todos.

    O General MacNamara, chefe do grupo aéreo da Força Aérea do Chile enfatizou: “Eu pude verificar isso [o desempenho e versatilidade] enquanto voei no assento traseiro de um de nossos caças F-16. Nós fomos abatidos durante uma simulação de combate aéreo onde a nossa aeronave tem um ponto forte.”

    Fonte:
    http://cavok.com.br/blog/?p=24320

  9. Se a matéria fosse sobre falhas em caças ocidentais (principalmente americanos) ia ter confetes e serpentinas aqui, mas como é russo… não, que é isso, super normal…
    Oh briguinha de torcida ideológica essa, hein…

  10. Ricardo Pereira disse:
    19/12/2011 às 17:27
    ==========================
    Eu exagerei Ricardo, na realidade eu expus comparando com o su-30mki, eu adoraria ver os dois numa cruzex. Até me pergunto o porquê dos caças sukhoi da bolívia não participarem!.. Sem duvida o rafale é um grande caça, só peca no preço. Contra um sukhoi acho que não teria chances!..

Comentários não permitidos.