Avibras recontrata funcionários após fechar contrato com as Forças Armadas

Sugestão: Sta Catarina BR


Previsão é abrir 300 novas vagas de emprego até o ano que vem

Funcionários demitidos no início do ano pela Avibras, em São José dos Campos, vivem na expectativa. A empresa fechou um contrato com as Forças Armadas e está recontratando esses trabalhadores.

Marcelo é um dos 150 demitidos pela fábrica durante a crise no início deste ano. Mesmo sendo uma mão de obra especializada, o montador de mísseis teve que se virar com outro emprego. “Dessa última vez que eu saí, é a quinta vez que estou aqui, estava trabalhando como montador de móveis”, conta o operador de produção, Marcelo Campos Mota.

Agora, dez meses depois da dispensa, ele foi chamado de volta e está em um grupo de 20 recontratados. É o primeiro sinal de que as coisas estão melhorando para a Avibras, empresa de São José dos Campos especializada na fabrica ção de mísseis, plataformas de lançamento e blindados para uso militar. O Sindicato dos Metalúrgicos acredita que a unidade deva voltar a ganhar destaque como geradora de empregos na região.
“A Avibras, que era retaguarda do processo, hoje a médio-longo prazo é o melhor cenário para a região e para os trabalhadores”, afirma Donizete de Almeida, do Sindicato dos Metalúrgicos.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda O projeto do míssil Astro 2020 é a esperança da fábrica, tem como alvo a defesa do território nacional. Ao todo os novos contratos deverão chegar a R$ 1 bilhão. R$ 45 milhões já foram liberados pelo governo federal, e parte desse dinheiro será usada para resolver acertos trabalhistas.

“A utilização desse dinheiro é fundamentalmente para que a gente acerte os salários de final de ano e comece a liquidar os salários atrasados”, explica o presidente da Avibras, Sami Youssef Hassuani.

Os contratos de exportação de produtos militares prometem ajudar, mas a recuperação da Avibras agora está apoiada sobre as encomendas das Forças Armadas Brasileiras. A expectativa é de que, já no ano que vem, os investimentos do Governo Federal recuperem toda a força de produção da fábrica.

“Temos alguns contratos com a Marinha do Brasil, também muito importante para a empresa, com a Aeronáutica do Brasil. Acreditamos que só com esses contratos poderemos continuar recontratando no início do ano, numa faixa de até 50 novos empregos. Nossa expectativa é de criarmos até 300 novos empregos em 2012”, afirma o presidente da Avibras.

FONTE: Vnews

31 Comentários

  1. rsrs rsrs Eu acho graça nas enfases e colocações e pigadinhas rsrs rsrs Não é o contrato das Forças Armadas que esta salvando a Avibras e nem tampouco o governo esta financiando o projeto Astros 2020 ou Astros III se preferirem rsrs rsrs O incentivo de verba ou seja o financiamento oferecido pelo Governo torna possivel a Avibras abrir linhas de creditos em bancos e reavivar suas linhas de montagem.O projeto ASTROS 2020 é financiado por um cliente extrangeiro da Avibras que ela não revela por imposição de contrato e os misseis que ela faz tambem tem clientes nos quatro cantos do planeta.A Avibras é uma empresa privada de capital Nacional que se orgulha disso,ela deveria ser exemplo as demais.E é referencia no mundo nas tecnologias e armamentos que domina.Os proprios Russos tem parcerias com eles e visam ainda mais extreitarem compromissos.A Avibras é uma empresa bem resolvida.

  2. com todo respeito que tenho pela profição digna e honesta de montadores de moveis…como explicar que um pais deixe um profissional estrategico, COMO MONTADOR DE MISSEIS, ir trabalhar numa marabras da vida ??
    e assim que nossos governos entreguistas tratam as empresas estrategicas, como empresas de fundo de garagem, lamentavel !!

  3. Disseste-o bem, Capa Preta.
    Como se deixa perder mão-de-obra especializada assim?
    Em 2008, quando a Embraer demitiu 4.000 de uma só tacada, quanto que não se perdeu de formação de mão-de-obra altamente qualificada?
    *****
    Rafael, como disse o 1Maluqinho, a sustentação da Avibras no momento decorre de vendas externas.

    Não coloque a culpa nesse ou naquele governo.
    Não existe política de longo prazo que garanta as empresas da área de defesa poderem dormir tranquilas.
    Não existe encomenda de longo prazo, não existe dinheiro barato (BNDES) para financiar capital de giro até as encomendas chegarem.
    *****
    E depois querem que a Embraer entre numa aventura de desenvolver uma caça para vender quando/para quem.

  4. A solução para a Avibrás passa pela incorporação seja pela EDS ou ODT. Não há espaço para um empresa dessas nem na Europa ou nos EUA, onde fabricante de misseis e foguetes fazem parte de grandes corporações.

    []’s

  5. As pessoas aqui estão loucas , a Avibras realmente tem clientes no mundo todo e tem excelentes projetos já em fabricação, mas foi o contrato de aquisição do astros 2020 com o governo federal que possibilitou a recontratação dos funcionários demitidos no começo do ano, bem como a compra de ações desta empresa pelo GF através da liquidação de parte do passivo da avibrás, teve tb a alicota zero de imposto decretado pelo governo para empresas que fabricam equipamentos militares, tudo isso está na estratégia de defesa desse governo e é de conhecimento público, portanto vamos criticar o GF na hora que tem que criticar e elogiar na hora que tem que elogiar, Abcs.

  6. SantaCatarinaBR

    È o A-DARTER sim, junto com o BOOSTER foguete do míssil MM-40 ou 39 , não me lembro bem .
    Lí recentemente , que a MB, tinha assinado com a MECTRON & AVIBRÁS , para desenvolveram o MARLIN ( MAN-SUP 1).
    Parabéns Avibrás, espero que entreguem projetos nacionais mais ambiciosos para essa & outras empresas de capital 100% nacional.
    O que prega a PDN & EDN !!

  7. Rafael, não se esqueça que a Embraer só é o que é hoje porque foi privatizada, senão, ainda estaria fabricando o Brasília.

  8. Silva, pois é cara…. já se vão quantos anos mesmo ??? quase 5 anos e nada dessa crise passar…. ta na hora de parar… uma hora a chuva passa e o sol volta a aparecer

  9. FABIO ASC a Embraer foi privatizada foi rsrs rsrs A EMBRAER É UMA ESTATAL MAS DE CAPITAL ABERTO ou seja por lei o Governo Brasileiro detem 51% das ações dela.A Petrobras é a mesma coisa.

  10. Mais que estes 45 milhões do EB, são os 117 milhões do Astros FN que a Marinha comprou para os Fuzileiros Navais que vai dar impulso a Avibrás..
    Afinal ela tem um monte de motor de Exocet para fabricar para a Marinha e ainda participar do projeto do Míssil de supercície nacional MANSUP…

  11. muita gente defende a esquerda muita gente defende a direita,mas ninguem defende o brasil (sem referencia ao estado das nossas fa’s)maluquinho para de falar idiotice:
    embraer, vale, sbt, pão de açucar.
    são todas empresas privadas.
    com relação a embraer o GF não tem nem 20%, o que ele tem é uma ação especial que da direito a veto.
    quem manda e desmanda na embrer são os fundos privados, estes e não o GF decidem em que area a embraer atua ou não.
    agora eu gostaria que alguem me respondesse sem especular o que aconteceria com a avibras se nenhum comprador estrangeiro fechasse algum contrato com a mesma?

  12. Pessoal , temos que ler as notícias nas entrelinhas .
    Após o anuncio da aquisição por parte dos FN , de sistremas astros II-MK5 , também foi anunciado por parte da MB , a assinatura entre MB+Mectron+Avibrás e outras empresas , inicio do desenvolvimento do Marlin ( MANSUP-1).
    Ao que parece, muito provavelmente , haverá uma versão SOLO / SUPERFICE desse míssil , assim como suas variantes AR /SUPERFICE, SUPERFICE / SUPERFICE & SUBMARINO/ SUPERFICE .
    Se não fosse assim , os CFN já teria adquirido o Astros-II á muito tempo.

  13. AMIGUINHOS a Embraer foi criada como ESTATAL e criada para suprir a FAB e quando houve seu processo de privatização???Eu sinceramente desconheço.Se ela é estatal e passou a ser de capital aberto por lei o governo tem de ter o maior controle sobre o capital acionario ou seja minimo de 51%.Quem criou a Embraer foi o Gov.Brasileiro e a FAB,ela não surgiu como empresa privada.

  14. CORREÇÃO AO POSTA ANTERIOR……AMIGUINHOS a Embraer foi criada por iniciativa do Governo Federal e criada unicamente para suprir a FAB e quando houve seu processo de privatização ou desvinculação do controle do Estado???Eu sinceramente desconheço.Se ela é governamental e passou a ser de capital aberto por lei o governo tem de ter o maior controle sobre o capital acionario ou seja minimo de 51%.Quem criou a Embraer foi o Gov.Brasileiro e a FAB,ela não surgiu como empresa privada e sim como estatal depois passando por reestruturação societaria.http://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer

  15. Alias não so as privatizações mas tudo o que foi criado neste pais USANDO O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO PODE E PODERA SER REVISTO.O povo que desenvolve este pais e que paga as contas de tudo onde 47% de nosso PIB é impostos e 53% se subdividem em consumo e mercado interno e exportação de commodities que por sinal é a menor parcela ESTA CANSADO DE PAGAR FESTANÇA PARA RATAZANAS E PATROCINAR A INICIATIVA PRIVADA E AOS OPORTUNISTAS E ESPECULADORES……HOJE É BRASIL S.A. e no Brasil S.A. todos da area privada e ate mesmo extrangeiros mandam e o Brasileiro é mandado.

  16. A Embraer deveria pagar ao Estado pelas tecnologias adiquiridas com o dinheiro do contribuinte Brasileiro.Para beneficiar ao Brasil ela sempre lembra do vinculo que ainda tem conosco e sempre espera beneficiar-se de nós tanto em dinheiro publico como em nossas aquisições de tecnologia.Assim fica facil não é mesmo pois apenas colecionara lucros.Transformaram o Brasil num prostibulo onde o beneficiado é sempre a iniciativa privada e os extrangeiros.O brasileiro apenas é escravo extrator para enriquece-los.Patrocina-se com dinheiro publico projetos ate no exterior.Não se investe em infraestrutura,capacitação,beneficiamento.Os proprios Brasileiros nos condenam a escravidão e a sermos eternos coadjuvantes a repassarmos nossas riquesas para o enriquecimento extrangeiro.A hora que decidirmos mudarmos esse jogo seremos invadidos por uma coalizão de piratas.Com nossas reservas e riquesas,com o nosso mercado e com o nosso potencial de povo trabalhador so teremos a ganharmos nos emancipando de jugos.Ou aceitaremos eternamente a estarmos condicionados a servimos a elites e oportunistas.E ainda tem Brasileiros que como prostitutas assumidas alardeam felicidade GERAÇÃO DE EMPREGOS engodo que beneficia uma minoria seleta.Deviamos deixarmos de sermos prostitutas a espera de caches e passarmos a sermos realmente Brasileiros e pensarmos no todo que é o Brasil e não em minorias,setores,grupos e etc……DEEM AOS BRASILEIROS O QUE É DOS BRASILEIROS E DEEM AS RATAZANAS CHUMBINHO.

  17. po 1maluquinho
    A Embraer, antes de ser privatizada, estava a beira da bancarrota e sequer figurava entre as empresas com maior valor de mercado e, hoje, é avaliada em R$ 17 bilhões,[8] além de figurar como a terceira maior fabricante de jatos do mundo.[9]

    Tornou-se uma das mais importantes blue chips negociadas na Bovespa, e distribui dividendos a acionistas minoritários e funcionários.[10] Os novos controladores acionários passaram a ser os fundos de pensão Previ e Sistel (20% cada), a Cia. Bozano, Simonsen (20%), além de um grupo de investidores com participação acionária menor (total de 20%), formados pela Dassault, EADS, Snecma e Thales Group. Após a privatização, a empresa foi presidida pelo engenheiro Maurício Botelho, substituído em 2007 por Frederico Curado.
    FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Embraer

    olha eu não sei se eu sou burro ou o que mas alimentos que passam pelo processo de cozimento bem ou mau estam cozidos
    empresas publicas que passam pelo processo de prvatização se tornam privadas(se bem que na verdade elas são um vaso sanitario quando estão com o estado)

  18. agora olha só, eu sou fã dos realizadores deste pais
    os caras fazem algo e são massacrados.
    a avibras empresa alvo da materia, não foi criada por esse governo,
    não foi criada pelo governo anterior,
    não foi criada pelo governo anterior ao anterior.
    a avibras foi criada por “JOÃO VERDI DE CARVALHO LEITE”.
    a! o joão, não era governante não era politico…
    não era extrangeiro.
    joão, um brasileiro, “UM EMPRESARIO, UM EMPREENDEDOR, UM REALIZADOR, UM SONHADOR” com o devido respeito ao seu joão que deus o tenha. deixando o melodrama de lado o fato é os empresarios brsileiros não são devidamente valorizados(não confundão empresario, realizador, criador com investidor capitalista -o cara que bota o dinheiro como o governo faz agora).
    nestes comentarios, muitos aplaudem o governo que estende a mão a empresa do joão, mas não foi este governo(independente do mandatario) que quase a matou?

    não vou prolongar muito
    mas o grnde problema deste país é que os fracos gostam de ser colonizados pelos extrangeiros.
    mas quando é um brasileiro que se torna grnde e que constroi um imperio ele é um imperialista , um fascista entreguista etc…
    eu vejo e lamento não o que acontece (faz parte da malandragem)mas o que as pessoas dizem nos blogs por ai,
    felizes que grndes empresas brasileirs estam investindo em defesa dando vivas! gente não se enganem essas empresas não são sonhadoras como joão queren apenas lucrar com o suposto investimento do governo em defesa,
    mas quando esse boom passar, como logica da administração
    se livrarão do capital ineficiente e inultil
    vendendo para os eua’s, europa, argentina por que não se tiver um realizador la querendo aprender essas tecnicas

  19. AMIGUINHOS nunca houve privatização da Embraer.A Embraer foi criada por iniciativa do Governo Brasileiro junto com um conglomerado de empresas nacionais.Posteriormente passou por reestruturação societaria e no final como tudo neste pais assim como fizeram ate com a Petrobras que essa sim era estatal ABRIRÃO AS PERNAS AO CAPITAL EXTRANGEIRO.Hoje a Embraer esta nos EUA dando de bandeja seu unico vetor militar que por sinal é referencia em sua especificação para os EUA construirem la um Super T muito melhor que nossos ST e que nós não poderemos operarmos.A minha bronca com a Embraer é pela ingratidão dela.Ela jamais pensou no Brasil,ela so pensa em seus contratos e serviços.Nem ao menos condicionou da FAB poder operar o Super T mesmo que condicionado,mas ela gosta de receber de graça as tecnologias adiquiridas com o dinheiro do contribuinte Brasileiro.Ela jamais teve a iniciativa de fazer com o que ela melhor sabe fazer que é projeto aerodinamico e complementar com sensiveis importados como ela faz na aviação civil para fazer um caça leve 4.0 não so para suprir a FAB pois ela tambem o venderia e lucraria.Na area militar a Embraer so se beneficia do Brasil.É como o Bacural que fica pousado de boca aberta esperando os insetos pousarem em sua boca.

Comentários não permitidos.