A comédia eurorrussa

Unidas por interesses comuns mas separadas pelos valores discrepantes, Europa e Rússia veem-se forçadas a entrar num jogo político no qual os europeus pedem democracia e Moscovo finge escutar. A cimeira de 15 de dezembro em Bruxelas não foi exceção.

Por Álvaro Vargas Llosa

As cimeiras semestrais entre a Rússia e a União Europeia deixam sempre a impressão de que ambos se detestam mas, no entanto, dançam um delicado minueto à volta do assunto em discussão por que precisam um do outro. A reunião que acaba de ter lugar em Bruxelas entre Dimitri Medvedev e os seus anfitriões europeus, Herman van Rompuy e José Manuel Durão Barroso, não foi diferente.

Os interesses comuns são muitos e os respetivos valores pouco menos que incompatíveis. Por isso, as cimeiras nunca chegam à rutura mas também não consumam a relação. A Europa importa um quarto do gás e um quinto do petróleo da Rússia. E enquanto o gasoduto transcáspio e outros projetos se mantiverem congelados, continuará a ser assim. Para cúmulo, nesta hora difícil, a Europa anseia que a Rússia materialize os 10 milhões de dólares anunciados, ontem, pelo assessor económico de Medvedev, que garantiu que o seu país está em condições de dar ao Fundo de Resgate Europeu, através do FMI. .

Interesses comuns, diferentes valores

Por sua vez, a Rússia depende da Alemanha, o seu principal parceiro económico, e da Europa em geral, que lhe compra metade do que vende. Moscovo precisa tanto da Europa como a Europa precisa de Moscovo. Isto, no que diz respeito aos interesses comuns. Mas, e os valores? A Europa quer que a Rússia deixe de levantar obstáculos às tentativas para travar o Irão e para minar o tirano da Síria e, evidentemente, que deixe de ser uma autocracia pouco apresentável.

Mas Putin, que acaba de cometer uma fraude para manter o Rússia Unida na liderança da Duma [o Parlamento russo] e já prepara outra para garantir o seu próprio regresso à presidência em março, tem outros planos. Sonha em devolver ao seu país o poderio internacional dos tempos dos czares e dos tempos do comunismo.

Os valores ficam para trás

Quando os interesses unem e os valores dividem, são estes que se subordinam àqueles, como confirmou a cimeira de ontem. Mas, isso sim, há que manter as aparências. Daí que Rompuy tenha falado, quase sussurrando ao ouvido do visitante, de “preocupação” com as “irregularidades” eleitorais, delicioso eufemismo. Medvedev não tinha muito interesse em dar armas à oposição cada vez mais vociferante do seu país, provocando uma confrontação aberta com Bruxelas que aprofundasse a perceção de isolamento internacional. Por isso usou um tom amigável enquanto, em Moscovo, Putin atacava Washington. Sincronia perfeita.

Com a Europa política e financeiramente debilitada e com a Rússia, pela primeira vez numa década, exposta ao risco de rebelião interna, a disputa da cimeira foi uma luta de aleijados. Como se resolve uma situação destas no mundo da alta diplomacia? É muito fácil: falando de vistos. E foi isso que fizeram para poderem exibir avanços. A Rússia e a Europa deram o primeiro passo para um dia os vistos deixem de ser necessários. Prodigioso.

Fonte: presseurop

11 Comentários

  1. a democracia na russia e so uma faxada que eles colocaram para dizer que estao de acordo com o cenario mundial, mas a Verdade e outra muitos reporteres desapareceram na russia tetando investigar o COMUNISMO mais no fundo. A russia protege seus aliados igual os EUA, Governantes da Siria e Iran pode ser visto como Tiranos nessa Parte do planeta mas para a Russia e um aliado um parceiro

  2. A democracia do Putin é ainda melhor que a do EUA: A do Putin é de cartas marcadas e a do EUA é de cartas marcadas e mascaradas.
    A Europa e a Alemanha não tem como ficarem veinculadas as políticas estadunidenses para sempre, pois em algum momento vão ter de andar com pernas próprias novamente.
    É que os EUA ficam tentando enquadrar os russos sempre e a Europa vai ter de largar disso e negociar abertamente com os russos como faziam antes de Napoleão.

  3. OS VALORES DECADENTE DA CONSERVADORA ARISTOCRACIA EUROPEIA
    .
    .

    Os europeus vêem na Russia a falta de democracia e critica as suas relações com o Irã e a Síria que são reconhecidamente no meio de tantas outras similares no oriente médio-(OM),uns países de governos ante-democrático.
    .
    Os europeus com a sua eloquente hipocrisia,esquecem os movimentos de grupos fascistas da estrema direita que se prolifera como ratos no porão,basta vê as leis que esses hipócritas colocam para coibir os muçulmanos de professarem a sua fé,onde uma mulher ou um homem não pode exercer as sua crenças;tal atitude só se compara com os judeus sofreram na época do fascismo no começo do século XIX;isso sem falar das oligarquias e aristocracia parias que os europeus apoiam no Oriente Médio,a mais recente a da Líbia,por exemplo.
    .
    Na verdade os Europeus como sempre foram,uns gafanhotos que sempre viram na África e no Oriente Médio uma espécie fazenda deles,eles depende visceralmente das riquezas do 3º mundo como se fossem uns parasitas e acham que foram urgidos por Deus para se apropriarem do produto da bucanagem.

  4. O QUE A HIPÓCRITA SOCIEDADE DECADENTE EUROPEIA FAZ
    .
    .
    .
    *******(TRECHOS DO TEXTO PRINCIPAL)
    .
    .

    .
    Crimes de ódio na Europa
    .
    Em Florença e Liège, dois novos atentados contra a multidão revelam a que ponto pode chegar a xenofobia, quando alimentada pelas políticas econômicas do “salve-se quem puder”
    .
    (*)Por:Maurício Santoro, em Todos os Fogos o Fogo
    .
    .
    (…)Na terça-feira (13/10), dois homens atiraram em multidões nas cidades de Florença (Itália) e Liège (Bélgica). Mataram vários, feriram centenas e se suicidaram ao serem cercados pela polícia.
    .
    Há pontos em comum com o terrorista que cometeu o massacre de julho na Noruega. Os três casos envolveram temas mal-resolvidos com xenofobia: o italiano atirou em imigrantes do Senegal numa feira, o noruguês agiu movido pelo ódio ao que julgava ser uma permissiva atitude do governo com respeito ao multiculturalismo, e o belga era, ele mesmo, um filho de imigrantes, que não conseguiu adaptar-se à nova sociedade, e vivia com problemas com drogas. Os três agiram sozinhos, mas sua loucura individual floresce em meio à força crescente da extrema-direita na Europa, que encontra um terreno fértil para ampliação com a crise econômica regional.(…)
    .
    .
    .
    (…)Mesmo na perspectiva otimista, haverá muitas oportunidades para o crescimento da extrema-direita e para o aumento de crimes de ódio.
    .
    Imigrantes, ciganos, muçulmanos, cidadãos europeus de ascendência africana e pele negra. Até os pogroms contra judeus voltaram a ocorrer na Hungria.
    .
    O sucesso da integração européia não eliminou os sentimentos racistas, o ódio ideológico e as simpatias por visões autoritárias, anti-políticas, que ofereçam supostos bálsamos diante das diversas falhas das democracias parlamentares.(…)
    .

    **********
    .
    .
    fonte:cartamaior
    .
    .
    http://ponto.outraspalavras.net/2011/12/17/crimes-de-odio-na-europa/
    .
    .
    Infelizmente aqui no Brasil vamos encontrar esses tipos de “cabeças-de-pregos” que tem preconceito e ódio por Nordestinos,negros,índios,pobres,sem-tetos,…etc.
    .
    Esse patifes que praticam isso aqui na sua maioria,são recalcados e covardes que se escodem através do anonimato (avatar por exemplo)e com isso, cometerem a perversidade e atacando em grupos como se fossem chacais ou com palavras de ódio e preconceitos,como já ocorrera ate aqui no PB.

  5. Adriano..”A democracia do Putin é ainda melhor que a do EUA: A do Putin é de cartas marcadas e a do EUA é de cartas marcadas e mascaradas.”..putz..

    Sugestao de leitura:

    “We the People of the United States, in Order to form a more perfect Union, establish Justice, insure domestic Tranquility, provide for the common defence, promote the general Welfare, and secure the Blessings of Liberty to ourselves and our Posterity, do ordain and establish this Constitution for the United States of America.”

    o trabalho nao termina, se acaba bem ou nao para America nao sabemos..mas comparar democracia Russa e Americana e demais. Como disse Eisenhower ” Cuidado com o complexo Militar-Industrial que ai esta a nossa destruicao”. Ele pode estar certo porque as sementes estao plantadas dentro da Uniao de Estados que formam os EUA.

  6. “OS VALORES DECADENTE DA CONSERVADORA ARISTOCRACIA EUROPEIA”… isso sim é cafonice… falta de criativide em fazer uma chamada descente… “fonte:cartamaior”… também… usando essas fontes… não podia ser mais pedante e ingenuo… tipico de floriador de textos “chupados”… é a mediocridade em pessoa…

  7. KM, A uniao sovietica implodiu e deixou de existir como entidade politica em 1989/90. A federacao russa que surgiu na parte europeia da antiga uniao sovietica, nasceu sob o direcao do Fundo Monetario Internacional, que praticamente guiou os dirigentes russos em como transformar a federacao russa em uma nacao capitalista. O pais e capitalista quer gente miope que ainda nao percebeu que a propria CIA deixou de considerar Russia como sendo o mesmo que Uniao Sovietica. Jornalistas “desaparecem”, ou sao assassinados na Russia, nao porque estao investigando a fundo “comunismo” mas porque estao investigando atividades dos oligargas e mafias que roubaram o patrimonio estatal sob a direcao do Fundo Monetario Internacional – eles designaram essa roubaria, privatizacao da economia – essa mafia estao ligadas com gentes que controla o poder politico russo.E esse poder hoje estga a servico do capitalismo, russo e internacional. ADRIANO, Europa como unidade politica nao existe. Esta dividida em paises independentes, cujas classes capitalistas tem interesses particulares que nao permite uma unidade. Alemanha e o unico pais europeu que tem capacidade para se livrar da tutela norte americana, via Nato, mas ainda e pais ocupado. A ela interessa uma alianca com a Russia e caso o euro desaparece, creio que essa opcao fara parte da sua agenda politica. Admire NNELORE’s faith in the american system of democracy. Sounds more gringos than the gringos. Ele deveria ler os artigos que Craig Paul Robert esta escrevendo no Global Research sob as vicissitudes dessa democracia. Craig Robert foi um dos economistas resposnsavel pela chamada Reaganomics. A politica economica do presidente Reagan. Entao nenhum comuna mascarado. BLUE EYES sounds a bit angry! Nao sei se com o “OS VALORES DECADENTES DA CONSERVADORA ARISTOCRACIA EUROPEIA” ou se com o que LUCENA escreve sobre o crime de odio na Europa. Mas vivi e trabalhei na Europa por mais de 20 anos e nao me surpreende que essa onda de assassinato com motivacao racial esta aumentando. Europeu tem se tornado racista desde o seculo XVIou XVII. Ideologia do racismo surgiu nessa epoca. Creio que William Petty, o pai da economia politica, foi um dos primeiro a teorizar a pratica de genocidio racial desenvolvido na Espanha do seculo XV. Petty, de acordo com Loren Goldner, no seu artigo Race and the Enlightenment, PDF, parece o primeiro a estabelecer o vinculo entre cor de pele e cultura, em seu livro Scales of Creatures, publicado em 1676. Pode ser lido no Internet Archives. Ler tambem, Giuliano Gliozzi, Adamo e ill nuovo Mondo, publicado em Firenza, 1977. Eles teriam que justificar no plano ideologico o genocidio contra a populacao nativa do continente americano e a escravidao da populacao africana. E interessante que o racismo contra as pessoas de peles escuras e mais rancido nos paises do sul da europa. O velho ditado, mais proximo da Africa, portanto maior dose de sangue africano nas veias, maior o odio contra a populacao africana. E tambem digno de nota e o fato que em paises como Inglaterra, e os paises nordicos, muitas loiras parece ter preferencia por homens africanos. Os africancentristas vem nisso um perigo de miscegenacao e o desaparecimento do povo africano puro. Mas notei quando vivi em Londres um numero crescente de criancas inglesas com tracos africanos. Os chamados mixed races. A crise do capitalismo tem resultado em desemprego altissimo no continente europeu, e a midia faz o papel de desviar a atencao do proletariado europeu para as causas desse desemprego. Nao a crise do capitalismo, claro que nao. Sao esses estrangeiros que bem para nosso paises e roubar nossos trabalhos. A midia nao diz que a razao pela qual os capitalistas europeus preferem dar empregos a esteangeiros,e porque esses trabalham por menos dinheiro que os europeus. Mas ao mesmo tempo os capitalistas nao podem permitir que esses estrangeiros venham fazer aliancas com o proletariado europeus. Dai a campanha racista na midia. Dividir para reinar. Quanto aos assassinatos, a midia, e os politicos apos criarem esse clima de odio, que levam um ou outro ao extremo, se pretendem em choques com a chacina. E nao podendo admitir que tais chacinas sao consequencias de um capitalismo em crise tenta usar a psyquiatria. Tais individuos sao loucos, doentes mentais, etc. E a psyquiatria, como braco cientifico do poder estabelecido e obvio nao deixa de cumprir seu papel. Na Noruega ela declarou o individuo responsavel pela maior chacina ocorrida nos ultimos anos em territorio nordico, uma pessoa sofrendo psycosis.

  8. Com certeza Jojo… o caso dos lu…naticos que infestam essas paginas é tipico de “pessoa sofrendo psycosis”… usam dessa retorica racista para criar monstros e panico… não cola mais… são tão estupidos que acham que a incriminação sobre contextos historicos os ajuda a dissiminar separatismos gratuitos… veja meu caso… eles acham que por um nick se conhece o autor… não sabem nada sobre mim (não sabe até que tenho por companheira uma mulher negra) e a existencia de pseudonimo não significa anonimato (veja o caso de George Orwell)… é que são realmente inescrupulosos vingativos… a retorica facil é o unico modo de chamarem a atenção… por isso disse que são cafonas, demodes… só para encerrar o caso, fiquem esses rasos sabendo que no Brasil de hoje é muito improvavel que alguem não possua miscigenação em suas veias… tolice achar que não somos um mix de culturas e etnias… então, esse discurso jocozo de separatismos raciais é tolice de gente mau carater… ou eles sugerem que criemos um apartaid ao inverso, onde os negros, indios e demais ex-escravizados passem agora a ser senhores de engenho?… a europa é tão xenofoba que os arabes estão tomando conta dela… rsrsrsrs… ora, ora, ora… tem algo de errado no discurso de vcs… querer enxergar um contexto através de casos isolados não condiz com honestidade intelectual…

Comentários não permitidos.