Movimento Gota d´Água

Sugestão:Paulo Ricardo Paiva

Autor: Nivaldo Falcão

Quanto a Belo Monte, fazer o quê?
A matemática é implacável. A área que vai ser inundada para construí-la é ridiculamente pequena em relação à floresta, e não creio que você ou alguém possa contestar isso; é mentira que índios serão desalojados; é mentira que a energia que se vai produzir lá é irrelevante para o Brasil; é mentira que mesmo que 80% dos recursos vêm de impostos, embora exista um problema nessa área, como alerto desde o ano passado. Atenção meu amigo!
O reservatório vai ocupar 640 km2 para produzir uma quantidade respeitável de energia.
Sabe quanto se desmata, por ano, em razão da falta de controle do governo? 19 mil km2! Quase 29 vezes mais. POR ANO!!! E não são os ruralistas que debatem código, não, meu amigo!, que promovem devastação.

Gente que debate quer aparecer. Quem desmata é madeireira clandestina. Para essa gente, quanto mais firulas houver na lei e quanto mais restritiva e difícil de ser aplicada ela for, melhor! Aumentam as chances de comprar fiscais corruptos, prefeitos corruptos, agentes federais corruptos.

O que posso fazer, meu amigo? É razoável que atores e atrizes, sem terem a menor noção do que estão falando – como propor que as energias eólica e solar sejam consideradas matrizes energéticas viáveis hoje –, usem de certo poder de representação que têm para sustentar sandices, que não estão minimamente ancoradas nos fatos?

Sabem estes senhores que nos locais onde há usinas eólicas os pássaros simplesmente são dizimados? Quanto tempo demoraria para que aparecessem os defensores dos nossos amiguinhos de pena?

Então estamos assim: petróleo suja, carvão suja, urânio suja, hidrelétrica também suja (!?), energia eólica, se viável fosse, mata passarinho… Resta a energia solar. Será que essa gente tem noção do custo? Você já viu a parafernália necessária para esquentar uma mera caixa d´água de 500 litros?

E isso quando há sol para valer…
A usina vai, é verdade, gerar um terço da energia que poderia gerar – e, ainda assim, será essencial para o país. E vai gerar um terço por causa, justamente, do que chamarei “hiperproteção ambiental”. Não haverá o reservatório.

Conforme demonstrei, ainda que se alargasse uma área 20 vezes maior, seria uma porção ínfima da floresta.
O Brasil, meu amigo, precisaria crescer de forma sustentada durante muitos anos, a coisa de 5% ou 6% ao ano. Só assim conseguiremos reduzir a pobreza num prazo não muito escandaloso. Se isso acontecer, o que será em benefício dos pobres, há um sério risco de esbarrarmos na falta de energia, ainda que tenhamos Belo Monte, Santo Antônio e Jirau. É assim porque é, não porque eu quero.

Estetização e ironia
Que fique claro:
1 – O Brasil não precisa de energia elétrica só para satisfazer os chiliques da turma do “iTudo” e da novela;

2 – a usina não vai inundar terras indígenas;

3 – a usina não vai desalojar índios;

4 – a usinar não vai ,mudar substancialmente o regime do rio Xingu;

5 – a inundação, como o demonstrado, é ridiculamente pequena; mais: parte dela já é inundada hoje no período das chuvas;

6 – a energia utilizada não será usada apenas pelos “grandes capitalistas”; é mentira! 70% será comprada pelas redistribuidoras, que venderão aos brasileiros, NÓS TODOS, que precisamos de energia, sim!;

7 – ainda que fosse energia apenas para empresas, é bom lembrar: elas geram empregos para os brasileiros que, assim, se livram da pobreza; brasileiros que têm o direito de trabalhar, assim como aqueles atores da Globo;


8 – as populações ribeirinhas, não-índias, que serão desalojadas vivem hoje numa situação de extrema carência, de miséria; se esses atores querem ser úteis, deveriam se organizar para verificar se as condições de reassentamento serão mesmo adequadas. Mas isso dá trabalho.


9 – é impossível – APENAS ISTO: IMPOSSÍVEL – abrir mão das hidrelétricas em favor da energia eólica ou solar porque é técnica e financeiramente inviável;


10 – a crítica que poderia ser pertinente – o custo da usina aos cofres públicos – se perde na boçalidade à medida que os “artistas” não estão debatendo o peso excessivo do estado no empreendimento, mas tentando afirmar que tudo não passa de desperdício.


É uma bobagem! UM PAÍS TEM A OBRIGAÇÃO DE FAZER INVESTIMENTOS EM INFRA-ESTRUTURA. Querem lutar contra uma bobagem? Combatam a estupidez do trem-bala. Mas sei: isso não chama a atenção do Sting ou do Leonardo DiCaprio...

11 – índios, senhores patetas, precisam, sim, de educação e antibióticos, como todos nós. A ideia de que eles vivem bem nas carências da malta é coisa de gente estúpida, desinformada ou cruel.

No texto em que fundi um pouco de política com memória (aquele do ferrorama), abordo a perversidade dos bacanas, que costumam ter uma visão um tanto turística da pobreza. E assim é também com a natureza. Essa gente vê o seu próprio país pelo filtro das celebridadespreservacionistas americanas ou européias, devidamente financiadas por entidades que não têm qualquer compromisso com o desenvolvimento do Brasil. Não se trata de nenhum juízo conspiratório, não!

Trata-se da coisa mais comezinha do mundo: interesse. Já lhes falei, por exemplo, daquele estudo intitulado “Farms Here, Forest There”, feito nos EUA. Estava sendo divulgado por uma ONG chamada, imaginem!, “Union of Concerned Scientist”.

Trata-se de uma “União de Cientistas Preocupados” com o meio ambiente, amiguinha dos nossos ambientalistas, como Marina Silva, por exemplo. Ora, quem é que deu dinheiro para o tal estudo “Fazendas aqui (nos EUA), Florestas lá (no mundo emergente, como o Brasil)? Os grandes agricultores americanos! Eu estou falando de fatos, não de teorias conspiratórias.

Essa gente pode ser boba o quanto quiser e falar as asnices que desejar. Mas têm de se expor à crítica e saber que asnices são. Num dos posts abaixo há um vídeo em que um rapaz desmonta com paciência chinesa, cada uma das mentiras influentes sobre Belo Monte. Fui checar as informações que ele veicula. São absolutamente verdadeiras, e suas contas são tecnicamente procedentes.

Eu não me oponho a que Maetê Proença tire o sutiã. Ao contrário: ainda que com poucas informações, não fornecidas pelo vídeo, eu sou é a favor. Mas não por causa de Belo Monte. Esse negócio de tirar sutiã em razão de causas ficou lá com Betety Friedan. Verdadeiramente contestador hoje é tirar o sutiã sem causa nenhuma. Só porque deu vontade.

Como vou esquecer de Vinícius, nesse caso? (…)

Vós que levais tantas raças

Nos corpos firmes e crus:

Meninas, soltai as alças

Bicicletai seios nus!

No vosso rastro persiste

O mesmo eterno poeta

Um poeta…essa coisa triste

Escravizada à beleza

Que em vosso rastro persiste, (…)

Por um mundo sem sutiã e de luz acesa!!!

Meus estimados amigos!

Certamente há motivos muito fortes para as pessoas se posicionarem contra a construção de Belo Monte (não somente de Belo Monte, mas de grandes hidrelétricas em geral).

A par das hidrelétricas serem técnica e ambientalmente a melhor solução para geração de energia elétrica, e que não geram lucros significativos para as indústrias estrangeiras, há também outros motivos para que os estrangeiros se mobilizem em espalhar entre os brasileiros que as hidrelétricas são inimigas da natureza e do meio ambiente.


Um exemplo este num estudo de uma empresa de consultoria feita para os agricultores americanos, chamado “Fazendas aqui – Florestas lá”.


A projeção de ganhos para eles, caso eles “estimulem a preservação do meio ambiente nos trópicos (principalmente Brasil)” de 2012 a 2030 é de 190 a 270 bilhões de dólares!!!

Com essa quantia, conseguem irrigar ONGs com muitas contribuições e essas ONGspodem contratar artistas da Globo, professores universitários, jornalistas “eco conscientes” ou a soldo, e prejudicar o desenvolvimento do Brasil por meio desta “causa justa”.

O país que mais constrói hidrelétricas é a China.

Veja se alguém se preocupa com o meio ambiente da China…

Nenhuma dessas ONGs critica hidrelétricas chinesas, ou se preocupa com os aborígeneschineses…

Bem, os agricultores americanos constituem só um dos grupos que estão “preocupados com as causas socioambientais”. Há também o pessoal que vende usinas térmicas, preocupadíssimo com o meio ambiente.

23 Comentários

  1. Para os mal informados que nao acreditam em mim.

    http://www.youtube.com/watch?v=JGCfMMLzI90&feature=related
    Vejam e re-vejam… depois comentem sobre nosso poder elico… Claro, precisamos melhorar, mas somos cara. Inesplicavel. O Brasil e uma superpotencia em todos os termos. So preciso que me ajudem e formaremos uma bela de uma “empresa” Virtual apenas faendo em 3D projetos de misseis, carros de combate, Helis, Fragatas enfim…. Se me ajudarem podemos. O se puderem ajudar e fazer parte Msn: group1457522@groupsim.com

    “Nao pergunte o que seu pais pode fazer por voce, e sim o que VOCE pode fazer por ele”

  2. ENERGIA aiolica é uma realidade e o brasil é um potencial que pouco é explorado,e não sei daonde nosso amigo tirou que mata passaros,que asneira,mas belo monte é importante sem duvida,mas o bom mesmo seria voltarmos para a éra do gelo,se tudo polui e faz mal nada melhor que abolir toda especie de energia,voltariamos para a inchada,picareta, pá,lombo de burro,boi careiro,arado manual,que massa seria muito bom ver estes artistas ter que pegar na inchada ,no arado para tirar o sustento,falar criticar é muito facil,quero ve é botar a mãozinha na massa.

  3. Esse movimento deveria se mobilizar contra a robalheira Tucana fartamente documentada no livro A PRIVATARIA TUCANA,TB DEVERIAM FICAR PREOCUPADOS COM A MELHORIA DE QUALIDADE DAS NOVELAS,QUE HOJE SÃO UM VERDADEIRO LIXO.

  4. Eu poderia ajudar a parasita-lo,porque oque eu nao faria de jeito nenhum ,seria morrer em uma guerra defendendo um monte de pessoas chegadas a se vender .O fato de certas ongs nao criticarem outros paises ,nao quer dizer que estao errados nas suas observaçoes em relaçao a agressao que o brasil realiza sobre seu meio ambiente.Entao; mesmo sendo (as ongs)complacentes com o resto do mundo,as observaçoes em relaçao a agressao que ocorre aqui estao corretas,o cara que escreveu este texto realmente e´um ciclope que usa oculos de puxador de carroça,na cabeça dele devemos exercer nosso (esta naçao parasitada)direito soberano de destruir areas de relevancia ambiental em nome do progresso,desconsiderando os meios racionais de tirar proveito destes recursos ,se os outros defecaram em sobre o meio ambiente,devemos fazer o mesmo !

  5. Vou repetir um comentario meu, mudando apenas o endereçamento, pois creio que sirva como uma luva aqui…
    **********************************************************
    O que me faz continuar “Na Resistência”, caros amigos, é ver que, mesmo no deserto da mentira e no arido campo da desonestidade intelectual florescem almas dignas como a dos amigos Paulo Ricardo Paiva e Nivaldo Falcão… é isso que me faz “beber dessa bebida amarga, tragar a dor, engolir a labuta,” pois “mesmo calada a boca, resta o peito, silêncio na cidade não se escuta”… assim é necessario que nós vistamos o manto da verdade e entreguemos o corpo ao madeiro “combatendo o bom combate”… pois quem fará tal sacrificio por nós e por nossos filhos, senão nós mesmos?… saudações esperançosas…

  6. Depois daquele vídeo nojento em que os tais globais se manifestam contra a usina de Belo Monte, minha relação com a
    Juliana Paes anda muito fria. Que é isso linda morena?! Porque vc tinha que se envolver numa estorinha miserável dessas. Tô de mal! Não vai ter love.

  7. O que fez éla se envolver? GRANA caro amigo,poucos ainda tem ETICA,manda éla e todos os bundinhas deste pais pegar na picareta e ai vc vai ver muitos aplausos ,por um projeto como o de belo monte.

  8. Nenhuma dessas ONGs critica hidrelétricas chinesas, ou se preocupa com os aborígeneschineses…

    Nenhuma delas se preocupa com o vazamento da Chevron.

  9. Atores são como jornalistas ignorantes por excelência!Claro que é o movimento ecológico politizado contra o Brasil, o gov. é que não faz sua parte e desmente muito do que se fala contra as construções das usinas! Até parece que vamos deixar a amazonia ser o jardim dos europeus ou estadunidenses!Mas até o Ministerios Publico que é remunerado com o nosso dinheiro faz jogo contra!Apenas pra ilustrar: esses dias eu vi a exploração de ouro no AlasKa no histori chanel, meus amigos, que agressão a natureza, vai fazer isso aqui no Brasil, é crime na certa e dá cadeia, mas lá nos EUA, vira até filme seriado!Então é dois pesos e duas medidas, tá na hora do governo colocar a ABIN na cola dessas ongs ecologica estrangeiras pra mostrar a eles quem manda aqui, inclusive nos estrangeiros que de monte estão entrando no Brasil, pra tomar nossos empregos e espionar pra potencias do norte, temos que trata-los como o nosso povo é e sempre foi tratado nos territórios deles!Vigilância constante!

  10. O que nos estarrece….
    É simplesmente, o porque que algum representante do Governo (ministro da área) não vêm a público para dar conhecimento ao povo brasileiro sobre os fatos.
    Por que o governo não usa o seu Órgão de Inteligencia ( ABIN) para levantar todos os dados e interesses das ONGS e, de onde vêem seus financiamentos e para quem, efetivamente,estas trabalham, dando ciência, assim, a todo o povo.
    Para que serve este nosso Congresso Nacional, se não interage como o povo diante de projetos altamente necessários e imperiosos à vida produtiva do Brasil?
    ModifyDelete

  11. meu Deus, tem gente que se deixa influenciar por esses desinformados da globo, affff
    ja viram no orkut, as comunidades contra belo monte?
    por favor, alguem crie uma a favor!

  12. Temos que admitir que o pedantismo global serviu para dar luz a este importante assunto para o nosso país.Acho que a repercussão foi bem negativa aos pedantes globais e pensarão duas vezes antes de darem pitacos sem o devido conhecimento.
    Até a revista VEJA fez uma matéria sobre os eco chatos globais.
    Não deu muito certo:
    Justiça revoga liminar que paralisava obras de Belo Monte
    http://br.noticias.yahoo.com/justi%C3%A7a-revoga-liminar-paralisava-obras-belo-monte-182923854.html

  13. Energia Aeólica e Solar na Amazonia rsrs rsrs La chove quase todo dia e para captarmos vento teriamos que devastarmos enormes areas e la tambem não venta tanto para tornar viavel rsrs rsrs DEMAGOGOS E HIPOCRITAS CHEIOS DE ANTROPOLOGIAS E SOCIOLOGIAS ACHAM QUE ENTENDEM DE TUDO E QUE SÃO O PINGO DE MEL NA CEREJA DO SORVETE E POLIVALENTES rsrs rsrs Não so Belo Monte mas todas as Hidreletricas que pretendemos fazermos na Amazonia são essenciais para o desenvolvimento da região,criação de infraestruturas para se efetivarem serviços.Idiotas Brasileiros iludidos por filosofias folhinhas verdes trabalham na realidade contra o Brasil fazendo o jogo dos Lobos que não querem ver-nos desenvolvidos e muito menos com capacidade de gerenciarmos uma região tão importante e que PERTENCE-NOS e somente a nós.Usam de todos os argumentos desde preservação de póvos primitivos a ate afirmarem que a Amazonia é o pulmão do mundo o que não é verdade pois tanto o pulmão como o coração do mundo são os Oceanos justamente o que mais toda a humanidade agride.Se o acidente do vazamento de petroleo na plataforma de Campos tivesse sido causado pela Petrobras voces veriam o movimento Internacional com forte apelo ate de Brasileiros para condenar-nos ao paralizamento da exploração ou mesmo querendo nos tomar com varias justificativas o direito de exploramos por não termos capacidade segura para o mesmo…..RS RS Apenas 1/3 da floresta replantada com Dendezeiro que é nativo da propria Amazonia é capaz de suprir o mundo em Biocombustiveis.Não tenham duvidas OS LOBOS DESEJAM APOSSAREM-SE DA AMAZONIA PARA EXPLORAREM-NA.

  14. Toda grande obra tem ceus riscos,pois ninguem esta livre de intemperes,terremotos,cismos,maremoto,tufão e por ai vai,japão com todo o cuidado e tecnologia japonesa,teve sua catastrofe,assim foi com a chafron,um descuido e acoteceu,mas o maluquinho abordou algo interesante,se fosse a petrobras,podem crer o mundo viria abaixo,iriam querer ate fechar,proibir de explorar,petroleo no brasil,assim como tem um promotor emboido de proibir a chefron de explorar petroleo no brasil,moderação nunca é demais exageros são desnessesario.

  15. A FILOSOFIA DE VIDA DE UM PÉ-DE-CANA
    .
    .
    *********(o ministério da saúde recomenta que o álcool faz mal à saúde e a cafonice a elegância)
    .
    .
    .

    “beber dessa bebida amarga, tragar a dor, engolir a labuta,” pois “mesmo calada a boca, resta o peito, silêncio na cidade não se escuta”… assim é necessario que nós vistamos o manto da verdade e entreguemos o corpo ao madeiro “combatendo o bom combate.

    .
    (*)Por:Blue Eyes, Na Resistência,e quem más deveria ser?
    .
    .
    Isso que tu bebeu nós chamamos de CACHAÇA…bolha azul….CA-CHA-ÇA…Hahahaha….
    .
    Essa citaçãozinha que tu fez com certeza estava no pacotinho do tira-gosto barato do tipo pega-bebo que nos “butecozinhos” dão para os bebuns….Hahahaha….Bebeu! miseravelmente…..Hahaha….só tu bolha-azul para falar isso ai……Hahaha…..nunca vi coisa tão “demodé e maché” ao mesmo tempo…..Hahahaha…..é muita cafonice….Hahahaha…!

  16. Com licença dos editores, vou colar aqui uma resposta para o colega Raphael Tiuba, porque passou tempo e não encontro a matéria, mas este comentário está relacionado com o debate sobre o caminho que o Brasil deve seguir daqui pra frente.
    ——————
    1. Raphael Tiuba, tu te reclamas de origem indígena, ok, beleza, tenho comentado muitas vezes que o componente nativo é parte importante da nossa nação.
    Se não fosse pelos tupis o Brasil como potência mundial não existiria.
    Seguramente leste nos meus comentários que pesquisei no assunto: talvez o 99% dos bandeirantes eram tupis.
    O território que hoje temos é devido em parte a garra coragem e conhecimento(*) dos tupis.
    (*) território técnicas plantas sobrevivência no trópico etc, as atuais rodovias, Imigrantes Dutra Bandeirantes eram caminhos de índios.
    São Paulo existia como aldeia tupi ANTES da chegada do português, por isso o primeiro que se funda não é um fortim ou sei lá, mas uma missão, uma escola para os indígenas tupinambás.
    ——————
    2. Conselho, eu sei tu tens um sobrenome tupi, mas salvo para reclamar terras isso no Brasil não conta muito porque o 60% dos cidadãos temos sangue tupi. A família da minha mãe é 100% tupi.
    ——————
    3. Eu tenho ancestrais tupis e europeus, pela aparência da família do meu pai não eram portugas, mas ninguém sabe de onde eram. Nas duas famílias, sobrenomes portugas, mas isso não quer dizer nada. Isso deves levar em conta, os sobrenomes não precisamente falam da origem do cara.
    ——————
    4. Eu sou um escravo da verdade, eu deixo tudo de lado para ver a verdade, e a verdade é que o Brasil também não seria a potência mundial que é se não fosse pelos portugas.
    Devemos aos portugas o fato de termos um território continental e não ter sido balcanizados em 10 repúblicas. Os portugas mantiveram a amizade com a Inglaterra desde os tratados de 1366 e 1387 que lhes permitiu ser considerados como país amigo, e o Brasil herdou essa aliança, o que o poupou da balcanização. A unidade territorial é devida à elite brasuca(de origem portuga naquela época).
    .
    Os ingleses na verdade admiravam os portugas e desenvolveram um império que foi mera cópia do império portuga, não fizeram mais que usar as rotas e portos criados pelos portugas.
    É claro na “história mundial”, os anglo-americanos tentam pôr os portugas no mesmo nível dos espanhóis, que obviamente não tem nada a ver, porque quando a Espanha era um país do terceiro mundo -com quase nenhuma expertise naval- (1492) Portugal já estava construindo um império (*), o primeiro império global, inventor das caravelas redondas(**) e os naus que seguiram, e de longe líder mundial em construção de navios.
    (*) Historiadores consideram o começo do império português em 1415.
    (**) Caravela Redonda ou de Armada: primeiro navio de guerra em alto mar.
    .
    Cristóvão Colombo na sua infância lia novelas que relatavam as viagens dos navegantes portugas, ele sonhava viajar pelo mar como faziam os herois dessas novelas de aventuras.
    Quando o Colombo nasceu (1451), fazia meio século que os portugas navegavam o litoral africano, e 11 anos do começo do tráfico de escravos pelo oceano(1440). (em 1500 30% da população portuga era de origem africano).
    A colonização portuguesa da África começa antes de 1336 com as ilhas Canárias.
    ——————
    5. Tu me acusaste faz tempo de ser da CUT, agora me atribues a defesa dos petistas, acho deverias tentar dar argumentos no lugar de acusações, que neste caso não passam de inventos, porque tenho criticado estes governos duramente.
    Eu te falei faz meses, deves ter uma mentalidade mais científica, mais rigorosa na discussão, respeitar a outra parte, não fazer acusações falaciosas quando não tens argumentos.
    Deves desenvolver uma mentalidade lógica e científica, mas também deves lembrar que a ética é mais importante que a ciência. Mas como te falei, a ética, infelizmente, só se aprende na casa, na família.
    ——————
    6. Falar contra o Lula como tu fazes, como um CANSEI, um gotadagua, não leva a nada, o povo não é tolo, o povo só presta para argumentos, e primeiro que nada o Lula ainda sendo um sindicalista era um trabalhador e podes imaginar que o povo, além de argumentos, presta muito também para isso, porque o povo, nós, acordamos as 6 da manhã e partimos para o trabalho dia após dia para apenas sobreviver e talvez ser donos da casa onde moramos.
    ——————
    7. O fato de tu partir para acusações políticas ou raciais mostra tua preguiça intelectual, eu já te falei, acho que tu es um típico exemplo da primeira onda da Nova Classe Média, aquila dos 90s. (felizmente foram poucos).
    Essa onda gerou crianças que hoje tem entre 25 e 35 e são quase todos CANSEI.
    Essa primeira onda está perdida, eu também coloquei várias vezes, está perdida, não adianta PROUNI nem nada, está perdida, o único que faz é falar em petralhas e bobagens que aprenderam dos seus patrões e da mídia colonizada nos anos 90s.
    Eu vejo, sim, aqui no ABC, as crianças e os pais, e vejo uma mudança alucinante, revolucionária, se comparados com os que se incorporaram à vida política nos 90s.
    Para ter uma idéia, se houvesse um plebiscito para desenvolver uma bomba nuclear esse povo apoiaria por esmagadora maioria.
    A luta da Nova Classe Média deste século
    Volto a comentar, aqui na periferia de Santo André os pais acompanham os filhos até a porta da escola, e as escolas fecham o portão por exemplo, as 7:00, as 7:01 a porta da escola vira um lugar deserto, quem chegue depois sabe que nem vai receber resposta, que perdeu o dia.
    Os pais estão com suas limitações fazendo um seguimento do rendimento escolar e reclamando no caso das professoras. Isso, a confiança em que seu filhos podem ter sucesso, foi o que deixou o PCC sem base social.
    Devemos focar todo o investimento social na Nova Classe Média criada na primeira década do século, e principalmente nas suas crianças que hoje estão no ensino fundamental.
    ——————
    8. Algo pessoal, eu não entendo tua verdadeira origem Raphael Tiuba, porque tu te reclamas tupi, mas afirmaste

    “Os alemães jovens(eu me incluo nesta) e ambiciosos percebem que a indústria da exportação e a engenharia pesada é a vantagem competitiva alemã.”

    Como é o negócio tu es TUPI ou tu es um jovem alemão?
    ——————
    9. Eu vejo coisas boas e coisas ruins em cada um dos governos atuais ou anteriores, acho esse é o caminho.
    Eu sei, não é um caminho fácil, muitas pessoas não gostam de encontrar um cara que não podem classificar como pertencente a tal ou qual partido.
    Já comentei: não é um caminho fácil,
    mas elevará teu espíritu a alturas onde poucos chegam.

    ——————
    10. Os GOTASDAGUA, os que consideram que o Brasil não deve se desenvolver como potência militar, os que pensam que os VANTs não passam de DISCOS VOADORES, os que que acharam que o Brasil não devia ter submarino nuclear, os que querem nos enfiar um aviãozinho que nem seu país compra etc etc etc SÃO OS MESMOS.
    .
    Não é coincidência, não é por acaso, que sejam os mesmos, há uma linha invisível que une ideologicamente todos esses comentários anti-brasileiros, hoje entram num blog pra falar mal de quem considere o FHC um entreguista, o dia de amanhã entram noutro blog para defender o Gripen ou falar mal do Rafale, outro dia reclamam ridiculamente e só para fazer oposição e por inveja que o Brasil deveria ter submarino nuclear (!!!) quando o Brasil JÁ está a caminho de ter.
    ——————
    11. Eu não sou dono da verdade meu caro Raphael Tiuba, tu várias vezes me acusaste de ufanista, começando pela vez que eu comparei Brasil com a China, rsrs. Pode ser, posso ter excessiva confiança no Brasil virar uma superpotência neste século.
    Mas não é o mesmo eu querer que o Brasil seja um império que eu desejar o Brasil virar HEXA em 2014.
    Não é camisa, não é torcida, são fatos, são indicadores, são análises baseadas em dados reais, que eu e outros participantes deste espaço temos colocado em centenas de comentários.
    ——————
    12. Como também foi colocado por vários comentaristas muitas vezes, o grande problema do país hoje são os juros, o dinheiro que o BR paga para os Bilderberg.
    No momento em que o BR deixe de ser escravo dos banqueiros e se corrija o fator fiscal, vamos poder pleitear a China ser a fábrica do mundo, já está acontecendo, muita indústria está vindo para o Brasil considerando que a China pode não ser um lugar seguro nas próximas décadas.
    .
    Lembremos o que dizem os economistas, “o capital é covarde”, ou seja ao menor sintoma de sofrer perdas os caras vão embora, e o BR tem um ponto a favor, é um lugar bastante parecido com os países ocidentais, enquanto a respeito da propriedade intelectual, contratos, ‘democracia’, etc.

  17. A rede globo me dá nojo desde os meus doze anos.
    Eu me lembro que até me mast… ao ver a xuxa e aquelas paquitas (quem foi moleque entendeu), mas eu já não gostava do estilo do programa tão idiota.
    O JN já me dava asco. Hoje com quase 40 não entendo como o brasileiro comum e corrente igual a mim cai nessas mentiras.

  18. Há alguns valores desconhecidos da mediocridade… não merece resposta pela vilidade… ser vc mesmo já é um fardo muito grande para qualquer ser humano carregar… falta de carater é somente um dos abcessos que tens que purgar… há outros ainda piores… inveja e pequenez… Boa Sorte lucena… vais precisar… nessa sua limitada existencia…

Comentários não permitidos.