Exclusivo: Vídeo da primeira câmera termal Brasileira em operação

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/03/M14.jpg

Cortesia: OPTOVAC

Com exclusividade o Plano Brasil reproduz em primeira mão, para o Brasil e para o mundo, o vídeo produzido pela OPTOVAC, a primeira fabricante de câmeras termais brasileiras, do ensaio efetuado com a câmera testada pela brigada de Santa Maria RS.
Honrados pela exclusividade cedida pela OPTIVAC, nós do Plano Brasil nos sentimos orgulhosos e agradecidos, não apenas pelo presente, mas também pelo sucesso do projeto.


E.M.Pinto


Para saber mais sobre a OPTOVAC e sobre as câmeras termais e de visão noturna clique nos nossos artigos exclusivos nos link que seguem.

Visão noturna Parte I- A origem & tecnologias

Visão noturna Parte II- Entrevista OPTOVAC e a Primeira Câmera Termal Brasileira

A OPTOVAC é uma empresa genuinamente nacional que atua no ramo das tecnologias denominadas “sensíveis”, pois desenvolve e fabrica componentes e sistemas ópticos de alto desempenho.

29 Comentários

  1. O que quero saber é se o sensor (ccd ou cmos?) é fabricado aqui ou importado… parece-me que somente a parte eletronica e optica é nacional…

  2. Oq ja é muita coisa né Blue Eyes…
    …..
    E vc viu o Logotipo da FINEP né ????w
    …..
    Pois é… é o Governo petralha investindo… coisa q os PRIVATAS DO CARIBE (PSDB) passaram 8 (OITO) ANOS SEM FAZER

  3. blue eyes… os cmos tem uma capacidade maior de captar a luz e tem uma qualidade maior.. tanto que as ultimas câmeras profissionais digitais(canon e nikon por ex.) vem com o sensor cmos, os cameras com sensor ccd são famosas por nao atuarem bem em pouca luz, que é o calcanhar de aquiles da fotografia digital…
    E eu tenho certeza que esse tipo de sensor de alta tecnologia(cmos) não é feito aqui… Mas todo o sistema optico e de processamento da imagem(luz) captada deve ser nacional… oque já é muito complexo de se dominar por uma empresa de medio porte como a optvac
    .
    Pelo menos nossa industria não tem nem capacidade de fazer esse sensorzinho ccd de camera amadora… Talvez a Tek Pix, com aquela qualidade toda possa ser fabricada aqui no brasil.. mas algo além disso eu acho muito dificil…

  4. “Oq ja é muita coisa né Blue Eyes…”… certamente caro jeca… pois foram inventados na decada de 40 (o principio, na verdade), lá nos EUA, pais que, na sua opnião, nunca ajudou a humanidade com nada, não é mesmo?… levamos 70 anos e ainda não conseguimos iguala-los… isso só prova que sem investimento em educação, nada muda… mesmo assim, parabéns a OPTOVAC… produzir tecnologia nesse pais é para gigantes da perseverança…

  5. Sabem as primeiras versões dos filmes? Sempre são as melhores né?! Pois é!.. LEVANTO UM PONTO.. Até onde os pixels essencialmente nacionais serão infectados futuramente?.. Sou pessimista… É TEMPO!..

  6. Muito bom mesmo, parabéns Optovac !

    Será que essa empresa está envolvida no desenvolvimento/fabricação do A-Darter?? Poderia fabricar ou ao menos participar na montagem dos Seekers desse míssil de 5ª geração.

    []’s

  7. Gaspar… ai é q vc se engana… leia a entrevistado pessoal da OPTOVAC… pouca coisa é importada… no mais o resto é nacional

  8. A percentagem de nacionalização está aumentando, os fornecedores nacionais como a OPTOVAC vão nos dar independência. Parabéns pela exceleria e pioneirismo na América do Sul.
    A uns quatro anos ou mais, quando ainda trabalhava com fotografia, vi em uma revista do ramo, uma reportagem sobre um sensor denominado X3 que ao invés de captar os comprimentos de onda azul, verde e vermelho lado a lado, captava cada comprimento de onda das três cores básicas em camadas, aumentando em três vezes a resolução para um sensor de mesma área. se ainda não desenvolveram ccd/cmos e pretendem esse método em camadas é melhor empilhando as camadas sensíveis a cada comprimento de onda da luz visível até a não visível, bem compacto.
    O investimento no mercado civil garante a estabilidade econômica e no militar impulsiona a inovação quando surge um contrato com novas exigências de capacidade/desempenho e os recursos para a pesquisa são liberados surgindo máquinas/tecnologias melhores beneficiando os dois setores. Deveria funcionar sempre assim, é assim que funciona nos EUA.
    Gostaria de ver um sistema desses voltado para carros/caminhões civis que pudesse ser facilmente montado no painel e mostrasse o caminho a noite e com neblina, a barato e nacional. Já desejei muito um sistema assim quando dirigia em temporais de fim de tarde com aquela neblina que dá no asfalto. Tens algum projeto para o setor automobilístico?

  9. Pelo menos alguem esta trabalhando de verdade nas Fas brasileiras,estes esforços sao uteis para nao deixar outros paises escoria tambem tomar nossa dianteira,mas quando comparado aos players,continuamos cheirando poeira e puns de Russos,Israelenses,Chineses ,japaneses,europeus e da referencia mor EUA,nao e´motivo para comemorar,apenas cancelem a data do suicidio !

  10. Parabens PLANO BRASIL!! Uma matéria desse nível e dessa importancia sendo excluisivo e de primeira mão, mostra o bom desempenho de vocês!!
    Essa OPTOVAC é de primeira linha tamben!!

  11. Cara se a foxcon realmente se instalar no brasil para fabricar os monitores led de Ipads por exemplo, eu tenho certeza que logologo poderemos nacionalizar 100% essas tecnologias de captura de imagens….
    Temos enormes reservas de silício e terras raras mas não produzimos sequer um chipe ou uma tela de cristal líquido…..
    Industrias como a Foxcon(gigante) e a optovac(pequena) devem ter todo o apoio do brasil para se instalarem e produZirem aqui…

  12. Estimados.
    As informações que dispomos são de que OPTOVAC para conceber nossas cameras, precisou importar:
    – o sensor infravermelho que é do tipo bolométrico (sensores infravermelho do tipo não refrigerados).
    Foi importado como componente isolado, sem nenhum tipo de eletrônica agregada
    – componentes eletrônicos diversos e processadores
    – matéria prima óptica infravermelha

    A optovac fez:
    – o projeto óptico das lentes infravermelho e no visível (oculares)
    – a fabricação óptica das lentes
    – o projeto eletrônico de todos os sistemas e subsistemas e placas
    – todas as placas eletrônicas foram fabricadas no Brasil (por empresa nacional de grande qualidade na fabricação de placas eletrônicas muito densas e de várias camadas)
    – os componentes foram soldados pela optovac. a optovac montou todas as placas
    – a optovac desenvolveu (do zero) todos os algoritmos de processamento de imagem que são feitos pixel a pixel, frame a frame (como ganho automático, tabelas de correções, otimização de imagem em tempo real, substituição de pixels defeituosos, etc..) e controle das cameras, interface com usuário, etc..
    – a optovac fez o projeto e fabricação mecânica de todas as placas;
    – a calibração, montagens finais foram feitas tb. na optovac.
    Sds
    E.M.Pinto

  13. Excelente notícia! Parabéns à OPTOVAC! Gostaria de possuir uma dessas, mesmo que fosse emprestada, para observar dia e noite, as reações diversas dos entreguistas, propineiros e privateiros com a BOMBA que lançaram com precisão cirúrgica, bem no ninho de uns bicudos marionetes, inimigos dos interesses da nação.

  14. Na minha rua temos sistema de segurança, por nós montado.
    As tentativas de assalto “zeraram” nos últimos 14 meses, depois da instalação.
    Vamos partir agora para essa novidade, sem dúvida.
    A massificação desse tipo de camêra em lojas, ruas, fábricas, muito ajudará baratear o custo para as F.A.
    *****
    Quando se deve aplaudir, simplesmente se aplauda.
    Quando se deve criticar, criticar construtivamente.
    Por favor, pessoal, certos comportamentos mostram o por quê das etéreas discussões em nosso legislativo, em todos os níveis – federal, estadual ou distrital, e municipal.
    Mostra também a causa da dificuldade de certos avanços em normativos, leis etc.
    Democracia exige educação.

  15. Qunato ao sensor CMOS ou CCD , da ultima vez que lí, a optovac disse que ( AINDA O SENSOR ERA IMPORTADO. ), Sinal , que estão nacionalizando ou pensando em nacionalizar esse sistema .
    parabéns a Optovac , pelo grande feito , espero ver esses sistemas nos novos fuzis nacionais muito em breve.
    Isso dará fôlego para a empresa , e capital para continuar as pesquisas .
    Muito em breve , teremos um sistema semelhante ao FLIR , nacional .
    Boa pergunta OSÒRIO , alguém sabe sobre os OVN,s que estão sendo desenvolvidos com o CTEX ??

  16. Os OVN (Óculos de Visão Noturna) do CTEx estão em desenvolvimento pela também brasileira Opto Eletrônica, empresa sediada em São Carlos que participa de diversos projetos de alta tecnologia. Atuam desde a área de satélites, até lasers industriais.
    .
    Pesquisem sobre essa empresa, e verão que ela também é motivo de orgulho nacional, além de ser estratégica para o nosso país.

Comentários não permitidos.