Dilma admite retomar discussão sobre compra de caças

Sugestão: Gérsio Mutti

Declaração foi dada durante encontro com o primeiro-ministro francês, François Fillion

Tânia Monteiro e Rafael Moraes Moura, de O Estado de S.Paulo

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira, 15, durante encontro com o primeiro-ministro francês, François Fillion, que poderá voltar a discutir a compra dos 36 caças, dentro do programa FX-2, no ano que vem.

Explicou ainda que o assunto precisou ser adiado em 2011, em função das fortes restrições orçamentárias, que levaram o governo a cortar R$ 50 bilhões em seu orçamento, no início do ano. A decisão de voltar a tratar da compra de caças, porém, estará na dependência da melhoria da situação econômica internacional – já que a prioridade do Brasil é de manter restrições nos gastos públicos, para o país se manter protegido da crise.

O fato de Dilma ter dado uma satisfação ao primeiro-ministro francês, acenando com a retomada do processo de compra para a Força Aérea Brasileira, no ano que vem, é alentador para aquele país, já que, na semana passada, o ministro da Defesa francês, Gérard Longuet, admitiu que, se não houver compra do Rafale por outros países, a Dassault poderá deixar de fabricar o caça.


Em setembro de 2009, após reunião no Palácio da Alvorada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Sarkozy divulgaram nota conjunta apontando para a escolha do modelo francês, em detrimento do americano e o sueco. Só que o impasse sobre o alto preço cobrado pela Dassault pelo Rafale emperrou o negócio, que ficou parado desde então.

FONTE: Estadão

31 Comentários

  1. O fato é que não estão nem um pouco preocupados com a defesa,pensam que estamos no pais das maravilhas e que nada pode acontecer,porem a cada dia que passa a escacez mundial de petroleo agua,e materias primas como uranio metais,terras raras e polimeros estrategicos aumenta,e aumenta o risco,de uma potencia querer invadir nossa soberania,e digo não sera meros 36 caças que fara a diferença,pois paises como EUA tem mais de 12mil aviões só a serviço da força aérea,frança que cabe dentro do estado da bahia,pretende 280 rafales,tem varios submarinos nucleares,e o brasil com todo este teritorio prara cobrir prefere emprestar dinheiro ao fundo monetario internacional,a melhorar nossas defesas,isto é um absurdo ou não é.

  2. precisames de leis mas leis para colocar os corruptos na cadeia,o bom ceria uma forca,mas os direitos humanos prefere os caras roubando,ai sim sobraria grana para a saude que esta um caos,para o incino,pesquisa que tambem se aplica uma mixaria,e para nosas forças militares ,que é uma vergonha sempre comprando sucata estrangeira.

  3. É pois é…Vovo FX levando bucha do orçamento. No passado era por que o pais tava quebrado agora temos dinheiro a desculpa é a crise mundial.
    Por que não entregam a presidência para o Miguel Falabela ele faz novelas melhores que essa.

    nem da pra comentar!!!

  4. “Verdadeiros sabotadores aproveitadores da maré” E “Generais froxos coniventes e carreiristas”
    Se venderam todos. Nenhum me engana. Preferiram ser lacaios dos grupos sionistas do que serem brasileiros. Por isto que não precisam da defesa. Está tudo negociado.

  5. É eles estão felizes brincando de Brasil potencia!Estão gostando de destila poder ao lado dos lideres da efetivas potencias do mundo!Isso é tipico das nossas elistes e é cultural, históricamente falando, (isso me faz lembrar Getulio Vargas, o EUA preste a invadir o Brasil e ele desfilando de jipe com o presidente americano em plena 2ª guerra mundial, parece que aquela guerra não foi suficiente pra mostrar aos nosso lideres que o mundo é um barril de polvoras e os nossos meios de defesa continuam tão anemico como antes), gostam da masturbação do Poder, agora agir como verdadeiros lideres eles não são capazes, falta-lhes competencia mesmo!

  6. O ESTADO AFIRMOU :A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira, 15, durante encontro com o primeiro-ministro francês, François Fillion, que poderá voltar a discutir a compra dos 36 caças, dentro do programa FX-2, no ano que vem………………………Estejam atentos pois manipuladores de informações estão por todas as partes e esta afirmativa do inicio da materia foi inchertada e é velha.O que a Presidenta Dilma Roussef afirmou as midias presentes e que é de importancia salientar ninguem falou pelo menos essa materia se omite.ELA NÃO EXPECIFICOU DATA NENHUMA E NÃO PROMETEU NADA AO FRANCES DEIXEM DE SEREM MENTIROSOS E MANIPULADORES.Ela disse que a parceria em defesa com a França é importante e que dejesamos aprofunda-la e que o Brasil esta empenhado em priorizar a INDUSTRIA NACIONAL DE DEFESA.Não foram essas as palavras exatas da mesma POIS EU NÃO AS GRAVEI para transcrever as mesmas na integra mas videos tem aos montes internet afora que poderão complementar minhas afirmações…Galera tudo que lhes apresentarem para apreciação FILTREM E ANALIZEM porque é TUDO GDA E PIGADO.

  7. A presidente disse bem. Ela disse que PODERÁ retomar o FX-2, não que VAI retomar as negociações dos caças. Ou seja, ela disse e não disse nada.

    []’s

  8. Sinceramente eu não entendo como é que os congressistas deste país podem ser tão omissos com relação a defesa e a segurança nacional, que os nossos mais recentes presidentes navegam nos limites da covardia, da corrupção e da submissão disso não nos restam dúvidas, mas esperava-se que, ao menos houvesse certa disposição e o mínimo de inteligência na oposição, para levantar essa bandeira e marchar com o povo nessa direção. O mundo está se mobilizando militarmente e não podemos ficar ainda mais para trás.

    Não é possível que a oposição deste país não consiga enxergar o momento favorável proporcionado pelo vazio causado pela omissão deste governo com relação as questões de defesa e de segurança nacional. Onde estão os estrategistas políticos da oposição? é hora de levar o tema exaustivamente para os debates públicos, entupir a mídia com matérias relacionadas ao tema, como tentaram e ainda tentam fazer com o repulssivo KIT-GAY.

    Tem-se que despertar a consciência nacional para o tema. É imperativo que os congressistas entendam, de uma vez por todas, a real importância de apoiarem incondicionalmente a Estratégia Nacional de Defesa. Temos que nos afastar dessa conversa fiada de que o preço desse ou daquele avião é caro ou barato, de que fulano ou sicrano está ganhando comissão para vender isso ou aquilo, de que o avião russo é o mais avançado(mas não está concorrendo, de que o avião só existe no computador, de que não emplacou nenhuma venda no exterior, de que é um avião ultrapassado, etc.

    O governo federal não pautará sua tomada de decisão nessas baboseiras, pois a decisão transcende os limites da estratégia de defesa nacional e envolve questões estratégicas políticas nos mais distintos campos da compreensão dos simples mortais. Os mais moderados sabem disso, alguns poucos é que fingem não saber e outros vivem tentando se iludir.

    O Brasil quer comprar aviões supersônicos multifuncionais de altíssima tecnologia, com radares AESA no estado-da-arte, com capacidade de integrar mísseis supersônicos BVR de última geração, com sistemas avançados de contra-medidas de defesa, com baixíssima assinatura radar, operando com data-link e outras características mais, mas além disso, o Brasil quer a transferência total e irrestrita dessa tecnologia para poder desenvolver futuramente a sua indústria e o país como um todo. O engraçado nessa história é que ele quer de graça.

    Ora meus senhores: de graça só injeção na testa! Temos que cair na real. O tempo está passando e nada de decisão no FX-2. As vezes fico pensando que a Dassault cometeu um erro capital primário em sua oferta antecipada de transferência total do conjunto de tecnologias do seu avião. Foi precipitada, já poderia ter ganho essa concorrência,caso as ofertas fossem feitas em parcelas atrativas. Não há duvidas de que as suas ofertas são mais interessantes, pois já se conhece a indisposição e incapacidade dos outros concorrentes, mas ao colocar o seu preço um pouco acima das demais caiu em desgraça junto a imprensa oposicionista do Brasil e que vem a todo custo usando e abusando deste argumento e da tal da falsa crise econômica, alegada pela Dilma, para impedir o avanço da negociação. Basta ver o dinheiro gasto com as obras para as Olimpíadas e Copa do Mundo. Só o que se gastará no Trem Bala pagaria o FX-2.

    Tanto Lula quanto Dilma estão sabendo se aproveitar politicamente deste erro de cálculo da empresa francesa. Ambos nunca foram muito simpáticos aos militares então por que não judiarem um pouquinho dos seus algozes nesse momento? – salário baixos, contingenciamentos de verbas, sucateamento da força, comissão da verdade e venda de ilusão para a categoria, se isso não é suficiente eu não sei mais o que será.

    Está se focando a decisão da compra dos aviões de caça no preço, quando o foco deve ser os benefícios gerais embutidos na negociação. Não há uma propaganda de defesa nesse sentido, as partes que se beneficiarão desse negócio bilionário têm que adotar uma estratégia em comum. Por outro lado também sabemos que alguns dos setores envolvidos no futuro desenvolvimento e produção dos aviões não dispõem ainda dos conhecimentos e condições necessárias para a sua produção, daí mais um motivo para a estratégia do governo de retardar a sua decisão.

    Esperamos que algum fato novo e, não prejudicial ao nosso povo, possa surgir no cenário político nacional e catalise o processo de aquisição não só dos caças da FAB, mas de todos os meios necessários ao reequipamento das nossas Forças Armadas e que elas possam, na paz ou na guerra fazer valer cada centavo que lhes é destinado e preservando o orgulho dos que acreditam em um Brasil forte, de oportunidades, justo e soberano. BOA PÁSCOA E FELIZ NATAL A TODOS OS AMIGOS E FAMILIARES QUE FAZEM DESE ESPAÇO, PLANO BRASIL, UM POINT DA CIDADANIA. SEJAM TODOS ABENÇOADOS E VIVA O BRASIL.

  9. Camões deve estar se revirando em seu túmulo ante tamanha desconsideração com o nosso belíssimo idioma, por parte de nossos amigos comentaristas. Senão vejamos:
    escacez não, escassez sim; ceria não, seria sim; incino não, ensino sim; froxo não, frouxo sim; destila não, destilar sim; preste não, prestes sim; inchertada não, enxertada sim; dejesamos não, desejamos sim;
    afora os erros de concordância e crônica falta de acentos e pontuação.
    Lamentável.

  10. Sempre esse jornalão parcial divulgando essas notíciazinhas porcaria! O PIG é uma desgraça para o país tanto quanto os corruptos, aí incluídos não só os políticos, mas todos os segmentos da sociedade, que tem sempre um lado podre.

  11. “já que a prioridade do Brasil é de manter restrições nos gastos públicos, para o país se manter protegido da crise.”
    .
    é dona dilma… porque você então não votou contra o aumento dos salarios, dos deputados, servidores do STJ, servidores, públicos, o que gerou o famoso efeito escadinha, aonde vereadores de todas as cidades, e deputados de todos os estados colocaram na pauta o aumento de salário, justificados pelo fato do aumento no FEDERAL, e ano que vem passaremos a gastar 1/3 a mais em onorários á políticos do que já temos gasto até então….
    .
    Oque a busca por GOVERNABILIDADE NAO FAZ EM…… Não caia no erro do lula que levou isso ao extremo… pode um pouco dos privilégios desses nossos legisladores e juíses… se vc não tem peito pra peitar esses poderes.. demissão de ministro não resolve, porque seus funcionarios corruptos sempre permanecerão nos cargos… demissão de ministro é apenas uma manifestação política… que não tem eficácia, e serve ainda pra encobrir futuras roubalheiras(“pronto, agora ja prenderam um, já tem um nome, acham que ele fez tudo sozinho, agora voltemos ao trabalho”)

  12. 1maluquinho disse:
    16/12/2011 às 11:29
    Galera tudo que lhes apresentarem para apreciação FILTREM E ANALIZEM porque é TUDO GDA E PIGADO.

    É isso aí Maluquinho. Valeu.

  13. Antonio Jose de Matos..kkk. eu ainda tenho desculpa porque sai do pais com 17 anos e nao mais retornei. Nao fiz curso nenhum de Portugues Universitario. Estou ainda preso em 1976..

  14. Nós eramos a geração FX mas ainda seremos a era FX, que glória, décadas e décadas de negociação.
    .
    Em administração de empresas isso será um Case clássico, cheio de possibilidades de aplicações.
    .
    Nossos bisnetos, com índoles de negociadores, perguntarão cheios de curiosidade a seus pais (nossos netos) como foi toda a emoção de ter convivido com a saga da grande Odisséia FX.
    .
    Pois é isso meus colégas comentaristas… temos que tirar limonada desse limão. Vamos sorrir e apreciar o fato de sermos privilegiados históricos, os Deuses nos escolheram para sermos alguns dos brasileiros que vivenciam essa saga.
    .
    QUANTA HONRA!!! Somos sortudos!!! A história nos escolheu!!!… Assistir toda essas escaramuças brilhantemente urtidas por nossa nobre Brasília e sua escudeira FAB… FXs eu te louvo aos Céus, vida longa querido, já não sabemos mais o que é a vida sem vc!!!
    .
    .
    .
    Aff!!
    Eta inheca.
    Mas o ano reset – o ano de 2012 – taí para zerar e recomeçar tudo de novo – e mais um FX chegando – quanta emoção!!!
    .
    PS: Temos agora um pardal (vai ter multa?) do bom português nos comentários, durmirei mais trankýlis, cêja bên výmdu!!
    PS2: Mas um extraterrestre, que não sabe bem o português, poderá ainda participar deste site de geopolítica, ou não?

  15. o que 1maluquinho disse é verídico, as informações são muito vazias e é as mesma de sempre. temos que analisar com mais precisão as informações antes de sair por aí xingando e se lamentando.

  16. estamos recebendo visitas inlustres de imortais da academia brasileira de letras, rsrsrs, para delirio dos apatridas de plantão kkkk

  17. Ótimo, q venham os rafales, p ontem. E sra. pague aos Rússos a encomendas dos tão necessarios Hellis MI35 das n FAS , isso e vergonhoso, dar um calote desses…cumpra c sua palavra e honre o nome do n país. sds.

  18. capa preta,
    Vamos admitir… Aqui tem de tudo. Eu, sinceramente, acho que todos são os melhores dos melhores.
    Antonio José de Matos,
    Se tem “carinha” que quer mudar as decisões das FAs, qual o motivo de não poder existir alguém com vontade de mudar a grafia? Tá no contexto…. Rssss…
    Saudações.

  19. capa preta.. é incrivel(tem acento ou nao?) que ainda tem gente com vaidade ortográfica, que dedica um comentário, unica e exclusivamente, pra criticar os comentaristas amadores, levando em conta a sua gramatica(putz acho que esqueci do acento) e não a sua idéia…
    .
    Mas eu entendo.. ainda existem muitos dinossauros habitando esse mundo estranho chamado internet.. Que se caracteriza pela democracia, onde pessoas querem ser ouvidas por outras pessoas como ele, e não serem ouvidas por uma banca avaliadora composta por academicos e pseudo-intelectuais.
    .
    Enfin, internet é isso, comunicação dinâmica, rápida e objetiva. O que me basta para avaliar um comentário é o seu conteudo e a sua integridade, não a coesão, coerência e ortografia aplicada no texto(colocar acento é chato demais)…
    Parabéns ao plano brasil por não desconsiderar os comentários que não estão de acordo com as normas ortográficas padrão.
    😡

  20. Nelore nao precisa se desculpar. Antonio Jose de Matos, esquece que e a povo como, na sua maioria com baixo nivel educacional, que transforma o idioma. O portugues hoje, falado ou escrito, difere-se daquele usado por Camoes e de ha nuito deixou de ser o Latim. Tudo se transforma e os idiomas tambem.

  21. É um BOI de piranha ou estamos fudidos, continuar acreditando é preciso, ter um cmte caçador de marajás no leme é coisa preocupante, principalmente quando se aproxima do Ribamar das letras, assin não pode, assin não dá.VOTO PELO BOI DE PIRANHA.

  22. Rorschach meu caro muito obrigado pelo link……..Galera o Brasil na sua visão de não desagradar a poderosos dominantes EUA,China e Russia as tres grandes potencias buscou uma alternativa que não desagradace a ninguem e que não viesse a prejudicar nossas pretenções Internacionais e que viesse implementar-nos em tecnologia e defesa e assim nessa visão a França por dominar a area atomica e ser grande exportadora de material belico e “ATE POUCO TEMPO” fora da orbita EUA-Russia-China foi a escolhida para uma PARCERIA ESTRATEGICA…ÇA CUMÉ NÈ TEM DE ESCREVER GRIFADO QUE TEM GENTE QUE VIAJA NA MAIONESE E IDENTIFICA ALIANÇA MILITAR ESTRATEGICA QUE TEMOS ATE COM CUCAMONGA COMO SE FOSSE UM PACTO MILITAR DE RECIPROCIDADE.E TEM AQUELES QUE TAMBEM CONFUNDEM CAPACIDADE INDUSTRIAL COM AUTOSUFICIENCIA TECNOLOGIA…E somasse a isso tudo os GDAs,os PIGueiros,os Potenciais Golpistas,os Reacionarios e os CARAVELEIROS,que retocam as noticias com meticulosas enfases e colocações que mais parece uma bola de neve que vai passando de fonte para fonte e ganhando tamanho rsrs rsrs Legal gostei de saber que a Presidenta esta alegrasinha de estar inaugurando uma ponte comum entra Brasil e Guiana Francesa e quem sabe amanhã a mesma seja usada por coalisão humanitaria assim como as pavimentações e construções de estradas das RATAZANAS tambem PARA ABOCANHAREM NOSSAS RIQUESAS E BIODIVERSIDADE….Neste pais que abunda de tudo pois como disse Caminha TUDO O QUE SE PLANTA DÁ se cuspires no chão nasce um pé de cuspe mas infelizmente a naturesa não nos foi tão generosa no sentido de prognosticarmos com inteligencia.As reservas naturais e Indigenas foram todas feitas numa visão de preservarmos GRANDES JAZIDAS MINERAIS E ENERGETICAS e hoje nos são um grande problema a gerenciarmos.Faltou talvez por realmente em pratica o CALHA NORTE de modo a remanejar tudo e todos para o interior deixando a fronteira apenas com comunidades formadas por tropas federais,serviços da União e comercio necessario a manutenção dos serviços e da população….iii caraca escrevi um inventario e ja estava saindo do topico e entrando EM ESTRATEGIA DE DEFESA….Peço aos demais colegas que acreditem em uma Mulher que é muito mais sujeita mulher do que muito macho pensa ser sujeito homem e não se deixa influenciar como o hipnotizado que ela sucedeu e que lhe deixou UM BAITA ROMBÃO NAS CONTAS PUBLICAS COMO HERANÇA para ela engolir o caroço de Cajá seco.Ela nos prometeu que os investimentos gerais seriam retomados em 2012 e mesmo com crise internacional temos muitas prioridades inadiaveis ENTÂO DEEM A ELA UM VOTO DE CONFIANÇA E VEJAMOS OS RESULTADOS A SEGUIR.

Comentários não permitidos.