Cyberwar: Governo de Pequim aumenta controle sobre microblogs

Preocupadas com conteúdo publicado no ‘Twitter chinês’, autoridades dão três meses para usuários cadastrarem dados verdadeiros

O governo municipal de Pequim disse nesta sexta-feira que intensificará o controle sobre microblogs, que têm incomodado as autoridades com a rápida divulgação de notícias.

Segundo novas regras divulgadas pela mídia estatal, usuários individuais e corporativos devem registrar dados verdadeiros sobre sua identidade.

A prefeitura deu aos usuários um prazo de três meses para registrar seus nomes reais ou enfrentar consequências legais. No entanto, as pessoas poderão escolher seus nomes de usuários, disse a agência estatal de notícias Xinhua, citando uma fonte do Departamento de Informação na Internet de Pequim.

A China criticou repetidas vezes os microblogues por espalhar o que chamou de “rumores infundados e vulgaridades” e emitiu uma série de alertas nos últimos meses avisando que os conteúdos publicados devem ser aceitáveis para o Partido Comunista, que governa o país.

Microblogs como o Weibo, da empresa Sina, permitem aos usuários publicar mensagens curtas de opinião – de no máximo 140 caracteres chineses – que podem ser transmitidos para uma cadeia de usuários que recebem as mensagens instantaneamente.

Censores enfrentam a dificuldade de monitorar as dezenas de milhões de mensagens enviadas diariamente, e os usuários já se tornaram especialistas em discutir de forma indireta temas sensíveis como direitos humanos e as falhas da liderança política.

A China tem mais de 300 milhões de “microblogueiros” registrados, apesar de muitos terem mais de uma conta.

Com Reuters

15 Comentários

  1. ELES TAO CERTO CIA TA POR TRAS DESES BLOG FACEBOOK E UM BOM EXEMPLO GRACAS ELE TEVE A PRIMAVERA ARABE
    .
    CHINAS TAO MAIS QUE CERTO
    .

  2. É a poderosa china saindo na frente e dando o passo correto,como é facil o papagaio comer o milho e colocar a culpa no piriquito,assim adeus camuflagem,o governo Brasileiro deveria abrir abrir o olho e adotar estas medidas.

  3. Facebook:

    Vulnerabilidade: XSS

    Se eu sei isso, E consigo ver, como o Banco do Brasil tambem tem. Porque os Noob’s dos Chineses nao conseguiram ver?

  4. O ironico e´que muitos disseram que a primavera arabe foi causada por revelaçoes do Julian wikegays,agora mudaram de opiniao culpando a CIA,estao mais perdidos que barata em galinheiro!

  5. E o cara para pra defender a censura, isso não cabe na minha cabeça, os Chineses tão mais que certos de usarem o twiter para debater assuntos da politica, eles tem mesmo que ir as ruas e protestar e quem sabe um dia derrubar o governo comunista.

  6. Oh IGNORANCIA… vai ser TAPADO assim lá na china… esse muleque só pode ser um troll… ou um trolha… não é possivel que seja tão re… assim… merece um estudo ou uma defesa de tese…

  7. lol
    Continua a provocar um bocado de confusão.. deixa ver… quando outras nações controlam a informação cai tudo o mundo em cima a chamar um pouco de tudo… e quando é a China… simplesmente faz bem… ahahhahahaah essa é demais… lololol
    Sem mais comentários…

  8. KLM,
    você acha que você morasse na China eles iriam deixar você publicar essas atrocidades? nunca concordei com nada que você falou,mas eu não devo,nem posso impedir você de comentar.

  9. KLM
    Vocês acha, que se esse site fosse chinês e disse-se qualquer coisa má sobre o governo chinês ele ia continuar no ar?
    Você tem a sorte de poder escrever bem ou mal sobre alguém e de viver num país que sim tem os seus problemas mas ainda há liberdade

  10. em todo mundo a imprensa sofre um controle do estado o unico lugar que a imprensa pode falar o que quer e ir de confronto com interesses nacionais é o brasil.

  11. O Brasil, que alguns dos seus filhos, até o taxam de país de merda, eh seguramente, o lugar no mundo onde mais há liberdade de expressão. É tanta liberdade de expressão, que muitos se acham até no direito de abusar desse sagrado direito de se expressar livremente. Na China a coisa é diferente. Lá, é a lei do capeta. Escreveu e não leu, uma dose de fel será servida de imediato. Viva o Brasil!

Comentários não permitidos.