BRITÂNICOS PEDEM EXPLICAÇÕES A ALMAGRO SOBRE BLOQUEIO A NAVIOS DAS MALVINAS

O embaixador da Grã Bretanha no Uruguai, Patrick Mullee, pediu uma entrevista com o chanceler uruguaio, Luis Almagro, para tratar sobre a negativa à entrada de navios britânicos com bandeiras das Ilhas Malvinas no porto de Montevidéu.

Porta-vozes da diplomacia britânica afirmaram em entrevista ao jornal uruguaio El País que está sendo discutida “de forma urgente com as autoridades uruguaias o significado” do anúncio feito ontem.

A questão também é acompanhada pela Embaixada da Espanha no Uruguai, uma vez que vários barcos pesqueiros que usam a bandeira das Ilhas Malvinas são de propriedade de empresários espanhois.

Ontem, o presidente uruguaio, José Mujica, ordenou que se impedisse que embarcações pesqueiras britânicas vindas do arquipélago, cuja soberania é reivindicada pela Argentina, atracassem em seu país, de acordo com um trato feito no ano passado no âmbito da União das Nações Sul-americanas (Unasul).

Em comunicado, Mujica esclareceu que “não houve exigência do governo argentino para rechaçar a entrada de navios com bandeira inglesa, como se informou erroneamente em um meio de comunicação”.

Almagro, por sua vez, explicou ontem em coletiva de imprensa que, “se somos consistentes com nosso posicionamento político de que as Malvinas constituem o último enclave colonial europeu na América Latina, definitivamente temos que ter uma posição a respeito de barcos que tenham essa bandeira”.

Em outubro, os países-membros da Unasul ratificaram o apoio do grupo à posição da Argentina contra os exercícios militares britânicos realizados no arquipélago.

Fonte: Ansalatina

50 Comentários

  1. Tah Certo a Argentina e nossa aliada o Brasil devia blokear a passagem de todos os navios Britanicos ate as malvinas parabens ai Uruguai

  2. Parabens ao uruguai que não fica em cima do muro,é isso ai é aliado ou não é,e espero que o governo Brasileiro tome medidas iguais,se quer cer lider tem que ter ação de lider,chega de colonialismo europeu,e ainda vem roubar nossos peixes que vão pescar la pras bandas de bag dá.

  3. que diferenca,o pequeno uruguai agora sob o comando de um ex-guerrilheiro comunista comedor de criancinhas agora tem soberania…como as coisas mudam quando o povo realmente quer que mudem nao?

  4. Porque o Brasil deveria colocar sua diplomacia na America do Sul em uma situacao sem saida, uma vez que estamos falando de Argentina. Jamais deveriamos colocar em check nossas relacoes com a Inglaterra por causa da Argentina e receber um bate palmas das esquesdistas gritantes bolivarianas.Que idiotice.
    Argentina invadiu as ilhas em 82 e ai ficou decidido o assunto. Ate hoje os Argentinos ignoram o fato de terem invadido os arquipelagos e tentaram tomar a forca.
    Se A Argentina vai a ONU com isso, perde e se o Brasil estica o pescoco tambem perde.

  5. nelore disse:
    16/12/2011 às 23:24
    caro nelore, a questão não e ideologica, nem de colocar a diplomacia em cheque, trata-se de SOBERANIA,GEOPOLITICA, de um pais da america do sul, como nos, que deve ter o direito a soberania de seu litoral.
    as malvinas ficam a 550 kilometros do litoral argentino,e há doze mil kilometros da inglatera.

    _
    estamos no seculo 21, não e mais possivel admitir colonialismo numa sociedade moderna, e se a america do sul, e suas nações querem ser respeitadas, precisam saber se impor diante de dogmas ultrapassados de imperialismo colonial, saldações !!!

  6. vejam so vcs..um diplomata ingles exigindo explicações de um pais na america do sul, referente ao litoral sulamericano ???
    navios pesqueiros espanhois, exercendo atividade economica, com permisão inglesa, na america do sul ???
    nacem ingleses e franceses na america do sul ???
    a união europeia teria direito a veto, em questões da america do sul ???
    a argentina terá seu direito soberano respeitado, estando desarmada e desdentada, governada por revanchistas ???
    o que e mais importante, questões comerciais ou de soberania ???
    uma população de 300 e poucos (cabem mais pessoas no auditorio do faustão,mas e obvio que deve er seus diritos respeitados) deve sobrepujar a vontade de 30 milhões de argentinos ???
    quem veio primeiro, o ovo ou a galinha ???

  7. Nao para criticar os Hermanos,mas em 10 semanas eles ja tinham perdido a guerra.
    Acharam que os EUA iriam dar uma maozinha, sim deram para a Inglaterra..
    Eu concordo que as Malvinas deveriam ser da Argentina,mas essa briga ai e’ de cachorro grande,nem a Espanha consegue tirar os britanicos de Gilbraltar..

  8. Esqueci de dizer, o pais que mais ajudou a Argentina foi o Peru,que mandou soldados ,etc.Dai em retribuicao o pres Carlos Menen, comprou armas da Croacia para ajudar o Equador, no conflito entre Peru e Equador…Resumindo, infelizmente os Hermanos nao sao confiaveis, a gente esta comprando a briga deles em troca de nada, e depois quem sabe o Brasil ainda leva uma “pelas costas” deles..

  9. Espero que o Brasil não faca a mesma besteira. Os Ingleses ainda são importantes aliados e seria idiotice esfriar nossas relações com eles por causa de ilhas que a Argentina sabe muito bem que não são delas. O Brasil só tem a perder com essa palhaçada.

  10. Argentina nossa aliada? Depois de anos tentando derrubar o Brasil e ainda hoje impondo barreira protencionistas e aqui ainda acham que os argentinos são aliados?

  11. Como falam asneiras heim.Tolinhos se nós fossemos favoraveis aos Britanicos todos os demais Latinos tambem o seriam e voces acham que o Uruguai se garante em quem?Na Argentina rsrs rsrs e a propria Argentina alem da justa reivindicação se empolgou mais ainda depois que dissemos NA LATA dos Britanicos que somos favoraveis a Argentina.Voces olham as coisas e as interpretam movidos por impressões,paixões ou preferencias.Assim como nem tudo o que se divulga é a integra idonea tambem nem tudo é mostrado ou mesmo revelado se assim preferem as midias para que cheguem ao conhecimento de todos rsrs rsrs Esses Aficcionados e esses Politiqueiros tem cada uma rsrs rsrs

  12. Senhores, antes de defenderem e os chamarem de “hermanos” peço por gentileza que visitem a Argentina, aproveite e visitem tb o Paraguai e a bolivia, então verão o quanto eles são hipócrias e nos ODEIAM…hermanos o caralho…a america espanhola toda nos odeiam…sao sinicos e só se aproveitar do Brasil….nao caiam na onde de chavoes do tipo “hermanos”, não são nossos hermanos, eles nos odeiam e se possivel só querem se aproveitar do Brasil… vá de carro….e tente abastecer num desses países….te tratarão como chachorros…..a menos que vc demonstre que esta afim de dar dinheiro…ai eles serão seus “hermanos”…Odeio quando Despreparados tenta nos colocar ao lado deles….ele nao querem…num irao querer…é cultural…esqueça gente…

  13. Temos que ficar em cima do muro, não vamos queimar o filme por causa da argentina, estamos em outro patamar de nossa historia, economicamente falando e não devemos comprar briga com ingleses que tem muito a nos oferecer nesse momento especial que o Brasil atravessa, com dinheiro e possibilidade de adquirir tecnologia de ponta para o nosso desenvolvimento!Se a Argentina não pensou estratégicamente sua ação deve pagar por isso!

  14. Até aonde eu tenha conhecimento o Brasil foi um dos primeiros paises a realizar tal ato, e quem furo na epoca foi o Uruguai, me corrijam se eu estiver errado.

    No mais sobre a noticia parabens ao Uruguai por finalmente cair na real e ficar do lado(literalmente) de seus vizinhos, afinal de contas a União faz o açucar.

  15. Para aqueles que desconhecem… A Inglaterra, no atual séc.21 possui a chave de cerca de 80% das rotas de navegação do Atlântico Sul. Apesar de nosso imenso litoral por esse oceano, só temos uma rota sem monitoramento britânico lá para os lados do nordeste indo em direçaõ ao Caribe e Europa. Para todos os outros lados há sempre uma grande ilha que lhes pertence: Africa (ilhas de Ascenção e Santa Helena); Sul da África – Oceano Índico – Ásia (ilhas de Tristão da Cunha e Gough); Estreito de Magalhães e Antártica (ilhas das Malvinas, Orcadas do Sul, Georgia do Sul e Sandwich).
    Estratégicamente, para nós, não tem nada de interessante a Inglaterra de verdadeira dona do Atlântico Sul com bases militares espalhadas por ele.
    EX:
    Caso um navio petroleiro se abasteça clandestinamente de petróleo no nosso pré-sal, nossas possibilidades de captura dele são poucas, pois ele rapidamente sai de águas sob nossa guarida.

  16. Esta ´situação em relação as Malvinas é muito complicada,por isso exige dos governantes dos países que estão no epicentro dessa crise,muita prudência.Isto é o que eu acho.

  17. “último enclave colonial europeu na América Latina”.

    Não, pois existe também a GFrancesa vizinha do Brasil..

    Será que os hermanos vão aguentar mais cacete na cabeça?

  18. KM O BRASIL JA BAROU UM NAVIO DA INGLATERA QUE QUERIA ATRACAR AQUI E DEPOIS SEGUERIA AS MALVINAS,O NAVIO ERA DE COMBATE E A INGLATERA DISSE QUE ENTENDERIA A POSIÇÃO DO BRASIL.SE A AMERICA LATINA SE UNIR DE VERDADE,SE A AMERICA LATINA FOR ALIADAS IGUAL IRMÃOS,NÃO TEM PRA NINGUEM.

  19. Heber, menos. Esta história de guerrilheiro e comedor de criancinha é dose. Foi eleito esta no governo deve ser respeitado. Na questão do Uruguai, correta posição do Governo que deveria ser seguida por todos paises da América Latina. Colonização ja terminou e se não terminou temos que terminar. Se quisermos ser, aquilo que nós queremos, é assim. Chega de lamber ovo e puxar o saco. Temos que cuidar do nosso quintal e para isso é fazer o dever de casa e cuidar dos vizinhos. Qual é a grande balança comercial que temos com os Ingleses? Sempre só foi exploração, que se danem, ainda mais agora que estão do lado do prescipíco. Eu sou da geração castrada, economica, politica e culturalmente por causa desses britanicos, eua e cia.

  20. O meu posicionamento com relação a esse problema é claro, Malvinas são da Argentina e Atlântico sul dos Sulamericanos.
    http://www.naval.com.br/blog/2010/09/24/hms-gloucester-kirchner-agradece-apoio-de-colega-uruguaio/#comments
    Posicionamento contrários é aceitar o colonialismo, subserviência e no máximo ser promovido a vassalo.
    Além disso autoridades do Reino Unido em visita ao Brasil disseram claramente que há interesse que voltemos ao século 19 em nossas relações.
    O império britânico acabou, a nossa obrigação como soldados é lutar, fazer resistência, nem que seja com barco a remo. Não devemos nos render com medo de bomba atômica ou nos vender por tecnologia.
    Parabéns Uruguai que se recusa a voltar a escravidão das colônias. PARABÉNS.
    http://1.bp.blogspot.com/_Mft__Gk6EDA/S-trNuU9AYI/AAAAAAAAAqs/F2T6_-2bjAI/s1600/cicatrizes%2Bde%2Bflagela%C3%A7%C3%A3o%2Bem%2Bum%2Bescravo.jpg

  21. Que venham para o Brasil, +100km serão bem recebidos no Rgs, as Malvinas sempre foram ignoradas pela Argentina, e antes de chamar o lugar de enclave colonialista, esse comunista (alguém acredita em onça herbívora?) deveria perguntar se os moradores da ilha preferem ser parte integrante da coroa ou do falido estado argentino que NUNCA esteve nem ai para aquelas ilhas, só olhou para elas quando a ditadura precisava desviar a atenção interna de suas mancadas.
    .
    Antes de perguntar se aquelas ilhas são da Argentina, o correto, é seguir o principio da auto-determinação dos povos, e penso que as pessoas naquele lugar não tem a menor intenção de ser súditos de Cristina Kirchner.

  22. Outro sim, no momento em que o embaixador argentino viesse cobrar uma posição brasileira, deveria ser remetido a sua posição quando do assalto boliviano ao estado brasileiro.

  23. EX:
    Caso um navio petroleiro se abasteça clandestinamente de petróleo no nosso pré-sal, nossas possibilidades de captura dele são poucas, pois ele rapidamente sai de águas sob nossa gua

    Até parece que uma plataforma é como um posto de gasolina que qualquer um abastece e se manda…fala sério.

    Éssa questão sobre as Malvinas vai continuar como está, não vai mudar. Não adianta paises do Sul se alinharem contra a Inglaterra enquanto os membros da OTAN mandarem no mundo. É simples assim.

  24. Temos de ter uma posição comum, nunca de aceitar o colonialismo, td e qlq ajuda e acitar essa situação. pq deveríamos?O tratado da Unasul tem de valer p td os seus membros, nisso se inclui o BRASIL…P Ontem.

  25. capa preta disse:
    16/12/2011 às 23:58

    Muito bom capa preta! Concordo!
    ======================================================
    Parabéns ao Uruguai! E o Brasil e o Chile(se já não faz tb) deveriam fazer o mesmo. Além de pressionar a África do Sul para fazer igual..
    .
    Aos baboões ingleses; lembrem-se das CONDIÇÕES que essas ilhas foram anexadas pela Inglaterra no passado!!! Não foi a base de carinho, acordos e sorriso!! Não sejam infantis.
    .
    Essas ilhas são SIM uma ponta de lança da OTAN no Atlântico Sul!! Acordem para a vida!

  26. R22 disse:
    17/12/2011 às 00:32
    “Espero que o Brasil não faca a mesma besteira. Os Ingleses ainda são importantes ALIADOS “?????
    ————————–
    De onde você tirou isso meu caro???
    .
    Se eles são aliados podem então nos fornecer fragatas baratinhas, tecnologia de mísseis, cascos de subs nucleares, nos trasferir a tec do caças Typhoon , parar de frescura e protecionismo taxando nossas exportações agrícolas, etc…E isso serve para os EUA!!!! Que alguns aqui em delírio, chamam de “aliados” do Brasil..rs.
    .
    Reveja alguns de seus conceitos. Não vale a pena ser amigo de quem não é seu amigo. Prefiro apoiar quem tem milhares de Km de fronteira conosco e faz muito comércio, do que uma ilha semi-falida do outro lado do mundo…(que sempre confunde nossa Capital). Saudações!

  27. Capa Preta..se formos defender soberania e geopolitica de qualquer pais Sul Americano eu simplesmente colocaria as barbas de molho tratando da Argentina. O mesmo pais de puxa sacos da Alemanha Nazista que chegou ate a “estudar” com os Alemaes uma invasao ao Brasil. Claro a oportunidade nunca chegou; faltou tempo aos Alemaes depois de se meterem com a Russia.
    O Mercosul nao esta mais avancado por causa da Argentina, que mesmo se arrastando ainda se acham melhores que nos. Nao creio que estariamos fazendo bom negocio colocando nossa diplomacia a defender o indefensavel. Eles invadiram e perderam. Nao quiseram negociar. Agora querem porque nao tem forcas armadas senao estariam prontos a invadir novamente, colocando seus afazeres antes da America Latina.
    Eles se creen mais Britanicos do que nunca; e so conhecer muitos Argentinos como eu os conheco…o nariz arribitado quando o assunto e America Latina..
    Para quem nao sabe somos todos Macacos no jargao Argentino…ferro neles…ate aprenderem..

  28. Nao confiaria em nenhum pais da lingua espanhola da America Latina, como dizem alguns nas mensagens aqui postadas. A aproximacao da Argentina aos Bolivarianos cascateiros fajutos de Venezuela, Ecuador e Bolivia e um cerco diplomatico ao Brasil, maquiavelicamente plotado desde Buenos Aires. Sao pedra no nosso caminho. Ou esmagamos economicamente e forcamos nossa diplomacia goela abaixo ou nao vao aprender ou respeitar o Brasil.Lembren- se que nao teriam piedade com ninguen se o sapato estivesse no outro pe.Nao tinham no passado e portanto, Brasil, e licao aprendida quando lidam com Argentinos.
    O Brasil sempre reconheceu o vizinho portenho como perigoso; Nossas melhore unidades militares estao la na porta deles..e nao e a toa nao..e sabedoria…hermanos o cacete..

  29. Se o Brasil realmente pretende se despontar como potencia, deve ter um corpo diplomatico que atue de forma profissional e com visão global e não uma visão partidária da esquerda aloprada.
    A Argentina dificilmente irá recuperar as Malvinas. Alias E porque deveriamos proibir a entrada de navios com bandeira das Malvinas em nossos portos. Não há estado de beligerancia entre eles.
    Somos um pais que aceitamos imigrantes ilegais (quando descobertos, damos prazo para que saia espontaneamente), assassinos e damos o status de refugiado politico.
    Podemos nos posicinar, mas, comercialmente sejamos amigos de todos.
    Os americanos e chineses estão em briga politica, mas, comercialmente sao parceiros
    Ademais, qual brasileiro confia nos argentinos?

  30. Vimos como a UNASUL ajudou o Brasil quando a Bolívia ROUBOU o nosso patrimônio com o consentimento do nosso próprio governo.
    .
    Claro, os 10% do partido voltam em garrafas de wisky depois.

  31. Caríssimos,

    Não sou a favor de um alinhamento diplomático incondicional com a Argentina, eis que em meu humilde entendimento, a base política daquela nação não é confiável…

    Outrossim, os ingleses aspiram menos confiança ainda, ou seja, se for para apoiar uma economia européia em colapso ou um país sul-americano, prefiro apoiar este último.

    Não devemos esquecer que tanto a Europa quanto os EUA estão loucos para deflagrar mais um conflito bélico global para conseguirem escapar da degola econômica. É certo que a guerra traz custos, mas são os “vencidos” que pagam a conta…

    No mais, os “brinquedinhos” americanos estão perdendo a validade e os números de seus inventários está sendo reduzido. Sendo assim, o “timming” para o início de uma guerra com ampla vantagem bélica poderá ser perdido…

  32. • O assunto envolve paixões. Mas as relações entre países deve se dar no campo da razão. Cada país tem seus próprios interesses a defender. É bom não esquecer que retórica e xingamentos não ganham guerra. Quanto aos argentinos eu vi opiniões que expressam bem as nossas diferenças em relação a eles e ao restante da América Latina, e deles também em relação a nós brasileiros. Não é uma relação fácil e de irmandade, mas sim de interesses. Eu não sou hermano de argentinos e nem eles são nossos hermanos. Tudo isto é marketing político. Porém, devemos buscar a integração com todos os países latino-americanos defendendo nossos interesses e também de toda comunidade latina. Quanto as Malvinas, o Brasil faz bem em defender o direito dos argentinos, mas somente no campo político, nada de entrar em aventuras militares. Será que a Argentina iria à guerra pela defesa da nossa Amazônia?
    • Esse blog está de parabéns. Eu discordo de muitos comentários aqui, mas reconheço o quanto é importante e educativo é trazer o debate democrático de temas tão importantes. Sem educação nunca alcançaremos o sonhado primeiro mundo.



  33. fechando os portos para os navios ingleses ..irão acelerar ainda mais a militarização da ilha.

    e nem todos os países farão tal besteira..

  34. Quanta ingenuidade ,comprar briga da escoria argentina sera´a desgraça desta regiao,devemos conhecer o passado para nao repetirmos o erro no futuro e, o passado em relaçao a boa vontade da argentusa com a terrademacacosmestiços nao deixou saudades,esse papo de termos posiçao em comum e´coisa de quem cultiva o desconhecimento e ignora que no momento interesses economicos os fazem ser amiguitos,maas esperem so pra ver quando a linda viuva deixar o poder e for substituida por um nazis populista,ai veremos esta amizade de putas ir para o brejo,o brasil nao deve ficar bajulando estes caras,devemos tratar o assunto fazendo cara de paisagem,nao e´questao de medo ou ser lacaio mas entre argentinos e ingleses o brasil poderia optar pelo LUCIFER,ambos nao despertam confiança !

  35. Tem rasão paulo k, é bem mais facil do que num posto, você tem noção do tamanho da nossa costa o do estado de miseria da marinha? Já roubam ouro e metais la na amazonia, o que faz você achar que vai ser diferente com o petroleo? Já ha varios lugares que isso aconteçe. Quanto a se posicionar contra a Inglaterra ta mais que certo. É obvio que o “população” das Malvinas quer servir a rainha, são todos britanicos -.-“. Quem colonizou a ilha foi a Inglaterra, os argentinos tão mais que certos de querer eles longe assim como toda a America Latina, assim como queremos o fim das bases americana na Guiana e na Colombia.

  36. A ÚLTIMA COISA que eu iria fazer na vida era apoiar a Argentina em QUALQUER situçao,pois nao iriao faze o mesmo por nos,e alias e aquela historia “quem apanha nunca esquece” e mais idiotas, se tivessem poder militar ja teriam nos invadido

  37. APOIO AO URUGUAI E APOIO A ARGENTINA! NOSSOS PAÍSES IRMÃOS!
    Ótimo essa coragem Uruguaia mesmo que se libere as atracagens depois, sob os termos Sulamericanos, mostramos a eles a nossa posição.

  38. Se acham que podem com os ingleses, tentem invadir as Falklands novamente para ver o que dá. O povo das Falklands não quer ser cidadão da Argentina, ponto final. Não adianta espernear. Levaram um sarrafo nos anos 80. Papo de perdedor, essa de colonialismo do sec XXI. Enquanto não fizerem o dever de casa, serão eternamente colônias. O Brasil tem muito a perder, se aliando a perdedor. Lembrar que UK pertence a NATO, e Tio Sam também, assim como outros países da EU. Essa guerra já foi perdida. Se um dia Argentina virar uma superpotência, quem sabe, terão a posse das Falklands. Até lá…..

  39. Gente do céu.. quanto dinossauro comentando e quanta gente ignorante, que parece que aprendeu tudo com o pai e o avô militares entreguistas reacionarios…
    .
    Alguns exemplos de comentários retrógrados, dignos de museu: “nao compremos briga com nossos aliados do norte”, “os hermanos são traira”, “mercosul um fracasso” bolivariano pra cá, comunista pra lá.
    .
    Pra quem, igual papagaio, continua repetindo esses argumentos caducos, esqueçam a história e analisem a realidade de cada país, HOJE, NESSA DECADA. Deixem ideologismos de lado e façam uma análise racional da situação…
    Quem ta bem economicamente?
    Quem gostaria de cada vez mais ser um país soberano e que respeita a soberania alheia e os principios democráticos?
    Quem é que tem todos os recursos do mundo e não tem conflitos abertos que possam prejudicar possiveis acordos economicos e militares?
    Você acha que o ATUM consumido na casa dos Espanhois e Ingleses vem de onde, da sua costa? (Não amigo, já secaram o mediterrãneo e a pesca industrial européia vem acabando com nossa biodiversidade marinha)
    Você prefere que a petrobras junto com a argentina e uruguai explore racionalmente suas riquezas do pré sal, ou que teixemos tudo na mão da Britsh Petroleo e Chevron?
    .
    As malvinas nada mais é do que um enclave algo-saxão em litoral sulamericano… Eu sou Sul Americano, Meu País viu seus recursos serem saqueados por mais de 500 anos por europeus. CITEM AO MENOS UMA PARCERIA Brasil-Inglaterra ONDE O BRASIL PODE FALAR QUE SAIU GANHANDO?
    .
    Eu sou mais ficar encima do muro, pelo menos por enquanto, pra não aumentar ainda o mal estar… mas se algum conflito ali no sul se deflagar abertamente, eu consideraria uma traição o brasil não intervir á favor de seus vizinhos(argentina e uruguai).
    INDEPENDENTEMENTE DE MEUS BISAVOS VIREM DA ITALIA EU SOU BRASILEIRO, NASCIDO EM TERRAS SUL AMERICANAS AMO ESSE CONTINENTE E O QUERO VELO UNIDO PARA O BEM DO BRASIL E DE TODOS A NOSSA VOLTA, POIS TUDO QUE ACONTECE NOS PAISES AO NOSSO REDOR, REFLETE NO NOSSO….
    .
    não precisa ser comunista ou bolivariano para pensar dessa forma

  40. Mais um argumento, dessa vez bem bolivariano e bem vermelinho: ALEM DO COLONIALISMO EUROPEU, A HISTORIA RECENTE DA POLITICA SULAMERICANA FOI DITADA DE ADORCO COM O QUE UMA BURGUESIA(ELITISTA, MEIO YANK E MEIO EUROPEIA) REMANESCENTE DO PERIODO COLONIAL DETERMINAVA. CONSEQUENCIA DISSO:
    TODAS AS DITADURAS QUE “VINGARAM” NO CONTINENTE SULAMERICANO FORAM AQUELAS FINANCIADAS PELA CIA E COMPANIA. MUTIA GENTE MORREU E MUITAS EMPRESAS NACIONAIS FORAM SUGADAS PELAS MULTINACIONAIS POR CAUSA DE INTERESSES ALHEIOS AOS DO POVO SULAMERICANO. PODEM FALAR O QUE QUISER DE DITADURAS COMUNISTAS, MAS NAO SE ESQUECEM QUE A DEMOCRACIA/CAPITALISTA COMO CONHECEMOS HOJE NAO É NADA MAIS QUE UMA DITADURA MAQUEADA. AONDE O PODER DE COMPRA DO INDIVIDUO É O QUE DETERMINA O SEU VALOR NA SOCIEDADE.
    .
    FIco feliz desse cenário estar se desfazendo e de ver que velhos paradigmas, quase pré históricos, estão caindo por terra… O dia dos oprimidos chegará e no caso da américa do sul esse dia se deu a partir do momento em que hugo chavez e lula(mesmo que ambos tenham inumeros defetos), derrubaram aquele ciclo vicioso que governava as americas. Como fazendeiros, preocupados apenas em ordenhar a vaca e tirar o leite e vender para os outros, deixando os bezerros sem leite e desnutridos… no nosso caso os fazendeiros mudaram, os bezerros ainda tem dificil acesso ai leite, mas pelo menos esses novos fazendeiros deixam a “rebarba” do leite para os bezerrinho desnutrido, afinal se não vendesse o leite o fazendeiro morreria de fome…

  41. A Grã-Bretanha possui um colar de bases em ilhas que pontilham o Atlântico Sul, e que culminam nas Ilhas Malvinas. Isto não é confortável para nós.

  42. Irmãos, macaquito??? Deixa a Argentina resolver o seu problema sozinho, caçar briga com a Inglaterra agora é querer que os saxões dividam o Brasil, não obrigado, eles, os Argentinos não merecem esse sacrifício. A pouco tempo atrás o Brasil foi roubado pela Bolívia e os nossos “hermanos” ficaram quietinhos saboreando a nossa derrota, agora vamos deixar eles resolverem o problema deles.

  43. Vamos torcer pra eles tomarem mais umas porradas dos ingleses, depois ai sim vamos tratar deles com uma vaselina e ferro no rabo deles. Esse é o tratamento de brasileiro que gosta de hermanos.

  44. Alguns duvidam que possam haver desvios de petróleo do pré-sal, pois bem…
    .
    …Quando o pré-sal estiver bombando a mil, lá longe, bem distante do litoral, não estarão apenas as plataformas da Petrobras mas as de várias outras companhias, fruto da concessão da união de lotes de exploração de petróleo da camada do pré-sal.
    .
    Pois a coisa mal começou e a zorra já teve início…
    .
    …Diferente da Petrobrás que tem ISOs para todos os lados, uma tal de Chevron, americana, não tá nem aí.
    .
    Para exploração do campo de Frade ela trouxe uma plataforma toda banguela do México, e deu no que deu, todos sabem. (opinião de um leigo: uma alta vibração das brocas ou bombas, de um equipamento chinfrim e mal planejado, não terá sido a causa da rachadura no solo marinho?? Até agora nada se falou sobra as possíveis causas desse acidente, e se poderia ter sido evitado).
    .
    E, então, quando estiver a pleno vapor o pré-sal, com dezenas e dezenas de plataformas espalhadas no alto mar, com várias estrangeiras, a marinha vai dar conta de estar com um olho sobre todas? e mais outro nas da plataforma continental, e mais um terceiro nas dezenas de nossos portos? ´
    .
    É muito petróleo, containers, granéis etc saindo de tudo que é lado de nosso litoral.
    .
    Por isso há toda uma preocupação, justa, de nossa marinha em se adequar a esse horizonte desafiador de prestar policiamento e salvamento em larga escala. A estratégia não é mais só com guerra. É muito movimento e riqueza acontecendo em nosso litoral, próximo e afastado, que precisa ser cuidado. E a pirataria (ladrões em portos e mares) não é coisa do passado.
    .
    E se nada disso bastasse, ainda têm bases inglesas em quase todas as portas do Atlântico Sul e a marinha americana vindo meter o bedelho. E ainda tem mais, atualmente, a Inglaterra está pleiteando milhões de quilometros de superfície oceânica para sí, com a desculpa de que é dona de um pedacinho de terra.
    Quanto a França… sua Guiana Francesa não está no meio do atlântico monitorando tudo.
    .
    Por essas e outras acredito que, estrategicamente para nós sulamericanos, as Malvinas com a Argentina é melhor. E caso elas sejam fonte de riquesas, bem essas riquesas que fiquem aqui na América do Sul, e não nos cofres encoroados da Inglaterra.
    .
    Não se trata de comprar a briga da Argentina para nós, mas de ficarmos espertos com esses ingleses, que no passado não pensaram duas vezes em se passar de piratas para roubarem o ouro dos galeões espanhois, na maior cara de pau. Mas quem quiser confiar na Inglaterra (o passado a condena) que confie.

  45. Adilson disse:
    17/12/2011 às 00:54

    Concordo plenamente! Acho uma idiotice essa forma carinhosa que alguns os tratam… Acham que somos inimigos apenas no futebol, que ingenuidade. O que devemos ter em relação a eles e a todos nossos vizinhos é apenas interesses comerciais, sem demagogia. As Falklands já eram da Inglaterra, com a invasão feita pela ditadura militar da Argentina para distrair a população do caos econômico e do desgaste da ditadura, as ilhas se tornaram ainda mais inglesas. Não devemos tomar partido em relação a isso, nossa relação com a Inglaterra é tão antiga quanto com a Argentina, ou até mais.
    Hermanos só ser for como a relação fraternal de Caim e Abel.

  46. meu deus !! a mente colonizada e entreguista na classe media brasileira ainda e muito forte !
    as frases entreguistas colonizadas que eu li aqui, fariam enfartar o general osorio, se ele ainda estivese vivo, mas e democratico eu respeito…mas não concordo.

    _]
    vamos enviar navios pesqueiros para a costa da noruega, para pegar bacalhaus, e se nos perguntarem: “ho brasileiros, tão fazendo o que aqui” ? reponderemos que foram os ingleses que deixaram, que são nosso parceiros, e que eles deixam espanhois pescarem a vontade na costa da america do sul!!

    _
    o que mentes entreguistas não entendem, e que o colonialismo na america do sul e central, não e so uma questão das malvinas não, mas sim de toda america latina, e tambem não e uma questão de esquerda, direita, balivarianismo, invasão marciana, nada dessas bobeiras, e sim uma questão de SOBERANIA, mas eu ja detectei o problema…a classe media prefere ser colonia a evoluir,para manter o seu estilo de vida batedor de carimbo feudal, lamentavel !!!

  47. nos não vamos nos tornar amiguinhos de messa de sinuca da argentina…isso e obvio, mas eles são nossos vizinhos, e a inglatera esta ha 12 mil kilometros daqui !!

    _
    eu ja visitei buenos aires e fui muito bem tratado, onde fui mal tratado foi no paraguay, mas entendi por motivos obvios historicos, mas indempendente disso tudo, as crises picuinhas, intrigas na america do sul, SÃO UM PROBLEMA NOSSO, E DEVE SER RESOLVIDO POR NOS, E NOSSOS VIZINHOS, A INGLATERA NÃO TEM NADA COM ISSO, o problrema da inglatera e com a frança, russia, holanda, e que se lasquem para la,

Comentários não permitidos.