Putin acusa EUA de envolvimento na morte de Gaddafi

Primeiro ministro russo, Vladimir Putin

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira que as forças especiais americanas tiveram envolvimento na morte do ex-ditador líbio Muammar Gaddafi, que foi morto depois de ter sido capturado pelos insurgentes opositores.

“Drones, principalmente americanos, atacaram o comboio [de Gaddafi]” declarou o premiê em entrevista transmitida ao vivo pela televisão russa.

“Depois, com seus rádios, por meio das forças especiais que não deviam estar ali, chamaram a pseudo oposição e os combatentes que o eliminaram sem julgamento e sem investigação”, completou.

Putin acrescentou que graças a essa ajuda ocidental, “eliminaram Gaddafi sem julgamento e sem investigação”.

A Rússia havia criticado com veemência as operações militares que a Otan realizou na Líbia e as definiu como uma “cruzada”. Na visão do país, os ataques aéreos não tinham respaldo na resolução da ONU, que apenas mencionava a necessidade de respeitar uma zona de exclusão aérea e ainda proibia a presença de tropas estrangeiras em solo líbio.

Pouco após a morte de Gaddafi, o chanceler russo, Serguei Lavrov, já havia questionado a legalidade do ataque aéreo ao comboio onde o ex-dirigente líbio era transportado, que terminou na captura e morte do ditador. A Otan afirmou, na ocasião, que não sabia que Gaddafi se encontrava no comboio atacado.

Em resposta às críticas pela falta de liberdade na Rússia, o premiê questionou o caráter democrático dos princípios promulgados pelo Ocidente.

“A todo o mundo mostraram imagens do assassinato [de Gaddafi], todo ensanguentado. Isso é democracia?”, declarou Putin, que defendeu que o povo líbio deveria ter tido a oportunidade de decidir sobre o destino de seu ex-líder por via democrática.

Putin disse que as imagens da morte do ditador líbio lhe causaram “repugnância” e criticou os meios de comunicação ocidentais por falta de moralidade.

A Rússia defende que Gaddafi deveria ter sido preso e que sua morte nas mãos dos rebeldes líbios é uma violação do direito internacional.

ELEIÇÕES

Na mesma entrevista, Vladimir Putin rebateu os questionamentos sobre os resultados das eleições legislativas de 4 de dezembro na Rússia e afirmou que eles refletem o “estado das forças no país”, acrescentando que seu partido, a Rússia Unida, venceu o pleito de forma justa.

Essas são as primeiras declarações públicas do premiê desde as enormes manifestações de sábado em todo o país.

“A oposição sempre dirá que as eleições não são honestas. Isto é o que acontece em todas as partes e em todos os países”, declarou Putin na TV, ao ser questionado sobre os protestos sem precedentes registrados na Rússia após as eleições.

A oposição russa denuncia fraudes nas eleições e exige que os resultados sejam invalidados.

O premiê sinalizou que não pretende ceder à proposta da oposição de repetir a votação, mas fez um aceno aos rivais ao propor a instalação de câmeras de vídeo nas seções eleitorais para a votação presidencial de 4 de março –na qual Putin é favorito.

Fonte: Folha

24 Comentários

  1. O fato nao pode ser negado. Russia permitiu que os Estados Unidos matasse Kadaffi. Russia poderia ter vetado a resolucao da ONU, nao o fez. As razoes podem ter a ver com a politica interna russa mas isso e irrelevante. Russia esta envolvida na morte de Kadaffi. Putim deveria calar a boca em relacao ao assunto Libia ou declarar a verdade. Russia foi oportunista e perdeu esse jogo.

  2. PESSOAL…O PUTN ACABA DE DESCOBRIR A RODA!-Hahah…!
    .
    .
    Não foi esse Vladimir Putin,que mandou matar um ex-agente da antiga KGB na Inglaterra com veneno e também de envenenar um ex-presidente da Ucrânia?
    .
    .
    Parece que o ditadorzinho alquimista do putin tá muito puto que nem o pluto quando descobriu que era um filho da pluta_Hahaha…!

  3. Isso demonstra que esses paises são perigosos e ameaçadores, enqto isso nossos mediocres lideres de sempre ficam se fazendo de rogados qto a defesa do território nacional!Qdo nós vamos adquirir os caças, as belonaves maritimas, por exemplo, etc?

  4. É mesmo um vira-lata. Na hora da invasão a Líbia, esse deu todo apoio aos americanos no conselho de segurança, agora fica latindo afim de fazer os russos esquecerem as fraudes nas eleições de seu país

  5. Agora é fácil!.. “Encima do Murovedev”. Putin expos o que seu ‘amiguinho’ não o fez. Já fazendo jogo para as eleições como o lado ‘de atitude’ na história dentro do governo.

  6. YANKS PILHADORES DAS RIQUEZAS ALHEIAS
    .Em resposta às críticas pela falta de liberdade na Rússia, o premiê questionou o caráter democrático dos princípios promulgados pelo Ocidente.
    .
    .INTERESANTE VIREM FALA DA RUSSIA SE ELES FAZEM O MESMO E PIOR POIS FAZEM CORVARDEMENTE .
    .
    POR TRAS COM MENTIRA DE DEMOCRACIA,
    .
    QUEM E CONTRARIO A IDEIA
    .
    VIVE NA DISNEY DA INLUSAO
    .
    ONDE YANKES SO QUEREM AJUDAR ,
    .
    LAVAR SEU CELEBRO JUNTO COM O PATETA E O PATO DONALD
    .
    QUA QUA RI O PATO DONALD DESES INLUDIDOS
    🙂
    .

  7. NAO ACHO QUE FALOU TARDE NAO…
    .
    Agora é o momento certo de demonstrar a sua força… deixar a otan atacar o gaddafi só fe z piorar a imagem dos estados unidos por todo o mundo árabe… Agora viram no que dá deixar nas mãos da otan e dos eua…
    Diante desse cenário deve nascer o ANTAGONISTA e a pessoa que teve coragem pra fazer isso até agora é o PUTIN, já qu o Hu Jin Tao prefere ficar trancado na cidade proibida sem demosntrar o que pensa…

  8. Putin disse que as imagens da morte do ditador líbio lhe causaram “repugnância” e criticou os meios de comunicação ocidentais por falta de moralidade.
    .
    QUEM E QUE LAVA O CELEBRO DO MUNDO OCIDENTAL?
    .
    ESPECIALMENTE
    .
    AI .
    .
    NO
    .
    BRASIL????????????????????
    .

    RESPOSTA,
    .
    CNN = USA
    .
    BBC QUE E DONA DA GLOBO BRASIL EM NOTICIAS. = INGLATERRA.
    .
    NAO E ATOA QUE O PATO DONALD E O PATETA.
    .
    NAO COMENTAO ESAS COISAS AI.
    .
    ESA DEMOCRACIA QUE SO EXISTE NA DISNEY DA INLUSAO,.
    .
    QUE MUITOS AI NO BRASIL ACREDITAO DE PE JUNTO,
    .
    YANKES TAVAO PREUCUPADO COM O POVO LIBIO, E COM ELEITORES RUSSOS
    .
    POVINHO DEVIA IR PRA DISNEY DA INLUSAO INVES DE TA SE PREUCUPANDO COM VIDA ALHEIA,AFINAL A FLORIDA E LA EA CALIFORNIA TBM 🙂
    .
    TRISTES SAO ESES QUE VIVEN NO MUNDO DA INLUSAO DA
    .
    DISNEY.
    .
    🙁
    .

  9. Isso demonstra que esses países são perigosos e ameaçadores. Concordo com vc Regivaldo.Nossos líderes estão vacilando com a nossa defesa.KD os caças?Todos os países atacados pela OTAN,sofreram de início pesados bombardeios.

  10. Os lideres russos(batman e robin)deveriam agir antes do leite derramar,estas falacias tem como objetivo desviar a atençao de problemas internos,isto virou moda internacional,se a namorada ou esposa apareceu gravida,culpem o TIO SAN ! Estes discursos populares sao para enganar o povao,no fundo Russia e EUA agem como clubes brasileiros combinando jogos para nao cair para a SEGUNDONA,arrotam bravatas mas nos bastidores ,dao ate beijo de lingua !



  11. Putin é um ditador .. Fato!

    depois que foi escancarado para o mundo as fraudes na ultima eleição russa ele começou a atirar para todos os lados.

    grande M os EUA terem ajudado a localizar e matar o LIXO Gaddafi…os libios agradecem.

  12. Protestos em Moscou ja comecaram contra esse suposto “grande mestre”ou melhor assassino de seu propio povo e genocida na Chechnia, onde Putin esta envolvido ate o pescoso

  13. José Carlos. Um abraço pra você e seu comentário sóbrio.

    KLM, entendemos o que você quis dizer mesmo com o seu péssimo português, manera no caps lock ai vai.

    EUA amanhã serão os nazistas de ontem.

  14. So sendo Russo mesmo para empeitar os Yankes dessa forma ainda mais um Putin da vida, valeu é isso mesmo tem que abri a boca é dizer ao mundo que essa é a política é a democrácia america é mais furada que queijo suiço.

Comentários não permitidos.