Primeiro-ministro da França negocia acordos no Brasil

Renata Giraldi*

Brasília – O primeiro-ministro da França, François Fillon, chega hoje (14) ao Brasil. A ideia é ampliar a cooperação entre os dois países e a parceria estratégica no setor de defesa. Amanhã (15), Fillon se reúne com a presidenta Dilma Rousseff. Uma das propostas da França inclui a participação na construção de um dos porta-aviões do projeto de reaparelhamento da Marinha brasileira.

Fillon viaja ao Brasil com uma delegação de 40 pessoas, das quais 28 são empresários, além de parlamentares e três ministros de Estado. O primeiro-ministro tem uma agenda de quatro dias em território brasileiro.

De acordo com assessores de Fillon, com base no acordo assinado em 2009 entre a França e o Brasil  para venda de armamento avaliado em U$ 12,3 bilhões, o primeiro-ministro vai demonstrar interesse  em outros contratos no setor, como a participação na construção do futuro porta-aviões brasileiro. A empresa DCNS fez uma proposta para o design do futuro navio-aeródromo.

O governo da França também está interessado no projeto brasileiro de renovação da frota de fragatas e de patrulhas oceânicas e na fiscalização das fronteiras marítimas. A Aeronáutica civil é outro setor estratégico, e um dos objetivos é intensificar as relações nessa área.

O principal ponto das discussões é a compra dos 36 caças Rafale para renovação da frota brasileira.
De acordo com o especialista em Defesa Nelson During, o Rafale também está na disputa por um contrato da Marinha, que inclui 48 aviões.

No âmbito nuclear, o Brasil pretende adquirir até 2030 quatro novos reatores, além dos três que já existem nas usinas de Angra dos Reis. A França, conhecida pela sua experiência no desenvolvimento de energia nuclear para fins civis, pretende aproveitar esse interesse brasileiro para negociar.

A crise na Europa também terá destaque na visita. A questão será abordada durante um seminário na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que contará com a participação de empresários dos dois países. O Brasil é o país não europeu que mais recebe investimentos diretos da França. Cerca de 500 empresas francesas estão instaladas no país.

Durante a visita do primeiro-ministro francês, também serão assinados diversos acordos bilaterais. Um deles, ligado ao programa Ciências sem Fronteiras, prevê a formação de cerca de 10 mil estudantes bolsistas no país. Também há acordos nas áreas de tecnologia da informação e Previdência Social.

A agenda de Fillon ainda inclui a inauguração de um monumento em homenagem às vítimas do voo AF447, que caiu em 31 de maio de 2009 no Oceano Atlântico. A cerimônia deve ocorrer sexta-feira (16), no jardim Parque dos Dois Irmãos, no Leblon. Ainda no Rio, Fillon deverá visitar o teleférico que liga os seis morros do Complexo do Alemão, recentemente ocupado pela polícia. O primeiro-ministro volta para a França no sábado (17).

Fonte: Agência Brasil

24 Comentários

  1. É agora ou nunca é ésta a oportunidade,tanto para a frança comomo para o BRASIL,para a frança continuar dona do propio nariz em termos aéronauticos e Para o Brasil a independencia tecnologica em aéronautica que tanto almeija e só a frança pode dar,pois o rafale é genuinamente frances,basta nosso governo não se acovardar e pensar grande como nosso pais é.

  2. Apesar das criticas de alguns ela tem produzido resultados, que é o que interessa!O brasil deveria mesmo aprofundar essa parceria eles tem tecnologia de saneamento revolucionária, serviria pra acabar com o desperdicio de dinheiro que o gov. paulista joga no tietê sem resultados e também poderia servir ao saneamento das gdes e medias cidades brasileiras, o que se gasta em saneamento se economiza em saúde!Além de tudo tem tecnologia nuclear civil muito util aos nossos interesses e é claro na questão da defesa que seria também de extrema valia ao Brasil!E não precisariamos ficar na sombra dos EUA, ou seja, daquilo que eles pesam e querem para o Brasil!

  3. DESCONFIEM DE PRESENTE (DE GREGO) FRANCES… OLHEM A EXPERIENCIA DO P.A. SAO PAULO. ESTAVA DETONADO, UM LIXO, NOS ATRASOU MUITO E CUSTOU UMA NOTA PRETA…

  4. Eu sou desconfiado com os franceses, mas essa é a melhor hora de fazer um bom acordo com deles, já que a aguá ta batendo na bunda deles! E pelo visto esse projeto de porta aviões era segredo e agora aos poucos vai sendo revelado. Muito bom!

  5. O Brasil deveria é acabar com esse FX, escolher o avião que os membros da FAB querem que é o Sukhoi Su-35! Os russos cumprem suas promessas de transferência de técnologia e o Su-35 também é todo russo. É um puta de um avião, bem superior a Griphen NG, Super Hornet e Rafale! E é adequado para países com dimensões continentais tanto terrestres quanto maritimas!

  6. Senhor Primeiro Ministro Filon vc está indo pelo caminho certo,é mais fácil o senhor investir na venda dos Porta-aviões do que o Rafale para a Fab,kkkk como eu disse certa vez é mais fácil a Marinha comprar um PA e equipar ele com modernos caças do que esse FX-2 da Fab sair,ai eu pergunto a culpa é do Governo,a Mb CORRE ATRÁS DOS DESEJOS DELA E o EB tb,mas o que esperar de uma força que deseja comprar um caça que não existe,e que agora depois que muitos finalmente reconhecerem que esse NG é um demonstrador e agora será E/F o novo super caça da turma,esse E/F NADA MAIS É DO QUE UM CAÇA JAS 39 COM UPGRADE.

  7. Regivaldo o problema do Tiete é algo que tem que ser feito ao meu ver,mas acontece o que amigo,fazem o serviço e depois não continuam,fazem 1 ano e depois param 2 anos,o Rio Tiete é usado para se seguar recurso,como é algo importante eles sempre tem que ter o problema para justificar jogar milhoes nessa obra,mas o problema em si nunca é resolvido e quem sofre é o povo de SP.
    Quanto ao PA vale a pena sim entrarmos de cabeça nesse projeto,pois a DCNS e sua parceira no brasil estão em fase de conclusão de um estaleiro e já pensaram a capacitação de nossos engenheiros ,primeiro submarinos depois PAs,vamos aprender a concepção projeto contrução,vale a pena sim tomara que Dilmão aceite,e como eu disse tá arriscado a MB ter PAs COM CAÇAS MODERNOS ANTES DA FAB decidir o FX-2.

  8. Parcerias comerciais,estrategicas e em diversas areas temos ate com Cucamonga mas não confundam com aliança militar ou seja pacto de reciprocidade.Tem muita gente que empurra os pés pela cabeça…O que temos com eles são os serviços que nós estamos pagando e pagaremos…Logico que eles vieram defenderem seus interesses comerciais que em tempos de pindaiba qualquer coisa é alguma coisa e esse é o momento de aproveitarmos não so deles mas de todos que consoco quiserem comercializar.Ate ai tudo bem é o obivio mas vamos ao que interessa que são AS ENTRELINHAS pois Franceses para venderem prometem ate as calças e depois veem com outra conversa.A propria Saab que no começo dizia que so nós teriamos o NG pois estariamos comprando o projeto ou seja passando a termos a propriedade intelectual do mesmo quando estiveram no congresso mudaram as afirmações dizendo que seriamos seus socios e com previlegio em nossa area de influencia.Sei que todos nós queremos ver logo este problema dos caças resolvidos mas precisamos não somente termos prudencia mas tambem objetividade e impormos o que queremos.Nós estamos comprando e não pedindo pelo amor de Deus a ninguem…Sra.Dilma Roussef na questão do FX não ceda um milimetro minha senhora,feche o contrato com quem comprometer-se efetivamente a nos reparsar sensiveis ou seja a tecnologia completa para podermos ter propriedade intelectual do que viermos a criar e a aperfeiçoar encima disso…Os EUA e a Europa sempre monopolizaram o mundo com condicionamentos e imposições e se nós não tivermos acesso a codigos fontes e sensiveis para podermos ter a propriedade intelectual jamais seremos realmente autosuficientes e jamais sairemos do jugo das imposições,condicionamentos e chantagens.

  9. É isso mesmo barca o tietê virou mero pretexto pra alocar recursos com outros interesses, lamentavelmente!O povo é que se dane, sempre em segundo plano pra nossas autoridades!

  10. Falou e disse 1Maluquinho e o dhou, espero q agr venham de x os rafales, uns 72 p a MB e 250 Su 35Bm e ou “S” p a FAB e p ontem, assim cumprimos n parte no acordo com os francos..e recebemos a tecnológia do “como fazer” sobre caças…quem viver verá.Sds.

  11. Dilma, por sua vez, também tocou no assunto de forma tangencial e afirmou que “a área de defesa é um dos pilares” da relação entre os dois países. Ela disse que o Brasil busca “construir uma verdadeira indústria nacional de defesa” e declarou que conta com a França para isso.

  12. RICARDO PEREIRA é isso ai mesmo meu caro a PRESIDENTA DILMA ROUSSEF reiterou a importancia da consolidação da industria de defesa nacional.Ela desde o inicio deixou bem claro que NÃO ABRE MÃO DA TRANSFERENCIA TOTAL DE TECNOLOGIA e para apenas termos CAPACIDADE INDUSTRIAL de construirmos Caças complementados com sensiveis extrangeiros O BRASIL ACABARA DANDO PREFERENCIA AO SU35BM/S CONSECIONADO que alem de muito melhor que os demais caças em atividade nos saira bem mais em conta.Acontece que ela sofre pressões dos Americanos e da França,de Brasileiros que ESTÃO LEVANDO FABULAS PARA FAVORECEREM O RAFALE E O SUPER HORNET e de uma minoria reacionaria Xenofobica…ELA NÃO PROMETEU NADA A GRINGO NENHUM E SIM DETERMINOU QUE NÃO ABRE MÃO DE SUAS EXIGENCIAS E ELA ESTA MAIS DO QUE CORRETA.Ela prometeu sim ao povo Brasileiro que em 2012 os investimentos e as prioridades seriam retomados…TEM GENTE DE TODOS OS TIPOS E INTENÇÕES POR TRAZ DO FX e se eu fosse ela o encerrava e com autoridade de Presidenta determinava por decreto compra direta daquele que preencher todos os requisitos por ela determinado.Ela é a Comandante em Chefa das Forças Armadas e lhes garanto que nossos militares e não me refiro a seus comandantes estão anciosos que ela tome uma decisão coerente pois é de conscientização nacional e por muitos motivos que A AQUISIÇÃO DE VETORES E SUAS TECNOLOGIAS não podem mais serem adiados.Ao invez de ficarmos aqui como pessoas mesquinhas defendendo aficcionamentos ou tendencias ideologicas deveriamos apoia-la a tomar uma decisão que viesse suprir integralmente nossas carencias e anseios…Jamais desanime RICARDO sei que és uma pessoa informada e coerente mas que estejamos atentos pois OS VENDIDOS E OS MANIPULADORES DA INFORMAÇÃO ESTÃO AI AOS MONTES LAVANDO O CEREBRO DOS DESATENTOS.

  13. Os Franceses estão querendo determinar como se fosse um compromisso irrevogavel as declarações verbais de um embriagado sugestionado por um espião vendido.Se eles perderem essa licitação considerarão um ato de traição do Brasil como se fossemos obrigados a aceitar-mos seus termos.Esta questão tornou-se ponto de honra para nosso povo pois ela determinara se continuamos sugestionados por condicionamentos,imposições e chantagens.Se a Dilma ceder as pressões de Americanos e Franceses da forma como eles querem sera uma derrota as nossas aspirações de AUTOSUFICIENCIA TECNOLOGICA EM DEFESA.Os empresarios estão se importando so com contratos e serviços,nossos militares na pindaiba operacional se darão por contentes com tudo o que for adiquirido novo MAS SATISFEITOS NÃO ESTARÃO porque os mais beneficiados com a AUTOSUFICIENCIA TECNOLOGICA são eles que poderão criarem e aperfeiçoarem tecnologias e armamentos e ninguem melhor do que eles para conhecerem nossas carencias,nossas necessidades e empregos…INDUSTRIAIS E POLITICOS SÃO COMO PUTAS SO PENSAM EM DINHEIRO E SO QUEREM SE NUTRIREM DOS COFRES PUBLICOS.

  14. Dono do nariz é comprar e poder vender a quem quiser e bem entender,comprar com embargos não é ser dono,e dificelmente teremos o F-18 sem embargos o super tucano para a venezuéla é o maior exemplo de embargo de tecnologia,é assim que funciona com os americanos,por isso digo que o rafale é a unica opção,gripen-ng é uma boa proposta poren é uma alcochoada cheia de retalhoa com tecnologia da europa e EUA,sukoi é uma incognta,pois se os indianos tivessem muita tecnologia russa eles mesmo fariam as melhorias,e mesmo assim ja não esta no fx-2 e só resta o rafale,não despresando f-18 que é um baita dum caça porem esbara nas tranferencia.

  15. DHOU Pelo visto voce nunca ouviu falar na sua vida sobre o SU50MKI-FGFA não é mesmo rsrs rsrs Então procure conhece-lo antes de fazer as afirmações mais do que carecas sugerindo erronea impressão de que os Indianos não estão satisfeitos com as tecnologias e as parcerias com os Russos.E talvez tambem não enchergue que Americanos so faltam lamberem as bolas dos Indianos prometendo-lhes repassarem-nos tudo o que quiserem para atrai-los para a orbita deles e os Indianos jamais aceitaram e jamais aceitarão.Se não fosse a tecnologia Russa Indianos ainda estariam domesticando Elefantes para entretenimento de Britanicos rsrs rsrs

  16. As Fragatas Francesas não acho muito legais pra nos.
    Mas o Porta-aviões e os Rafales dou nota, de zero a dez, dou 9,5 de nota.
    Vejam que casam certinho 48 Rafales e dois porta-aviões francos, em número, tamanho e procedencia.
    Junto dos subs e as Fragatas que virão, aposto naquelas Sul-coreanas, vai ser uma esquadra show mesmo.
    Assim espero…

  17. Então o NAe SP foi comprado por uma bagatela não é mesmo e voces por acaso tem ideia desde a sua compra ate esse dia o quanto de dinheiro publico foi gasto nele e tambem que nós nunca o tivemos 100% operacional?E mais perguntem-se em uma guerra se ele podera zarpar e não ser facilmente afundado rsrs e ainda tem tolo que diz que ele serviu para um proposito O ADESTRAMENTO DA MARUJADA rsrs e mais ainda que depois de termos gastado uma fabula com ele em 2020 simplesmente sua vida util se extinguira rsrs E então se perguntem sera que valeu a pena rsrs Mas como todo aficcionado se contenta em ver sua endeuzada banheira velha desfilando ao largo enflamulada e soltando fumaça preta voltar para a doca para mais um retoque rsrs rsrs Sabem justamente as Fragatas Francesas e os Scorpenes são as unicas aquisições acertadas porque EC725 e Rafale COMO DIZIA O PAINHO AFF TO MORTA rsrs rsrs

Comentários não permitidos.