CONCLUÍDOS OS ENSAIOS EM SOLO DO MOTOR L5!

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KsQA2CFjckM

A Divisão de Propulsão Espacial (APE) realizou com sucesso os ensaios de qualificação em solo do Motor L5, concluindo, assim, uma importante etapa para a capacitação do IAE no desenvolvimento da tecnologia de propulsão líquida.

Os ensaios do Motor L5, que funciona com oxigênio líquido e etanol, foram retomados em agosto de 2011 e serviram para verificar o desempenho desse motor em condições atmosféricas, tendo sido realizadas medidas de empuxo, vazões, pressões e temperaturas em diferentes pontos das linhas de alimentação dos propelentes, bem como no próprio motor (cabeçote de injeção, câmara de combustão e tubeira).


Atualmente foram fabricados e testados dois conjuntos idênticos do Motor L5, composto de cabeçotes de injeção e câmara de combustão. O primeiro deles foi ensaiado com êxito em 2005, tendo sido submetido a mais de 400 s de testes a quente. O segundo motor totalizou, até o momento, aproximadamente 10 min de ensaios, em tiros com duração de 40 s, 60 s e 120 s.

Para essa segunda etapa, além dos ensaios de maior duração, também, foi testada pela primeira vez uma a câmara de combustão feita de liga de aço Inconel, com cerca 2 mm de espessura de parede.

O desempenho do Motor L5 foi o esperado para as condições atmosféricas (em solo), estimando-se que os parâmetros propulsivos estejam próximos aos dos previstos em projeto para o vôo, ou seja empuxo de 5 kN (0,5 t) para ambiente de vácuo.

Fonte: IAE

16 Comentários

  1. Mais o menos Orator, EUA e RU usam oxigenio + hidrogenio liquido, nos estamos trocando o hidrogênio pelo etanol. Vamos ver se é melhor que o convencional, mas de cara já tem uma vantagem obvia: hidrogênio liquido é caro, dificil de produzir, e precisa ser mantido a temperaturas extremamente baixas, já o etanol não.

  2. .
    .
    A tecnologia de combustível sólido para a propulsão, já dominada pelo Brasil, apresenta a vantagem de ser de fácil manuseio.
    .
    Já o combustível líquido, por exemplo, possibilitará o controle da aceleração do veículo espacial. Essa característica faz com que o propelente líquido permita um maior controle para o momento da inserção, por exemplo, de um satélite na órbita correta.
    .
    Grosseiramente, os combustíveis sólidos podem ser definidos basicamente como uma espécie de estopim em pó embalado e comprimido, onde a carga é uma mistura de combustível seco com o comburente, [que no caso do motor brasileiro é o etanol, mas, poderia ser qualquer outra substância que entrando em contato com o combustível permite a ocorrência da reação química que chamamos de combustão ], que também é uma substância seca, porém rica em oxigênio.
    .
    Um exemplo entre muitos, é a mistura de perclorato de amônio e poliisobutano, utilizados em alguns mísseis terra-ar. Este combustível apesar de seguro e simples, produz um Isp [ Impulso específico] baixo, além da exigência de uma estrutura muito mais pesada e resistente para a câmara de combustão.
    .
    Por ser combustível sólido, o único controle possível é a taxa da queima, e esta é determinada pela granulometria do propelente ou da forma da câmara de combustão.
    .
    Já os engenhos que utilizam combustível líquido tem inúmeras vantagens sobre os de combustível sólido. Os funcionamentos e estruturas internas de ambos diferem bastante.
    .
    No caso da propulsão por combustível líquido o propelente e o oxidante são armazenados em reservatórios fora da câmara de combustão. Ao serem misturados na câmara entram em combustão, sendo expelidos em altíssima velocidade pelo bocal, propelindo assim o artefato.
    .
    As principais vantagens são: – a ignição pode ser parada, a ignição pode ser reativada. Pode haver aceleração e desaceleração da ignição, o controle da ignição pode ser executado de forma precisa, a câmara de combustão extremamente leve possibilita maior carga útil do engenho.
    .
    As principais desvantagens são: – o sistema possui peças móveis, válvulas e etc, isto para a efetivação de um controle fino, mas, o nível de complexidade tecnológica é muito alto. Devido ao nível de complexidade, o sistema é passível de falhas e defeitos inesperados que podem ocorrer com mais facilidade.
    .
    De uma forma geral, são menos seguros que os dispositivos de combustível sólido, contudo o nível tecnológico destes motores tem aumentado bastante compensando estas desvantagens.
    .
    O Hidrogênio líquido é utilizado em propulsores de maior porte.
    .
    Saudações,
    .
    konner

  3. Resposta ao Osório: Vetorizar nuck’s em direção ao palácio do planalto, todas as câmaras, e tribunais de justiça.
    Sabiam que o mensalão vai ser prescrito?.. Pois é.

  4. Osório, não tem de quê, apesar da explicação do konner esta sim considerada uma explicação mesmo! O pouco que conheço do assunto diante desta tamanha exposição seria ridículo. Aí, quis brincar um pouco. =b
    Mas oq expus foi corroborado pelo konner: “O Hidrogênio líquido é utilizado em propulsores de maior porte.” Nuck’s netos da W87! Já já terão suas carteiras de motorista!

  5. Combustível líquido e sólido apresentam diferenças até no uso das tubeiras corretas, mas particularmente sou mais “fã” de combustíveis sólidos, mesmo os líquidos tendo uma maior capacidade…o problema é que não compensa mais investir em combustíveis desses tipos, está mais do que na hora de inovar…mesmo os foguetes sendo único modo até hoje de se conseguir alcançar plenamente o espaço, há outras maneiras melhores de se conseguir o mesmo. Essa tecnologia do L5 ja é ultrapassada demais!

  6. Esse motor esta sendo desenvolvido para substituir o motor de combustível solido S-44 usado no quarto estagio do VLS-1 , e também sera usado em um novo foguete sonda VS-30/L5 , usando o motor do VS-30 (combustível solido) no primeiro estagio e L5 no segundo estagio ,lembrado que segundo informações , o L5 só sera usado em uma versão posterior do VLS-1 ,ou seja ,só depois dos testes do VLS-1 ainda usado o motor S-44 e se este conseguir colocar satélite em orbita com sucesso .

    Com informações do http://brazilianspace.blogspot.com/

  7. Discordo de algum de vocês o combustivel liquido é usado até hoje pela Russia e por acaso era o combustivel do Buran ele é menos dispendioso e tem mais poder sendo assim melhor para futuros foguetes, mas futuros mesmos pois o investimento em ciencia está tão baixo que se duvidar a Albania o pais mais pobre da Europa investe mais.

Comentários não permitidos.