Rapidinhas: Manobras Navais

Um esquadrão da Frota do Báltico chegou no Atlântico

Um esquadrão da Frota do Báltico se juntou hoje ao grupo de navios de guerra e de porta-aviões da Frota do Norte no Atlântico, comunicou um representante da Frota do Norte, capitão da primeira categoria, Vadim Serga.

Agora, as tripulações da Frota do Báltico, do navio patrulha Iaroslav, o Sábio, do petroleiro Lena, junto com os marinheiros Frota do Norte, vão levar a cabo uma missão de longo curso até ao Mar Mediterrâneo. A organização da interação inter-marinha é uma das características das missões de navegação de longo curso, – ressaltou Serga.

De acordo com ele, o plano de navegação dos navios russos prevê a solução de problemas comuns nas  zonas marítimas designadas, com a participação de navios das Frotas do Norte, do Báltico e do Mar Negro.

Irã fará manobras para mostrar controle sobre estreito de Ormuz

O Irã planeja fechar o estreito de Ormuz, entrada do Golfo Pérsico e ponto de saída de boa parte do petróleo mundial, durante as próximas manobras navais que seus navios de combate vão realizar em águas internacionais, informou nesta terça-feira a agência iraniana de notícias Isna.

Faremos manobras para fechar o estreito de Ormuz em pouco tempo. Se o mundo quer tornar esta região insegura, nós tornaremos o mundo inseguro, disse Parviz Soruri, deputado membro da Comissão de Segurança Nacional e Política Externa do Parlamento e um dos mais radicais da Câmara.

Recentemente, a Marinha iraniana anunciou a realização de amplas manobras, denominadas Velayat 90, em águas internacionais, entre o Golfo Pérsico e o Mar de Omã, para testar suas unidades de superfície e submarinos mais modernos, além dos mísseis e outras armas e equipamentos militares.

Cerca de um terço do petróleo do mundo passa em navios pelo estreito de Ormuz, um dos pontos estratégicos de maior importância no planeta.

O Irã está envolvido em uma polêmica devido ao seu programa de enriquecimento de urânio. Parte da comunidade internacional, liderada pelos Estados Unidos, afirma que o intuito das pesquisas é a fabricação de bombas atômicas, o que Teerã nega, alegando fins civis e pacíficos.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse que o relatório, elaborado pela AIEA (Agência Internacional de Energia) tem caráter político.

É um relatório muito político, sem prova ou indício, afirmou. Estão sempre nos acusando e já dissemos várias vezes que não necessitamos de bombas atômicas. Eles mesmos [Estados Unidos] têm bombas atômicas e as utilizaram várias vezes contra o resto da humanidade.

Fonte: Voz da Rússia

15 Comentários

  1. isso e que e pais,pequeno diante das grandes potencias mas que soube desenvolver seu proprio potencial e concientizar o seu povo para nao ser covarde,ira e coreia do norte sao grandes exemplos para o Brasil,um gigante que acordou mas que ainda esta sonolento.

  2. Só duas Arleigh Burkle são suficientes para por um fim a marinha iraniana, ou alguém aqui acha que um “destroyer” de 3 toneladas como diz a propaganda dos aiatolás venceriam a 5º Frota americana

  3. PauloR na 2ª guerra mundial navios menores afundaram um cruzados japonês nas Filipinas, os navios eram dos EUA, e sendo assim, tamanho não é documento.

  4. É prefiro o Brasil assim do que envolvido com guerras e conflitos,não admiro em nada a conduta iraniana nem coreana,Desvejo o Brasil bem preparado e auto suficiente industrialmente e militarmente mas com unico objetivo de estarmos bem preparados em caso de nessesidade mas principalmente como dissuazão,os doidos terroristas,agitadores,homens bomba podem ficar por la mesmo,ta muito melhor assim.

  5. Ferreira Junior disse:
    14/12/2011 às 01:28

    Quem esta falando de tamanho? O que as Arleigh Burkle são autamente armadas e seus radares podem detectar as sucatas, digo destroyers iranianos a Km.

  6. Iran está blefando nem td q ele diz ter é verdade . e é questão de tempo o USA vao invadir mas cedo ou mas tarde!! Brasil sim tem q continuar pacifico mas acho q tbm devia agir por debaixo dos panos calado.. sem da alarme

  7. Eu tampouco quero que o Brasil se meta em guerra de outros,mais sim que se arme até os dentes,já que quando falte recursos naturais e o Brasil tenha demais ,que pensa que os poderosos comprarão se pode pegar sem pagar com a defesa atual do Brasil até os ingleses são capazes de fazer isso,por isso quero e espero que o Brasil tenha muito boa defesa e também ataque.

  8. Se alguém pensa que seria permitido ao Irão fechar o estreito de Ormuz, está fora deste mundo politicamente e militarmente. Ninguém iria permitir uma crise do petróleo como a de 1973… a nível militar tudo não passa de propaganda iraniana. Era a forma do Irão ficar sem marinha e força aérea em menos de uma semana. Os Persas, com petróleo ou sem ele estão condenados historicamente à sua pequenez: Alexandre Magno mostrou-lhe quando os derrotou e conquistou; Afonso de Albuquerque, quando os portugueses dominaram o Índico no século XVI, nunca permitiu que fechassem o estreito de Ormuz. Foram até conquistadas algumas cidades estratégicas. Tanto antigamente como hoje, melhores tecnologias e tácticas militares!

  9. Gostaria de ver o Ira fechar o Strait de Ormuz, com 2(dois) Carrier battle Groups na area. tente Iran pra ver ate onde voce chega. Que piada essa propaganda Iraniana…e tem nego aqui dizendo que isso sim e pais..pelo amor de deus…ate o Iraq andou aprontando as suas encima do Ira, que somente sobreviveu devido seus ataques suicidas..desespero, puro desespero..habilidades, muito poucas.

  10. Corretissiomo, Dhou.
    A troca de arrogancia entre Irã e EUA torna o mundo inseguro.
    Quanto aos persas não serem de brincadeira, é bom perguntar aos gregos – Salamina etc.

  11. dho, maneira sensata,parábens. O Brasil deve estar preparado, sem provocar, mas sempre pronto para o que der e vier.

Comentários não permitidos.