Deu No Cavok:Primeiro Ministro da França afirma que a Dassault não vai parar produção do Rafale

Sugestão: Gérsio Mutti

Os caças Rafale vão continuar sendo produzidos pela França mesmo sem compradores externos, afirma o Primeiro Ministro da França. (Foto: Dassault)

A Dassault Aviation vai continuar a produção de seus aviões de combate Rafale e manter a sua “capacidade” industrial, disse hoje o primeiro-ministro francês François Fillon.

“As capacidades extraordinárias do Rafale tem sido demonstradas na guerra na Líbia”, disse Fillon num discurso na base aérea de Saint-Dizier, no leste da França. “A França não vai renunciar em nenhuma circunstância” a engenharia industrial e as competências desenvolvidas pela Dassault, disse ele, segundo informa uma cópia do discurso enviado por e-mail do seu gabinete.

Ele acrescentou que a França ainda está buscando vender os jatos para a Índia, Emirados Árabes Unidos e Brasil.

Os comentários de Fillon seguem após as observações do Ministro da Defesa, Gerard Longuet, no jornal Le Monde do dia 07 de dezembro, quando disse que a menos que o jato encontra um comprador no exterior, o governo vai parar de financiar sua produção, efetivamente matando o programa.

Durante a última década, a Dassault tem consistentemente perdido as competições em países como Cingapura, Coréia do Sul, Marrocos, e na semana passada, na Suíça. Embora tenha estado produzindo um avião por mês para os militares franceses, sem encomendas de exportação para ajudar a pagar o custo de produção, sua carga de financiamento recai inteiramente sobre a França.

Fonte: BloombergTradução: Cavok

6 Comentários

  1. Não tem muito caça de 4,5 geração além daqueles do FX-2. Rússia e EUA já tem seus projetos de caça de 5 geração. Tanto franceses quanto suecos deram suas “garantias” de transferência de tecnologia; daí q um desses pode partir com uma parceria pra um caça 5 geração com o Brasil. Quem teria mais capacidade pra um projeto desse porte?

  2. Ok, ok , Dassault… VÃO TRANSFERIR TUDO PARA NÓS ou pelo menos baixar bem o preço????
    .
    – “Ahh não..”
    .
    – Certo; passar bem! E boa sorte.

  3. A marinha havia dito que iria comprar 24 unidades do mesmo caça do FX-2, e o gripen ta desenvolvendo uma versão marinha, será que ele é que vai ser escolhido e a versão marinha ta sendo feita sobmedida para a MB? quem sabe, mais que o rafale é um avião competente isso é, pena que a manutenção é muito cara.

  4. se o objetivo Brasileiro é independencia tecnologica,o unico que oferece este item é a França,com o rafale pois é o unico absolutamente com tecnologias propias e se é este o objetivo da india tambem sera o escolhido na india,e finale.

  5. A Rússia tbm deu garantias de transferência ao BRASIL, se optamos pelo Su 35BM ou o “S” os meçlhores caças do mundo no momento…o q seriam bem melhores p FAB e os Rafales p a MB…e td isso p ontem.

Comentários não permitidos.