Rapidinhas: Marinha

Marinha negocia compra de 3 navios

POR ROBERTO GODOY

A Marinha do Brasil está negociando a compra de três navios de patrulha oceânica de 2 mil toneladas, classe Port of Spain, produzidos pelo grupo britânico Bae Systems originalmente para a força naval de Trinidad e Tobago. O governo tobaguiano desistiu do negócio por razões financeiras. As três unidades estão prontas e completaram os testes de mar em setembro de 2010, na Escócia.

A operação permitirá reduzir o custo do programa de renovação da frota da superfície, o Prosuper – estimado entre 4 bilhões e 6 bilhões – e ainda ganhar tempo na parte sensível do processo, o da ampliação da capacidade de patrulhamento em alto-mar, principalmente na região do pré-sal.

O Prosuper abrange 11 embarcações – cinco fragatas de 6 mil toneladas, cinco escoltas de 1.800 a 2 mil toneladas e um super navio de apoio de 22 mil toneladas, capaz de transportar a qualquer distância todo tipo de suprimentos necessários às operações da Marinha.

O negócio em andamento com a Bae Systems pode incluir quatro fragatas usadas Type 22 Série 3, recentemente desativadas pela marinha inglesa. Modernas e tecnologicamente revitalizadas, permitiriam a desativação dos equipamentos mais antigos da esquadra brasileira. Do grupo, três entrariam em ação quase imediata. A quarta fragata seria mantida como banco de peças, partes e componentes.

Oportunidade

Uma fonte do Ministério da Defesa admitiu ao Estado que a aquisição dos navios-patrulha “é de oportunidade”, mas, se completada, abre a possibilidade de mais encomendas, de três a cinco unidades, que seriam construídas no Brasil por estaleiros privados e ampla transferência de tecnologia.

Cada navio mede 91 metros, leva cerca de 65 tripulantes e um helicóptero médio. Nos ensaios a velocidade máxima sustentada ficou em cerca de 28 km/hora. O armamento principal é um canhão 30mm na proa, mais dois menores, de 20mm e duas metralhadoras 12,7mm.

Os navios estão preparados para receber sistemas de mísseis e de lançamento de torpedos. O complexo eletrônico, radar e centro de combate, foi definido apenas como “adequado” por especialistas que destacam o fato desses recursos não seguirem a disposição padrão brasileira.

Enquanto isso, o Prosuper segue a agenda prevista há um ano. A escolha final, entre ofertas de Itália, Reino Unido, Alemanha, Coreia e França, sairá em 2012. A primeira fragata ficará pronta entre 2018 e 2019 – a entrega do navio patrulha ocorreria 12 meses antes. Esse aspecto do programa muda com a compra dos três navios da classe Port Of Spain.

A Marinha vai adquirir 24 unidades da mesma aeronave que venha a ser selecionada pela Força Aérea por meio da escolha F-X2, dos novos caças avançados, mas em versão embarcada para equipar um porta-aviões de 60 mil toneladas que planeja incorporar entre 2027 e 2031 – a nau capitânia da projetada 2.ª Frota, na foz do Amazonas.

Plano da Força Naval abrange 61 navios e 5 submarinos

A Força Naval apresentou aos empresários do setor industrial seu plano completo. Abrange 61 navios de superfície e cinco submarinos – quatro de propulsão diesel-elétrica e um movido a energia nuclear. As encomendas vão até 2030. Há 48 grupos empresariais – representando cerca de 25 mil empregos em 19 diferentes setores – diretamente interessados em participar do empreendimento.

A Odebrecht Defesa e Tecnologia prepara os estaleiros da Enseada do Paraguaçu, na região metropolitana de Salvador, capital baiana, para disputar o Prosuper. A empresa, associada à francesa DCNS, constrói em Itaguaí, no Rio, uma nova base naval e as instalações industriais de onde sairão os cinco submarinos do Prosub, encomendados por 6,7 bilhões de euros.

A prioridade estratégica da Marinha do Brasil, para ser cumprida em várias fases durante 15 anos, é o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, o SisgAAz. A área de cobertura do SisgAAz é imensa – cerca de 4,5 milhões de quilômetros quadrados – equivalente à metade do território brasileiro, tão grande quanto a Europa Ocidental.

O aparato é destinado a vigiar e proteger um tesouro – na indústria da energia são 15,3 bilhões de barris de petróleo, 133 plataformas (86 fixas, 47 flutuantes) de processamento da Petrobrás, patrimônio decorrente de investimentos da ordem de US$ 224 bilhões, de 2010 até 2015.

Mais ainda: são desenvolvidas pesquisas sobre a biodiversidade exótica encontrada nas fontes hidrotermais localizadas nas zonas de encontro das placas tectônicas. As características apuradas permitem garantir em escala bilionária o aproveitamento na indústria farmacêutica e de cosmésticos. O oceano, na abrangência controlada pelo Brasil, abriga, ainda, 80 reservas de 100 materiais estratégicos. Mapeadas, não prospectadas.

Fonte: Estadão via Notimp

23 Comentários

  1. Este Godoy se tropeçar num gramado e cair de quatro, grita “Eureka” e sai pastando… Onde que as escoltas tem 1800 a 2000 toneladas e fragatas de até 6000 toneladas? O cara não sabe que “escoltas” e “fragatas” são o mesmo tipo de navio? O digníssimo representante da fauna midiática desta nação está confundindo a função “escoltas”, das fragatas, com “patrulheiros”, dos NaPOc… Isso que dá escrever do que não se entende. Depois tem gente que diz que este sujeito é um “Analista de defesa”. Por isso que a defesa deste país na no atoleiro que está. Acho que já perceberam que não gosto dele, né?

  2. Que venham os 3 NPOs que entraram logo em serviço e temos carencia e os demais serão copnstruidos aqui e mais modernizados e com repasse.Quanto as fragatas usadas Inglesas se forem somente para reforço imediato enquanto se desenvolve o PROSUPER que se adiquira tambem as mesmas.A MB segue um correto cronograma e o Brasil so tem a ganhar com isso.

  3. Ótima notícia, espero que esses planos de expansão das 3 forças seja só o começo de muitas coisas por virem, pois não sei se 2 submarinos nucleares dão “conta do recado”.

  4. para braz:::

    Esses navios NaPOc (Navio de Patrulha Oceanica)que o Brasil pretende compra servem pra combater outros grandes navios de guerra. Digamos navios porta-aviões americanos que se aproximem da Costa Brasileira com ‘más intenções’??? Ou é mais para policiar as nossas águas mesmo?

  5. E o navio de apoio Fort George ? Estaria tambem incluido na oferta ? Seria uma boa pois realmente e’ mais novo e muito necessario a MB.

  6. Marinha

    – Dos seus 24 aviões a Jato A4 – nenhum poderia decolar de nosso Porta Aviões “São Paulo.”
    – Das 100 unidades navais, somente 53 estariam disponíveis;
    – Dos seus 5 submarinos, apenas dois operariam.
    – Das suas 74 viaturas blindadas sobre lagartas, do CFN, somente 28 estariam operacionais.
    – De suas 23 aeronaves a jato que estão na Embraer somente 12 de lá sairiam e as 11 restantes seriam canibalizadas.

    Aeronáutica

    – Das suas 219 aeronaves de caça, somente 72 estariam disponíveis;
    – Das suas 174 aeronaves de transportes, somente 67 estariam disponíveis.
    – E que a compra de 36 caças para renovar a frota da Aeronáutica é medida urgente, já que em 2014, os seus atuais caças deixariam de voar.
    – Que a sua frota de treinamento caiu de 74 para 49 aeronaves em funcionamento, E que 90% de sua frota possui 15 anos de uso, ultrapassando os 10%, sendo o desejável para uma força operacional é possuir 50% de sua frota com até 10 anos de uso.
    – E que as 9 baterias antiaéreas disponíveis no Brasil estão fora de uso.

    Exército

    – De seus 78 helicópteros a metade estaria indisponível;
    – 40% de sua força blindada está parada.
    Se confirmada esta situação, como o Brasil mal armado conquistaria, na atual conjuntura internacional, este objetivo:

    “Pais rico é país sem miséria”

    Como proteger, mal armado, as riquezas de nossa Amazônia Azul (o Pré- Sal) e a Verde (biodiversidade, as maiores reservas em água doce, minerais estratégicos como o Nióbio, espaços vitais, as pressões inglesas sobre as riquezas de nossa Roraima, ao lado da antiga planície do Pirara que foi tirada do Brasil, etc.), o Povo Brasileiro, a Integridade e a Soberania do Brasil.

    Isto contraria as lições da História Militar Mundial, no tocante a esta verdade por ela proclamada e confirmada..

    “País rico deve ser forte militarmente”.

  7. É isso aí braz!
    Ainda bem que o 1maluquinho não tentou te dar uma lição de moral, como tentou fazer comigo ao criticar um texto.
    “existe mais coisa entre o céu e a terra…”
    Quem escreve deve saber escrever e pra quem escreve!!!!
    Abraço a todos

  8. Acho uma boa se o preço for atraente…mas; Brasil!! Para de comprar navio no exterior CONSTRUA AQUI!!! Toma vergonha nessa cara…

  9. Fico abismado em saber que Saito ajudou a melhorar o desempenho dos pilotos brasileiros, e ao mesmo tempo agora em sua posição duvidosa.. por fora! a impressão que me dá é que o mesmo está a degringolar todo o trabalho que ele mesmo ajudou nos esquadrões de caça.

  10. Um navio de 91 (NOVENTA E UM) metros e não pode ser melhor armado?? Vejam quem era o comprador original, e me respondam o real poder dissuasório de Trinidad e Tobago?

    Com este armamento só mesmo para correr com pescador invasor, pois em um conflito mesmo com nações menores estes são alvos para piloto que quer posteriormente pintar abaixo da nacele a silhueta de um navio como troféu.

  11. Sem dizer da Compra dos Astros pelos fuzileiros navais.

    Assinados contratos para o desenvolvimento do Míssil Antinavio Nacional (MANSUP)

    Todos os Misseis apresentados pelo Poder naval. Que podia ser anunciado aqui, a materia, seram produzidos entre 2004 e 2017



  12. erikbomberman … +1

    comentei no post anterior… sem nenhum missil vai ser mais um alvo…

    e correr com pescador… depende do pescador .. se tiver um lançador .. ele afunda a ‘bagaça’ mal armada…rsrsrs

  13. erikbomberman é isso ai meu caro.
    Assinamos embaixo que somos incompetentes, para fabricar um patrulha.
    Pergunta.
    Quantas das nossas fragatas estão 100% operacionais???
    A Marinha o governo a sociedade brasileira precisa aproveitar esta oportunidade e acelerar os projetos já existentes:
    ” Os navios-patrulha oceânicos de 1.800 toneladas de deslocamento deverão ser construídos a partir de 2011. Está previsto a construção de 5 unidades de um total que poderá chegar a 8 unidades.” Faz um tempão que li isso.
    E ai!!!!! projetos, projetos…..remendos, remendos….
    Os afrescalhados dos ingleses vão nos enterrar mais uma, nos sulamericanos kkkkkkkkkkkkk
    Vai ter CCCCCCCC…..grande lá no inferno.
    Srs. futuros engenheiros Doutores e Pesquisadores alegrem-se (com migalhas dos Fraldinhas )esse é o Brasil.
    SDS

  14. Para AJUDAR os colegas… RENATO: Os NaPOc são policiais… Na presença de um “escolta” não dá nem pra correr, pois não tem velocidade. CACHORROSEMDENTE: O Godoy não analisa a defesa, mas a política por traz da defesa. Ele é a pior coisa que existe na face da terra… Alguém que “parece” que entende de alguma coisa. Quanto ao 1Maluquinho… Bom, as regras do site devem ser respeitadas e o tratamento respeitoso deve ser mantido… Quando ele tiver argumentos técnicos, com certeza ouvirei, pois estou aprendendo dia-a-dia, quanto a política… Bem… É como água-benta… Cada um toma o quanto aguenta. Ele tem a dele, eu a minha. Ele fica com a dele e eu com a minha. Não vou discutir com ninguém, aqui, política. NOBRURJ: Apenas para informá-lo que, pelo que soube, SE a compra acontecer ela envolverá o licenciamento para a construção, no Brasil, de outras 5 unidades. Acho que DESTA parte você gostou, né? []´s

  15. Se eu fosse Marujo preferiria uma mascara de mergulho,um snorkel,um arpão,um par de pés de pato,uma boia pneumatica e um binoculo made in China contrabandeado do Paraguai pelo me acertar seria dificil rsrs rsrs e se desse mole pra mim eu furava o casco rsrs rsrs e torpedearia a tripulação com touleites recolhidod da praia de ramos e touleites rubro-negros da praia do flamengo rsrs rsrs

  16. AMIGUINHO BRAZ antes de mais nada esse argumento de aficcionado não faz minha cabeça e ficar aqui demonstrando conhecimentos para meu deleite e deleite dos demais não alimenta meu ego,passe bem amiguinho…Temos visto aqueles que todos desdenhavam e os chamavam de primitivos desnutridos com panos de chão enrolados nas cabeças realizarem proesas que “OS QUE SE JULGAM ENTENDIDOS” relutam em acreditarem pois não so foge a seus entendimentos teoricos mas extrapola seus padrões praticos.Um Drone com a mais alta tecnologia da mais poderosa nação pousou suavemente em pista Iraniana com uma gravação em ingles de um funk Carioca Uh Uh Papai Chegou rsrs rsrs e a turba Islamica entoava Vem Vem Vem Nenem rsrs rsrs Enquanto ficamos alimentando sonhos padrão OTAN tanto defendido pelos entendidinhos de plantão alimentando a ganacia privada com o DINHEIRO DO CONTRIBUINTE BRASILEIRO retocando de plastik e impermeabilizando com super-bonder uma BANHEIRÃO MEIA BOMBA que desde quando foi adiquirido nunca esteve 100% operacional,que não dispõe nem mesmo de AUTO-DEFESA PROPRIA e que precisaremos comprometermos boa parte de nossa esquadra somente para TENTARMOS DEFENDE-LO aparecem oportunidades de momento como esses NPOs jamantinhas que so servem para guarda costeira e os AFICCIONADOS ficam EUFORICOZINHOS rsrs rsrs Quem dera tivessemos estrategistas como tem o primitivo Irã e que desenvolvessemos em estaleiros Brasileiros gerando empregos aqui e promovendo capacitação e aperfeiçoamentos construindo embarcações menores,mais rapidas,mais modernas e melhores armadas para se prestarem realmente a defesa de nosso vasto litoral e voce AMIGUINHO BRAZ ainda tem a petulancia de achar que eu vou perder o meu tempo debatendo ou medindo conhecimentos com alguem ou perdendo meu tampo com AFICCIONADOS rsrs rsrs Procure outro para o seu deleite e para nutrir seu ego rsrs rsrs Pelo menos tenho uma alegria a te dar Godoy pra mim não é o pingo de mel na cereja do sorvete que ele pensa ser e se voce for humilde reconheceras que tambem não é rsrs rsrs mas pelo que demonstra se jugas ser rsrs rsrs

  17. Acho que todo navio tinha que ter defesa anti-aérea e lança-mísseis.. Ainda mais estes 3. Sei que a intenção destes é outra, mas como o Brasil possui poucos navios.. quanto mais preparados estiverem para o que der e vier melhor!

Comentários não permitidos.