Rapidinhas: Iran – EUA

Obama pede devolução de avião que caiu no Irã

O presidente Barack Obama anunciou, nesta segunda-feira, que os Estados Unidos pediram ao Irã a devolução do avião não tripulado que Teerã alega ter derrubado ao sobrevoar seu território.

“Solicitamos que seja devolvido. Veremos como os iranianos respondem”, afirmou Obama durante entrevista coletiva conjunta com o premier iraquiano, Nuri al-Maliki.

O Irã anunciou que havia capturado, no dia 4 de dezembro, o controle de um RQ-170 Sentinel que invadiu o espaço aéreo iraniano e que o forçaram a aterrissar a 250 km da fronteira na região desértica de Tabas, no nordeste do país.

Segundo um importante parlamentar iraniano, citado na segunda-feira pela TV estatal, o avião seria colocado à disposição das forças armadas do país.

“Estamos terminando de decifrar os códigos” do avião e “a próxima etapa será sua reprodução”, afirmou Parviz Sururi, encarregado da subcomissão parlamentar de segurança nacional iraniana.

Fonte: BAND

Irã diz que está terminando decodificação de drone dos EUA

O Irã está na fase final de decodificação dos dados do “drone” dos Estados Unidos capturado na semana passada pelas forças iranianas, disse o deputado Parviz Sorouri à TV estatal do país nesta segunda-feira.

“Estamos terminando de decifrar os códigos da aeronave, e a próxima etapa será sua reprodução”, afirmou Parviz Sorouri, da subcomissão parlamentar de segurança nacional.

Sorouri disse que as informações serão usadas para iniciar um processo contra os Estados Unidos pela “invasão” do avião-espião ao território iraniano.

O parlamentar afirmou ainda que o Irã tem capacidade de reproduzir o drone, mas não deu mais detalhes.

Na quinta-feira, a TV iraniana divulgou um vídeo em que mostra militares do país inspecionando o que seria a aeronave RQ-170, que as autoridades afirmam ter capturado próximo à fronteira com o Afeganistão.

No mesmo dia, o Irã protestou formalmente pela invasão do avião americano não tripulado em seu espaço aéreo, acusando Washington de “provocação”.

Segundo reportagem do jornal “The Washinton Post”, autoridades dos Estados Unidos que acompanham o caso confirmaram que operadores de um drone americano perderam o controle da aeronave nos arredores da fronteira com o Irã.

Fonte: Folha de São Paulo

Irã se dispõe a iniciar produção de aviões não tripulados


O Irã tem planos de proceder em breve à produção de veículos aéreos não tripulados análogos aos RQ-170 norte-americanos, informou à TV iraniana Parviz Soruri, chefe da comissão parlamentar para a segurança interna.

O responsável deixou claro que os engenheiros do seu país farão uma cópia do avião não pilotado que violou o espaço aéreo do Irã e foi abatido pela defesa antiaérea no passado dia 4 de dezembro. Segundo especificam peritos militares, o avião teria cumprido uma missão de espionagem, mas depois de desativado, sofreu ligeiras danificações.

Fonte: Voz da Rússia

Embaixada virtual dos EUA é armadilha para espionagem, diz Irã

O ministro iraniano da Inteligência, Heydar Moslehi, alertou aos internautas iranianos e, em especial aos jovens, contra a “embaixada virtual” criada pelos Estados Unidos para, segundo ele, levá-los à espionagem.

A criação deste portal é uma “armadilha para levar a população à espionagem, em particular os jovens, que devem se mostrar vigilantes”, afirmou Moslehi citado nesta segunda-feira pela imprensa local.

Na semana passada, Washington anunciou o lançamento de uma “embaixada virtual” acessível através do endereço http://iran.usembassy.gov, oferecendo declarações políticas americanas em inglês ou em parsi, informações para vistos para os Estados Unidos, notícias da rádio Voice of America, assim como ferramentas de intercâmbio através de redes sociais.

Teerã bloqueou imediatamente o portal, como faz com milhares de outros sites, incluindo o Facebook e a imprensa ocidental.

Fonte: Terra

42 Comentários

  1. Então isto acaba com a dúvida se o Irã conseguiu ou não “abater! um RQ-170! Na hora que os EUA solicitam ao Irã a devolução do RGQ-170 eles confiram que perderam um por lá!

  2. certa vez os iraquianos abateram um avião espião americano e os americanos bombarderam o iraque por isso, não acho que vão fazer o mesmo com Iran e esse Obama é um cara de pau de marca maior

  3. O estranho é que chegaram a afirma que o vant não teria valor algum para o Irã mesmo intacto.
    Violam a soberania de um país e ainda querem ter razão!

  4. “Obama pede devolução de avião que caiu no Irã”. KKKKKKKKKKKKK…. Nada melhor para terminar o dia, como uma boa piada. É um fanfarão esse Obama.

  5. Tem gente que vive no mundo de Disney e duvidava que o Irã não tinha capturado o avião. Alguns dizendo que o Irã não tinha capacidade de haquear o Drone dos EUA. Os filmes do Hollywood faz muito efeito mesmo em convencer que a tecnologia dos EUA está acima de qualquer coisa.

  6. Muita cara de pau desse obama pedir de volta o RQ-170.
    VIOLAM A SOBERANIA E AINDA TEM A CORAGEM DE EXIGIR ALGO!
    ERA PRA ELES PEDIREM DESCULPAS FORMAIS E NÃO EXIGÊNCIAS.

  7. nossa,depois desse ultomo tapao na cara,se eu fosse esses baba ovo dos eua faria que nem avestrus,enterraria a minha cabecinha lobotomizada e dominada pelos eua no chao e nunca mais sairia de la.

  8. claro kkk, vão devolver assim que os eua entregarem os f14 restantes que o irã comprou rsrs, com um pequeno atrazo de mais de trinta anos, deve ter sido problema de alfandega kkk

  9. NEM SÃO TOMÉ É ASSIM!
    .
    .
    E agora……muitos que não acreditavam e estavam até indignados por essa heresia persa contra o deus pequenino dos coca-colas….Hahahah….e agora?…..o que mais falta para creditarem?
    .
    Em um certo site onde se faz tanta apologia a força bélica americana que aliás,um certa figura sempre aposta por lá que todos nós conhecemos,pois bem estava lá “macho” da vida!….que paixão exacerbada a MADE USA…hahahaa…parece que a ficha caiu!…HAHAHA…!

  10. Os EEUA são bons mesmo em fazer propaganda é uma escola perfeita!!! Nos filmes, eu não vi um até hoje um em que eles são os vilões, etah povo baum!!! Ah! tem também a lenda de que lah naum existe corrupção. Eh sempre a mesma história de que nos EEUA isso, nos EEUA aquilo. Ou seja a grama do vizinho rico eh sempre mais verde que a nossa. Mas comigo essa historinha naum cola!!!!

  11. kkkkkkkkkkkkkkk!!!!!! Essa de pedir a devolução do Drone, é vergonhosa..rsrsrs. Império decadente é um vexame atrás do outro..
    —-
    O que falta mais acontecer para os “fanáticos” americanófilos acordarem da terra dos sonhos e aceitarem que aquela porcaria está fazendo água por todos os lados, e afundando muito rápido????? Rsrsrs…Não vão atacar ninguém!! Guerra custa caro!! E o “padrão dólar” está por um fio, a época das festinhas acabou. Estão quase tendo que vender a mãe para pagar as dívidas…e tem bobo que ainda acha que eles vão invadir metade do OM!! hahahahahahha!!!

  12. kkkkkk,,….Se eles simplesmente perderam o controle, como o avião esta intacto? Claro que o irã interceptou e capturou. Obama deveria colocar a viola no saco e chorar…hehehehehe.
    Papai Noel, quem sabe, vai entregar um avião de plástico.

  13. hahahahaah esse Obama, depois diz que quer ser levado a sério cuidado, seus codigos de ataque é defesa estao por um fio boa sorte da proxima vez, a unica coisa que vc`s fizeram foi dá mais tecnologia para o irã usar a seu favor.

  14. FALANDO DO XERIFÃO AFRO-AMERICANO
    .
    .
    *******(trechos do texto principal)
    .
    Recado para Teerã
    .
    Barack Obama recebe o premiê Nuri Al-Maliki, confirma que os últimos soldados americanos deixarão o país até o fim do ano e adverte “outros países” a não aproveitarem a retirada para exercer influência
    .
    .
    (…)

    Blackwater volta a mudar de nome
    .
    A empresa de segurança norte-americana conhecida como Blackwater, da qual o governo do Iraque suspendeu a permissão para operar depois de uma matança em 2007, mudou de nome pela segunda vez. O USTC Holdings, grupo de investimentos que há um ano adquiriu a Xe Services, segundo nome da Blackwater, anunciou ontem que a empresa foi rebatizada como Academi.
    .
    A Blackwater ganhou o nome de Xe logo depois de o governo de Bagdá retirar, em janeiro de 2009, sua licença para operar no país. O motivo foi o assassinato de 14 civis iraquianos, em setembro de 2007, por guardas da empresa que protegiam um comboio americano.

    (…)
    .
    ***********
    .
    .
    http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/3952/Recado-para-Teera

  15. Se Obama pedir desculpas toda a máquina eleitoreira “”DO TERROR””! vai empobrecer e tirar poder de muito gestor publico americano!.. Sem um ‘Eixo do Mal’ Obama deixará de existir.. sem uma crise econômica os políticos americanos que dão um dedo tirando um braço da sociedade deixarão de existir! heeueheh

  16. Meu amigo… eu já sei até a cena:
    15 dos melhores egenheiros em TI da china, 15 da russia e uns 7 ou 8 iranianos, todos em volta do avião, cada um com seus computadores de alta potência, com pilhas e pilhas de copos de café descartaveis pelo chão, ventiladores ligados 24 horas por dia.. e eles fazendo turnos de 5 em 5 pra dormir 4 horas por vez…
    Mas mesmo assim estão todos eles lambendo os beiços… com a boca salivando diante de “uma tonelada de informação nova e até entao inacessivel”

  17. Gustavo, faça um favor pra você mesmo, pare de ficar assistindo filme de Hollywood onde os americanos tem super tecnologia e o mundo todo está muito atrasado, acorda amigo, a diferença existe sim, algumas tecnologias os EUA dominam em outras ele estão atrás, haja visto esse caso do Vant.

  18. Ei Mister obama que tal o senhor e seus senadores donos da industria da morte limpar bem as suas nádegas e parar de fazer seus defecatórios mundo a fora ? o feitiço virou contra o feiticeiro agora o Irã ira tirar de todo o máximo proveito deste drone que guarda segredos a sete chaves em seus códigos.

  19. Realmente há muita gente a viver na terra dos sonhos, galera leiam mais um pouco para saberem o que se passa e não vejam tudo como uma verdade de resto o vosso cérebro está entupido por não gostarem de lado x ou y. Esses é que vivem na terra do Mickey onde quando se fala da Mini pensam moça ainda é virgem. Deixam de palhaçadas e tentem analisar os fatos e tentar perceber o que se passa. Há uns que gostam de comer hambúrgueres e outros bebem vodka a mais.
    Ás vezes pergunto que raio de inocência que tem os iranianos para meia dúzia de vermelhuxos cavalaria alcoolizada pensarem que sabem da historia como fosse fato único e nada mais interessa, acordem. Outros com tantos hambúrgueres a massa gorda ataca o cérebro e só vêm gringos.
    É verdade que caiu um RQ107 no Irão isso ninguém tem duvidas, mas acredito (70%) mais em uma avaria do drone do que eles controlares o sistema.
    Agora perguntem-me como ele está inteiro, possivelmente podia se passar esta situação, o o verdadeiro drone está desfeito da imagem é uma copia, ou então li num artigo muito interessa com aerodinâmica, aquela forma de asa em queda muito raro entrar em parafuso, ele pode cair sim mas direito e a velocidade não é assim tão grande quando chega ao solo.
    Primeiramente o Irão disse que abateu, depois já não foi bem isso conseguiu controlar o vant e depois em imagem vemos realmente algo que supostamente é um rq107, mas com o trem escondido. Há pouco tempo na televisão iraniana foi divulgado imagens de uma tal aterragem, mas as imagem são de outro tipo de drone e com uma sonda, aí metem água . Há um conjunto de perguntas sem resposta que dificilmente consigo ter uma certeza nem sei o que se passou e depois vem os vermeluxos e gringos com a certeza das respostas… VOCÊS é que vivem no mundo da fantasia onde nem sequer têm a capacidade de analisar fatos; como talibães, para eles a verdade é só uma.
    Têm juízo e comecem a discutir as coisas pelos menos com algum raciocínio que o país agradece ter muita gente cinzenta.. invés de um cérebro tipo queijo suíço… com calor até chega a feder.
    Só não percebo porque a maioria trata o Irão com um país maravilhoso… só pode ser mesmo ódio aos gringos…

  20. Rodrigo voce tomou seu remédio hoje?
    .
    Eu não me refiro a sistemas de controle de voo ou de captura de imagens meu amigo.. eu falo da criptografia, dos códigos binários base do sistema deles… voce entendendo como um vant se comunica, se localiza e a forma como ele recebe o comando e o decodifica, você chega á raiz do sistema americano, o que obrigaria os egenheiros yanks a a rever todo o funcionamento dessas bestas ambulantes

  21. Sr.karlus73;
    .
    .
    O Senhor “disse” agora ai o seguinte:
    .
    *********(trecho do original;a explicação de um inconformado,um quentinha português)
    .


    “(…)Agora perguntem-me como ele está inteiro, possivelmente podia se passar esta situação, o verdadeiro drone está desfeito da imagem é uma copia, ou então li num artigo muito interessa com aerodinâmica, aquela forma de asa em queda muito raro entrar em parafuso, ele pode cair sim mas direito e a velocidade não é assim tão grande quando chega ao sol
    .
    Há um conjunto de perguntas sem resposta que dificilmente consigo ter uma certeza nem sei o que se passou e depois vem os vermeluxos e gringos com a certeza das respostas… VOCÊS é que vivem no mundo da fantasia onde nem sequer têm a capacidade de analisar fatos; como talibães, para eles a verdade é só uma.”

    **********
    (*)Por:Karlus73
    .
    .
    Senhor Karlos73,onde o senhor leu que o drone da foto é uma imitação e que o original está todo desmontado devido o impacto ou seja lá o que possa ter acontecido?
    .
    Nos mostre quem está iludido e vivendo Realmente na terra dos sonhos?_Rsrsrs…
    .
    Até você pelo que vejo,prefere acreditar em uma ilusão com a música do “Vira-vira” na voz do seu compatriota Roberto Leal,um excelente cantor por sinal,como se fosse aqueles patéticos filmes antigos de comédia hollywoodiano…Hahaha…..
    .
    Provavelmente esses seus delírios,se deve a uma excelentes garrafas de vinho do porto que tomou,procurando afundar as suas frustrações de um americanófilo inconformado e vê que o seu deus pequeno está sendo motivo de piadas a chacotas internacional-Hahaha…..
    .
    Quando o drone caiu no Irã o impacto moral nos quentinhas fora maior que na estrutura do brinquedinho do deuszinhos dos quentinhas,até hoje não se conforma…hahaha…para eles seria melhor que fossem o carro ou a casa deles do que a “besta de kandaha”.

  22. É o Obama se saiu um grande piadista nessa ai,ora devolver.Devolver o que é o que os iranianos devem estar se perguntando agora e rindo muito da cara do Obama…já era Obama agora é só esperar a engenharia reversa do Ira pra cima de vcs!

  23. Sr Lucena faça como eu pesquise.
    Não faço nenhuma afirmação só coloco suposições de possíveis situações, nada de concreto também posso traduzir para russo se a vodka já lhe subiu á cabeça. Não estou a tirar partido de nenhum lado e você tira conclusões que não disse.
    Os mesmos pontos ou suposições que coloquei são os mesmos que tu colocas, o que tu sabes é o mesmo que eu li, a diferença está que leio outras fontes, não fico por só um lado. . Ou estão você esteve presente e sabe o que aconteceu, não me digas que és militar iraniano, iria realmente enriquecer mais este espaço e ainda por cima que escreve em bom português, mas com falhas de interpretação o que o que os outros querem dizer; mas aí percebo de tipo de bebidas gostas.
    Já agora qual é a versão avermelhada das coisas? Rsrsrsrs
    Isto bate sempre na lógica quando alguém defende algo ao contrario é logo ligado ter babaçao pelos gringos. Santa paciência.

  24. Falou o xiita demagogo, defensor dos aiatolas, chinas e moscovitas… ainda vem uns istalinistas pedir para que respeitem esses lu…naticos pateticos… que não os chamem de protozoarios… a amebiase se instalou em seus centros nervosos e estão a produzir diarreias psicodelicas… agora os aiatolas vão invadir o mundo com os drones clonados do tio sam… pateticos… parem de reverberar elocubrações idiossincraticas de um coração amargo e rancoroso… se é que tem algum guardado nesse peito cadaverico… eita… a convivencia com essa ralé tá me deixando caustrofobico a ignominias… não aguento ouvir mais esse tititi de perdedores achando que vão conseguir ser notados por serem contra o obvio…

  25. Mais um detalhe, se me dessem duas alternativas… ir para o Irão viver ou EUA… não tinha dúvida da minha escolha… EUA sem sombra de dúvida e isso não me iria fazer um gringo que pensa que EUA têm a razão do mundo ao lado deles… mas saberia que estaria muito melhor naquele país.
    E sabe porque amigo Lucena que nos EUA também há pessoas que não gostam politica externa que fazem, algo que eu também partilho mas não baralho as duas coisa… politica externa com uma nação que se chama EUA, percebeu? Se não percebeu o problema já não é meu.
    Sds

  26. UPDATE: Irã – Dronegate – por Michel Chossudovsky e Dr. Ismael Salami – 14 de dezembro de 2011 – Tradução Google – http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.globalresearch.ca/index.php%3Fcontext%3Dva%26aid%3D28208&ei=LxPpTtfeCsj-ggeRra2CCQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCMQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.globalresearch.ca/index.php%253Fcontext%253Dva%2526aid%253D28208%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1262%26bih%3D613%26prmd%3Dimvns

  27. Armando Rozário
    Já tinha lido esse artigo, obrigado na mesma.
    Também poderá ir para aí…
    Não faça a mesma confusão do Lucena… não estou afirmando nada… apenas estou a colocar mais pontos possiveis do que aconteceu. Alías até penso que pode ter mais coisas atrás disse. Neme stou a deender gringos ou seja o que for.
    Vamos esperar para ver até onde isto pode ir…
    Sds

Comentários não permitidos.