Defesa & Geopolítica

Rapidinhas: Iran – EUA

Posted by

Obama pede devolução de avião que caiu no Irã

O presidente Barack Obama anunciou, nesta segunda-feira, que os Estados Unidos pediram ao Irã a devolução do avião não tripulado que Teerã alega ter derrubado ao sobrevoar seu território.

“Solicitamos que seja devolvido. Veremos como os iranianos respondem”, afirmou Obama durante entrevista coletiva conjunta com o premier iraquiano, Nuri al-Maliki.

O Irã anunciou que havia capturado, no dia 4 de dezembro, o controle de um RQ-170 Sentinel que invadiu o espaço aéreo iraniano e que o forçaram a aterrissar a 250 km da fronteira na região desértica de Tabas, no nordeste do país.

Segundo um importante parlamentar iraniano, citado na segunda-feira pela TV estatal, o avião seria colocado à disposição das forças armadas do país.

“Estamos terminando de decifrar os códigos” do avião e “a próxima etapa será sua reprodução”, afirmou Parviz Sururi, encarregado da subcomissão parlamentar de segurança nacional iraniana.

Fonte: BAND

Irã diz que está terminando decodificação de drone dos EUA

O Irã está na fase final de decodificação dos dados do “drone” dos Estados Unidos capturado na semana passada pelas forças iranianas, disse o deputado Parviz Sorouri à TV estatal do país nesta segunda-feira.

“Estamos terminando de decifrar os códigos da aeronave, e a próxima etapa será sua reprodução”, afirmou Parviz Sorouri, da subcomissão parlamentar de segurança nacional.

Sorouri disse que as informações serão usadas para iniciar um processo contra os Estados Unidos pela “invasão” do avião-espião ao território iraniano.

O parlamentar afirmou ainda que o Irã tem capacidade de reproduzir o drone, mas não deu mais detalhes.

Na quinta-feira, a TV iraniana divulgou um vídeo em que mostra militares do país inspecionando o que seria a aeronave RQ-170, que as autoridades afirmam ter capturado próximo à fronteira com o Afeganistão.

No mesmo dia, o Irã protestou formalmente pela invasão do avião americano não tripulado em seu espaço aéreo, acusando Washington de “provocação”.

Segundo reportagem do jornal “The Washinton Post”, autoridades dos Estados Unidos que acompanham o caso confirmaram que operadores de um drone americano perderam o controle da aeronave nos arredores da fronteira com o Irã.

Fonte: Folha de São Paulo

Irã se dispõe a iniciar produção de aviões não tripulados


O Irã tem planos de proceder em breve à produção de veículos aéreos não tripulados análogos aos RQ-170 norte-americanos, informou à TV iraniana Parviz Soruri, chefe da comissão parlamentar para a segurança interna.

O responsável deixou claro que os engenheiros do seu país farão uma cópia do avião não pilotado que violou o espaço aéreo do Irã e foi abatido pela defesa antiaérea no passado dia 4 de dezembro. Segundo especificam peritos militares, o avião teria cumprido uma missão de espionagem, mas depois de desativado, sofreu ligeiras danificações.

Fonte: Voz da Rússia

Embaixada virtual dos EUA é armadilha para espionagem, diz Irã

O ministro iraniano da Inteligência, Heydar Moslehi, alertou aos internautas iranianos e, em especial aos jovens, contra a “embaixada virtual” criada pelos Estados Unidos para, segundo ele, levá-los à espionagem.

A criação deste portal é uma “armadilha para levar a população à espionagem, em particular os jovens, que devem se mostrar vigilantes”, afirmou Moslehi citado nesta segunda-feira pela imprensa local.

Na semana passada, Washington anunciou o lançamento de uma “embaixada virtual” acessível através do endereço http://iran.usembassy.gov, oferecendo declarações políticas americanas em inglês ou em parsi, informações para vistos para os Estados Unidos, notícias da rádio Voice of America, assim como ferramentas de intercâmbio através de redes sociais.

Teerã bloqueou imediatamente o portal, como faz com milhares de outros sites, incluindo o Facebook e a imprensa ocidental.

Fonte: Terra

42 Comments

shared on wplocker.com