O presidente do Chile, Sebastián Piñera, declarou que seu governo “respalda e apoia” a Argentina no conflito com a Grã-Bretanha pela soberania das Ilhas Malvinas.
“A posição chilena é clara e firme, apoiamos os direitos da Argentina sobre as Malvinas e suas ilhas vizinhas por razões jurídicas e históricas”, afirmou o chileno em um comunicado divulgado à imprensa local.
Piñera comentou sobre sua vontade de promover um diálogo entre a Argentina e o Reino Unido “para encontrar uma solução definitiva a esta situação”.
O mandatário ainda disse torcer para que sua homóloga argentina Cristina Kirchner, que tomou posse para seu segundo mandato neste sábado, dê início a seu segundo período no poder “com o pé direito”.
As Ilhas Malvinas — conhecidas na Inglaterra como Ilhas Falkland –, são um território inglês, pelo qual a Argentina reclama posse desde o século XIX. Em 1982 os dois países travaram uma guerra por seu domínio e mesmo que o Reino Unido tenha sido vencedor, o governo argentino ainda reclama seus direitos sobre as ilhas.
O governo chileno deu suporte a Inglaterra em 1982 e agora apoia a Argentina,sinal dos tempos.
Agora falta o Brasil o fazer de forma aberta e clara, a presença inglesa diverge diretamente contra nossa soberania, é muito perigoso ter tão perto um país com poderio bélico e que tem historicamente políticas de pilhagem das riquezas alheias, o Brasil corre sério risco com a presença britânica nas Malvinas.
A pressão vai aumentar pela solução pacífica e pelo bem da paz no continente, o tempo dirá quem é ou não é amigo.
Na verdade queremos saber exatamente isto.
—
http://www.naval.com.br/blog/2009/12/07/a-licao-que-o-ministro-nao-citou/
————
http://www.naval.com.br/blog/2010/02/22/reino-unido-ainda-domina-o-atlantico-sul/
O Brasil tá tão preocupado com as Falklands que tá comprando navios de guerra da Inglaterra… para o delirio dos bolivarianos nacionais… rsrsrsrsr…
–
–
sei que apoiam…no papel…na pratica viram a casaca rapidinho…
o jeito e partir pra pelia denovo.
Argentina! Faz o dever de casa e se arma…Do jeito que a Europa está em decadência, acho que daqui a uns 10 ou 15 anos a Inglaterra devolve as ilhas em troca de alguns pratos de comida… rsrsrs
ASSEMBLEÍSMO NÃO VENCE GUERRAS,MARICONS!
.
.
.
Só falta a Argentina ir lá e tomá posse,visto que já tem o apoio da maioria!
.
.
Só tem um jeito da Argentina ter as Malvinas de volta…é na porrada!…foi assim que os inglese tiveram as ilhas no atlântico sul…na marra e na raça,esse papinho ai e esperá a boa vontade ONU…são coisas de “hermanos maricom”!-Rsrsrs….
Os Inglese estão com o pé no barro, pois “cliente” não quer mais a eoncomenda. O Brasil pode até comprar alguns equipamentos deles, melhor será que não compre. Já que os Ingleses estão amargando que fiquem com o Bolo Abatumado. Brasil deve comprar o que precisa e não o que oferecem. Parar de comprar sucata.
a inglaterra não e nem metade do imperio que ja foi um dia,alemanha e frança ja a estão deixando issolada economicamente, mas alguns anos de crise especulativa e eles não vão passar de um ex rico metido a besta, se a argentina agir certo tera o que e seu por direito !!
a argentina tem que se recompor militarmente, se reequipar, vontade dos militares de la tem, o que ferra sõ os revanchistas,
uma opção interessante seria adquirir equipamentos de paises não alinhados, como china e india, ai sim, bem equipado militarmente, partir para uma diplomasia mais agresiva, pelo direito a soberania plena de seu litoral !!
cachorro bravo, não e o que late muito…e sim o que rosna e mostra os dentes !!!
cachorro bravo, não e o que late muito…e sim o que rosna e mostra os dentes !
Pois é blue eyes.. eu não so bolivariano… mas quando compramos aqueles navios ingleses, a primeira coisa que me veio á cabeça foi as malvinas….
Porque foi um baita negocio… com um custo/beneficio excelente… e pelo jeito virão mais…
será que alguns misseis de longo alcance iranianos + uns dronezinho chineis copiados a partir do Rq-170 não ajudariam os nossos hermanos?
Essa é uma saida pra um país que não tem força aérea, nem marinha
–
–
como teclam abobrinhas…rsrsrs
–
o exercito ingles.. em particular a marinha… trucida TODAS as marinhas mambembes sul americanas unidas (ja incluindo na conta os sub que teremos)…
–
o 1º a debandar é o Chile que ja fez isso no passado.. o Brasil ficara no muro como sempre… e o resto vira alvo de parque de diversão furreca..rsrsrs
–
que a Argentina construa uma ilhota artificial..rsrsrs…e batize com o nome de Mallvinas (com 02 L..rsrs)
O Brasil sempre apoiou e abertamente a Argentina nesta questão e os Ingleses entendem e aceitam nosso posicionamento e tem que ser assim mesmo pois eles sabem que um nosso enganjamento direto nisso lhes dificultara ainda manter as Ilhas.Faltava realmente esse posicionamento do Chile para dar suporte a Argentina.Eu creio que se os Argentinos se armarem e de subito tomarem as Malvinas e com ousadia interceptarem a força tarefa Inglesa no meio do Atlantico lhes causando pesadas baixas eles voltam para casa e passarão a espernearem em foruns internacionais e a artimanharem embargos e retaliações.Não tem outra forma da Argentina ter a posse das Malvinas hoje que não seja por meio militar e eles precisam mesmo lavarem a alma do povo deles…ADELANTE ARGENTINA PARA LA RIBA DE LOS PERROS ANGLOS.
Capa preta, sua receita, “adquirir equipamento de paises nao alinhados” para mim e receita para desastre. Errar e humano, persistir no erro e burrice. Argentina se ferrou na guerra contra os ingleses porque um dos seus aliados, os EUA, passou informacoes sobre as posicoes dos navios e avioes argentinos adquiridas atravez dos seus satelites aos ingleses. Ouro aliado, o que lhe forneceu os misseis exorcets, os franceses, passou os codigos de comunicacao computerizados aos ingleses e estes pode assim neutraliza-los. Sem contar que Saddam Hussein e Colonel Kaddaffi, gastaram bilhoes de dolares adquirindo equipamento militar e com qual resultado?. Uma nacao sem uma forte ideologia que unifica a populacao, uma forte estrutura industrial, agricola, educacional, etc sem uma forte complexo industrial militar proprio, nao tem condicao de vencer um pais imperialista como Inglaterra em guerra convencional. Se Inglaterra invadir o territorio argentino e outra historia, mas os ingleses nao sao trouxa. Quanto a questao da decadencia inglesa, isto e fato historico reconhecido por quase todos eu creio, mas nao podemos ignorar alguns outros dados. Inda que seja uma economia parasita e em processo de decadencia, Inglaterra ainda mantem um capital investido no estreangeiro de mais de 9 trilhoes de dolares, ou seja 4 vezes maior que o seu produto nacional bruto. Os Estados Unidos tem um capital investido no exterior em termos de 10 trilhoes de dolares. O ativo estrangeiro britanico ja disse e 4 vezes maior que o seu produto nacional bruto enquanto o norte americano representa 80% do seu PNB.Informacoes colhida no artigo de David Yaffe, Britain, Parasitical e decaying capitalism, PDF. E tudo questao de percepcao, mas enquanto estrangeiros ricos, retirarem capital de seus paises para investir em bancos ingleses na City ou comprando imoveis em londres, nao se pode falar no fim do capitalismo nesse pais. Gregos ricos retiram dinheiro da Grecia e compram casas no Mayfair em Londres. Russos fazem a mesma coisa no Chelsea, enquanto os Arabes fazem a mesma coisa na area de Westminster. Sei de brasileiros que tem comprado imoveis em Londres.Consideram Londres como um pais seguro, sem risco. Ilusao eu sei, mas enquanto essa ilusao durar, o pais nao vai se despencar para o abismo.
xtreme disse:
13/12/2011 às 18:43
talves o trollador não saiba ver um mapa, ou não considera que o objetivo em questão esta no litoral argentino, e há milhares de quilometros da bretanha, ou talves desconsidere o fator LOGISTICA de uma guerra,ou então esta contando com o teletrasporte.
_
a marinha real de “SUA” majestade, esta em liquidação devido a crise especulativa europeia, ou o senhor acha que uma marinha de guerra que se sustenta de energia solar ?? rsrs, o unico meio dissuasorio extremamente eficiente que os ingleses tem, e que impoe repeito,e sua frota de subs nucleares, pois ate os harires foram forçadamentes aposentados devido a crise, a não ser que façam o revo,do revo, do revo em seus typhoons, não terão como enviar caças a um objetivo tão distamte.
_
a marinha britanica ainda impoe muito respeito,seria um erro menosprezar tal fato, mas todos que acompanham questões de defesa sabem que não são nem sombra do que ja foram um dia, mais alguns anos de crise especulativa, e não passará de uma boa força de alto-defesa apenas, mas eu compreendo que isso e dificil para um apatrida entrguista como EXTREME entender, ai ele fica trollando comentarios alheios, agora deixe de trollagens e vai tomar a medicação vai !!!
_
“felipe augusto disse:
12/12/2011 às 21:44
Agora falta o Brasil o fazer de forma aberta e clara, a presença inglesa diverge diretamente contra nossa soberania, é muito perigoso ter tão perto um país com poderio bélico e que tem historicamente políticas de pilhagem das riquezas alheias”.
O Amigo esquece que a França que invadiu o Brasil por três vezes sendo que na última matou mulheres gravidas e crianças faz divisa com o Brasil?
A Argentina ainda deve Bilhões de dólares do calote que deu na comunidade internacional e o Brasil se não abrir os olhos vai dançar também com os hermanos..
Jojo disse:
13/12/2011 às 19:22
concordo plenamente meu caro compatriota, o que ferrou a argentina foi adquirir equipamento militar de um membro da otã, no caso a frança, para enfrentar outo membro da otã, equipamento bugado
–
o que eu sugeri e que a argentina adquira equpamento de não alinhados a otã, alias muito pelo contrario, RUSSIA E CHINA,que querem que a otã se dane, ja ouve ate um ensaio de aproximação dos argentino com a china;
e não so isso, acho que a argentina deve recuperar e desenvolver sua propia industria de defesa, para ai sim poder egigir o aue e seu por direito, a soberania de sua costa maritima !!
Valeu, + isso nada significa p os anglos…o negocio é a guerra, estamos prontos, capazes?Brasil mire-se no exemplo da Argentina, q está de joelhos diante dos corsários ingleses…e um exemplo, P Ontem.,e Trágico.Sds.
Olha.. a Madame da argentina tem de sair!.. Vai ser populacionista assim lá com Hugo Chaves. Como se a Argentina precisa-se disto. Muito pelo o contrário!…
Piñera!.. Fica quietinho nesse teatrinho aí pois sei que o carrinho importado a 50% menos! no Chile.. que nem no restante AS tem o modelo.. esta boquinha não vai sumir!.. E a origem?! do veículo!… melhor deixar pra lá! né.
Seria trágico se não fosse cômico o povo do Reino Unido aceitar a mediação do Sr. Sebástian Piñera, Presidente do Chile, como mediador de um litígio entre a Argentina e a Inglaterra pelas Ilhas Malvinas, sabendo que ele tacitamente já declarou o seu voto de apoio aos argentinos. Grande proposta!!
Symon, você nunca me viu concordar com o controle francês da Guiana e nem dizer que é seguro para o Brasil sua presença, porém procuro me ater ao assunto referenciado, aqui, Malvinas.
A Inglaterra so precisa mandar uma Task Force ao atlantico Sul e nao tem pra ninguen. Brasil tem meia duzia de submarinos, e uns poucos navios de superficie que ja deveriam estar no ferro velho. Os EUA colocam 3 ou 4 satelites no Atlantico Sul e ate peido dos Argentinos serao detetados. Pior seria a forca naval da Poderosa America do Sul ser afundada por vants, ja que nao existe cobertura aerea. Sao outros tempos desde 1982 e se alguma coisa e certo e que as Marinhas Sul Americanas estao piores, exceto Chile, mas nao sao nadinha “blue water”.
maluquinho..inteceptar uma armada Inglesa no meio do atlantico seria um sonho/orgasmo argentino mas seria mais facil um burro voar..e a Argentina e bom ter tudo ‘stealth” porque os americanos vao detalhar tudo aos ingleses.
O Brasil que se cuide. Uma proposta militar da argentina seria suicidio..outra vez..
nelore disse:
13/12/2011 às 22:51
caro nelore, talves vc eteja longe de seu pais tempo demais ( se e que vc ainda considera seu pais) mas não somos donzelas indefesa como parece, todo conflito, tem inicio meio e nem sempre tem um fim, mas um atoleiro, e a menos que os eua ou qualquer outro usem armas nucleares indiscriminadamente, e eu duvido que tenham c# para usarem, uma hora vão ter que parar de apertar botõezinhos a distancia, e por a bund@ branca aqui,aiii xará, vão descobrir que o que consideravam um inferno no vietnan..não vai passar de um passeio no parque, comparado com o que vão encontrar aqui !!!
–
–
capa preta deve fumar pedra.. so pode..
–
1º o que a Argentina quebrada tem no seu arsenal…
2º o problema nao é invandir e sim manter…
3º a Inglaterra adoraria uma conflito … mudaria o foco da crise economica por la… beneficiando a politicagem.
4º qualquer conflito armado na AS nos prejudicaria.
5º alguma duvida que os EUA ajudariam direta os ingleses.
–
Começar uma guerra perdida e pela 2ª vez .. é confirmar ser um país governado por mediocres.
xtreme disse:
14/12/2011 às 00:14
háa,tirando a primeira frase, agora sim voce falou coisas que fazem sentido, meus parabens troll, rsrs
mas que os anseios do povo argentino, e de toda america latina, se fazem valer, diante de resquicios de colonização, isso nem vc pode negar.
e a realidade de hoje…pode não se a mesma de amanhã, so depende dos argentinos
xtreme, vc ta perdendo a sua conhecida fleuma… vc é capaz de muito mais que isso… uma dose de 18 years “on the rocks” para relaxar os neuronios vai fazer vc produzir como só vc é capaz… com a acidez e perspicacia que lhes são naturais… avante, caro guerreiro do xtremismo… rsrsrs…
capa preta… não cutuque a onça… tem umas figurinhas mais faceis de lidar… uns factoides mambebe programaticos… os bravateiros de plantão…
Tudo é possível com a “cristina a louca” na casa rosada ahahahahhaha
O Chile apoia mas é diplomaticamente é que num conflito não estou a ver o Chile a mandar tropas para as Maldivas é possível mas improvável.
E se as Forças Armadas Inglesas estão más imaginem as Argentinas mas até que gostaria de ver a Argentina a tentar retomar as Maldivas para ver a reacção dos membros da OTAN principalmente os países europeus.
Quem na America Latina enviaria tropas para as Malvinas?Ninguem mas so o apoio moral de apoia-los e não permitir acesso a Esquadra Britanica de aguas territorias e continente ja é uma baita mão na roda…XTREME relaxa e não viaja tanto tudo o que a Inglaterra agora não quer é uma guerra onde tera que enviar uma força tarefa e a unica escala que podem fazerem é em Ascenção e ja viste a distancia de la pra ca rsrs rsrs Que as forças armadas Inglesas são proficionais e experientes ninguem tem duvidas mas onde os experientes dominantes depois da segunda guerra mundial empreenderam uma guerra e venceram?No Iraque estão dando graças a Deus que vão embora.No Afeganistão ja teem ate miragens que estão indo pra casa.A Argentina perdeu porque os milicos Argentinos forão bundões e não tiveram estrategia enviando para as Malvinas tropas de recrutas inexperientes.Tinham unidades experientes que combatiam os Montoneros mas mandaram a mulecada pra chorar.Se a Argentina tiver estrategia e enviar tropas experientes e ousar com surpresa interceptando a força tarefa Britanica antes de chegar a Ilha eles podem se dar bem.E se a Inglaterra perder não volta e vai viver manipulando foruns Internacionais com o que eles mais sabem fazerem semear intrigas e discordias e promover retaliações e embargos.Os Americanos aprenderam com eles e atacarem o continente Argentino eles estarão botando a cara em um vespeiro que nem imaginam e não são loucos de cometerem uma tolice assim.Eu não acredito que a Cristina Boca Murcha tenha perfil estrategista e ousadia,ela pode ate fazer impulsionada por seu povo e seus soldados mas ela é cagona e vai peidar na farofa.