Al-Qaeda está encurralada

A morte de Osama bin Laden enfraqueceu a rede al-Qaida de tal forma que sua recuperação “será difícil”, disse um alto funcionário norte-americano.

Daniel Benjamin, coordenador para assuntos antiterroristas do Departamento de Estado, informou à imprensa em Washington que esse não foi o único grande revés sofrido pela rede este ano.

Ele destacou ainda as mortes em junho passado, no Paquistão, de Illyas Kashmiri, considerado o terrorista mais perigoso do sul da Ásia e, na Somália, de Harun Fazul, um dos articuladores dos atentados às embaixadas norte-americanas no Quênia e na Tanzânia, em 1998.

Benjamin mencionou também a queda em agosto, no Paquistão, de Atiya Abdul Rahman, o segundo homem no comando da al-Qaida após a morte de bin Laden e, em setembro, de Anwar al-Awlaki, chefe de operações da rede no Iêmen.

Apesar da perda de tão importantes líderes, a autoridade advertiu que a luta contra o terrorismo ainda não terminou e que vários grupos ainda constituem uma ameaça à segurança nacional dos EUA.

Citou entre eles a filial da rede na Península Arábica, conhecida como AQAP, que ainda lidera os grupos mais perigosos apesar da morte de Aulaqi, e disse que suas intenções são preocupantes, visto que detêm uma parte do território no sul do Iêmen.

No Magreb o grupo da al-Qaida, que atua na região islâmica no norte da África, “foi historicamente o mais fraco”, disse ele, mas nos últimos dois anos se organizou e conseguiu “encher seus cofres com dinheiro proveniente de sequestros”, ressaltou.

Ele disse ainda que na Nigéria o grupo Boko Haram, ainda que não se tenha afiliado à al-Qaida, vem empreendendo ataques terroristas e causando problemas.

No último ano, disse ele, os EUA seguiram os passos de vários grupos terroristas islâmicos na Península do Sinai e, ainda que os militantes da al-Shabaab tenham sofrido revezes no Corno Africano, por outro lado deram mostras de estarem diversificando seus objetivos.

Benjamin disse ainda que na Nigéria o grupo Boko Haram, embora não seja afiliado à al-Qaida, está empreendendo ataques terroristas e causando problemas.

Fonte: Diálogo

11 Comentários

  1. a al quaeda e uma ideia, uma ideia retardeda, mas uma ideia, e ideias se combatem com outras ideias melhores…pois ideias são a prova de balas

  2. exato capa preta. Eu concordo que a al-quaeda deve ser eliminada, é um perigo a segurança mundial. Terroristas não tem bandeiras, atacam tudo e todos, e o Brasil é um alvo em potencial, e o pior, ideologias fundamentalistas são fortes e atrativas. Para derrota-las não basta matar os mentores, isso so piora a situação, é melhor ter um unico grupo forte, facil de rastrear, do que milhões de minusculos, dificeis de achar mais capazes de igual ou maior estrago.Para acabar com o fundamentalismo islamico é preciso mostrar as vantagens do capitalismo, a liberdade, dar oportunidade a essas pessoas e libera-las da opressão desses grupos, ou seja trazer a população pro nosso lado, mas os EUA pareçe que querem o contrario… Tão criando um monstro que vai engoli-los.

  3. Que engraçado. ONU, Convenção dos Direitos Humanos, TRatados Internacionais,…blá, blá,… Olhem quantos líderes assassinados. Esta é a democracia? Democracia pode matar? Matar fora de sua jurisdição? “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.”
    Enquanto isto aqui no Brasil bandido condenado tem redução de pena e a pena-de-morte é proibida e prisão perpédua também. Parabens Tupiniquins que somos.

  4. AS AMIZADES DE CONVENIÊNCIA
    .
    .
    E pensar que na bucanagem que ocorrera na Líbia os al-quaeda estiveram ou estão jogando no mesmo time dos EUA e OTAN…o que o petróleo não faz.
    .
    Há fontes que a OTAN está mandando integrantes dos talibãs células “terroristas” (mercenários) para a Síria…é isso mesmo,como se vê são todos farinha do mesmo saco.

  5. Eu torço para que essas organizações terroristas deixem de existir…
    Mas uma coisa é certa… o homem pode ir, mas os seus ensinamentos ficam..
    É muito cedo pra fazer qualquer suposição pois nem mesmo os EUA conhece a Al Caeda e as suas limitações….
    .
    Eu acho que houve sim uma queda no número de atentados da organização…. inclusive muitos estão se concentrando no proprio afeganistao e iraque… quem sabe eles estejam realmente em um processo de reorganização de ações… renovação.. quem sabe…
    .
    eu só quero é distancia deles… e esses papos de al caeda no brasil, não acreditem galera… não passa de especulação e richa pra dividir um continente cada vez mais unido e até serve como motivo, a ser alimentado para justificar uma futura invasaao

  6. RORCHARCH vc disse tudo… E tb enquanto houver Por EX: uma Palestina oprimida… haverá muitos grupos pelo mundo à fora !!! sds.

  7. Rorcharch disse:
    13/12/2011 às 10:03
    você tocou num ponto importante amigo, martar lideres extremistas, apenas os trasforma em martires, e mais eficientes desmoraliza-los, ai sim voce mata a cobra no ninho !!

  8. Quem esta encurralad? os EUA nunca derrotaram a al-Qaida, sou contra os métodos praticados pela mesma, mas ela não esta derrotada e dificilmente será, enquanto existir fome, desigualdade social e outras mazelas sociais pelo mundo, este tipo de entidade sempre existira e sobrevivera.

  9. Quem esta encurralado? os EUA nunca derrotaram a al-Qaida, sou contra os métodos praticados pela mesma, mas ela não esta derrotada e dificilmente será, enquanto existir fome, desigualdade social e outras mazelas sociais pelo mundo, este tipo de entidade sempre existira e sobrevivera.

  10. O artigo cita um funcionario norte americano. Nao diz seu nome. Eu cito um outro funcionario do governo americano, ex sub secretario do tesouro durante a presidencia de Ronald Reagan. Mr Paul Craig Robert, que vem escrevendo artigos desde 2001, que desafiam a versao oficial do que aconteceu no dia 11 de Setembro 2001. Tambem um ex policial de Los Angeles, Michael C. Rupert que em seu livro Crossing the Rubicon, defende a tese que o governo de Bush planejou e executou a operacao militar que resultou na destruicao da duas torres e que o grupo chamado El Quaeda e uma criacao da Cia. A literatura nesse assunto e vasta. No dia do ultimo assassinato de Ben Laden, digo ultimo porque esse homem parece ter sido assassinado e morrido muitas vezes, Craig Robert revelou um programa de televisao no Pakistao, onde um vizinho da casa onde Bin Laden supostamente havia sido morto, deu uma entrevista em que ele diz que houve um barulho de helicopteros na area ele vizinho foi verificar. Haviaum helicopero que desceu, e varios soldados saiu dele entrou na casa e prendeu um homem e entrou com ele no helicopero. Dois outros helicopteros apareceu, houve um tiroteio, o helicoptero que estava pousado explodiu, matando muita gente. Os outros helicoptero foram embora. O entrevistado disse que muitos vizinhos entrou na casa e viu os corpos mas depois o soldados paquistanes apareceu e botou todo mundo para fora e isolou a casa. Craig perguntava em seu artigo, porque ninguem da midia procurou investigar se havia veracidade na historia. a entrevista estava no YouTube. Os artigos de Craig Robert podem ser lidos no site Global Research, tem servico em portugues. El Quaeda se desaparecer e porque os Estados Unidos nao necessita mais dela.Nao que os Estados Unidos estao preocupado em destruir islamitas fundamentalitas. Quem patrocinou, organizou os militantes libios da El Quaeda que hoje esta no poder naquele pais? Quem patrocina, coordena e organiza os membros da El Quaeda operando no momento na Siria. Uns dira Arabia Saudita.E verdade, mas Arabia Saudita nao e um pais independente, age de acordo com as instrucoes de seus mestres: Os EUA.

Comentários não permitidos.