Defesa & Geopolítica

Viatura tática média (FAP) LAZAR BTR-SR-8808

Posted by

Autor: konner

Plano Brasil

O veiculo LAZAR BTR-SR-8808 foi um veículo concebido para uso em áreas urbanas ou não.


Seu principal papel é o de transporte de infantes com uma proteção ‘nível  III’  no padrão OTAN e casco em  “ V “, proporcionando máxima proteção contra dispositivos IED, minas antitanque e outros.

O vidro balístico é classificado em ‘nível  III’ na frente e ‘nível  II’ para as laterais.

O chassi é um simples redesenho de um caminhão utilitário que foi desenvolvido na década de 1980 denominado TAM-150 da Tovarna Avtomobilov Mariborque, devidamente modificado nas versões 4×4 e 8×8 sofreu varias melhorias estruturais para incluir um casco completamente modificado, o motor é diesel com autonomia de 600 k e velocidade máxima de 90 K h.

Foi dada uma atenção especial à aceleração e estabilidade devido ao elevado centro de gravidade, a robustez e a confiabilidade em diversos tipos de ambientes e condições climáticas também foi levado em conta.

Durante os testes, o veículo superou todos os parâmetros, exceto a exigência quanto ao peso, que foi excedido devido à blindagem, porém no relatório final de avaliação, foi dito que este por sua vez não chegou a degradar as capacidades do veículo.

Em destaque a meu ver, está o sistema de abertura lateral que permite a tropa embarcada  usar  suas armas, um conceito já meio, para não dizer totalmente ultrapassado, devido só obter exito com o veiculo totalmente parado o que o torna bem mais vulneravel.

14 Comments

shared on wplocker.com