Tráfico secreto de material nuclear

Por Andre Araujo

O TRAFICO SECRETO DE MATERIAL NUCLEAR – ‘DECEPTION-PALISTAN, THE UNITED STATES AND THE SECRET TRADE IN NUCLEAR WEAPONS’ – de Adrian Levy e Catherine Scott-Clark – editora Walker & Co. Nova York-586 pags. – Um  formidavel livro sobre a bomba atomica do Paquistão e como foi ela construida a partir da rede mundial de treafico de tecnologia, materiais e equipamentos para a fabricação de artefatos nucleares. Um livro que parece um romance policial, mostra o submundo que funciona a base de altas somas de dinheiro, cerebros à venda, negocios secretos. O Paquistão, um pais primitivo, sem base industrial ou tecnologica, conseguiu produzir armamento nucllear a partir de um programa secreto dirigido pelo cientista A.Q.Khan e apoio indireto dos EUA.

O livro mostra o labirinto politico paquistanês, seu poderoso, incontrolavel e inconfiavel Serviço de Inteligencia, um pais aonde se cruzam todos os fios da competição pelo poder na Asia, pais-chave, limitrofe do Afganistão, da India e do Irã, lugar mais conflituoso no mundo não existe, pais que tambem abriga o ninho central do fundamentalismo islamico, do pior militarismo da Asia Central, com uma relação fluida com os EUA, mentor e adversario da politica paquistanesa. Tambem se pode tirar uma boa visão panoramica da diplomacia militar americana, de suas contradições e inseguranças, uma diplomacia que no caso do Paquistão tem que confiar desconfiando, um país crucial mas com uma das piores classes politicas do planeta. Quem acha que a America do Sul é complicada vai ver como somos um continente pacifico, simpatico e aprazivel perto da historicamente conturbada Asia Central e seus milenares conflitos que parecem que jamais serão um dia resolvidos.

Fonte: Luis Nassif Online

14 Comentários

  1. e eu ainda tenho que ouvir perolas do tipo ” ai que inveja da india, ai que inveja, de israel, ai que inveja do irã etc”, eles que fiquem com sua loucura atomica para la, a nos basta o conhecimeto, não a corrida nuclear!!

  2. o autor coloca eles como um pais primitivo mas desenvolveram armas nucleares aqui no brasil regime militar aliado dos gringos e não desenvolveram nenhuma biribinha ae rapaziada do pijama a geraçao de voces foi a mais ingenua das geraçoes brasileiras.

  3. Teve ajuda de potencias,mercado negro tambem,bomba atomica na mão de malucos que são capazes de amarar uma bomba ao corpo e detonar,não importando quantos inocentes vão matar.

  4. Sinceramente eu sei que muitos de voces são militares, mais a ingenuidades de voces me faz rir, é claro que o Brasil tem a bomba atomica so não quis revelar para o mundo até os EUA desconfiam disso, vcs lembram da declaração do ex presidente Fernamdo Collor, ele disse que o Brasil contruiu a bomba atomica só que não permitiu o teste nuclear, mais é claro e com certeza que o projeto da bomba não foi destruido e quem não me garante que esta bomba não foi testada? Outra coisa vai no wikilinks e vcs vão ver pq os Estadus Unidus sabotaram o foguete espacial brasileiro e a proposito só morreram cientistas nossos e nem um da Ucrania. Pq sabotar um foguete brasileiro? Se o Brasil dominar a tecnica de foguetes nós poderemos mandar um missil em qualquer lugar do mundo.

  5. o Paquistao pode ate ser de terceiro mundo, mas desqualificar sua capacidade tecnologica e tipica do orgulho ocidental, roubo de tecnologia ? todos fazem, os EUA so chegaram a Lua gracas ao “roubo” de cientistas alemaes, mas e bom os americanos continuarem assim, na sua prepotencia, enquanto os “primitivos” da Asia continuam avancando em varios setores tecnologicos (e so ver artigos de instituicoes serias em ingles, nao nesses blog daqui que nao passa de um quintal da europa).

  6. O foguete brasileiro foi sabotado pelo próprio governo Lula que alocou menos da metade dos recursos financeiros que o governo do fraco FHC.

  7. mesmo que fosse verdade, o que eu particularmente duvido muito, de que adianta ter a bomba se não temos como lança-la?

  8. tem gente aqui q tem inveja da india, do paquistao, pq la tem bomba atomica…meu deus, india = 1 bilhao de habitantes, 2/3 passa fome ou necessidades basicas, pquistao pior ainda…pq nao se mudam pra la? ou fazem algo q preste para melhorar nosso Brasil???

  9. O BRASIL tem de agir nas sombras e ter condições e meios de levar a qlq ponto do planeta uma NUCK se formos ameaçados , pegar esse atacante onde ele estiver,cadê o n VLS? As nucks sei q temos condições de monta-la em tempo hábil…o resto e resto. P Ontem. srs. p ontem, e na paz q se preprara p os tempos difíceis q se avizinham…Quem viver verá. sds.

  10. Augusto o governo realmente não disponibilizou a verba necessaria para o projeto espacial, mais a de convir que a uma serie de normas de segurança para um foguete espacial ser acionado. Como aconteceu uma falha tão gritante aonde morreram os melhores cientistas do projeto até hoje nada foi explicado e se foi alguem pode me diser?

Comentários não permitidos.